Home / Opinião

OPINIÃO

Caridade com o planeta

Na ques­tão 886 do Li­vro dos Es­pí­ri­tos te­mos a se­guin­te per­gun­ta:

Qual o ver­da­dei­ro sen­ti­do da pa­la­vra CA­RI­DA­DE co­mo a en­ten­dia Je­sus?

Resp.: "Be­ne­vo­lên­cia pa­ra com to­dos, in­dul­gên­cia pa­ra com as im­per­fei­ções dos ou­tros, per­dão das ofen­sas"

A ca­ri­da­de é a vi­ga mes­tra de to­das as vir­tu­des. De­la é que de­ri­vam ou­tras vir­tu­des que nos im­pul­si­o­nam à per­fei­ção. Quan­to mais se­cre­ta, mais va­lor te­rá. Pro­cu­re­mos en­tão nos con­sci­en­ti­zar da im­por­tân­cia de de­sen­vol­ver­mos es­ta vir­tu­de pa­ra com to­dos e com o pla­ne­ta que nos abri­ga, sem o qual se­ria im­pos­sí­vel pro­mo­ver­mos nos­sa evo­lu­ção mo­ral.

É bem ver­da­de que pro­cu­ra­mos exer­cer a ca­ri­da­de em seus di­ver­sos cam­pos de ação. A des­cul­pa opor­tu­na, a com­pre­en­são de um er­ro al­heio, a aten­ção ao de­sa­ba­fo de um ami­go, a hi­gi­e­ne e a ade­qua­da ali­men­ta­ção pes­so­al, a aju­da ma­te­ri­al, são al­guns exem­plos. Po­rém, se é di­fí­cil de­sen­vol­ver es­sas vir­tu­des pa­ra com o pró­xi­mo e pa­ra co­nos­co mes­mo, mui­to mais di­fí­cil é a pra­ti­car­mos pa­ra com o Pla­ne­ta que nos aco­lhe. O des­per­dí­cio, o des­ne­ces­sá­rio, a po­lu­i­ção, são bons exem­plos de fal­ta de ca­ri­da­de pa­ra com o Pla­ne­ta. Ao não re­ci­clar ou acon­di­ci­o­nar o li­xo em lo­cal apro­pria­do, po­lu­í­mos! Ao ad­qui­rir­mos al­go que só usa­mos uma vez ou nun­ca usa­mos, con­clu­í­mos, é des­ne­ces­sá­rio! Tor­nei­ra aber­ta ou go­te­jan­do, luz aces­sa em am­bi­en­te va­zio, so­bra vo­lu­mo­sa de ali­men­tos, ca­rac­te­ri­zam, des­per­dí­cio!

Os re­cur­sos na­tu­ra­is são fon­te pri­ma­ci­al don­de nas­cem to­das as ou­tras ri­que­zas que o Pai co­lo­cou a nos­sa dis­po­si­ção. As­sim, quan­do não pra­ti­ca­mos a ca­ri­da­de pa­ra com o Pla­ne­ta, por ta­be­la, não a pra­ti­ca­mos pa­ra nós e pa­ra o nos­so pró­xi­mo. Tu­do de­pen­de de tu­do. A ideia de con­sci­ên­cia eco­ló­gi­ca, de sus­ten­ta­bi­li­da­de, em “Mo­da” nos tem­pos atu­ais, po­de­ria ser sub­sti­tu­í­da, sem per­da de im­por­tân­cia, pa­ra ca­ri­da­de pa­ra com o Pla­ne­ta. Des­sa for­ma, va­mos re­fle­tir so­bre as nos­sas ati­tu­des. São pe­que­nos ges­tos in­di­vi­dua­is que cons­ti­tu­em gran­des re­sul­ta­dos co­le­ti­vos.

Ser gra­to pe­lo pla­ne­ta é, ou pe­lo me­nos de­ve­ria ser, um sen­ti­men­to ine­ren­te de to­dos nós, uma vez que po­de­mos com­pa­rá-lo com a nos­sa pró­pria ca­sa.

Ne­la de­ve­mos: res­pei­tar o es­pa­ço da­que­les que re­si­dem co­nos­co, cu­i­dar da pre­ser­va­ção do am­bi­en­te, ter res­pon­sa­bi­li­da­de com as nos­sas ta­re­fas de pre­ser­va­ção tan­to da ca­sa quan­to da har­mo­nia en­tre os fa­mi­lia­res. Tu­do is­so tam­bém es­tá re­la­ci­o­na­do com o pla­ne­ta, pois na vi­da em so­ci­e­da­de é pre­ci­so ter o mes­mo com­pro­me­ti­men­to.

Há vin­te anos, o Gre­en­pe­a­ce ex­põe e ques­ti­o­na o mo­de­lo agrí­co­la pra­ti­ca­do no Bra­sil. As se­men­tes trans­gê­ni­cas, os agro­tó­xi­cos, a ex­pan­são da agro­pe­cu­á­ria so­bre a Ama­zô­nia e os im­pac­tos cli­má­ti­cos da nos­sa pro­du­ção com­pro­me­tem o fu­tu­ro da nos­sa ali­men­ta­ção e do pla­ne­ta. Não te­mos es­co­lha: é ur­gen­te e ne­ces­sá­ria a mu­dan­ça pa­ra uma ou­tra agri­cul­tu­ra, que pro­du­za ali­men­tos de ma­nei­ra eco­ló­gi­ca e so­ci­al­men­te jus­ta, pa­ra ci­da­dã­os ca­da vez mais pre­o­cu­pa­dos com sua sa­ú­de e a sa­ú­de do pla­ne­ta.

O mo­de­lo glo­bal de pro­du­ção, dis­tri­bui­ção e con­su­mo de ali­men­tos pre­ci­sa ser re­vis­to, e com ur­gên­cia. No mun­do, qua­se 800 mi­lhões de pes­so­as ain­da pas­sam fo­me, en­quan­to a obe­si­da­de e o so­bre­pe­so atin­gem 1,9 bi­lhão de pes­so­as.

De fa­to, nun­ca pro­du­zi­mos tan­ta co­mi­da, ao pas­so que o fu­tu­ro des­ta pro­du­ção nun­ca foi tão in­cer­to – o uso in­ten­si­vo de agro­tó­xi­cos e de re­cur­sos na­tu­ra­is (so­lo e água, por exem­plo), a ex­pan­são da fron­tei­ra so­bre ma­tas na­ti­vas e a enor­me con­tri­bui­ção da agro­pe­cu­á­ria pa­ra as mu­dan­ças do cli­ma co­lo­cam em xe­que es­se mo­de­lo in­sus­ten­tá­vel e de­si­gual.

O Bra­sil é um pa­ís sim­bó­li­co, tan­to do pon­to de vis­ta do pro­ble­ma quan­to de sua so­lu­ção. Por aqui, a pro­du­ção con­ven­cio­nal cres­ceu ex­po­nen­cial­men­te ao lon­go das úl­ti­mas dé­ca­das, via de re­gra es­go­tan­do re­cur­sos na­tu­ra­is que ga­ran­tem a pró­pria sus­ten­ta­ção das la­vou­ras.

Por ou­tro la­do, hou­ve gran­des avan­ços na so­lu­ção agro­e­co­ló­gi­ca no Bra­sil. A des­pei­to des­te mo­de­lo his­to­ri­ca­men­te re­ce­ber uma par­ce­la ín­fi­ma dos in­ves­ti­men­tos pú­bli­cos e pri­va­dos, es­ta­be­le­ceu-se uma re­de am­pla de pro­du­to­res eco­ló­gi­cos que se in­te­gram às pai­sa­gens, con­ser­vam o so­lo e os ma­nan­cia­is, se adap­tam à se­ca e pro­du­zem co­mi­da – mui­ta co­mi­da.

No meio am­bi­en­te, a apli­ca­ção de ve­ne­no im­pac­ta os so­los, as fon­tes de água, a flo­ra e a fau­na ao re­dor das plan­ta­ções. A es­te­ri­li­za­ção pro­vo­ca­da pe­los agro­tó­xi­cos cau­sa de­se­qui­lí­bri­os am­bien­tais gra­vís­si­mos, que au­men­tam a pro­li­fe­ra­ção de “pra­gas” e re­du­zem a pro­du­ti­vi­da­de agrí­co­la. Tal ce­ná­rio pro­vo­ca o uso de ain­da mais pro­du­tos quí­mi­cos, nu­ma es­pi­ral in­sus­ten­tá­vel – mas lu­cra­ti­va pa­ra as em­pre­sas do ra­mo. Um exem­plo dra­má­ti­co do im­pac­to am­bien­tal dos agro­tó­xi­cos é a re­du­ção da po­pu­la­ção de abe­lhas, res­pon­sá­vel pe­la po­li­ni­za­ção de 73% das es­pé­ci­es ve­ge­tais cul­ti­va­das no mun­do (in­clu­in­do es­pé­ci­es co­mer­ci­ais co­mo o ca­fé e a la­ran­ja).

A ne­ces­sá­ria mu­dan­ça no mo­de­lo de pro­du­ção de ali­men­tos nos ofe­re­ce a opor­tu­ni­da­de de agir. Co­mo con­su­mi­do­res, mu­da­mos o fu­tu­ro da nos­sa ali­men­ta­ção quan­do es­co­lhe­mos o que com­pra­mos com ba­se em cri­té­rios so­ci­o­am­bien­tais, quan­do ob­ser­va­mos a ori­gem e os im­pac­tos dos pro­du­tos, quan­do de­man­da­mos in­for­ma­ção pa­ra uma de­ci­são res­pon­sá­vel, quan­do cor­ta­mos in­ter­me­di­á­rios e com­pra­mos em fei­ras ou di­re­ta­men­te dos pro­du­to­res, on­de o pre­ço é qua­se sem­pre mui­to me­nor

Tu­do no Uni­ver­so fun­cio­na atra­vés de ci­clos, in­clu­si­ve nos­sas vi­das, por­tan­to o res­pei­to com o meio am­bi­en­te sig­ni­fi­ca pra­ti­car a ver­da­dei­ra ca­ri­da­de com o pla­ne­ta, sem­pre lem­bran­do que a Ter­ra pas­sa­rá por no­vo es­tá­gio: de pro­vas e ex­pi­a­ção pa­ra re­ge­ne­ra­ção. Es­ta tran­si­ção já es­tá su­til­men­te ocor­ren­do. Es­pí­ri­tos in­fe­rio­res es­tão sor­ra­tei­ra­men­te ar­qui­te­tan­do pla­nos a fim de nos in­flu­en­ciar pa­ra o mal.

A pe­ga­da hí­dri­ca (wa­ter fo­ot­print) é o vo­lu­me de água ne­ces­sá­ria pa­ra pro­du­zir um de­ter­mi­na­do pro­du­to em ní­vel in­dus­tri­al, le­van­do em con­ta se­ja a água efe­ti­va­men­te uti­li­za­da, ou a água po­luí­da re­sul­tan­te dos vá­rios pro­ces­sos den­tro da ca­deia pro­du­ti­va in­dus­tri­al.

Não sur­pre­en­den­te­men­te, no que se re­fe­re à in­dús­tria ali­men­tí­cia, as pri­mei­ras co­lo­ca­ções na clas­si­fi­ca­ção wa­ter fo­ot­print ocu­pam as car­nes bo­vi­na e su­í­na, fa­to que nos faz re­fle­tir mais uma vez so­bre o for­te im­pac­to am­bien­tal na cri­a­ção de ani­mais.

Pa­ra pro­du­zir 1 qui­lo de car­ne de bo­vi­na são ne­ces­sá­rios 15.400 li­tros de água e pa­ra pro­du­zir um qui­lo de car­ne de por­co são ne­ces­sá­rios 6.000 li­tros d'agua. Pa­re­ce in­crí­vel, mas pa­ra pro­du­zir 1 li­tro de lei­te se usa 1.000 li­tros de água.

Po­de­rí­a­mos enu­me­rar ou­tros tan­tos ali­men­tos que de­man­dam um con­su­mo ex­ces­si­vo de água pa­ra se­rem pro­du­zi­dos, mas es­te não é o ob­je­ti­vo des­te ar­ti­go. Nos­so in­tui­to é de­mons­trar que é pos­sí­vel ser­mos ca­ri­do­sos com o pla­ne­ta pre­ve­nin­do os ex­ces­sos de to­da or­dem, on­de os úni­cos pre­ju­di­ca­dos so­mos nós mes­mos. Che­gou a ho­ra de pe­dir à in­dús­tria ali­men­tí­cia li­mi­tar o con­su­mo e o des­per­dí­cio d'água.

No Li­vro dos Es­pí­ri­tos en­con­tra­mos al­gu­mas ques­tões no ca­pí­tu­lo V, co­mo nas nas ques­tões 711 a 719, em que o Es­pí­ri­to da Ver­da­de nos res­pon­de so­bre as con­se­quên­cias do uso abu­si­vo dos re­cur­sos na­tu­ra­is pe­los se­res hu­ma­nos. Ve­ja­mos al­gu­mas de­las:

  1. O uso dos bens da Ter­ra é um di­rei­to de to­dos os ho­mens?


“Es­se di­rei­to é con­se­qüen­te da ne­ces­si­da­de de vi­ver. Deus não im­po­ria um de­ver sem dar ao ho­mem o meio de cum­pri-lo.”

  1. Tra­çou a Na­tu­re­za li­mi­tes aos go­zos?


“Tra­çou, pa­ra vos in­di­car o li­mi­te do ne­ces­sá­rio. Mas, pe­los vos­sos ex­ces­sos, che­gais à sa­ci­e­da­de e vos pu­nis a vós mes­mos.”

  1. Co­mo po­de o ho­mem co­nhe­cer o li­mi­te do ne­ces­sá­rio?


“Aque­le que é pon­de­ra­do o co­nhe­ce por in­tu­i­ção. Mui­tos só che­gam a co­nhe­cê-lo por ex­pe­ri­ên­cia e à sua pró­pria cus­ta.”

Co­mo po­de­mos ver, não há mal­di­ções no mun­do que nos aco­lhe. Ne­le en­con­tra­mos a Bên­ção Di­vi­na, en­vol­ven­te e in­ces­san­te, nas bên­çã­os que nos ro­dei­am. Do mun­do re­ce­be­mos o pão que nos ali­men­ta e o fio que nos ves­te. O cri­a­dor não nos ofer­tou por exí­lio ou pri­são, mas por es­co­la re­ge­ne­ra­ti­va e abri­go san­to. Se al­go ne­le exis­te que nos man­cha de lá­gri­mas e em­pes­ta de in­qui­e­ta­ção, é a dor de nos­sos er­ros.

Sa­be­mos co­mo é di­fí­cil ser­mos in­dul­gen­tes e be­ne­vo­len­tes pa­ra com as li­mi­ta­ções alhei­as. Sem­pre acha­mos que os ou­tros têm a obri­ga­ção de en­ten­der tu­do o que que­re­mos, tu­do o que di­ze­mos. Es­que­ce­mos de que so­mos co­lo­ca­dos en­tre Es­pí­ri­tos mais evo­luí­dos e me­nos evo­luí­dos.

Por is­so te­mos de en­ten­der que, do mes­mo jei­to que mui­tas ve­zes que­re­mos que os ou­tros te­nham pa­ci­ên­cia co­nos­co, por­que não en­ten­de­mos as coi­sas, nós tam­bém te­mos de ter a pa­ci­ên­cia, be­ne­vo­lên­cia pa­ra com os ou­tros.

É ne­ces­sá­rio exer­ci­tar­mos a in­dul­gên­cia em re­la­ção aos de­fei­tos dos nos­sos se­me­lhan­tes, não acu­san­do, des­pre­zan­do, jul­gan­do. Mas, sem­pre que pos­sí­vel dan­do o exem­plo, ins­tru­in­do, en­si­nan­do a fa­zer de ou­tro mo­do, de mo­do que nós sai­a­mos ga­nhan­do vi­da e o pla­ne­ta pos­sa nos pro­por­ci­o­nar qua­li­da­de de vi­da.

Não nos fa­ça­mos, as­sim, cau­sa do mal no mun­do, que, em to­das as ex­pres­sões es­sen­ci­ais, con­sub­stan­cia o Bem Mai­or em si mes­mo. Lem­bre­mos de que “Deus amou o mun­do de tal ma­nei­ra que deu o seu Fi­lho uni­gê­ni­to, pa­ra que to­do aque­le que ne­le crê não pe­re­ça, mas te­nha a vi­da eter­na”.

Que Deus aben­çoe ca­da um de nós e nos con­du­za pe­los ca­mi­nhos da pre­ser­va­ção da vi­da....de nos­sas vi­das.

(Man­fre­do Hi­pó­li­to de Aze­ve­do, En­ge­nhei­ro ci­vil, mem­bro do Gru­po de Edi­fi­ca­ção Es­pí­ri­ta (GEE), e mem­bro ti­tu­lar da Aca­de­mia Es­pí­ri­ta de Le­tras do es­ta­do de Go­i­ás, ca­dei­ra 08).

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias