Home / Opinião

OPINIÃO

Lei do abate pode ajudar a pacificar o Rio

En­fren­ta­mos uma si­tu­a­ção de ur­gên­cia no Rio de Ja­nei­ro: um dos car­tões pos­tais do Bra­sil so­fre a tor­men­ta da cri­mi­na­li­da­de agu­da, com ba­las per­di­das, ho­mi­cí­di­os em mas­sa, po­pu­la­ção em es­tres­se con­tí­nuo pe­la au­sên­cia de se­gu­ran­ça. Por is­so a in­ter­ven­ção pro­ta­go­ni­za­da pe­lo Go­ver­no Fe­de­ral é re­mé­dio ne­ces­sá­rio e al­ter­na­ti­va às ações po­li­ci­ais que mui­tas ve­zes são in­ca­pa­zes de en­fren­tar os ban­di­dos.

No Con­gres­so Na­ci­o­nal, te­mos a obri­ga­ção de ga­ran­tir a lei pa­ra que o Es­ta­do es­ta­be­le­ça a or­dem tão so­nha­da pe­la po­pu­la­ção. Aca­bo de re­la­tar pro­je­to de lei de au­to­ria do se­na­dor Jo­sé Me­dei­ros, do Ma­to Gros­so, que al­te­ra o Có­di­go Pe­nal, pa­ra pre­su­mir a le­gí­ti­ma de­fe­sa quan­do o agen­te de se­gu­ran­ça pú­bli­ca ma­ta ou le­sio­na quem por­ta ile­gal e os­ten­si­va­men­te ar­ma de fo­go de uso res­tri­to.

Con­for­me os pro­ce­di­men­tos atu­ais, o cri­mi­no­so pre­ci­sa fa­zer mi­ra con­tra o agen­te da lei ou ou­tra pes­soa e só de­pois po­de­rá ser aba­ti­do.  Só que na mai­o­ria das ve­zes es­te se­gun­do que da­mos ao ban­di­do sig­ni­fi­ca a mor­te de uma pes­soa que me­re­cia a vi­da por se pron­ti­fi­car a de­fen­der a so­ci­e­da­de.

De acor­do com os pro­to­co­los atu­ais, é pre­ci­so aler­tar ao má­xi­mo o opo­nen­te ar­ma­do pa­ra que se­ja pos­sí­vel abrir fo­go con­tra ele. E ca­so des­cum­pra qual­quer um des­tes pro­ce­di­men­tos e le­ve a óbi­to o ad­ver­sá­rio ar­ma­do, o po­li­ci­al po­de so­frer gra­vís­si­mas con­se­quên­cias cri­mi­nais.

Es­ta in­ver­são de va­lo­res pre­ci­sa aca­bar

Por­tan­to, vi­ve­mos uma era de in­cer­te­zas, já que não sa­be­mos co­mo re­a­gi­rá o po­li­ci­al, que mui­tas ve­zes de­ve­ria op­tar em se res­guar­dar ju­ri­di­ca­men­te do que re­al­men­te pren­der ou exe­cu­tar o cri­mi­no­so que es­tá ar­ma­do.  Co­mo na mai­o­ria das ve­zes o po­li­ci­al de­ci­de por de­fen­der a so­ci­e­da­de, ele pas­sa a ser ob­je­to de in­ves­ti­ga­ções cri­mi­nais in­ter­mi­ná­veis, que não ra­ro põe fim à sua car­rei­ra.

Mu­dar es­ta lei sig­ni­fi­ca dar ao Exér­ci­to que es­tá ago­ra no Rio de Ja­nei­ro o di­rei­to de avi­sar for­mal­men­te atra­vés dos mei­os de co­mu­ni­ca­ção de mas­sa que não to­le­ra­rá ban­di­do ar­ma­do no meio da rua. Aque­les que as­sim o fi­ze­rem es­ta­rão co­lo­can­do su­as vi­das em ris­co, já que uma no­va nor­ma dá ao po­li­ci­al o di­rei­to de se de­fen­der di­an­te de um ar­ma­men­to res­tri­to e de gran­de por­te. As ima­gens dos cri­mi­no­sos no mor­ro cor­rem o mun­do: eles por­tam ar­mas de guer­ra e as­sim fa­zem sem pu­dor, ex­pon­do o Bra­sil na co­mu­ni­da­de in­ter­na­ci­o­nal.

Co­mo re­la­tor da Po­lí­cia Na­ci­o­nal de Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca, da Co­mis­são de Cons­ti­tu­i­ção e Jus­ti­ça (CCJ) do Se­na­do, que, in­clu­si­ve ori­en­tou pe­la in­ter­ven­ção no Rio, en­ten­do que pa­ra to­mar o con­tro­le das ru­as e ven­cer as or­ga­ni­za­ções cri­mi­no­sas é es­sen­cial ga­ran­tir ao pa­ci­fi­ca­dor li­ber­da­de. Se­ja a li­ber­da­de pa­ra al­ve­jar o opo­nen­te com ato ou mes­mo in­ten­ção hos­til, ain­da que à dis­tân­cia, se­ja a li­ber­da­de pa­ra es­tru­tu­rar su­as ações nas co­mu­ni­da­des.

Tra­ta­mos aqui de uma ques­tão pon­tu­al. Não exis­te ba­la de pra­ta con­tra a vi­o­lên­cia. São ne­ces­sá­rias di­ver­sas me­di­das pa­ra­le­las. Res­pei­tar e de­fen­der o po­li­ci­al é uma de­las, tal­vez a mais cen­tral, pa­ra que nos­sas for­ças de se­gu­ran­ça vol­tem a ser te­mi­das pe­los cri­mi­no­sos.

Não pro­po­mos ti­ro pa­ra quem car­re­ga seu fi­lho, um vi­o­lão ou ar­ma bran­ca. A ar­ma de uso res­tri­to é acin­to­sa e vi­o­len­ta até pe­lo ta­ma­nho: são aque­las re­ser­va­das aos agen­tes de se­gu­ran­ça pú­bli­ca e às For­ças Ar­ma­das, co­mo fu­zis e me­tra­lha­do­ras.  Por is­so a nor­ma é cla­ra e de fá­cil com­pre­en­são pa­ra to­dos.

Pes­so­as de bem (sim, pes­so­as de boa ín­do­le, tra­ba­lha­do­res, gen­te ho­nes­ta, bem in­ten­ci­o­na­da) ja­mais es­ta­ri­am nas ru­as com me­tra­lha­do­ras. Nem mes­mo nos­sas for­ças po­li­ci­ais car­re­gam tal ar­ma­men­to.

Nes­te sen­ti­do, de­fen­do que o pro­je­to de lei, ape­li­da­do de Lei do Aba­te, se­ja vo­ta­do com ur­gên­cia e co­lo­ca­do em exe­cu­ção pa­ra que a in­ter­ven­ção do Rio te­nha êxi­to lo­go em seus pri­mei­ros mes­es.

(Wil­der Mo­ra­is é se­na­dor da Re­pú­bli­ca e en­ge­nhei­ro ci­vil)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias