Home / Opinião

OPINIÃO

Lideranças mundiais metem medo

O mun­do es­tá ca­ren­te de li­de­ran­ças po­lí­ti­cas res­pon­sá­veis, ex­ce­to o pre­si­den­te da Chi­na, Xi Jin­ping. E es­ta si­tu­a­ção me­te me­do. No pas­sa­do, con­ta­va-se com no­mes de De Gaul­le, na Fran­ça; Wins­ton Chur­chill, Mar­ga­ret That­cher, no Rei­no Uni­do; John Ken­nedy e Ba­rack Oba­ma, nos Es­ta­dos Uni­dos; Nel­son Man­de­la, na Áfri­ca do Sul; Gol­da Meir, em Is­ra­el; Co­ra­zón Aqui­no, nas Fi­li­pi­nas. No pre­sen­te, fal­tam es­ses li­de­res pa­ra acal­ma­rem a exal­ta­ção pe­ri­go­sa. E pro­vo­ca­rem uma paz mais du­ra­dou­ra.

O me­do im­pe­ra. E é de­cor­ren­te das cons­tan­tes ame­a­ças de paí­ses co­mo a Co­réia do Nor­te, Rús­sia e Es­ta­dos Uni­dos. Ago­ra, apa­re­ce o Pu­tin e diz pos­su­ir um mís­sil ba­lís­ti­co de po­der ofen­si­vo ini­gua­lá­vel. E se or­gu­lha dis­so. Já não bas­tam os pe­que­nos ti­ra­nos na Amé­ri­ca do Sul, co­mo Ni­co­lás Ma­du­ro, na Ve­ne­zu­e­la, ou em paí­ses da Áfri­ca em su­as guer­ras tri­bais, mas que tam­bém ma­tam. Ou na Sí­ria?

Kim Jong-un, pre­si­den­te nor­te-co­re­a­no, não can­sa de di­zer que um “bo­tão nu­cle­ar es­tá so­bre sua me­sa o tem­po to­do”. Tra­ta­do co­mo me­ni­no tra­ves­so, já em­bar­cou nu­ma cor­ri­da ar­ma­men­tis­ta que o mun­do es­pe­ra­va ter en­cer­ra­do. O al­vo de Kim é a na­ção ame­ri­ca­na.

Os Es­ta­dos Uni­dos es­tão bem mais na­ci­o­na­lis­tas com a elei­ção de Do­nald Trump. Com su­as po­si­ções eco­nô­mi­cas su­fo­cam paí­ses que ex­por­tam pa­ra os Sta­tes. O Bra­sil é um de­les. Sem­pre tra­ta­do co­mo na­ção ami­ga, mes­mos nos go­ver­nos de Lu­la e de Dil­ma, Mi­chel Te­mer es­tá sen­tin­do o gol­pe des­fe­cha­do na po­lí­ti­ca ame­ri­ca­na de im­por­ta­ção de mi­né­rios, en­tre eles o aço. Os ex­por­ta­do­res de seg­men­to pe­cu­á­rio tam­bém vê­em res­tri­ções com as ta­xa­ções dos grin­gos a seus pro­du­tos.

Na ar­te da guer­ra, Trump fa­la em re­ta­li­ar a Co­réia do Nor­te. A Rús­sia de Pu­tin é ame­a­ça­do­ra. No pas­sa­do, en­tão Uni­ão So­vi­é­ti­ca pa­ra pro­te­ger Cu­ba, li­de­ra­da por Fi­del Cas­tro, en­viou fo­gue­tes pa­ra Ha­va­na. O mun­do fi­cou pa­ra­li­sa­do e, por pou­co, não viu uma guer­ra de gran­des pro­por­ções en­tre Es­ta­dos Uni­dos e Uni­ão So­vi­é­ti­ca. Na ho­ra H, Ken­nedy e Niki­ta Krus­chev pen­sa­ram me­lhor e o pre­mi­er rus­so re­cu­ou.

Em se­tem­bro, du­ran­te sua es­tréia na As­sem­bleia Ge­ral da ONU, o pre­si­den­te nor­te-ame­ri­ca­no ame­a­çou a Co­reia do Nor­te com a “des­tru­i­ção to­tal” se o re­gi­me asi­á­ti­co co­lo­cas­se em pe­ri­go a se­gu­ran­ça dos EUA. Cha­mou Kim Jong-un de “ho­mem-fo­gue­te”. “Com cer­te­za, vou do­mar com fo­go o ame­ri­ca­no de­se­qui­li­bra­do e se­nil”, res­pon­deu o ti­ra­no, num pro­nun­ci­a­men­to trans­mi­ti­do pe­la TV. Fe­liz­men­te, o pre­si­den­te chi­nês co­lo­ca um cer­to freio no com­pa­nhei­ro co­re­a­no. Afi­nal, a Chi­na es­tá em fa­se de cres­ci­men­to e não quer se me­ter em en­cren­ca.

Ago­ra, Vlad­mir Pu­tin apre­sen­tou quin­ta-fei­ra pas­sa­da ar­ma­men­to nu­cle­ar co­mo o mís­sil ba­lís­ti­co Sar­mat com “al­can­ce pra­ti­ca­men­te ili­mi­ta­do” e que “inu­ti­li­za” o es­cu­do an­ti­mís­sil dos EUA. O Sar­mat (SS-X-30 Sa­tan-2, se­gun­do a OTAN) é um mís­sil in­ter­con­ti­nen­tal pe­sa­do ca­paz de le­var 10-15 ogi­vas nu­cle­a­res.

“Nos­sos co­le­gas es­tran­gei­ros, co­mo os se­nho­res sa­bem, co­lo­ca­ram um no­me no­ta­vel­men­te ame­a­ça­dor, Sa­tã”, des­ta­cou. Pu­tin tam­bém re­ve­lou que o Exér­ci­to rus­so já dis­põe des­de o pas­sa­do ano de “com­ple­xas com ar­mas la­ser” e “ar­mas hi­per­sô­ni­cas”, e ci­tou os no­vos mís­seis de cru­zei­ro que tem um al­can­ce ili­mi­ta­do.

As li­de­ran­ças que no pas­sa­do tan­to se van­glo­ria­va fa­zi­am acon­te­cer, man­ti­nham vi­são de fu­tu­ro e ti­nham a ca­pa­ci­da­de de de­sem­pe­nhar um pa­pel e mo­bi­li­zar as pes­so­as à bus­ca de no­vas e pro­mis­so­ras me­tas. Fa­la­vam das pes­so­as e não de si. Ti­nham com­pro­mis­so com a so­ci­e­da­de e de­ti­nham va­lo­res mo­ra­is, es­pí­ri­to de­mo­crá­ti­co, em­pa­tia com o mun­do, co­ra­gem, au­to­con­tro­le, fir­me­za nas de­ci­sões, en­tre ou­tros fa­to­res po­si­ti­vos.

(Wan­dell Sei­xas, jor­na­lis­ta vol­ta­do pa­ra o agro. Ba­cha­rel em Di­rei­to e Eco­no­mia pe­la PUC-Go­i­ás. Ex-bol­sis­ta em co­o­pe­ra­ti­vis­mo agro­pe­cu­á­rio pe­la His­ta­drut, em Tel Aviv, Is­ra­el. É au­tor do li­vro O Agro­ne­gó­cio pas­sa pe­lo Cen­tro-Oes­te)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias