Home / Opinião

OPINIÃO

O fim do ciclo e a caridade

“Quan­do o Fi­lho do Ho­mem vi­er em sua gló­ria, e to­dos os an­jos com ele, en­tão se as­sen­ta­rá no tro­no da sua gló­ria. E to­das as na­ções se­rão re­u­ni­das em sua pre­sen­ça e ele se­pa­ra­rá os ho­mens uns dos ou­tros, co­mo o pas­tor se­pa­ra as ove­lhas dos ca­bri­tos, e po­rá as ove­lhas à sua di­rei­ta e os ca­bri­tos à sua es­quer­da.

En­tão di­rá o Rei aos que es­ti­ve­ram à sua di­rei­ta: ‘Vin­de, ben­di­tos de meu Pai, pos­suí por he­ran­ça o Rei­no que vos es­tá pre­pa­ra­do des­de a fun­da­ção do mun­do. Por­que ti­ve fo­me e me des­tes de co­mer. Ti­ve se­de e me des­tes de be­ber. Era fo­ras­tei­ro e me hos­pe­das­tes. Es­ta­va nu e me ves­tis­tes, en­fer­mo e me vi­si­tas­tes, es­ta­va pre­so e me vi­es­tes ver’.

En­tão os jus­tos lhe res­pon­de­rão: ‘Se­nhor, quan­do te vi­mos com fo­me e te de­mos de co­mer ou com se­de e te de­mos de be­ber? Quan­do te vi­mos fo­ras­tei­ro e te hos­pe­da­mos ou nu e te ves­ti­mos? E quan­do te vi­mos en­fer­mo ou pre­so e fo­mos te ver?’

E o Rei lhes res­pon­de­rá: ‘Em ver­da­de vos di­go: ca­da vez que fi­zes­tes is­to a um des­ses meus ir­mãos mais pe­que­ni­nos, a mim o fi­zes­tes’.

De­pois di­rá aos que es­ti­ve­rem à sua es­quer­da: ‘Afas­tai-vos de mim, mal­di­tos, ide pa­ra o fo­go eter­no pre­pa­ra­do pa­ra o di­a­bo e seus an­jos. Por­que ti­ve fo­me e não me des­tes de co­mer. Ti­ve se­de e não me des­tes de be­ber. Fui fo­ras­tei­ro e não me hos­pe­das­tes. Es­ta­va nu e não me ves­tis­tes, en­fer­mo e pre­so e não me vi­si­tas­tes’.

En­tão eles tam­bém lhe di­rão: ‘Se­nhor, quan­do te vi­mos com fo­me ou com se­de, fo­ras­tei­ro ou nu, en­fer­mo ou pre­so e não te ser­vi­mos?’

En­tão lhes res­pon­de­rá, di­zen­do: ‘Em ver­da­de vos di­go: ca­da vez que não o fi­zes­tes a um des­tes mais pe­que­ni­nos, a mim o dei­xas­tes de fa­zer’.

E irão es­tes pa­ra o cas­ti­go eter­no, mas os jus­tos irão pa­ra a vi­da eter­na”. (Evan­ge­lho de Ma­teus, cap. 25, vv. 31 a 46).

Es­te é o ro­tei­ro da prá­ti­ca da ca­ri­da­de es­ta­be­le­ci­do por Je­sus. Ne­le, não há so­fis­mas ou in­ter­pre­ta­ções dú­bias. Com es­sas su­bli­mes re­co­men­da­ções, o Mes­tre de­mons­tra que a “fé sem obras é mor­ta” (Ti­a­go, 2:26)..

Nes­ta ma­gis­tral con­clu­são do Ser­mão Pro­fé­ti­co, o di­vi­no Mes­si­as in­di­ca o con­jun­to de tra­ba­lhos fra­ter­nos que se de­ve ado­tar pa­ra al­can­çar a per­fei­ção es­pi­ri­tual. Ao se al­can­çar es­sa ele­va­ção es­pi­ri­tual, co­mo sen­do o Fi­lho do Ho­mem, o Es­pí­ri­to es­ta­rá en­tre os per­fei­tos, ou se­ja, en­tre os ven­tu­ro­sos do Pai. Des­se mo­do, o Es­pí­ri­to que al­can­ça a per­fei­ção es­pi­ri­tual por meio da es­pé­cie hu­ma­na se­rá re­cep­cio­na­do por Je­sus e to­do o seu sé­qui­to de es­pí­ri­tos an­ge­li­cais.

Es­tar à di­rei­ta do Mes­si­as Es­pi­ri­tual re­pre­sen­ta go­zar da con­fi­an­ça ple­na do Se­nhor da Vi­da. Sen­tar à es­quer­da do Fi­lho do Ho­mem sig­ni­fi­ca o cum­pri­men­to da pro­mes­sa es­ta­be­le­ci­da pe­la Lei Mo­ral do Pro­gres­so de um dia to­dos des­fru­tar das blan­dí­ci­es do Se­nhor.

Nes­se fe­cha­men­to de sig­ni­fi­ca­ti­vo ci­clo evo­lu­ti­vo, Je­sus des­cre­ve seis das prin­ci­pa­is ma­nei­ras de se pres­tar as­sis­tên­cia aos so­fre­do­res em no­me da Ca­ri­da­de:

I – “Ti­ve fo­me e me des­tes de co­mer” - Su­prir a fo­me ma­te­ri­al de quem ne­ces­si­ta. Igual­men­te re­pre­sen­ta dar o pão es­pi­ri­tual ao que tem fo­me de vir­tu­des e de bons exem­plos. Por tal ra­zão, dis­se Je­sus no Ser­mão da Mon­ta­nha: “Bem aven­tu­ra­dos os que têm fo­me e se­de de jus­ti­ça, por­que eles se­rão sa­ci­a­dos” (Ma­teus, 5:6). O Ra­bi por du­as ve­zes mul­ti­pli­cou pã­es e pei­xes pa­ra os ne­ces­si­ta­dos que não ti­nham on­de bus­car ali­men­tos (Ma­teus, 14:13-21 e Mar­cos, 8:1-9) e por du­as ve­zes ori­en­tou Pe­dro a pes­car pei­xes em abun­dân­cia (Lu­cas, 5:5 e Jo­ão, 21-1-14). Nes­ses sen­ti­dos, em sua per­fei­ta ora­ção, so­li­ci­tou a Deus: “o pão nos­so de ca­da dia dá-nos ho­je” (Ma­teus, 6:11).

II – “Ti­ve se­de e me des­tes de be­ber” - Su­prir a se­de do cor­po e do es­pí­ri­to, con­for­me re­ve­lou a mu­lher sa­ma­ri­ta­na jun­to ao po­ço de Ja­có: “Quem be­ber da água que eu lhe der nun­ca mais te­rá se­de” (Jo­ão, 4:1-42). Ao trans­for­mar a água em vi­nho na fes­ta de ca­sa­men­to em Ca­ná da Ga­li­leia, Je­sus evi­tou o cons­tran­gi­men­to e a ver­go­nha di­an­te da fa­mí­lia que se for­ma­va (Jo­ão, 2:1-11).

III – “Era fo­ras­tei­ro e me hos­pe­das­tes” - Aco­lher os que não fa­zem par­te da co­mu­ni­da­de. Ao en­vi­ar os seus dis­cí­pu­los pa­ra di­vul­gar a Boa No­va, Je­sus fa­lou da im­por­tân­cia de se­rem bem re­ce­bi­dos nas ci­da­des ao lem­brar cer­ta tra­di­ção ju­dai­ca (Lu­cas, 9:4-5): “Na ca­sa em que en­trar­des, ali per­ma­ne­cei até que che­gue a ho­ra da vos­sa sa­í­da. Po­rém, se não vos re­ce­be­rem, sa­cu­di o pó das vos­sas san­dá­lias as­sim que sair­des da­que­la ci­da­de, co­mo tes­te­mu­nho con­tra aque­la gen­te”. Tam­bém o Mes­tre vi­si­tou re­gi­ões lon­gín­quas, além das fron­tei­ras da Ju­deia, pa­ra le­var a Men­sa­gem Li­ber­ta­do­ra aos gen­ti­os en­fer­mos e ca­ren­tes de fé e de es­pe­ran­ça, aco­lhen­do a to­dos (Ma­teus, 15:25-27).

IV – “Es­ta­va nu e me ves­tis­tes” - Ves­tir os ca­ren­tes de ves­tu­á­rio. Tra­jes pa­ra os que es­tão vul­ne­rá­veis às in­tem­pé­ri­es da vi­da ma­te­ri­al e da vi­da es­pi­ri­tual. Es­tar nu re­pre­sen­ta es­tar vul­ne­rá­vel, es­pe­ci­al­men­te di­an­te dos re­mor­sos, dos sen­ti­men­tos de cul­pa e dos ar­re­pen­di­men­tos. Ao nar­rar a Pa­rá­bo­la do Fi­lho Pró­di­go, o Mes­tre res­sal­ta que a pri­mei­ra pro­vi­dên­cia que o pai pres­tou ao seu fi­lho ar­re­pen­di­do foi quan­to ao ves­tu­á­rio: “Tra­zei-me de­pres­sa a me­lhor rou­pa e ves­ti-lha” (Lu­cas, 15:11-32). Je­sus ain­da res­sal­tou: “Se al­guém lhe to­mar o man­to, dei­xa-o le­var tam­bém a tú­ni­ca” (Lu­cas, 6:27-38).

V – “Es­ta­va en­fer­mo e me vi­si­tas­tes” - Vi­si­tar os en­fer­mos. Re­pre­sen­ta ato de as­sis­tên­cia do mes­mo mo­do que pro­ce­deu o bom sa­ma­ri­ta­no que en­con­trou, pe­lo ca­mi­nho em que tran­si­ta­va, um en­fer­mo, ví­ti­ma de vi­o­lên­cia, se­gun­do es­sa pa­rá­bo­la de Je­sus (Lu­cas, 10:25-27). Os en­fer­mos eram os pre­di­le­tos de Je­sus. O Mes­tre nun­ca ne­gou au­xí­lio aos do­en­tes que o pro­cu­ra­vam e que os vi­si­ta­va. Ele cu­rou, não ape­nas mi­lha­res, mas mi­lhões que com­pu­nham nu­me­ro­sas mul­ti­dões de en­fer­mos e afli­tos. Os Evan­ge­lhos re­la­tam al­gu­mas de su­as nu­me­ro­sas cu­ras, co­mo exem­plos dos ti­pos de cu­ras que o Mes­si­as ope­ra­va: o fi­lho de um fun­cio­ná­rio pú­bli­co (Jo­ão, 4:46-54), um pa­ra­lí­ti­co jun­to ao po­ço (Jo­ão, 5:1-9), um ce­go de nas­cen­ça (Jo­ão, 9:1-41), Lá­za­ro (Jo­ão, 11:1-44), um ho­mem pos­su­í­do por es­pí­ri­to im­pu­ro (Lu­cas, 4:33-35), a so­gra de Pe­dro (Lu­cas, 4:38-39), um le­pro­so (Lu­cas, 5:12-13), um pa­ra­lí­ti­co des­ci­do pe­lo te­lha­do (Lu­cas, 5:17-25), ho­mem de mão alei­ja­da (Lu­cas, 6:6-10), em­pre­ga­do de um ofi­ci­al ro­ma­no (Lu­cas, 7:1-10), o fi­lho de uma vi­ú­va (Lu­cas, 7:11-15), ho­mem do­mi­na­do por le­gi­ão de de­mô­ni­os (Lu­cas, 7:1-10), a fi­lha de Jai­ro (Lu­cas, 8:41-56), uma mu­lher com he­mor­ra­gia (Lu­cas, 8:43-48), um me­ni­no com es­pí­ri­to im­pu­ro (Lu­cas, 9:38-43), um ho­mem mu­do de­vi­do a in­flu­ên­cia de um es­pí­ri­to im­pu­ro (Lu­cas, 11:14), uma mu­lher en­cur­va­da por in­flu­ên­cia es­pi­ri­tual (Lu­cas, 13:11-13), um ho­mem com as per­nas e bra­ços in­cha­dos (Lu­cas, 14:1-6), dez le­pro­sos (Lu­cas, 17:11-19), um men­di­go ce­go (Lu­cas 18:35-43), sa­rou a ore­lha cor­ta­da de um sol­da­do (Lu­cas, 22:50-51), dois ce­gos (Ma­teus, 9:27-31), a fi­lha de uma mu­lher Ca­na­néia (Ma­teus, 15:21-28), um sur­do-mu­do (Mar­cos, 7:31-37), den­tre ou­tras.

VI – “Es­ta­va pre­so e me vi­si­tas­tes” - As­sis­tir aos pre­sos. Os pri­si­o­nei­ros do cor­po e do es­pí­ri­to, ou se­ja, dos maus há­bi­tos for­ma­do­res das per­so­na­li­da­des do­en­ti­as e re­cal­ci­tran­tes. Je­sus re­co­men­da le­var as bên­çã­os do co­nhe­ci­men­to e da ver­da­de pa­ra li­ber­tar os que an­tes se com­pra­zi­am nas ilu­sões das pai­xões des­go­ver­na­das. Ao di­zer: “Co­nhe­ce­reis a ver­da­de e a ver­da­de vos li­ber­ta­rá” (Jo­ão, 8:32), o Mes­tre apon­tou o ca­mi­nho da ver­da­dei­ra li­ber­ta­ção. As­sim mui­tos de nós so­mos do­en­tes em es­pí­ri­to, ain­da  pri­si­o­nei­ros de do­res pro­va­cio­nais ou ex­pi­a­tó­ri­as, de ví­ci­os e de for­mas men­tais vul­ne­rá­veis aos ví­ci­os fí­si­cos e mo­ra­is. Je­sus re­ti­rou Lá­za­ro do se­pul­cro, li­ber­tou en­fer­mos de cor­ren­tes, dos le­pro­sá­rios de­pri­men­tes e do ju­go de es­pí­ri­tos ob­ses­so­res. Até do al­to da cruz, con­so­lou o mal­fei­tor ar­re­pen­di­do (Lu­cas, 23:42-43). O Mes­tre so­men­te não vi­si­tou Jo­ão Ba­tis­ta na pri­são por­que sa­bia que He­ro­des que­ria ma­tá-lo, con­for­me se con­fir­mou na nar­ra­ti­va de Lu­cas (13:31-35):

“No mes­mo dia che­ga­ram al­guns dos fa­ri­seus, di­zen­do a Je­sus: ‘Sai e vai-te da­qui, por­que He­ro­des te quer ma­tar’. Dis­se-lhes ele: “Ide di­zer a es­sa ra­po­sa: eis que ex­pul­so de­mô­ni­os e fa­ço cu­ras ho­je e ama­nhã; e ao ter­cei­ro dia ter­mi­na­rei a mi­nha vi­da”.

Je­sus se co­lo­ca na con­di­ção dos des­fa­vo­re­ci­dos do mun­do pa­ra que a nos­sa com­pai­xão os al­can­cem: “Ca­da vez que fi­zes­tes is­to a um des­ses meus ir­mãos mais pe­que­ni­nos, a mim o fi­zes­tes”. Ama­mos, ad­mi­ra­mos e se­gui­mos o Mes­si­as de Deus por is­to tam­bém de­ve­mos amor e con­si­de­ra­ção aos “fi­lhos do cal­vá­rio do mun­do”. O Mes­tre é o de­fen­sor dos que ca­re­cem do so­cor­ro ma­te­ri­al, con­di­ção pri­mei­ra pa­ra o aten­di­men­to es­pi­ri­tual.

An­tes de Je­sus, ne­nhum lí­der, fi­ló­so­fo, gê­nio, san­to ou he­rói amou tan­to os des­va­li­dos do mun­do ao pon­to de pra­ti­car e de pro­cla­mar a ca­ri­da­de na sua mais ex­cel­sa mag­ni­tu­de por in­ter­mé­dio de ro­tei­ro se­me­lhan­te.

To­dos so­mos fi­lhos do Al­tís­si­mo, Po­de­ro­so Cri­a­dor de to­das as ga­lá­xi­as e mun­dos in­vi­sí­veis, que se es­ten­dem ao in­fi­ni­to e por to­da a eter­ni­da­de. Ao va­lo­ri­zar os “ir­mãos pe­que­ni­nos”, Je­sus foi e é o per­fei­to in­ter­pre­te da Su­pre­ma Von­ta­de de Deus, que nos ama a to­dos, sem ex­ce­ção, por­que so­mos fru­tos de Sua mag­nâ­ni­ma e mis­te­ri­o­sa tran­scen­dên­cia. Con­for­me o Mes­tre pro­me­teu, um dia es­ta­re­mos di­an­te de­le, o nos­so sol es­pi­ri­tual que nos ilu­mi­na a to­dos des­de o mo­men­to de nos­sa cri­a­ção.

(Emí­dio Sil­va Fal­cão Bra­si­lei­ro, mes­tre em Edu­ca­ção, es­cri­tor e dou­tor em Di­rei­to. Au­tor do li­vro O Di­rei­to Na­tu­ral e a Jus­ti­ça Quân­ti­ca da Uni­ver­si­da­de Fe­de­ral de Go­i­ás. Mem­bro da Aca­de­mia Es­pí­ri­ta de Le­tras do Es­ta­do de Go­i­ás, da Aca­de­mia Go­i­a­ni­en­se de Le­tras e da Aca­de­mia Apa­re­ci­den­se de Le­tras)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias