Home / Opinião

OPINIÃO

O Legislativo goiano e a agenda de trabalho de 2018

A As­sem­bleia Le­gis­la­ti­va, a ca­sa do po­vo do go­i­a­no, re­to­mou a sua agen­da de tra­ba­lho - e o fez com o fir­me pro­pó­si­to de exer­cer sua com­pe­tên­cia cons­ti­tu­ci­o­nal e con­tri­bu­ir de for­ma efe­ti­va pa­ra a go­ver­na­bi­li­da­de do Es­ta­do.

O iní­cio de ca­da ano le­gis­la­ti­vo sem­pre en­se­ja re­fle­xão e re­no­va­ção de com­pro­mis­sos.

Co­mo pre­si­den­te da Me­sa Di­re­to­ra, re­a­fir­mei o com­pro­mis­so de con­du­zir a Ca­sa com equi­lí­brio e se­re­ni­da­de, sem­pre bus­can­do no con­ví­vio de­mo­crá­ti­co a ins­pi­ra­ção ne­ces­sá­ria pa­ra a to­ma­da das de­ci­sões.

A au­to­no­mia e a in­de­pen­dên­cia são va­lo­res ine­go­ci­á­veis e com­põ­em a pau­ta per­ma­nen­te des­te Po­der, as­sim co­mo a aus­te­ri­da­de de gas­tos e e res­pon­sa­bi­li­da­de fis­cal.

Fa­ço ques­tão de re­gis­trar a re­la­ção de har­mo­nia e res­pei­to que o Po­der Le­gis­la­ti­vo tra­va com os po­de­res Exe­cu­ti­vo e Ju­di­ci­á­rio, re­pre­sen­ta­dos pe­lo go­ver­na­dor Mar­co­ni Pe­ril­lo e pe­lo de­sem­bar­ga­dor Gil­ber­to Mar­ques Fi­lho.

Gra­ças ao apoio e con­fi­an­ça de to­dos os de­pu­ta­dos, im­ple­men­ta­mos mu­dan­ças no sen­ti­do de ofe­re­cer me­lho­res con­di­ções de tra­ba­lho aos in­te­gran­tes des­te Par­la­men­to.

Li­de­ra­mos ho­je o ranking dos le­gis­la­ti­vos mais efi­ci­en­tes do pa­ís, con­for­me pes­qui­sa re­a­li­za­da pe­lo ci­en­tis­ta de da­dos e mes­tre em Eco­no­mia pe­la UnB, Le­o­nar­do Sa­les.

Pu­bli­ca­do pe­la Fo­lha de S. Pau­lo, o le­van­ta­men­to des­ta­ca a As­sem­bleia Le­gis­la­ti­va de Go­i­ás pe­lo vo­lu­me de leis pro­du­zi­das e me­nor cus­to or­ça­men­tá­rio, com pro­du­ti­vi­da­de de 9,27 leis por de­pu­ta­do.

O ci­en­tis­ta de da­dos Le­o­nar­do Sa­les apon­tou tam­bém o Por­tal da Tran­spa­rên­cia do Le­gis­la­ti­vo go­i­a­no co­mo um dos me­lho­res do Bra­sil, com fa­ci­li­da­de de aces­so aci­ma da mé­dia na­ci­o­nal.

Avan­ça­mos mui­to, mas pre­ci­sa­mos pros­se­guir avan­çan­do pa­ra que os nos­sos atos se­jam ca­da vez mais tran­spa­ren­tes e que a nos­sa Ca­sa se­ja ca­da vez mais res­pei­ta­da.

Em 2018, va­mos con­ti­nu­ar in­ves­tin­do nos pro­je­tos de mo­der­ni­za­ção, so­bre­tu­do pa­ra ga­ran­tir mai­or in­te­ra­ti­vi­da­de e apro­xi­mar mais a As­sem­bleia da so­ci­e­da­de.

Ou­tra me­ta é am­pli­ar a vi­si­bi­li­da­de das ações de­sen­vol­vi­das no âm­bi­to do Po­der por meio da TV As­sem­bleia e das fer­ra­men­tas dis­po­ni­bi­li­za­das na in­ter­net.

É pri­o­ri­da­de da nos­sa ges­tão re­to­mar da obras da no­va se­de da As­sem­bleia, no Park Lo­zan­des, em Go­i­â­nia, de­pois de re­fei­tos os pro­je­tos e con­cluí­dos os pro­ce­di­men­tos li­ci­ta­tó­rios.

O nos­so ob­je­ti­vo é en­cer­rar a atu­al ges­tão com a no­va se­de em fa­se adi­an­ta­da, com re­cur­sos as­se­gu­ra­dos e obras em ple­no an­da­men­to.

Es­ta­mos tam­bém pros­se­guin­do no pro­je­to de va­lo­ri­za­ção dos ser­vi­do­res da Ca­sa, com cur­sos de qua­li­fi­ca­ção e re­a­li­za­ção de con­cur­sos pa­ra o nos­so qua­dro de pes­so­al.

Em­bo­ra es­te se­ja um ano elei­to­ral, não nos des­cui­da­re­mos da pau­ta de vo­ta­ção de ma­té­rias de in­te­res­se do po­vo go­i­a­no.

Va­mos cum­prir as nos­sas obri­ga­ções com a res­pon­sa­bi­li­da­de que Go­i­ás es­pe­ra de nós.

Que­ro agra­de­cer mais uma vez com hu­mil­da­de o apoio e a con­fi­an­ça dos emi­nen­tes pa­res.

Te­nho cer­te­za que 2018 se­rá um ano pro­du­ti­vo e de mui­tas con­quis­tas pa­ra o Le­gis­la­ti­vo go­i­a­no.

Se a As­sem­bleia Le­gis­la­ti­va de Go­i­ás é ho­je exem­plo pa­ra as de­mais as­sem­blei­as do pa­ís, is­so sem dú­vi­da al­gu­ma se de­ve ao tra­ba­lho e ao em­pe­nho do con­jun­to dos ser­vi­do­res e de­pu­ta­dos.

Que Deus con­ti­nue gui­an­do e ilu­mi­nan­do o nos­so ca­mi­nho.

(Jo­sé Vit­ti, pre­si­den­te da As­sem­bleia Le­gis­la­ti­va do Es­ta­do de Go­i­ás e pre­si­den­te do Co­le­gi­a­do Na­ci­o­nal de pre­si­den­tes de As­sem­blei­as)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias