Home / Opinião

OPINIÃO

Poderá a máquina substituir o contador no futuro?

Re­cen­te­men­te, a r e­vis­ta Ve­ja pu­bli­cou uma pes­qui­sa que ar­ro­lou di­ver­sas pro­fis­sões que po­de­ri­am vir a ser sub­sti­tu­í­das, em um fu­tu­ro não mui­to dis­tan­te, pe­la in­te­li­gên­cia ar­ti­fi­cial, por ro­bôs, pro­gra­mas de com­pu­ta­dor ou  má­qui­nas ca­pa­zes de li­vrar o ser hu­ma­no de ta­re­fas de de­ter­mi­na­da com­ple­xi­da­de con­si­de­ra­das re­pe­ti­ti­vas, can­sa­ti­vas ou mo­nó­to­nas. En­tre as pro­fis­sões ci­ta­das, es­tá a de con­ta­dor.

O con­ta­dor aca­bou fa­zen­do par­te des­ta lis­ta por ter si­do con­si­de­ra­do ape­nas co­mo o pro­fis­si­o­nal en­car­re­ga­do de exe­cu­tar a con­ta­bi­li­da­de dos agen­tes eco­nô­mi­cos e so­ci­ais pa­ra a ex­tra­ção de in­for­ma­ções eco­nô­mi­cas, fi­nan­cei­ras e pa­tri­mo­ni­ais; de apu­rar os tri­bu­tos de­vi­dos pa­ra o go­ver­no e as obri­ga­ções tra­ba­lhis­tas e so­ci­ais; e de pres­tar in­for­ma­ções aos agen­tes go­ver­na­men­tais. Ao con­si­de­rar so­men­te es­te la­do da ati­vi­da­de do con­ta­dor, é na­tu­ral que a pes­qui­sa in­di­que que es­tas ta­re­fas po­de­rão em bre­ve ser efe­ti­va­men­te exe­cu­ta­das por má­qui­nas, por sis­te­mas de in­for­má­ti­ca ou até pe­la in­te­li­gên­cia ar­ti­fi­cial.

Con­tu­do, a fun­ção prin­ci­pal do con­ta­dor não es­tá en­tre as ati­vi­da­des re­fe­ri­das an­te­rior­men­te. O con­ta­dor é o pro­fis­si­o­nal res­pon­sá­vel por va­li­dar as de­mons­tra­ções con­tá­beis, por exe­cu­tar au­di­to­ri­as e pe­rí­cias e por as­ses­so­rar ou­tros pro­fis­si­o­nais quan­do o as­sun­to en­vol­ve con­ta­bi­li­da­de. É tam­bém o res­pon­sá­vel pe­la sa­ú­de dos agen­tes eco­nô­mi­cos e so­ci­ais, uma vez que es­tu­da o com­por­ta­men­to e as va­ri­a­ções pa­tri­mo­ni­ais, su­ge­rin­do ações pa­ra o bom fun­cio­na­men­to das pes­so­as ju­rí­di­cas.

Se o agen­te eco­nô­mi­co ou so­ci­al es­tá com di­fi­cul­da­des pa­ra pa­gar as su­as obri­ga­ções, is­to é uma con­se­quên­cia da ges­tão, ou se­ja, há uma cau­sa por trás des­te even­to e o con­ta­dor tem o de­ver de sa­ber o que es­tá acon­te­cen­do, as­sim co­mo em re­la­ção a to­dos os pro­ble­mas de­cor­ren­tes da ges­tão, en­tre eles: não ter lu­cros, não pos­su­ir ca­pi­tal de gi­ro su­fi­ci­en­te, apre­sen­tar re­sul­ta­dos in­su­fi­ci­en­tes ou ter uma car­ga tri­bu­tá­ria ele­va­da.

Co­mo o con­ta­dor não tem por fun­ção prin­ci­pal fa­zer os re­gis­tros dos atos de ges­tão, mas, sim, va­li­dar as in­for­ma­ções con­tá­beis, sen­do, con­se­quen­te­men­te, o res­pon­sá­vel por man­ter a sa­ú­de das pes­so­as ju­rí­di­cas em dia, não há pe­ri­go de es­te pro­fis­si­o­nal ser sub­sti­tu­í­do pe­las no­vas tec­no­lo­gi­as de in­for­ma­ção em um fu­tu­ro pró­xi­mo.

A má­qui­na não pen­sa, mas exe­cu­ta ta­re­fas pre­vi­a­men­te pro­gra­ma­das. As­sim, fun­ções pró­pri­as do con­ta­dor co­mo a de in­ter­pre­tar as in­for­ma­ções con­tá­beis pa­ra apli­car em be­ne­fí­cio de seus cli­en­tes não po­dem ser exe­cu­ta­das por sis­te­mas de in­for­má­ti­ca. O que de­ve­rá acon­te­cer é uma adap­ta­ção na­tu­ral das ro­ti­nas con­tá­beis aos no­vos tem­pos, in­te­gran­do es­tas no­vas tec­no­lo­gi­as pa­ra fa­ci­li­tar o tra­ba­lho do cCon­ta­dor.

(Sa­lé­zio Da­gos­tim, con­ta­dor; pes­qui­sa­dor con­tá­bil; pro­fes­sor da Es­co­la Bra­si­lei­ra de Con­ta­bi­li­da­de (Ebracon); au­tor de li­vros de Con­ta­bi­li­da­de; pre­si­den­te da As­so­cia­ção de Pro­te­ção aos Pro­fis­si­o­nais Con­tá­beis do Rio Gran­de do Sul - Aprocon ContábilL-RS; pre­si­den­te da Con­fe­de­ra­ção dos Pro­fis­si­o­nais Con­tá­beis do Bra­sil - Aprocon Brasil; e só­cio do es­cri­tó­rio con­tá­bil es­ta­be­le­ci­do em Por­to Ale­gre (RS), Da­gos­tim Con­ta­do­res As­so­cia­dos, à rua Dr. Bar­ros Cas­sal, 33, 11º an­dar -  sa­le­zio@da­gos­tim.com.br)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias