Home / Opinião

OPINIÃO

Sesi/Senai: ações que garantem qualidade de vida

A área de sa­ú­de e se­gu­ran­ça do Se­si tem se con­so­li­da­do na ofer­ta de so­lu­ções que le­vem mai­o­res be­ne­fí­ci­os às in­dús­tri­as e seus tra­ba­lha­do­res. No­vos ser­vi­ços aten­dem às de­man­das das em­pre­sas, co­mo as con­sul­to­ri­as em Ges­tão Sus­ten­tá­vel pa­ra a Com­pe­ti­ti­vi­da­de das Mi­cro e Pe­que­nas In­dús­tri­as e no pro­gra­ma In­dús­tria Se­gu­ra, o aten­di­men­to ar­ti­cu­la­do en­tre me­di­ci­na ocu­pa­cio­nal e as­sis­ten­ci­al, a im­plan­ta­ção de pro­gra­ma de qua­li­da­de de vi­da e ro­bus­tos aten­di­men­tos com lau­dos e ava­li­a­ções em sa­ú­de e se­gu­ran­ça do tra­ba­lho (SST).

O Se­si vem cum­prin­do sua mis­são de pro­mo­ver a qua­li­da­de de vi­da e a ges­tão so­ci­al­men­te res­pon­sá­vel. Em 2017, foi ini­ci­a­da a ex­pan­são do aten­di­men­to pa­ra to­do o Es­ta­do, com a im­plan­ta­ção do nú­cleo de Sa­ú­de e Se­gu­ran­ça no Tra­ba­lho na Uni­da­de Se­si/Se­nai Rio Ver­de, no Su­do­es­te Go­i­a­no. Ain­da va­le evi­den­ci­ar o es­for­ço na pro­mo­ção da sa­ú­de da po­pu­la­ção com cor­ri­das de rua; com a Co­pa Se­si, que se con­sa­gra co­mo o mai­or cam­pe­o­na­to ama­dor de ca­te­go­ri­as de ba­se do Es­ta­do, bem co­mo com tor­nei­os es­por­ti­vos nas em­pre­sas.

En­tre as ações de pro­mo­ção da sa­ú­de e de se­gu­ran­ça do tra­ba­lho, o Se­si ex­tra­po­lou sua me­ta de aten­di­men­to, pas­san­do de 85 mil pa­ra 128.339 pes­so­as, nú­me­ro su­pe­ri­or à po­pu­la­ção da ci­da­de de Trin­da­de, 8ª mais po­pu­lo­sa do Es­ta­do. Em meio a uma in­fla­ção mé­di­ca cres­cen­te, que atin­ge mar­co de 18%, o Se­si acre­di­ta que in­ves­tir em pre­ven­ção e qua­li­da­de de vi­da ain­da é o me­lhor re­mé­dio pa­ra re­du­zir cus­tos e me­lho­rar a sa­ú­de das pes­so­as, sa­ú­de fi­nan­cei­ra das em­pre­sas e (por que não?) até a sa­ú­de eco­nô­mi­ca do Pa­ís.

O Se­nai tam­bém re­a­li­za di­ver­sas ati­vi­da­des de qua­li­fi­ca­ção pro­fis­si­o­nal na área de sa­ú­de e se­gu­ran­ça do tra­ba­lho, co­or­de­na­das pe­la Es­co­la Se­nai Vi­la Ca­naã, em Go­i­â­nia – re­fe­rên­cia na for­ma­ção de mão de obra pa­ra o se­tor. A uni­da­de con­ta com es­pa­ços que si­mu­lam ati­vi­da­des em am­bi­en­tes con­fi­na­dos e em al­tu­ra, além de ou­tras ações pa­ra ade­qua­ção à le­gis­la­ção, com con­sul­to­ri­as pa­ra im­plan­ta­ção de Nor­mas Re­gu­la­men­ta­do­ras.

Só pa­ra se ter pá­li­da ideia dos ser­vi­ços ofe­re­ci­dos pe­lo Sesi/Senai, apre­sen­ta­mos al­guns nú­me­ros re­gis­ta­dos em 2017: Con­sul­tas Ocu­pa­cio­nais 34.865; Exa­mes 80.632; Imu­ni­za­ções 68.942; Con­sul­tas Mé­di­cas e Odon­to­ló­gi­cas 64.543; Ma­trí­cu­las em Ati­vi­da­des Fí­si­cas e For­ma­ti­vas em Es­por­te e Cul­tu­ra 37.399; Par­ti­ci­pan­tes em Jo­gos e Com­pe­ti­ções 35.604; Hós­pe­des em Aru­a­nã 8226; Pes­so­as be­ne­fi­ci­a­das com con­tra­tos em Gi­nás­ti­ca La­bo­ral 61.248; As­so­cia­dos em Clu­bes 54.534.

Apro­vei­to a opor­tu­ni­da­de pa­ra con­vi­dar os lei­to­res do Di­á­rio da Ma­nhã, bem co­mo a quem in­te­res­sar pos­sa, pa­ra o lan­ça­men­to do li­vro: “Edu­ca­ção e Tra­ba­lho: Uma Ques­tão de Com­pe­tên­cias”, do pro­fes­sor Ma­no­el Pe­rei­ra da Cos­ta. Tra­ta-se de um li­vro que in­ves­ti­ga as múl­ti­plas acep­ções que o ter­mo ‘com­pe­tên­cia’ as­su­me no cam­po da edu­ca­ção pro­fis­si­o­nal, no mun­do do tra­ba­lho e no cur­rí­cu­lo es­co­lar. O even­to acon­te­ce nes­ta sex­ta-fei­ra, 16, às 9 ho­ras, na Fa­cul­da­de Se­nai de Tec­no­lo­gia “Íta­lo Bo­log­na”, à Rua Ar­mo­gas­te Jo­sé Sil­vei­ra, 612, Se­tor Cen­tro Oes­te. A obra tem o se­lo da Edi­to­ra Ap­pris.

(Jo­ão Nas­ci­men­to, jor­na­lis­ta)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias