Home / Opinião

OPINIÃO

Silicone: presente em todas as fases da vida

Não há dú­vi­das de que a Quí­mi­ca ofe­re­ce me­lho­ria da qua­li­da­de de vi­da das pes­so­as. Nos­sa ci­ên­cia con­tri­bu­iu pa­ra os mai­o­res avan­ços da ci­vi­li­za­ção, en­tre eles, per­mi­tiu tor­nar a água po­tá­vel, apri­mo­rar me­di­ca­men­tos, de­sen­vol­ver cos­mé­ti­cos e pro­du­tos de hi­gi­e­ne pes­so­al, de­sen­vol­veu no­vas tec­no­lo­gi­as, além de con­tri­bu­ir pa­ra o au­men­to na pro­du­ção de ali­men­tos.

Com o si­li­co­ne, um po­lí­me­ro cons­ti­tu­í­do por ca­dei­as de si­lí­cio e oxi­gê­nio, com gru­pos or­gâ­ni­cos li­ga­dos aos áto­mos de si­lí­cio, não é di­fe­ren­te. Mais de mil es­tu­dos re­a­li­za­dos em la­bo­ra­tó­rio e no cam­po, nos úl­ti­mos 35 anos, mos­tram que o si­li­co­ne, em su­as múl­ti­plas for­mas de uso (pas­tas, óle­os e bor­ra­chas), não ofe­re­ce ris­co sig­ni­fi­ca­ti­vos à sa­ú­de e ao meio am­bi­en­te, nem às áre­as on­de es­tão ins­ta­la­das as plan­tas in­dus­tri­ais.

No en­tan­to, com uma ren­da per ca­pi­ta de US$ 12 mil, o con­su­mo de si­li­co­ne no Bra­sil os­ci­la en­tre 200 a 300 gra­mas por ha­bi­tan­te, bem in­fe­ri­or ao re­gis­tra­do em paí­ses mais ri­cos. O uso de si­li­co­ne é mai­or em paí­ses com PIB mais ele­va­do, com al­to de­sen­vol­vi­men­to tec­no­ló­gi­co. No Ja­pão e nos Es­ta­dos Uni­dos, que têm ren­da per ca­pi­ta ao re­dor de US$ 50 mil, o con­su­mo atin­ge um qui­lo. O cres­ci­men­to da ren­da, qua­li­da­de de vi­da e de­sen­vol­vi­men­to eco­nô­mi­co são pri­mor­di­ais pa­ra ala­van­car os ne­gó­ci­os.

A ver­sa­ti­li­da­de, pos­si­bi­li­da­de de ino­va­ção e a se­gu­ran­ça do si­li­co­ne pos­si­bi­li­tam que ele se­ja usa­do em to­das as fa­ses da vi­da, des­de os re­cém-nas­ci­dos até a cha­ma­da ter­cei­ra ida­de. Por ser um ma­te­ri­al ató­xi­co, ofe­re­ce se­gu­ran­ça pa­ra o be­bê, pois ob­je­tos fei­tos de si­li­co­ne não de­for­mam, além de se­rem fle­xí­veis e de fá­cil de hi­gi­e­ni­za­ção.

Uni­for­mes es­co­la­res e rou­pas tam­bém têm si­li­co­ne nos fi­os do te­ci­do. Co­mo o si­li­co­ne é um pro­du­to iner­te, as co­res das es­tam­pas per­ma­ne­cem vi­vas e não des­bo­tam com as la­va­gens. O efei­to do si­li­co­ne tra­ta os te­ci­dos, con­fe­rin­do-lhes mai­or ma­ci­ez e fle­xi­bi­li­da­de. O pro­du­to per­mi­te, ain­da, a tran­spi­ra­ção pe­lo te­ci­do.

Ele es­tá pre­sen­te tam­bém nos es­por­tes. Além das rou­pas, exis­te uma in­fi­ni­da­de de ma­te­ri­al es­por­ti­vo que le­vam o pro­du­to, co­mo ócu­los, tou­ca de na­ta­ção e cal­ça­dos (nes­te ca­so o si­li­co­ne es­tá na bor­ra­cha e nos amor­te­ce­do­res, ga­ran­tin­do mai­or se­gu­ran­ça e con­for­to pa­ra o at­le­ta).

Na tec­no­lo­gia, aju­da a au­men­tar a per­for­man­ce e a du­ra­bi­li­da­de dos apa­re­lhos ele­tro­e­le­trô­ni­cos. Os com­po­nen­tes ele­trô­ni­cos são, por ve­zes, en­vol­tos em si­li­co­ne pa­ra au­men­tar a es­ta­bi­li­da­de con­tra cho­ques elé­tri­cos, ra­di­a­ção e vi­bra­ção. São en­con­tra­dos em aces­só­rios pa­ra ce­lu­la­res e com­pu­ta­do­res, co­mo ca­pas e te­cla­dos, re­ló­gios de pul­so e por aí vai...

Na in­dús­tria cos­mé­ti­ca, on­de ele re­ce­be o no­me de di­me­ti­co­ne, e é es­sen­cial pa­ra a boa lu­bri­fi­ca­ção e o efei­to an­ti-frizz, ser­ve pa­ra fa­ci­li­tar o es­pa­lha­men­to dos pro­du­tos na pe­le sem ob­stru­ção dos po­ros. Aju­da a me­lho­rar as  pro­pri­e­da­des de hi­dra­ta­ção de pro­te­to­res so­la­res, cre­mes hi­dra­tan­tes, xam­pus, con­di­cio­na­do­res, re­pa­ra­do­res de pon­tas dos ca­be­los e ma­qui­a­gens. Mais de 50% dos pro­du­tos de cui­da­dos com a pe­le re­cém-lan­ça­dos con­têm si­li­co­nes. No Bra­sil, o se­tor é um dos três prin­ci­pa­is mer­ca­dos de si­li­co­nes (os ou­tros dois são cons­tru­ção ci­vil e in­dús­tria au­to­mo­bi­lís­ti­ca).

Sem si­li­co­ne, a in­dús­tria au­to­mo­bi­lís­ti­ca tam­bém não te­ria se de­sen­vol­vi­do tan­to. O ma­te­ri­al apa­re­ce em pra­ti­ca­men­te to­das as par­tes do ve­í­cu­lo: ve­da­ção de ja­ne­las, por­tas, pa­ra-bri­sas, re­tro­vi­so­res en­tre ou­tros. Por ser re­sis­ten­te ao ca­lor, a sol­ven­tes e de­vi­do às su­as pro­pri­e­da­des me­câ­ni­cas es­pe­cí­fi­cas, é usa­do nos air­bags, nas par­tes elé­tri­cas e em pe­ças pró­xi­mas ao mo­tor.

Por ser re­sis­ten­te ao ca­lor e ao frio, em ge­ral, apa­re­ce tam­bém na co­zi­nha. Uten­sí­li­os com si­li­co­ne po­dem ir da ge­la­dei­ra ao for­no. Lu­vas de for­no de si­li­co­ne, por exem­plo, são ca­pa­zes de su­por­tar tem­pe­ra­tu­ras de até 260°C.

Na cons­tru­ção ci­vil, o si­li­co­ne au­men­ta o tem­po de vi­da útil das tin­tas e im­pe­de que ti­jo­los, con­cre­to, te­lhas, re­jun­tes e pe­dras na­tu­ra­is ab­sor­vam água, per­mi­tin­do a sa­í­da de va­po­res, evi­tan­do in­fil­tra­ções.

Uma das prin­ci­pa­is ca­rac­te­rís­ti­cas que fa­zem do si­li­co­ne uma sub­stân­cia es­sen­cial pa­ra uso mé­di­co é o fa­to de ter al­ta inér­cia quí­mi­ca, as­sim, não cau­sa re­a­ções alér­gi­cas ou in­fla­ma­tó­ri­as quan­do em con­ta­to com os te­ci­dos hu­ma­nos. Pró­tes­es fei­tas com bor­ra­cha de si­li­co­ne ga­ran­tem amor­te­ci­men­to e con­for­to, não de­for­mam e são fá­ceis de es­te­ri­li­zar. Na odon­to­lo­gia, os elás­ti­cos uti­li­za­dos em apa­re­lhos den­tá­rios e mol­des de pró­tes­es den­tá­rias são al­guns dos usos.

(Wil­son Bot­ter Jú­ni­or, pre­si­den­te do Con­se­lho Re­gi­o­nal de Quí­mi­ca da 12ª Re­gi­ão (CRQ-XII))

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias