Home / Opinião

OPINIÃO

Sobre a força das fake news

“No­tí­cias fal­sas cir­cu­lam 70% mais do que as ver­da­dei­ras na in­ter­net, apon­ta pes­qui­sa de tec­no­lo­gia. Fake news  tem oi­to ve­zes mais ve­lo­ci­da­de.”

As­sim co­me­ça a ma­té­ria da pá­gi­na 4 do DM de do­min­go, 11/03/2018. Da­dos alar­man­tes fo­ram pu­bli­ca­dos pe­la Ins­ti­tu­to de Tec­no­lo­gia de Mas­sa­chu­setts (MIT), Ins­ti­tu­i­ção de en­si­no re­co­nhe­ci­da mun­di­al­men­te pe­la qua­li­da­de do en­si­no em ci­ên­cias exa­tas e de áre­as vin­cu­la­das à tec­no­lo­gia. Ali os pes­qui­sa­do­res dis­cor­rem  so­bre os mo­ti­vos de pes­so­as pro­mo­ve­rem a in­ser­ção e com­par­ti­lha­men­to de no­tí­cias fal­sas, tra­çam seus per­fis e to­cam no pon­to cru­ci­al e mais in­te­res­san­te ao meu mo­do de ver, o im­pac­to de tais cri­a­ções e dis­se­mi­na­ções des­sas tais Fake News (no­tí­cias fal­sas) no ce­ná­rio po­li­ti­co na­ci­o­nal.

A prá­ti­ca de pro­mo­ver com­par­ti­lha­men­to de no­tí­cias sem che­car su­as fon­tes é mui­to co­mum en­tre nós bra­si­lei­ros, prin­ci­pal­men­te se a no­tí­cia vem cor­ro­bo­rar uma ideia que de­fen­de­mos, e é jus­ta­men­te ai que mo­ra o pe­ri­go, pois es­ta­mos em ano de elei­ções, es­te ano to­dos nós bra­si­lei­ros e bra­si­lei­ras va­mos às ur­nas pa­ra es­co­lher­mos Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca, Go­ver­na­do­res, Se­na­do­res, De­pu­ta­dos Fe­de­ra­is e De­pu­ta­dos Es­ta­du­ais. Des­te mo­do, te­mos que ter mui­ta aten­ção em tu­do o que le­mos ou ou­vi­mos, ten­do o cui­da­do de che­car as fon­tes de ca­da no­tí­cia que cor­ro­bo­ra ou não com nos­sas idei­as. Te­mos que além de che­car em si­tes con­fi­á­veis (até mes­mos in­ter­na­cio­nais), ou­tros ti­pos de im­pren­sa (te­le­vi­si­va e im­pres­sa) ter­mos o cui­da­do de so­men­te com­par­ti­lhar se ver­da­dei­ra­men­te ti­ver­mos a cer­te­za de sua ve­ra­ci­da­de.

A dis­se­mi­na­ção de no­tí­cia fal­sa (fake news) mui­to tem tra­zi­do de pre­ju­í­zo mo­ral, emo­cio­nal e até fi­nan­cei­ros pa­ra mui­tas pes­so­as em vá­ri­as par­tes do mun­do, es­se não é um as­sun­to lo­cal, co­mo pen­sa­mos, mas sim uma epi­de­mia mun­di­al, uma sim­ples no­tí­cia fal­sa com­par­ti­lha­da aqui no Bra­sil po­de ge­rar gran­des pro­ble­mas pa­ra vá­ri­as pes­so­as e/ou ins­ti­tu­i­ções em vá­ri­as par­tes do mun­do. Afi­nal de con­tas, o que é ino­fen­si­vo pa­ra al­guns po­de ser al­ta­men­te pre­ju­di­cial pa­ra ou­tros. Va­le a pe­na en­tão fa­zer a va­li­da­ção da­qui­lo que le­mos e que­re­mos com­par­ti­lhar. No ce­ná­rio po­li­ti­co das elei­ções des­se ano, não é, nem se­rá di­fe­ren­te, nas úl­ti­mas elei­ções, hou­ve vá­ri­as acu­sa­ções que par­ti­dos po­lí­ti­cos con­tra­ta­ram  em­pre­sas de marke­ting di­gi­tal es­pe­cia­li­za­da em dis­se­mi­nar “fake news” con­tra es­se ou aque­le can­di­da­to. Es­sa prá­ti­ca, com­pro­va­da ou não é e sem­pre se­rá mui­to pre­ju­di­cial a to­dos, po­rém, prin­ci­pal­men­te ao elei­tor, ca­so o mes­mo se res­pal­de em no­tí­cias fal­sas, pes­qui­sas en­co­men­da­das ten­den­ci­o­sas, pa­ra so­men­te en­tão de­ci­dir seu vo­to. Co­mo agir en­tão? Mui­to fá­cil, nes­sas elei­ções, não vo­te por emo­ção, vo­te por ra­zão. Ve­ri­fi­que nos  si­tes do TRE ou TSE se seu can­di­da­to é fi­cha lim­pa, fa­ça uma sim­ples pes­qui­sa no Go­o­gle e ve­ja se o mes­mo (em si­tes con­fi­á­veis) es­tá ou não en­vol­vi­do em cor­rup­ção, se é pro­ces­sa­do, se res­pon­de por cul­pa ou par­ti­ci­pa­ção em cri­mes con­tra a ad­mi­nis­tra­ção pú­bli­ca, em fim, fa­ça uma che­ca­gem de to­da in­for­ma­ção so­bre seu can­di­da­to que che­gar até vo­cê, e prin­ci­pal­men­te, se não tem cer­te­za se é ver­da­de, Não com­par­ti­lhe.

(Ri­car­do Da­vid, agen­te mu­ni­ci­pal de Trân­si­to em Go­i­â­nia. ges­tor de Trân­si­to for­ma­do pe­la UEG-Uni­ver­si­da­de Es­ta­du­al de Go­i­ás, pós-gra­du­a­do em Do­cên­cia e Ges­tão do En­si­no Su­pe­ri­or pe­la Uni­ver­si­da­de Es­tá­cio de Sá / RJ, pós-gra­du­an­do em Ges­tão Pú­bli­ca pe­lo Ins­ti­tu­to Coim­bra, ar­tis­ta plás­ti­co, es­cri­tor e com­po­si­tor)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias