Home / Opinião

OPINIÃO

Somos todos irmãos!

O pro­gres­so da so­ci­e­da­de não pas­sa so­men­te pe­las des­co­ber­tas ci­en­tí­fi­cas e tec­no­ló­gi­cas que per­mi­tem me­lho­rar o es­ti­lo de vi­da e a re­la­ção das pes­so­as en­tre si e com o meio em que vi­vem. O pro­gres­so pas­sa pe­la su­pe­ra­ção das vi­sões dis­tor­ci­das e o re­co­nhe­ci­men­to das in­ter­pre­ta­ções er­ra­das que se faz dos con­cei­tos da vi­da.

En­tre os con­cei­tos a se­rem su­pe­ra­dos e ex­ter­mi­na­dos da con­vi­vên­cia hu­ma­na, de­ve se des­ta­car os pre­con­cei­tos so­bre to­dos os as­pec­tos e for­mas. Não se po­de ad­mi­tir de for­ma al­gu­ma que se ali­men­te dis­tin­ção, se­pa­ra­ção, dis­cri­mi­na­ção, ra­cis­mo ou qual­quer “apar­theid” So­ci­al.

A dis­cri­mi­na­ção so­ci­al é um dos mais gra­ves aten­ta­dos que já se co­me­teu con­tra a hu­ma­ni­da­de e que ain­da so­bre­vi­ve na ca­be­ça e nos co­ra­ções de di­ver­sos gru­pos hu­ma­nos que não con­se­gui­ram evo­lu­ir ou mes­mo re­ver seus pró­prios con­cei­tos for­ma­dos em mo­men­tos mui­to ob­scu­ros da his­tó­ria hu­ma­na.

A dis­cri­mi­na­ção ra­ci­al clas­si­fi­ca os se­res hu­ma­nos de acor­do com a cor da sua pe­le, sua ra­ça e su­as ori­gens, ali­men­ta­da por te­o­ri­as pre­con­cei­tu­o­sas, que en­si­nam que há ra­ça su­pe­ri­or a ou­tra e pes­so­as me­lho­res. To­das es­tas te­o­ri­as já fo­ram re­fu­ta­das e re­co­nhe­ci­das co­mo fú­te­is por não se­rem nem ho­nes­tas e me­nos ain­da hu­ma­nas.

Não bas­ta re­fu­tar as te­o­ri­as, é pre­ci­so com­ba­ter as prá­ti­cas e a co­mu­ni­ca­ção pre­con­cei­tu­o­sa que ain­da se per­mi­te cul­ti­var em de­ter­mi­na­dos am­bi­en­tes e nas in­te­ra­ti­vi­da­des so­ci­ais. Nin­guém nas­ce ra­cis­ta ou pre­con­cei­tu­o­so, se apren­de em al­gum lu­gar. O ex-pre­si­den­te da Áfri­ca do Sul, Nel­son Man­de­la, afir­mou: "Nin­guém nas­ce odi­an­do ou­tra pes­soa pe­la cor de sua pe­le ou por sua ori­gem, ou sua re­li­gi­ão. Pa­ra odi­ar, as pes­so­as pre­ci­sam apren­der”.

O fa­to é que não bas­ta so­men­te en­si­nar o fim do pre­con­cei­to ra­ci­al, se faz ne­ces­sá­rio en­si­nar a amar. E amar a to­dos de for­ma in­dis­tin­ta e sem ne­nhum sen­ti­men­to de or­gu­lho que le­ve al­guém a sen­tir-se su­pe­ri­or ao ou­tro. O amor a to­dos os se­res hu­ma­nos de­ve ser cul­ti­va­do nos la­res, am­bi­en­tes e es­pa­ços de con­vi­vên­cia. Nin­guém foi cri­a­dor in­fe­ri­or a nin­guém e tam­pou­co nas­ceu pa­ra ser me­lhor que nin­guém. Os des­ní­veis são uma fal­ta de har­mo­nia na con­vi­vên­cia hu­ma­na e, aci­ma de tu­do, fal­ta de amor hu­ma­no in­je­ta­do nas vei­as e no co­ra­ção.

O fa­to é que ain­da há pes­so­as que ab­sor­ve­ram al­ta do­se de pre­con­cei­to, ra­cis­mo e so­ber­ba com­por­ta­men­tal den­tro dos seus pró­prios la­res, e ali­men­tam ou mes­mo dis­se­mi­nam es­tes con­cei­tos ver­go­nho­sos e hu­mi­lhan­tes.

Não po­de­mos to­le­rar brin­ca­dei­ras ou pia­das que hu­mi­lhem e des­tra­tem qual­quer pes­soa. Não po­de-se ad­mi­tir es­co­lhas pre­fe­ren­ci­ais que dis­cri­mi­nem a cor da pe­le do ou­tro, co­mo se ele fos­se in­fe­ri­or. Não se po­de ele­var nin­guém a cus­ta da hu­mi­lha­ção de ou­tra pes­soa.

O ra­cis­mo e o pre­con­cei­to ra­ci­al de­vem ser tão re­pu­di­a­dos co­mo se re­jei­ta a fo­me, a mi­sé­ria, a guer­ra e a to­dos os cri­mes. Não há di­fe­ren­ça en­tre ra­cis­mo de bran­co ou de ne­gro. To­do ra­cis­mo é sel­va­gem e de­su­ma­no. Ele fe­re de for­ma le­tal a con­vi­vên­cia sa­dia,  pro­je­ta pes­so­as ego­ís­tas e ig­no­ran­tes e jo­ga ou­tros no cam­po da mar­gi­na­li­da­de so­ci­al.

As prá­ti­cas de pre­con­cei­tos ra­ci­ais de­vem ser de­nun­ci­a­das e com­ba­ti­das co­mo qual­quer ou­tro cri­me. Nun­ca se de­ve con­si­de­rar tais prá­ti­cas co­mo uma coi­sa me­nor ou sem im­por­tân­cia. A in­di­fe­ren­ça ou o pou­co ca­so com um as­sun­to tão sé­rio au­men­ta a prá­ti­ca dis­se­mi­na­da  - mes­mo que in­con­sci­en­te - des­te com­por­ta­men­to do­en­tio.

Não se com­ba­te o mal com o mal, mas com a ver­da­de e o bem. A ver­da­de a ser en­si­na­da, vi­vi­da e pra­ti­ca­da é a que so­mos to­dos ir­mãos e ir­mãs, te­mos um Úni­co e mes­mo Pai a quem cha­ma­mos de Deus. Um Pai que tem fi­lhos de to­das ra­ças, apon­tan­do pa­ra a ri­que­za da di­ver­si­da­de e be­le­za da in­te­ra­ti­vi­da­de. O bem pre­ci­sa ser vi­vi­do, en­si­na­do e pra­ti­ca­do e am­bi­en­tes se­pa­ra­tis­tas e dis­cri­mi­na­tó­rios de­vem ser abo­li­dos da con­vi­vên­cia hu­ma­na. Não bas­ta ser con­trá­rio ao pre­con­cei­to ra­ci­al, é pre­ci­so vi­ver e en­si­nar a vi­ver  o amor en­tre to­dos.

(Pa­dre Ró­ger Araú­jo é jor­na­lis­ta e mem­bro da Co­mu­ni­da­de Can­ção No­va. Apre­sen­ta­dor do Pro­gra­ma “A Bí­blia no meu dia a dia” na TV Can­ção No­va.  Au­tor dos li­vros “Jo­ão Pau­lo II – Uma vi­da de San­ti­da­de”, “Re­pen­san­do a Vi­da” e “Des­com­pli­can­do a Vi­da” pe­la Edi­to­ra Can­ção No­va)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias