Home / Opinião

OPINIÃO

Baldy, a renúncia traduzida em bilhões para Goiás

Em exa­ta­men­te um mês, o can­tor Ro­ber­to Car­los vai se apre­sen­tar em Go­i­â­nia. Ele ga­nhou o tí­tu­lo de rei nu­ma re­pú­bli­ca por ter car­rei­ra su­pe­ri­or ao ex­ce­len­te re­per­tó­rio, cui­da­dos pa­ra evi­tar es­cân­da­los pes­so­ais e o afa­go cons­tan­te aos fãs. É sua atu­a­ção fo­ra dos pal­cos e dos es­tú­di­os que lhe ga­ran­te o tro­no. Quan­do es­ti­ver en­can­tan­do seu pú­bli­co no pró­xi­mo 19 de maio, Ro­ber­to Car­los ao mes­mo tem­po agra­da­rá a pes­so­as ca­ren­tes de al­gu­ma ins­ti­tu­i­ção tan­to quan­to agra­dar às ca­ren­tes de sua voz. Quan­do vem a Go­i­ás, o Rei apren­deu a con­fi­ar seus ca­chês a um fi­lan­tro­po, o pro­mo­tor de Jus­ti­ça Jo­el de Sant'An­na Bra­ga. Dou­tor Jo­el, co­mo é co­nhe­ci­do, se apo­sen­tou do Mi­nis­té­rio Pú­bli­co, mas em sua ar­te é igual a Ro­ber­to Car­los na mú­si­ca: nun­ca sai de ce­na. A ar­te de Dou­tor Jo­el é a de ser­vir ao pró­xi­mo. E es­se ta­len­to foi her­da­do pe­los fi­lhos, in­clu­si­ve o mais fa­mo­so de­les, Ale­xan­dre Baldy, que se tor­nou o Ro­ber­to Car­los das obras pa­ra as uni­da­des da fe­de­ra­ção, o Rei das Obras pa­ra os mu­ni­cí­pios e os Es­ta­dos.

Des­de jo­vem, dou­tor Jo­el cu­i­da de cri­an­ças e ado­les­cen­tes vul­ne­rá­veis às dro­gas e a ou­tros in­du­to­res de vi­o­lên­cia. E nes­sa se­a­ra de bon­da­de acos­tu­mou os fi­lhos des­de cri­an­ças. En­tão, quan­do o mi­nis­tro Ale­xan­dre Baldy diz ao Jor­nal Op­ção que sua úni­ca ex­pec­ta­ti­va pa­ra 2019 é "que te­nha­mos um Bra­sil me­lhor pa­ra os bra­si­lei­ros, que con­si­ga­mos efe­ti­va­men­te ter um Bra­sil me­lhor", não é uma fra­se de efei­to li­da nu­ma obra de au­to­a­ju­da, é o re­su­mo de uma vi­da, uma vi­da mar­ca­da por ser­vir, uma vi­da va­li­da­da pe­la vo­ca­ção de ser­vir. Foi pa­ra is­so que o dou­tor Jo­el cri­ou seus me­ni­nos e os fi­lhos hon­ram a tra­di­ção da fa­mí­lia.

Por­tan­to, foi sem sur­pre­sa que nós, co­le­gas de dou­tor Jo­el no Mi­nis­té­rio Pú­bli­co e ami­gos da fa­mí­lia to­da, re­ce­be­mos a no­tí­cia de que Baldy con­ti­nu­a­ria no Mi­nis­té­rio das Ci­da­des, em vez de se de­sin­com­pa­ti­bi­li­zar e ser con­sa­gra­do no­va­men­te pa­ra um man­da­to na Câ­ma­ra dos De­pu­ta­dos. Se­ria re­e­lei­to com a fa­ci­li­da­de pro­por­ci­o­na­da pe­lo aten­di­men­to inin­ter­rup­to a seus elei­to­res. Ale­xan­dre não é de co­me­çar as coi­sas e dei­xá-las pe­la me­ta­de. Não apren­deu com o pai a des­con­ti­nu­ar pro­je­tos, pa­ra usar ter­mos do mun­do cor­po­ra­ti­vo, ao qual Baldy per­ten­ce e que com­par­ti­lha com ou­tros mun­dos, co­mo o mun­do das cri­an­ças ne­ces­si­ta­das de pro­te­ção. Ao pre­fe­rir man­ter o que apren­deu com dou­tor Jo­el, Baldy li­vrou da di­fi­cul­da­de mui­to mais que bra­si­lei­ri­nhos em si­tu­a­ção de rua: sal­vou ci­da­des e mais ci­da­des. Pa­ra re­su­mir: sal­vou os Es­ta­dos. E, em úl­ti­ma me­di­da, o Pa­ís. Sal­vou-nos de 8 mi­lhões de qui­lô­me­tros qua­dra­dos de es­que­le­tos de obras, pra­ti­ca­men­te to­das her­da­das de mi­nis­tros an­te­rio­res.

Com es­te ar­ti­go, es­tou dan­do pu­bli­ci­da­de aos atos ca­ri­do­sos de du­as pes­so­as bon­do­sas que, ape­sar de cé­le­bres, se man­têm no ano­ni­ma­to quan­to a su­as ações em fa­vor dos mais fra­cos: Ro­ber­to Car­los e Jo­el Bra­ga. O di­nhei­ro apu­ra­do com as apre­sen­ta­ções do Rei em Go­i­ás, du­ran­te anos, ia di­re­to pa­ra o sus­ten­to de uma chá­ca­ra e seus in­ter­nos man­ti­dos por Jo­el. Nos ar­re­do­res de Go­i­â­nia, o imó­vel abri­ga de­ze­nas de cri­an­ças e jo­vens que ao lon­go das dé­ca­das a ge­ne­ro­si­da­de ban­cou. Eras­mo Car­los era o par­cei­ro nas com­po­si­ções de Ro­ber­to, por­que o par­cei­ro na pro­mo­ção so­ci­al era o pro­mo­tor de Jus­ti­ça pai do ago­ra mi­nis­tro das Ci­da­des. Mas o Rei aju­da­va não por­que o sú­di­to in­te­gra­va o Mi­nis­té­rio Pú­bli­co, mas por­que é ín­te­gro até nos pro­pó­si­tos.

Ao fi­car no Mi­nis­té­rio das Ci­da­des, Ale­xan­dre Baldy con­fron­tou a má­xi­ma de que em Bra­sí­lia só tem pres­tí­gio quem tem man­da­to. Não. Em Bra­sí­lia, co­mo em qual­quer ou­tra con­cen­tra­ção de má­qui­nas pú­bli­cas, man­da quem tem pro­je­tos; pro­je­tos com co­me­ço, meio e fim; pro­je­tos exe­quí­veis; pro­je­tos que be­ne­fi­ci­em gen­te, não as gran­des cor­po­ra­ções. Ali­ás, na­da con­tra as gran­des cor­po­ra­ções que pro­du­zem mer­ca­do­ri­as, em­pre­gos e ren­da, pois elas tam­bém são ví­ti­mas dos pro­je­tos go­ver­na­men­tais dei­xa­dos pe­la me­ta­de, são ví­ti­mas dos ju­ros ab­sur­da­men­te al­tos co­bra­dos pe­los agio­tas ins­ti­tu­ci­o­na­li­za­dos ou não, ví­ti­mas dos as­sal­tos ofi­ci­al­men­te ba­ti­za­dos de tri­bu­tos. Baldy tem um pres­tí­gio mui­to mai­or que o de man­da­tos. É res­pei­ta­do pe­lo em­pre­en­de­do­ris­mo, por ser um ne­go­ci­an­te há­bil e pro­du­ti­vo, num man­da­to que tem a du­ra­ção de uma exis­tên­cia. É na ge­ra­ção após ge­ra­ção de fi­lan­tro­pia que Baldy se es­cu­da pa­ra to­mar de­ci­sões co­ra­jo­sas co­mo a de pei­tar a fi­lo­so­fia bra­si­li­en­se de que quem não tem man­da­to não man­da em ato ne­nhum.

Go­i­ás co­me­mo­rou a ideia de Baldy, por­que nos­so Es­ta­do cer­ta­men­te vai con­ti­nu­ar se be­ne­fi­ci­an­do da ges­tão mi­nis­te­ri­al aplau­di­da pe­lo Pa­ís. Li­de­ran­ças de di­ver­sos Es­ta­do ro­ga­ram a Baldy que per­ma­ne­ces­se na Pas­ta, mas não foi ne­las que ele pen­sou, mas na fi­lo­so­fia mai­or que a da Ca­pi­tal fe­de­ral, a fi­lo­so­fia do Dou­tor Jo­el: co­me­çou, ter­mi­na. No rei­no das obras ina­ca­ba­das, Baldy to­mou o ru­mo con­trá­rio, o de in­ves­tir nas cons­tru­ções que es­ta­vam es­que­ci­das, pois na ver­da­de quem fi­ca­va es­que­ci­da era a po­pu­la­ção que de­pen­de des­ses equi­pa­men­tos pú­bli­cos. O que o fi­lho do Dou­tor Jo­el co­me­ça, ele ter­mi­na, se­ja en­to­ar um su­ces­so do Ro­ber­to, se­ja uma cre­che pa­ra evi­tar que as cri­an­ças por ela aten­di­das se tor­nem, daí a uns di­as, in­ter­nas em chá­ca­ras co­mo a fun­da­da pe­lo pai de Baldy e man­ti­da por do­a­ções co­mo as do Rei da MPB.

Se­rão 70 os bi­lhões de re­ais in­ves­ti­dos por Baldy até o fim des­te ano e Go­i­ás é pro­ta­go­nis­ta na di­vi­são dos re­cur­sos. Aí se mos­tra o ges­tor, mas o fi­lan­tro­po bri­lha em um ges­to mo­ne­ta­ria­men­te me­nor e hu­ma­na­men­te sem li­mi­te: Baldy lu­tou até con­se­guir tra­zer pa­ra Go­i­ás a imu­ni­za­ção do H1N1, sal­van­do pes­so­as, e não há bi­lhões que sub­sti­tuam vi­das. Uma va­ci­na va­le mais que um BRT. Eis a fi­lo­so­fia de Dou­tor Jo­el apli­ca­da na prá­ti­ca. As­sim é o pai, as­sim é a es­po­sa. Co­mo gen­ti­le­za atrai gen­ti­le­za, Ale­xan­dre co­nhe­ceu Lu­a­na e o ca­sal se uniu nas obras so­ci­ais. Lu­a­na tam­bém tem na fa­mí­lia exem­plo de fi­lan­tro­pia, que Mar­ce­lo Li­mí­rio não au­to­ri­za­ria nem a fi­lha nem nin­guém a di­vul­gar. Foi nes­sa es­co­la que Lu­a­na apren­deu a di­vi­dir com as fa­mí­lias ca­ren­tes sem que es­tas sou­bes­sem que aque­la é ca­sa­da com um po­lí­ti­co (até por­que ele não era) e fi­lha de um gran­de em­pre­sá­rio (tam­bém pe­los mé­ri­tos pes­so­ais). Ela pró­pria é po­lí­ti­ca e em­pre­sá­ria. Po­lí­ti­ca na me­lhor acep­ção do ter­mo: a de es­ten­der a mão à po­lis. Em­pre­sá­ria na mais mo­der­na con­cep­ção do ter­mo: a de ge­rar opor­tu­ni­da­des pa­ra quem se es­pe­cia­li­za em to­das as con­ju­ga­ções do ver­bo, não das ver­bas, tra­ba­lhar, cres­cer, su­bir.

Os em­pre­gos que Baldy e Lu­a­na cri­am em Go­i­ás não ca­bem num show de Ro­ber­to Car­los no Ma­ra­ca­nã, nem de Ju­lio Igle­sias nu­ma praia do Ca­ri­be. Co­mo a mú­si­ca é a mi­nha praia, e a va­ri­e­da­de de es­ti­lo é ser­ven­tia da co­le­ção com de­ze­nas de mi­lha­res de dis­cos, ra­ra­men­te ou­ço Igle­sias, po­rém, lhe de­ve­mos uma fi­ne­za. Num tem­po em que as in­for­ma­ções cir­cu­la­vam na len­ti­dão de te­lex, Dou­tor Jo­el fi­cou sa­ben­do que Igle­sias fa­ria show em Bu­e­nos Ai­res. Pa­ra con­fir­mar que Baldy her­dou de al­guém o fa­ro por opor­tu­ni­da­des de ne­gó­ci­os, o pro­mo­tor de Jus­ti­ça vo­ou pa­ra a Ar­gen­ti­na. Foi ao ho­tel em que o can­tor es­ta­va hos­pe­da­do. Na­que­la épo­ca, Igle­sias era pa­ra os la­ti­nos o que Anit­ta é atu­al­men­te pa­ra os apre­cia­do­res de funk. Ima­gi­na-se a di­fi­cul­da­de de con­ver­sar com um ído­lo des­se vul­to... Quem dis­se que Dou­tor Jo­el de­sa­ni­mou? Co­me­çou, ter­mi­na. Não vi­a­ja­ria de Go­i­â­nia até ali pra fi­car num hall com a pas­ta cheia de fo­tos da chá­ca­ra. Ar­ra­nhou o por­tu­nhol do por­tei­ro e das re­cep­cio­nis­tas, ex­pli­can­do que era um pro­je­to so­ci­al. Al­gum fi­lho de Deus pres­tou aten­ção e le­vou ao es­pa­nhol o pe­di­do do bra­si­lei­ro. Igle­sias to­pou: seu pró­xi­mo show no Bra­sil te­ria ren­da de­di­ca­da à chá­ca­ra dos me­ni­nos do Dou­tor Jo­el.

E foi as­sim que Ale­xan­dre Baldy se dou­to­rou em aju­dar às pes­so­as: aju­dan­do, in­do atrás pa­ra che­gar na fren­te. Nun­ca foi pa­ra apa­re­cer: nem po­lí­ti­co a fa­mí­lia ti­nha. Não se bus­ca­vam man­che­tes: pe­lo con­trá­rio, só lhes im­por­ta­vam que uma pes­soa sou­bes­se, a be­ne­fi­ci­a­da. Nem pre­ci­sa­vam sa­ber quem es­ta­vam be­ne­fi­ci­an­do, bas­ta­va o be­ne­fi­ci­a­do sa­ber que al­guém no mun­do se im­por­ta com quem pre­ci­sa. É mui­to bom in­te­grar uma ins­ti­tu­i­ção da qual saiu um Jo­el Bra­ga. É ex­ce­len­te mo­rar num Es­ta­do do qual Ale­xan­dre Baldy saiu pa­ra me­lho­rar o mun­do.

(Demóstenes Torres, procurador de Justiça em Goiás, foi senador de 2003 até 2012)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias