Home / Opinião

OPINIÃO

O Sindaseg não mais me representa!

Car­ta Aber­ta a pro­fis­si­o­nais do Ser­vi­ço So­ci­al em Go­i­ás

No ano pas­sa­do, re­ce­bi um co­mu­ni­ca­do do Sindaseg. Res­pon­di. Em meu Fa­ce­bo­ok, dei­xei o re­gis­tro dos dois co­mu­ni­ca­dos. Da mes­ma for­ma que, quan­do en­trei pa­ra a cons­tru­ção des­te sin­di­ca­to, o le­vei às mi­nhas re­des so­ci­ais e a es­te jor­nal, além de di­vul­gar is­to atra­vés de di­ver­sos ar­ti­gos pu­bli­ca­dos, o fa­ço nes­ta mi­nha sa­í­da. Cla­ro.

Há oi­to anos, quan­do co­me­cei a pas­sar por as­sé­dio la­bo­ral na Pre­fei­tu­ra de Go­i­â­nia, pro­cu­rei o Sindigoiânia. A Pre­fei­tu­ra me de­via 5 mes­es de uma che­fia e ha­via me de­fe­nes­tra­do, mes­mo após sin­di­cân­cia pro­vo­ca­da pe­lo MP/GO, que me apoi­ou e viu que eu es­ta­va cor­re­ta. O as­ses­sor ju­rí­di­co do Sindigoiânia me re­ce­beu inú­me­ras ve­zes, me en­ro­lou mes­es e na­da fez, além de pia­di­nhas. Anos de­pois, após pro­ces­so ad­mi­nis­tra­ti­vo in­ter­no e a ges­tão do MP/GO, re­ce­bi o que a pre­fei­tu­ra me de­via, mas ain­da fo­ra do meu ór­gão de ori­gem, en­con­trei uma pes­soa que que­ria re­a­ti­var nos­so sin­di­ca­to de as­sis­ten­tes so­ci­ais e lo­go tí­nha­mos um gru­po.

Co­lo­quei mi­nha ques­tão e mi­nha in­ten­ção de ser can­di­da­ta a ve­re­a­do­ra. Tra­ba­lha­mos, re­fi­ze­mos a lu­ta sin­di­cal, re­a­bri­mos o nos­so sin­di­ca­to de as­sis­ten­tes so­ci­ais. No en­tan­to, no ano pas­sa­do, es­ta­va sen­do iso­la­da pe­la pre­si­den­te do sin­di­ca­to e iro­ni­za­da pe­lo seu as­ses­sor ju­rí­di­co; am­bos vi­e­ram do Sindigoiânia.

Em­bo­ra eu de­se­je su­ces­so à ca­te­go­ria em su­as con­quis­tas, saí fo­ra do Sindaseg. Não me dis­po­nho mais a con­vi­ver em um mo­vi­men­to pa­ne­les­co, de pes­so­as con­des­cen­den­tes com as ar­bi­tra­ri­e­da­des que no­to­ria­men­te ali, fo­ram à mim di­ri­gi­das. Es­ti­ve pre­sen­te e par­ti­ci­pan­te no úl­ti­mo ano, ca­la­da, ven­do a "as­ses­so­ria de co­mu­ni­ca­ção" agin­do sem se co­mu­ni­car co­mi­go, sen­do eu, di­re­to­ra nes­te cam­po. E não foi por au­sên­cia mi­nha, pois quan­do pro­du­zi um bo­le­tim in­for­ma­ti­vo, es­ta as­ses­so­ria sur­giu; apre­sen­tei - me e me co­lo­quei, pa­ra o tra­ba­lho. So­men­te a pre­si­dên­cia fun­cio­na, e as as­ses­so­rias ju­rí­di­ca e de co­mu­ni­ca­ção, con­for­me lhes con­vém. Tá bom. Pa­ra quem qui­ser. Pa­ra mim, não. Não es­pe­ra­va um sin­di­ca­to de as­sis­ten­tes so­ci­ais pan­fle­tei­ro, que vai na co­la de ou­tros mo­vi­men­tos, que não ques­ti­o­na, não pro­põe al­ter­na­ti­vas, que não se or­ga­ni­za e nem a clas­se tra­ba­lha­do­ra, que ig­no­ra prin­cí­pios éti­cos, te­ó­ri­cos e me­to­do­ló­gi­cos do Ser­vi­ço So­ci­al.

A coi­sa foi tão bru­ta e to­le­rei tan­to, que, após o en­vio de mi­nha res­pos­ta ao co­mu­ni­ca­do que re­ce­bi (pas­sei dois di­as pen­san­do se saia), a pre­si­den­te se li­mi­tou a di­zer que me avi­sas­sem que a as­ses­so­ria de co­mu­ni­ca­ção fa­ria uma car­ta de re­nún­cia pa­ra que eu as­si­nas­se, "pois o Sindaseg é sé­rio". Ela não sa­be que sei es­cre­ver. Se­quer leu meu co­mu­ni­ca­do, on­de eu dis­se que fa­ria a car­ta.

Es­ta mi­nha car­ta não é de re­nún­cia, é de repúdio!

Con­tri­buí e con­ti­nu­a­rei con­tri­buin­do com a ca­te­go­ria. Não abro mão dis­to. Mi­nha lu­ta não co­me­çou nem pa­ra aqui. Sei de cor o nos­so Có­di­go de Éti­ca. Des­de 1993, quan­do me for­mei mui­to bem for­ma­da, pe­la an­ti­ga UCG. Re­cu­ar ago­ra, é re­sis­tên­cia e não, de­sis­tên­cia!!

Ora, se uma li­de­ran­ça sin­di­cal ar­re­ba­nha pes­so­as que não sa­bem pa­ra que ser­ve um sin­di­ca­to, en­tão es­tão ame­a­ça­das, es­tas pes­so­as e a ca­te­go­ria que elas re­pre­sen­tam. É in­con­tes­te o que pas­sei, em ter­mos de as­sé­dio la­bo­ral. É in­con­tes­te que fui com­pa­nhei­ra, res­pei­to­sa, ale­gre, pro­po­si­ti­va, que agi sem tu­mul­tu­ar ou des­pre­zar qual­quer co­le­ga ou ques­tão im­por­tan­te, den­tro do Sindaseg. E que o gru­po não foi re­cí­pro­co, co­mi­go. Não es­ti­ve ali pa­ra fa­zer ami­za­des ou pa­ra que gos­tas­sem de mim, mas es­pe­ra­va al­gu­ma con­si­de­ra­ção pro­fis­si­o­nal e res­pei­to; cu­i­dei de mi­nhas ati­tu­des, nes­te sen­ti­do. Mas ali o que re­ge é a hi­po­cri­sia, a des­fa­ça­tez, a in­co­e­rên­cia, o per­so­na­lis­mo es­tre­lis­ta, a ig­no­rân­cia e o al­pi­nis­mo so­ci­al. É in­dig­no. Não há o que se re­cla­mar de mi­nha pos­tu­ra pro­fis­si­o­nal ou pes­so­al no tra­ba­lho, ain­da que eu não se­ja per­fei­ta.

In­te­res­ses ob­scu­ros re­gem o Sindaseg. Há le­ni­ên­cia do res­tan­te da di­re­to­ria, di­an­te da pre­si­dên­cia e da as­ses­so­ria ju­rí­di­ca, em­bo­ra eu ain­da con­si­de­re al­gu­mas pes­so­as co­mo de bem, ali den­tro. Li­de­ran­ça es­pú­ria!

Re­for­ço aqui o pa­pel de um Sin­di­ca­to, de acor­do com o que apren­di em mi­nha li­da co­mo ati­vis­ta dos mo­vi­men­tos so­ci­ais e da po­lí­ti­ca e tam­bém, em mi­nha for­ma­ção e vi­vên­cia pro­fis­si­o­nal.

No Go­o­gle, lê - se que “o sin­di­ca­to dos tra­ba­lha­do­res é uma as­so­cia­ção que reú­ne pes­so­as de um mes­mo seg­men­to pro­fis­si­o­nal. O sin­di­ca­to cum­pre pa­pel im­por­tan­te nos dis­sí­di­os in­di­vi­dua­is de pes­so­as que fa­zem par­te da ca­te­go­ria. Os sin­di­ca­tos de­fen­dem os in­te­res­ses pro­fis­si­o­nais, so­ci­ais e po­lí­ti­cos dos seus as­so­cia­dos, em uma ba­se ter­ri­to­ri­al.”

O blog Bra­sil de Fa­to re­gis­tra: “No nos­so en­ten­di­men­to, um sin­di­ca­to de­ve per­ce­ber o tra­ba­lha­dor, aci­ma de tu­do, co­mo um ser hu­ma­no – na sua in­te­gra­li­da­de. Lo­go, a ação de um sin­di­ca­to de ca­rá­ter eman­ci­pa­dor não de­ve se li­mi­tar a uma pau­ta de rei­vin­di­ca­ção. A lu­ta dos tra­ba­lha­do­res de­ve su­plan­tar as ques­tões ime­di­a­tas e cor­po­ra­ti­vas.”

Saio dei­xan­do aqui plan­ta­da, uma se­men­te de dig­ni­da­de que tal­vez, pos­sa ger­mi­nar e cres­cer o su­fi­ci­en­te pa­ra dar abri­go aos que fi­cam, aos que vi­rão... Te­nho mãe, ir­mã, so­bri­nhos, fi­lhos, ne­ta e mes­mo se não ti­ves­se nin­guém, não sai­ria sem dei­xar bem cla­ro que nin­guém me­re­ce e nem pre­ci­sa de as­sé­dio. De ne­nhum ti­po. É ques­tão Éti­ca e qual­quer as­sis­ten­te so­ci­al que se pre­ze, sa­be o que é is­so, em nos­sa pro­fis­são. Se es­ta­mos pa­ra or­ga­ni­zar a clas­se tra­ba­lha­do­ra e nem nos or­ga­ni­za­mos co­mo tal e se­quer nos re­co­nhe­ce­mos e nos de­fen­de­mos, não te­mos Éti­ca.

Mi­nha con­du­ta sem­pre foi pau­ta­da nas três di­men­sões do Ser­vi­ço So­ci­al: te­ó­ri­co-me­to­do­ló­gi­ca, éti­co-po­lí­ti­ca e téc­ni­co- ope­ra­ti­va. To­le­rei mui­to no tra­ba­lho e não es­pe­ra­va pe­lo que pas­sei, no Sindaseg. Es­te mo­men­to de re­tro­ces­sos e de per­das no cam­po so­ci­al e do tra­ba­lho, não me per­mi­te es­mo­re­cer. A lu­ta con­ti­nua, não pa­rou e não pa­ra aqui, re­pi­to.

Não se tra­ta de coi­ta­dis­mo, co­le­ga. É ques­tão de Ca­te­go­ria. Re­ce­bi co­mu­ni­ca­do de que o Sindaseg não me apo­i­a­ria em mi­nha ques­tão tra­ba­lhis­ta, por ser ques­tão pes­so­al e eu o co­mu­ni­quei, in­for­mal­men­te, que a mi­nha pes­soa não mais fa­ria par­te des­ta ges­tão. Fi­ca aqui, o meu re­gis­tro ofi­ci­al de re­pú­dio. Que cons­te nos au­tos.

Aten­te - se!

(Ale­xan­dra Ma­cha­do Cos­ta, as­sis­ten­te so­ci­al, po­e­ti­sa, fun­cio­ná­ria pú­bli­ca mu­ni­ci­pal)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias