Home / Opinião

OPINIÃO

Drauzio Varella diz que ricos não deveriam usar sistema público de saúde

O médico Drauzio Varella, de 75 anos, em entrevista à BBC Brasil no Reino Unido sobre o atendimento de saúde do Brasil, disse que os ricos deveriam deixar de usar o Sistema Único de Saúde (SUS).

“Acho que, num país com a desigualdade do Brasil, temos uma parte da população com condições econômicas bastante favoráveis que não deveria usar o SUS. Deveria deixá-lo para quem não tem outra alternativa: ou se trata pelo SUS ou não se trata. Então, não tem sentido de eu estar ocupando o lugar do outro, tenho que me entender com a iniciativa privada”, defendeu o médico.

Quando questionado sobre qual seria a medida que tomaria se fosse ministro da saúde, Varella respondeu que não entendia nada sobre administração, mas tem a consciência de que não existe apenas uma medida, ressaltando que é importante para esta função saber liderar.

“Não precisa ser um médico. Mas tem que ser uma pessoa que ouça os técnicos, que tenha ideias do que fazer para enfrentar esse enorme desafio. E o enfrentamento desse enorme desafio tem que começar lá em baixo. Tem que começar na Unidade Básica de Saúde. Porque aí que você resolve quase todos os problemas”, acrescentou o especialista.

Varella falou ainda sobre a violência no Brasil, em especial no Rio de Janeiro e destacou que ela é especialmente contra os pobres. Ele afirmou também que a sociedade brasileira é aquela que “quer ver bandido na cadeia”, mas destacou que “encarcerar não resolve simplesmente o problema das pessoas”.

Ao encerrar, o médico revelou que em situações complicadas, como de morte, detesta ouvir os pacientes agradecendo a Deus. “Você fica com vontade de dizer: ‘Graças a Deus?! E eu?! Não ajudei nada?!’", afirmou.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias