Home / Opinião

OPINIÃO

Suicídio: entenda e ajude a combatê-lo

“Quem fa­la so­bre su­i­cí­dio não se ma­ta, só quer cha­mar a aten­ção”. Es­se é um dos pen­sa­men­tos mais er­ra­dos que já ou­vi e, in­fe­liz­men­te, por mui­tas ve­zes. Quem fa­la so­bre ti­rar a pró­pria vi­da já es­tá há al­guns pas­sos de con­su­mar o fa­to, por is­so é es­sen­cial que to­dos pres­tem aten­ção no com­por­ta­men­to das pes­so­as ao seu re­dor e até em si mes­mos, pois os fa­to­res que le­vam à tal ação po­dem sur­gir em qual­quer in­di­ví­duo, in­de­pen­den­te­men­te do se­xo, clas­se so­ci­al ou fai­xa-etá­ria.

Pa­ra en­ten­der a gra­vi­da­de do te­ma, a ca­da 40 se­gun­dos uma pes­soa co­me­te su­i­cí­dio no mun­do, se­gun­do da­dos da Or­ga­ni­za­ção Mun­di­al da Sa­ú­de (OMS). O re­sul­ta­do são 800 mil mor­tes por ano. No Bra­sil, o su­i­cí­dio é a se­gun­da cau­sa de mor­te de jo­vens en­tre 15 e 29 anos, mais um mo­ti­vo pa­ra que as “ame­a­ças” de su­i­cí­dio se­jam le­va­das a sé­rio, pois elas atin­gem pes­so­as ca­da vez mais no­vas.

Fa­lar so­bre su­i­cí­dio não es­ti­mu­la mais pes­so­as a co­me­te­rem. O di­á­lo­go, es­cla­re­ci­men­tos e tra­ta­men­to de do­en­ças con­si­de­ra­das fa­to­res de ris­co são a me­lhor for­ma de pre­ve­nir o pro­ble­ma. Quan­to mais fa­la­mos (e ou­vi­mos, prin­ci­pal­men­te), mais pro­mo­ve­mos uma re­de de apoio às pes­so­as que pas­sam por al­gum ti­po de so­fri­men­to.

Mas por que as pes­so­as co­me­tem su­i­cí­dio?

Exis­te um con­jun­to de fa­to­res en­vol­vi­dos. Os tran­stor­nos men­tais es­tão re­la­ci­o­na­dos em 90% dos ca­sos. Ca­tás­tro­fes, per­da de en­tes que­ri­dos, gran­des des­fal­ques fi­nan­cei­ros, abu­so se­xu­al, bullying, so­li­dão e an­te­ce­den­tes fa­mi­lia­res de su­i­cí­dio são al­gu­mas das cau­sas as­so­cia­das, mas é im­por­tan­te res­sal­tar que to­do ser hu­ma­no pas­sa por ad­ver­si­da­des co­mo es­sas e que a ex­clu­são da pró­pria vi­da não é a so­lu­ção.

É pre­ci­so dar aten­ção e ou­vir a pes­soa que fa­la so­bre su­i­cí­dio. Fra­ses co­mo: “vo­cê tem tu­do”, “pen­sa na sua fa­mí­lia” e “não fa­la bes­tei­ra”, de­fi­ni­ti­va­men­te não aju­dam, pe­lo con­trá­rio, faz com que o in­di­ví­duo se sin­ta ca­da vez mais cul­pa­do. Se en­ten­der­mos que na men­te da pes­soa vul­ne­rá­vel não es­tá o en­cer­ra­men­to da vi­da, mas o en­cer­ra­men­to da dor, te­re­mos mais con­di­ções de aju­dá-la.

Ao se de­pa­rar com al­guém pro­pen­so a se su­i­ci­dar, pro­cu­re com­pre­en­der o que mo­ti­va es­sa pes­soa a pen­sar so­bre su­i­cí­dio, ou­ça as su­as jus­ti­fi­ca­ti­vas e en­tão mos­tre que exis­tem al­ter­na­ti­vas pa­ra li­dar com os pro­ble­mas. In­di­que bus­car ime­di­a­ta­men­te a aju­da de pro­fis­si­o­nais es­pe­cia­li­za­dos co­mo psi­có­lo­gos e psi­qui­a­tras. Ho­je es­ses es­pe­cia­lis­tas es­tão tam­bém nas clí­ni­cas mé­di­cas po­pu­la­res, on­de os pre­ços são bas­tan­te aces­sí­veis, jus­ta­men­te pa­ra que pes­so­as ne­ces­si­ta­das te­nham um acom­pa­nha­men­to mé­di­co ade­qua­do e ao seu al­can­ce.

O apoio da fa­mí­lia, das ami­za­des só­li­das, das cren­ças que am­pa­ram e dão es­pe­ran­ça tam­bém é im­por­tan­te pa­ra que o in­di­ví­duo res­ta­be­le­ça a sua men­te. Ou­tra me­di­da de com­ba­te ao su­i­cí­dio é o Cen­tro de Va­lo­ri­za­ção da Vi­da (CVV), que dis­po­ni­bi­li­za aten­di­men­to gra­tui­to 24 ho­ras pa­ra dar apoio emo­cio­nal e pre­ve­nir o pen­sa­men­to su­i­ci­da.

Nu­ma era em que o con­ve­nien­te é en­vi­ar men­sa­gens ins­tan­tâ­ne­as e com res­pos­tas rá­pi­das, o olho no olho ain­da é in­sub­sti­tu­í­vel. Se co­nhe­cer al­guém com fa­to­res de ris­co ou se vo­cê mes­mo sen­tir di­fi­cul­da­de de con­ver­sar com o pró­xi­mo, bus­que au­xí­lio es­pe­cia­li­za­do o quan­to an­tes. Dê va­lor à vi­da!

(Da­ni­el­le de Pau­la San­tos, psi­có­lo­ga da Doktor's, clí­ni­ca mé­di­ca po­pu­lar lo­ca­li­za­da em São Pau­lo. Mais in­for­ma­ções: www.doktors.com.br)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias