Home / Opinião

OPINIÃO

1968 o ano que não terminou - A revolução da pílula

Den­tre os mi­lha­res de ver­ná­cu­los que a es­cri­ta hu­ma­na já in­ven­tou tal­vez a pai­xão se­ja o que mais sin­te­ti­za o ano de 1968.

Es­te sen­ti­men­to pro­fun­do, ar­re­ba­ta­dor e trans­for­ma­dor im­pul­si­o­nou e pro­vo­cou gran­des mu­dan­ças nas so­ci­e­da­des que, apai­xo­na­da­men­te, co­e­xis­ti­ram na­que­le que foi um dos anos mais in­ten­sos e em­ble­má­ti­cos do sé­cu­lo 20.

As con­tes­ta­ções ide­o­ló­gi­cas de uma bi­po­la­ri­da­de nu­cle­ar, as di­ta­du­ras la­ti­no-ame­ri­ca­nas, as con­vul­sões fran­ce­sas, a guer­ra do Vi­et­nã e o ger­mi­nar da pri­ma­ve­ra re­sul­ta­ram não em gran­des mu­dan­ças po­lí­ti­cas ou ide­o­ló­gi­cas, mas sim em ir­re­ver­sí­veis mu­dan­ças com­por­ta­men­tais.

O slo­gan pro­vo­ca­dor “É pro­i­bi­do pro­i­bir” traz o com­pên­dio mais fi­el des­te ano; pois, em­bu­tia na men­ta­li­da­de ju­ve­nil da­que­la épo­ca uma no­va con­cei­tu­a­ção de li­ber­da­de, in­clu­si­ve se­xu­al, e em pe­cu­li­ar, a ori­gem da eman­ci­pa­ção fe­mi­ni­na.

A che­ga­da da pí­lu­la an­ti­con­cep­ci­o­nal re­vo­lu­ci­o­na­va e afron­ta­va o ma­chis­mo e a mo­ra­li­da­de das par­ce­las con­ser­va­do­ras em to­do mun­do.

A fa­ce per­ver­sa de uma vi­são do se­xo ape­nas co­mo meio de re­pro­du­ção que con­de­na­va em es­pe­ci­al a mu­lher, era in­sul­ta­do por es­sa mu­dan­ça que da­va o di­rei­to à mu­lher de en­gra­vi­dar con­for­me seu de­se­jo.

Re­a­ções for­tes ocor­re­ram com a pu­bli­ca­ção pe­lo pa­pa Pau­lo VI da car­ta en­cí­cli­ca Hu­ma­nae Vi­tae, de 25 de ju­lho de 1968, que pro­i­bia os fi­éis ca­tó­li­cos do mun­do a usar as pí­lu­las an­ti­con­cep­ci­o­nais, ou de qual­quer ou­tro mé­to­do me­câ­ni­co ou quí­mi­co de con­tro­le de na­ta­li­da­de.

Ques­tões so­ci­ais co­mo o cres­ci­men­to de­sor­de­na­do, em es­pe­ci­al das par­ce­las mais po­bres, po­le­mi­za­ram o de­ba­te en­tre os de­fen­so­res da pí­lu­la con­tra os ar­gu­men­tos re­li­gi­o­sos e con­ser­va­do­res da igre­ja.

A au­to­no­mia da mu­lher es­ta­va no cen­tro do de­ba­te, e as mu­dan­ças com­por­ta­men­tais avan­ça­vam, ve­loz­men­te, mu­dan­do pa­ra­dig­mas ini­ma­gi­ná­veis pa­ra aque­le ano con­vul­si­o­na­do de pai­xões.

Es­tas mu­dan­ças ja­mais pa­ra­ram. A ló­gi­ca do se­xo, co­mo me­ro ins­tru­men­to re­pro­du­tor, deu con­cei­tu­a­ção de pra­zer e de li­ber­da­de.

O po­der de con­tro­le da gra­vi­dez pro­por­ci­o­nou au­to­no­mia à mu­lher, abrin­do es­pa­ço pa­ra car­rei­ras pro­fis­si­o­nais e aca­dê­mi­cas; am­bi­en­tes an­tes res­tri­tos aos ho­mens.

En­fim, 1968 mu­da­va o com­por­ta­men­to hu­ma­no, re­vo­lu­ci­o­na­va con­cei­tos.

Apai­xo­na­va-se em cau­sas, mui­tas das qua­is não po­lí­ti­cas ape­nas, pois se mu­da­va tam­bém a fa­ce hu­ma­na.

(Hen­ri­que Mat­thi­e­sen, ba­cha­rel em Di­rei­to)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias