Home / Opinião

OPINIÃO

1968 – o ano que não terminou. O germinar da primavera em praga

As in­qui­e­tan­tes con­tes­ta­çõ­es­dos “co­mu­nis­tas” da Tche­cos­lo­vá­quia con­tra as or­dens de Mos­cou co­me­ça­vam a ger­mi­nar no que se su­ce­de­ria co­mo a “Pri­ma­ve­ra de Pra­ga”; mo­vi­men­to li­be­ra­li­zan­te que Ale­xan­der Dub­cek, che­fe de Es­ta­do tche­co,ou­sou im­ple­men­tar.

O con­tex­to da Guer­ra Fria – na dis­pu­ta en­tre du­as vi­sões de mun­do – al­ta­men­te mi­li­ta­ri­za­da e ten­ci­o­na­da pe­las du­as gran­des po­tên­cias, EUA e URSS, não per­mi­ti­ria qual­quer de­se­qui­lí­brio na sua cor­re­la­ção de for­ça, prin­ci­pal­men­te na Eu­ro­pa.

Evi­den­te que a tro­ca de acu­sa­ções en­tre Was­hing­ton e Mos­cou ener­gi­zou-se com os rus­sos acu­san­do os ame­ri­ca­nos de apo­i­a­rem a in­sur­rei­ção tche­ca. Tan­ques e sol­da­dos de pron­ti­dão aguar­da­vam ape­nas as or­dens pa­ra a in­va­são.

Dis­cur­sos du­ros fe­cha­vam ca­da vez mais as vi­as di­plo­má­ti­cas; por­quan­to, Mos­cou não per­mi­ti­ria qual­quer es­pé­cie de fis­su­ra aos mem­bros do Pac­to de Var­só­via. O ul­ti­ma­to fi­nal pa­ra os tche­cos foi da­do na Con­fe­rên­cia de Var­só­via, ocor­ri­da em 14 de ju­lho de 1968, que di­zia: “Ja­mais con­sen­ti­re­mos que o im­pe­ri­a­lis­mo abra uma bre­cha no sis­te­ma so­ci­a­lis­ta e mo­di­fi­que a Eu­ro­pa. ”

Ma­no­bras tche­cas re­che­a­das de ble­fe­se de pai­xões num dis­cur­so de so­be­ra­nia, in­de­pen­dên­cia, afron­ta às or­dens de Niko­lai Pod­gorny, Se­cre­tá­rio-Ge­ral do Par­ti­do Co­mu­nis­ta,e Pre­si­den­te da URSS, anun­ci­a­va o con­fron­to.

Era ne­ces­sá­rio con­ter a in­su­bor­di­na­ção, pois os ven­tos sub­ver­si­vos so­pra­vam for­te­men­te em to­dos os con­ti­nen­tes; me­di­das du­ras pre­ci­sa­vam ser to­ma­das pa­ra evi­tar con­ta­mi­na­ções de in­sur­gên­cia no blo­co so­vi­é­ti­co.

A re­jei­ção à or­to­do­xia hos­ti­li­zan­te do Krem­lin era con­tra­pos­ta ao so­ci­a­lis­mo hu­ma­nís­ti­co de Dub­cek; con­tu­do, a po­si­ção es­tra­té­gi­ca da Tche­cos­lo­vá­quia era fun­da­men­tal pa­ra os rus­sos man­te­rem seu con­tro­le no les­te eu­ro­peu.

Não ob­stan­te, as se­men­tes li­ber­tá­ri­as ger­mi­na­ram. A bre­vís­si­ma “Pri­ma­ve­ra” che­ga­ra e os tan­ques rus­sos des­fi­la­ram em Pra­ga e em to­da Tche­cos­lo­vá­quia. Os ven­tos in­sur­gen­tes que so­pra­vam em to­dos os con­ti­nen­tes en­con­tra­ram no so­ci­a­lis­mo so­vi­é­ti­co a for­ça mi­li­tar que o con­te­ve.

O flo­res­cer pre­ma­tu­ro de uma pri­ma­ve­ra, que ob­je­ti­va­va um so­ci­a­lis­mo de­mo­crá­ti­co, ru­iu pre­co­ce­men­te.

As cir­cun­stân­cias da Guer­ra Fria, as­so­cia­da à uma vi­são to­ta­li­tá­ria, não per­mi­tiu a ex­pe­ri­ên­cia de um so­ci­a­lis­mo de­mo­crá­ti­co mais hu­ma­no.

As fis­su­ras tão te­mi­das por Mos­cou vi­e­ram anos de­pois com o des­mon­te da URSS; po­rém, o ca­pi­ta­lis­mo ame­ri­ca­no tam­bém não per­mi­tiu ci­vi­li­da­de à hu­ma­ni­da­de.

Co­e­xis­ti­mos em um sis­te­ma per­ver­so de ri­que­za pa­ra pou­quís­si­mos e mi­sé­ria pa­ra mi­lhões. E des­ta for­ma, so­mos mi­lhões de mi­se­rá­veis no mun­do.

(Hen­ri­que Mat­thi­e­sen, bacharel em Di­rei­to, jor­na­lis­ta)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias