Home / Opinião

OPINIÃO

A arte de escolher

Vo­cê acre­di­ta que a vi­da é um jo­go de es­co­lhas? Se­ja a res­pos­ta po­si­ti­va ou ne­ga­ti­va, as­sis­ta a ‘The Pla­ce’. O fil­me ita­li­a­no, di­ri­gi­do por Pao­lo Ge­no­ve­se, é uma adap­ta­ção ci­ne­ma­to­grá­fi­ca de uma sé­rie de TV ‘The Bo­oth at the End’. Tu­do se pas­sa em uma me­sa de um bar em que um ho­mem re­ce­be pe­di­dos da­que­les que o vi­si­tam.

Um pai pe­de pe­la sa­ú­de do fi­lho; uma mu­lher de­se­ja ser mais bo­ni­ta; e ou­tra, vol­tar a ser ama­da; um ce­go so­li­ci­ta vol­tar a en­xer­gar; e uma frei­ra bus­ca re­en­con­trar Deus. O que lhes so­li­ci­ta­do em tro­ca é, res­pec­ti­va­men­te, ma­tar uma cri­an­ça, fa­zer um as­sal­to, se­pa­rar um ca­sal, vi­o­len­tar uma mu­lher e en­gra­vi­dar.

Es­ses e ou­tros pe­di­dos são co­nec­ta­dos pe­lo ro­tei­ro. As his­tó­ri­as se cru­zam e os cri­té­rios éti­cos são der­ru­ba­dos até um fi­nal sur­pre­en­den­te. O es­sen­cial es­tá em mo­ti­var a re­fle­xão so­bre um ques­ti­o­na­men­to vis­ce­ral. Até on­de vo­cê iria pa­ra re­a­li­zar o seu de­se­jo? Quem ou quan­tos vo­cê sa­cri­fi­ca­ria pa­ra tor­nar re­a­li­da­de o seu so­nho?

O fil­me ca­mi­nha pe­la psi­co­lo­gia, psi­ca­ná­li­se, re­li­gi­ão, fi­lo­so­fia, éti­ca e mo­ral. Per­cor­re den­tro de ca­da um de nós ve­re­das es­tra­nhas, que não que­re­mos ou não con­se­gui­mos ver. Der­ru­ba os li­mi­tes do po­li­ti­ca­men­te cor­re­to e nos co­lo­ca na es­fe­ra de um pe­ri­go­so prag­ma­tis­mo que tu­do per­mi­te pa­ra se ob­ter o que se quer.

(Os­car D'Am­bro­sio, mes­tre em Ar­tes Vi­su­ais e dou­tor em Edu­ca­ção, Ar­te e His­tó­ria da Cul­tu­ra, ge­ren­te de Co­mu­ni­ca­ção e Marke­ting da Fa­cul­da­de de Ci­ên­cias Mé­di­cas da San­ta Ca­sa de São Pau­lo)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias