Home / Opinião

OPINIÃO

A caridade pura não aceita egoísmo

Quem se in­te­gra no ver­da­dei­ro es­pí­ri­to da Ca­ri­da­de não mais acei­ta o ego­ís­mo. Deus é quem ne­le ha­bi­ta. E es­te sen­ti­do de Fra­ter­ni­da­de, So­li­da­ri­e­da­de, Ge­ne­ro­si­da­de, que é Deus, vi­ve em to­dos e por to­dos os seus Ir­mãos em hu­ma­ni­da­de. Dis­se o Bu­da (aprox. 556-486), o ilu­mi­na­do men­tor que nas­ceu na Ín­dia: “O so­fri­men­to é uni­ver­sal; a cau­sa do so­fri­men­to são os de­se­jos ego­ís­tas; a cu­ra do so­fri­men­to es­tá em li­ber­tar-se dos de­se­jos; o mo­do de li­vrar-se dos de­se­jos é atra­vés de uma per­fei­ta dis­ci­pli­na men­tal”.

Deus é Ca­ri­da­de. Em sua Pri­mei­ra Epís­to­la, 4:8 e 16, Jo­ão Evan­ge­lis­ta ex­pli­ca que “Deus é Amor”. Ora, Ca­ri­da­de é si­nô­ni­mo de Amor. To­dos pre­ci­sam de­le, o mun­do ne­ces­si­ta de Ca­ri­da­de. Eis a Es­tra­té­gia Di­vi­na pa­ra a per­fei­ta con­du­ção dos po­vos, quan­do os se­res hu­ma­nos al­can­ça­rem que Po­lí­ti­ca ple­na é aque­la que, cu­i­dan­do do ci­da­dão, in­fe­re que es­te, além de cor­po, tam­bém pos­sui Al­ma. Di­an­te des­se Ser com­ple­to, te­re­mos uma na­ção in­te­gra­da na So­li­da­ri­e­da­de Ecu­mê­ni­ca, por­tan­to So­ci­al, Al­tru­ís­ti­ca. Quan­do is­so ocor­rer, o so­fri­men­to, in­cluí­do o psí­qui­co, pas­sa­rá ao lar­go. Afi­nal, vi­ve­mos o ter­cei­ro mi­lê­nio. Al­go te­rá de mu­dar, nem que de­mo­re mil anos.

Eri­gir um Im­pé­rio de Boa Von­ta­de

A Ca­ri­da­de, na sua ex­pres­são mais pro­fun­da, de­ve­ria ser um dos prin­ci­pa­is es­ta­tu­tos da Po­lí­ti­ca, por­que não se res­trin­ge ao sim­ples e lou­vá­vel ato de dar um pão. É o sen­ti­men­to que — ilu­mi­nan­do a Al­ma do go­ver­nan­te, do par­la­men­tar e do ma­gis­tra­do — con­du­zi­rá o po­vo ao re­gi­me em que a So­li­da­ri­e­da­de é a ba­se da Eco­no­mia, en­ten­di­da no seu mais am­plo sig­ni­fi­ca­do. Is­so exi­ge uma re­es­tru­tu­ra­ção da Cul­tu­ra, por in­ter­mé­dio da Es­pi­ri­tua­li­da­de Ecu­mê­ni­ca e da Pe­da­go­gia do Afe­to, no meio po­pu­lar e co­mo dis­ci­pli­na aca­dê­mi­ca. Con­tu­do, no cam­po in­te­lec­tu­al, que o se­ja sem qual­quer ti­po de pre­con­cei­to que re­du­za, em de­ter­mi­na­das oca­si­ões, a pers­pec­ti­va de gran­des pen­sa­do­res ana­lí­ti­cos, pe­lo fa­to de al­guns de­les se sub­me­te­rem a cer­tos dog­ma­tis­mos ide­o­ló­gi­cos e ci­en­tí­fi­cos, o que é in­con­ce­bí­vel par­tin­do de men­tes, no su­pi­no, lu­cu­bra­do­ras. Até por­que a Ci­ên­cia é pró­di­ga em con­quis­tas pa­ra o bem co­mum. Mas tam­bém, no seio de­la, hou­ve os que mui­to so­fre­ram in­com­pre­en­são, por cau­sa do con­ven­cio­na­lis­mo cas­tra­dor, mes­mo de cer­tos pa­res que apres­sa­da­men­te os pre­jul­ga­vam. Ví­ti­mas de­les fo­ram Só­cra­tes, Bi­as, Ba­ruch Spi­no­za, Dan­te Alig­hi­e­ri, Ga­li­leu Ga­li­lei, Sem­melweis, Wil­li­am Har­vey, Sa­mu­el Hahne­mann, Ma­ria Mon­tes­so­ri, Lui­za Ma­hin, dr. Barry J. Mars­hall, dr. J. Ro­bin War­ren e ou­tros no­mes cé­le­bres, uni­ver­sal­men­te aca­ta­dos.

Em su­ma, a Ca­ri­da­de, si­nô­ni­mo de Amor, é uma Ci­ên­cia es­pe­ci­al, a van­guar­da de um mun­do em que o ser hu­ma­no se­rá tra­ta­do co­mo me­re­ce: de for­ma hu­ma­na, por­tan­to, ci­vi­li­za­da. Es­ta­rí­a­mos, as­sim, eri­gin­do um Im­pé­rio de Boa Von­ta­de nes­te pla­ne­ta, o es­ta­do ex­ce­len­te pa­ra o Ca­pi­tal de Deus, que cir­cu­la por to­dos os can­tos e não mais po­de acei­tar es­pe­cu­la­ção cri­mi­no­sa de si mes­mo. (...)

Es­ta pon­de­ra­ção da edu­ca­do­ra e es­cri­to­ra bra­si­lei­ra Ci­ni­ra Ri­e­del de Fi­guei­re­do (1893-1987) vem ao en­con­tro do que an­te­rior­men­te abor­da­mos: “De ca­da ho­mem e ca­da mu­lher de­pen­de o apri­mo­ra­men­to de tu­do quan­to nas­ce, cres­ce, vi­ve e se trans­for­ma so­bre a Ter­ra, por­que, de fa­to, na­da mor­re. Exis­te uma con­tí­nua trans­mu­ta­ção, e de­ve­mos ser os guias pa­ra que es­sa trans­for­ma­ção se fa­ça uma as­cen­são cons­tan­te, tor­nan­do-se ca­da vez mais be­la e mais per­fei­ta pa­ra re­pre­sen­tar me­lhor a vi­da que a ani­ma”.

(Jo­sé de Pai­va Net­to, jor­na­lis­ta, ra­di­a­lis­ta e es­cri­tor. pai­va­net­[email protected]www.bo­a­von­ta­de.com)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias