Home / Opinião

OPINIÃO

A hiena do Tempo Velho

Os jor­na­lis­tas pa­gos com di­nhei­ro pú­bli­co pa­ra de­fen­der seus pa­trões per­de­ram mes­mo a ca­pa­ci­da­de de se en­ver­go­nhar e pra­ti­car o dom do dis­cer­ni­men­to. Ao as­si­nar um ar­ti­go nes­te jor­nal, Lu­iz Ga­ma com­pro­vou que o fun­do do po­ço é ain­da mais fun­do.

Com­pro­vou que é pa­go pe­lo go­ver­no de Go­i­ás pa­ra ata­car ad­ver­sá­rios, de­mons­trou des­co­nhe­ci­men­to so­bre a tra­je­tó­ria po­lí­ti­ca e de vi­da do se­na­dor Ro­nal­do Cai­a­do e, pi­or, não pas­sou se­quer no tes­te do Go­o­gle: se pre­o­cu­pas­se em bus­car in­for­ma­ções so­bre o par­la­men­tar te­ria en­con­tra­do um far­to ma­te­ri­al de tu­do o que ele já fez em be­ne­fí­cio de Go­i­ás.

Mas é cla­ro que não po­de­mos es­pe­rar bom jor­na­lis­mo e ver­da­de da no­tó­ria “hi­e­na do Tem­po Ve­lho”. Tan­to que ci­tou uma pes­qui­sa que afir­ma que o elei­tor es­pe­ra do pró­xi­mo go­ver­na­dor “tran­spa­rên­cia, ho­nes­ti­da­de e fi­cha lim­pa” – qua­li­da­des que ten­tou atri­bu­ir a seus pa­trões, mas que (to­dos sa­bem) es­tão ato­la­dos em es­cân­da­los de cor­rup­ção, co­mo as Ope­ra­ções Mon­te Car­lo, que pren­deu o bi­chei­ro Car­li­nhos Ca­cho­ei­ra, e De­can­ta­ção, que des­ba­ra­tou es­que­ma na Sa­ne­a­go.

É tris­te per­ce­ber que a cam­pa­nha tu­ca­na usa a ve­lha tá­ti­ca de fin­gir um de­ba­te pro­po­si­ti­vo en­quan­to, por de­bai­xo do pa­no, acio­na seus pi­o­res qua­dros pa­ra ata­car os ad­ver­sá­rios. O hon­ro­so es­pa­ço dis­po­ni­bi­li­za­do por es­te jor­nal po­de­ria ter si­do apro­vei­ta­do por Lu­iz Ga­ma pa­ra ex­pli­ci­tar epi­só­di­os de cor­rup­ção das ges­tões tu­ca­nas ci­ta­dos aci­ma, o per­dão da dí­vi­da da JBS, as de­nún­cias de cai­xa 2, a La­va Ja­to e a ca­ó­ti­ca si­tu­a­ção fi­nan­cei­ra do Es­ta­do.

O ata­que da hi­e­na do Tem­po Ve­lho a Ro­nal­do Cai­a­do tem um mo­ti­vo mui­to cla­ro: o se­na­dor, que é lí­der iso­la­do nas pes­qui­sas de in­ten­ção de vo­to e po­de ga­nhar já no pri­mei­ro tur­no, ame­a­ça o pro­je­to de po­der do atu­al gru­po, que pla­ne­ja – sem a per­mis­são dos go­i­a­nos – se per­pe­tu­ar no po­der.

Além dis­so, Ga­ma sa­be que Jo­sé Eli­ton, com seu es­ti­lo ar­ro­gan­te e em­po­la­do, não con­se­gue fa­zer fren­te ao per­fil hu­ma­nis­ta e sim­ples de Ro­nal­do Cai­a­do, que é mé­di­co com his­tó­ri­co de tra­ba­lho em fa­vor dos me­nos fa­vo­re­ci­dos. Qua­tro apa­ga­dos mes­es de ges­tão não vão con­se­guir aca­bar com o des­gas­te de 20 anos de um go­ver­no fra­cas­sa­do que se no­ta­bi­li­zou por seus es­cân­da­los, pe­lo ca­os na se­gu­ran­ça pú­bli­ca e pe­lo en­di­vi­da­men­to de Go­i­ás.

Lu­iz Ga­ma sa­be mui­to bem que vai se de­pa­rar em bre­ve com uma no­va re­a­li­da­de, na qual o ódio e a men­ti­ra não se­rão mais to­le­ra­dos. É is­so que o ate­mo­ri­za: sa­ber que o go­ver­no ao qual se ali­ciou com tan­ta se­de es­tá che­gan­do ao fim, e que os car­ra­pa­tos que es­ta­vam ne­le te­rão de pro­cu­rar o que nun­ca ti­ve­ram nos úl­ti­mos anos: um em­pre­go de ver­da­de.

Em tem­po: ao com­pa­rá-lo com a hi­e­na, não se ten­ta de­ne­gri-lo – mui­to me­nos o coi­ta­do do bi­cho. Mas apre­sen­tar o que faz de fa­to: sa­be­mos que o ani­mal é car­ni­cei­ro e tem uma fi­si­o­no­mia que nos le­va a crer que es­tá sem­pre sor­rin­do. Mas é fal­so. Co­mo é fal­so tu­do o que dis­se o no­bre au­tor do ar­ti­go aqui ques­ti­o­na­do.  Sa­be­mos que os car­ni­cei­ros, em ge­ral, se­rão ca­da vez mais fal­sos da­qui pa­ra fren­te.

(Ma­ri­a­na Gi­drão, mas­ter co­ach, pa­les­tran­te e es­pe­cia­lis­ta em Ges­tão de Pes­so­as e De­sen­vol­vi­men­to Hu­ma­no)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias