Home / Opinião

OPINIÃO

A Síria nossa de cada mês

A guer­ra da Sí­ria, de imen­sa cru­el­da­de e vi­o­lên­cia con­tra a po­pu­la­ção ci­vil, já ma­tou 400 mil pes­so­as em seus se­te anos de du­ra­ção, des­de 15 de mar­ço de 2011, quan­do foi de­fla­gra­da a par­tir de pro­tes­tos po­pu­la­res con­tra o go­ver­no di­ta­to­ri­al. São 57 mil mor­tes por ano e 4,7 mil por mês. Um fla­ge­lo hu­ma­no, prin­ci­pal­men­te se con­si­de­rar­mos que, den­tre as ví­ti­mas, en­con­tram-se mi­lha­res de pes­so­as ino­cen­tes, in­clu­si­ve cri­an­ças e ado­les­cen­tes.

Nú­me­ros se­me­lhan­tes ob­ser­vam-se no Bra­sil, con­for­me se po­de cons­ta­tar no Ín­di­ce Na­ci­o­nal de Ho­mi­cí­di­os ins­ti­tu­í­do pe­lo G1, que acom­pa­nha men­sal­men­te as ocor­rên­cias de­cri­mes vi­o­len­tos. São 21.305 pes­so­as mor­tas nos cin­co pri­mei­ros mes­es de 2018 (sem com­pu­tar os da­dos de cin­co es­ta­dos que não di­vul­gam to­das as es­ta­tís­ti­cas). Ou se­ja, 4,26 mil as­sas­si­na­tos por mês, em mé­dia, abran­gen­do ho­mi­cí­di­os do­lo­sos e la­tro­cí­nios. Um ce­ná­rio de­so­la­dor, si­mi­lar ao que se ob­ser­va no con­fli­to bé­li­co sí­rio, um dos mais cru­éis e de­vas­ta­do­res des­de a se­gun­da guer­ra mun­di­al.

A alar­man­te con­jun­tu­ra de as­sas­si­na­tos no Bra­sil cho­ca-se, de mo­do con­tun­den­te, com o es­pí­ri­to pa­cí­fi­co, o plu­ra­lis­mo e a to­le­rân­cia de nos­so po­vo, cons­ti­tu­í­do por gran­de­di­ver­si­da­de ét­ni­ca, re­li­gi­o­sa e cul­tu­ral, nu­ma so­ci­e­da­de que con­vi­ve em per­fei­ta har­mo­ni­a­com as di­fe­ren­ças. É um con­tras­te com a vi­o­lên­cia à qual es­ta­mos ex­pos­tos, cu­jas con­se­quên­cias são ca­da vez mais gra­ves e am­plas. Além de to­da a ques­tão hu­ma­na, da­des­tru­i­ção de vi­das e fa­mí­lias, são cres­cen­tes os efei­tos da­no­sos da cri­mi­na­li­da­de na­e­co­no­mia.

Com cer­te­za, a vi­o­lên­cia au­men­ta co­mo cau­sa do bai­xo cres­ci­men­to de nos­so PIB, so­man­do-se aos de­mais fa­to­res nor­mal­men­te apon­ta­dos, co­mo de­se­qui­lí­brio fis­cal, cor­rup­ção (tam­bém mui­to gra­ve), cus­to Bra­sil, ju­ros al­tos, im­pos­tos exa­ge­ra­dos, bu­ro­cra­cia e in­se­gu­ran­ça ju­rí­di­ca. Não se po­de con­ti­nu­ar re­le­gan­do o pro­ble­ma a se­gun­do pla­no, pois ín­di­ces de as­sas­si­na­tos si­mi­la­res a de um pa­ís em guer­ra afu­gen­tam in­ves­ti­men­tos pro­du­ti­vos, in­gres­so de ca­pi­tal es­tran­gei­ro e ne­gó­ci­os in­ter­na­cio­nais. Tam­bém li­mi­ta apros­pec­ção de mer­ca­dos, con­si­de­ran­do que há ho­je no Bra­sil al­guns bol­sões de­cri­mi­na­li­da­de nos qua­is é im­pen­sá­vel a pros­pec­ção de ne­gó­ci­os. Afi­nal, per­gun­ta-se: quem in­ves­ti­ria ho­je na Sí­ria?

A mes­ma in­da­ga­ção de­ve ser fei­ta por em­pre­sá­rios de to­do o Bra­sil e de ou­tros paí­ses com po­ten­ci­al in­te­res­se no Rio de Ja­nei­ro, íco­ne de nos­so tu­ris­mo e de nos­sa iden­ti­da­de­na­ci­o­nal, mas ho­je pal­co fre­quen­te de au­tên­ti­cas ce­nas de guer­ra. Os re­fle­xos da­cri­mi­na­li­da­de tam­bém são ex­tre­ma­men­te no­ci­vos pa­ra a po­pu­la­ção, pois agra­vam o de­sem­pre­go e re­tro­a­li­men­tam os flu­xos re­ces­si­vos. Is­so é per­cep­tí­vel de mo­do cla­ro nas ru­as da Ci­da­de Ma­ra­vi­lho­sa, on­de mui­tas pes­so­as bus­cam sub­sis­tên­cia no su­bem­pre­go, pois mui­tas fir­mas nas qua­is tra­ba­lha­vam es­tão mi­gran­do.

Ade­mais, as em­pre­sas des­pen­dem ca­da vez mais di­nhei­ro com se­gu­ran­ça pri­va­da­pa­ra pre­ser­var seu pa­tri­mô­nio ma­te­ri­al, seus bens de ca­pi­tal e a in­te­gri­da­de de seus co­la­bo­ra­do­res. É o que de­mons­tra re­cen­te es­tu­do da Con­fe­de­ra­ção Na­ci­o­nal da In­dús­tria(CNI): em 2017, o se­tor ma­nu­fa­tu­rei­ro gas­tou R$ 30 bi­lhões de­vi­do a rou­bos, fur­tos, van­da­lis­mos, com se­gu­ro e se­gu­ran­ça pri­va­da. O mais in­crí­vel é que to­dos os ra­mos da­in­dús­tria, in­cluí­das tam­bém a ex­tra­ti­va e a da cons­tru­ção ci­vil, in­ves­tem me­nos da me­ta­de­des­se va­lor – ape­nas R$ 12,5 bi­lhões anua­is – em pes­qui­sa e ino­va­ção (IB­GE/2015), es­sen­ci­ais ao nos­so de­sen­vol­vi­men­to.

É pre­men­te, por­tan­to, que se ado­tem po­lí­ti­cas pú­bli­cas re­al­men­te efi­ca­zes con­tra acri­mi­na­li­da­de. A vi­o­lên­cia não é mais to­le­rá­vel. Além de opri­mir a so­ci­e­da­de, pois ge­ra­es­ta­tís­ti­cas ca­rac­te­rís­ti­cas de um pa­ís em guer­ra, es­tá con­tri­buin­do pa­ra a cor­ro­são das em­pre­sas e da eco­no­mia. O con­fli­to sí­rio já le­vou mais de qua­tro mi­lhões de pes­so­as afu­gi­rem e bus­ca­rem abri­go em ou­tros paí­ses. De re­pen­te, nós, bra­si­lei­ros, pa­re­ce­mos re­fu­gi­a­dos em nos­sa pró­pria pá­tria.

(Ma­ri­na Si­mões, ad­mi­nis­tra­do­ra de em­pre­sas, ge­ren­te exe­cu­ti­va da Lo­car Guin­das­tes e Tran­spor­tes In­ter­mo­dais)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias