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OPINIÃO

A vila de San Michel - Anacapri - Refúgio de Axel Munthe

Nos­sa prin­ci­pal me­ta em Ana­ca­pri era vi­si­tar a ca­sa de Axel Mun­the: a vi­la San Mi­che­le. Munth, além de ide­a­li­za­dor da obra foi,  tam­bém o seu ar­qui­te­to; mis­tu­rou es­ti­los ar­qui­te­tô­ni­cos da era me­di­e­val com tra­di­ções re­nas­cen­tis­tas, com uma  so­lu­ção fi­nal de  no­tá­vel  bom gos­to. Du­ran­te trin­ta anos ele tra­ba­lhou na cons­tru­ção da Vi­la, pro­cu­ran­do de­ta­lhes e, mui­tas ve­zes, der­ru­ban­do seg­men­tos que não lhe agra­da­vam, pa­ra re­cons­tru­ir no­va­men­te.

Du­ran­te su­as an­dan­ças pe­la ilha foi acu­mu­lan­do te­sou­ros per­di­dos da ci­vi­li­za­ção ro­ma­na: uma ca­be­ça de me­du­sa que foi re­ti­ra­da do fun­do  do mar, uma ca­be­ça de Afro­di­te de be­le­za sem igual, se­gu­ra­men­te da era  ro­ma­na, pro­va­vel­men­te ins­pi­ra­da em al­gum ori­gi­nal gre­go; um ca­pi­tel Ro­ma­no; uma es­tá­tua de Mer­cú­rio, um bai­xo re­le­vo em már­mo­re, re­pre­sen­tan­do Apo­lo to­can­do a li­ra; uma ca­be­ça de mu­lher Ro­ma­na, que foi re­ti­ra­da de um sar­có­fa­go que im­pres­sio­na pe­la su­a­vi­da­de dos tra­ços.

No en­tan­to a mais no­tá­vel  e im­por­tan­te ca­be­ça de es­tá­tua de to­da a co­le­ção é a que  re­pre­sen­ta o im­pe­ra­dor  Ti­bé­rio, quan­do ain­da jo­vem, frag­men­to es­te que  Mun­the ad­qui­riu de um cam­po­nês plan­ta­dor de uvas, que ao ca­var a ter­ra, de­pa­rou-se com aque­le "mons­tren­go" que in­clu­si­ve o as­sus­tou  bas­tan­te.

Pro­va­vel­men­te a pe­ça mais va­li­o­sa de to­da a Vi­la é uma es­fin­ge  egíp­cia, es­cul­tu­ra em gra­ni­to ro­sa­do, pre­su­mi­vel­men­te do tem­po de Ram­sés II, (cer­ca de 1300 anos A.C.) sem uma ex­pli­ca­ção mui­to ló­gi­ca de co­mo Axel con­se­gui tra­zê-la até ali e de on­de te­ria ele con­se­gui­do es­te exem­plar.

No fron­tis­pí­cio da por­ta de en­tra­da da Vi­la, es­tá gra­va­da em le­tras bem des­ta­cá­veis o no­me "San Mi­che­le". Ao tran­spor aque­les um­bra­is, re­pe­ti­mos a ce­na vi­vi­da por mais de 1 mi­lhão de ou­tros vi­si­tan­tes, ori­un­dos de to­das as par­tes do mun­do. É ne­ces­sá­rio per­ma­ne­cer­mos  to­do o tem­po com os  olhos bem aber­tos, com to­dos os sen­ti­dos bem agu­di­za­dos, pa­ra não es­ca­par ne­nhum de­ta­lhe da­que­le mo­nu­men­to, que é San Mi­che­le.

Sen­ti­mos a oni­pre­sen­ça de Mun­the em to­dos os  com­par­ti­men­tos  da Vi­la, as­sim co­mo nos seus  jar­dins, sem­pre bem cui­da­dos.

Re­i­na ali a paz e a cal­ma ! Não há co­mo dei­xar de en­ri­que­cer-se  com tan­ta ex­pres­são de cul­tu­ra e be­le­za re­u­ni­dos com tan­to amor e sa­be­do­ria.

Na  an­te-sa­la da Vi­la San Mi­chel, pi­sa­mos um mo­sai­co  ro­ma­no, de es­ti­lo das que vi­mos na ru­í­na de Pom­péia, com a gra­va­ção la­ti­na  "Ca­ne Ca­nen"   (cui­da­do com o cão). As pe­ças  va­li­o­sís­si­mas es­tão dis­pos­tas  de ma­nei­ra agra­dá­vel  e de fá­cil  vi­su­a­li­za­ção, ora en­cra­va­da em pa­re­des, ou­tras ve­zes su­til­men­te co­lo­ca­das em um can­to de um cô­mo­do, ou­tras  ain­da so­bre frag­men­tos de co­lu­na ro­ma­nas.

Há um con­jun­to har­mo­ni­o­so de  to­das as coi­sas, há uma or­dem, den­tro da de­sor­dem pro­po­si­tal­men­te pro­gra­ma­da  por Axel Mun­the .

Por in­ter­mé­dio de uma es­ca­da de la­dri­lhos de már­mo­res, che­ga­mos ao quar­to de Axel Mun­the, um dos mais be­los re­can­tos de San Mi­che­le, alí en­con­tra­mos va­ri­a­do es­ti­lo de mó­veis, uma ca­ma de fer­ro, de es­ti­lo si­ci­li­a­no for­ja­da no sé­cu­lo XV, ja­ne­las ti­po ve­ne­zi­a­nas, al­gu­mas ca­dei­ras e me­sas es­ti­lo re­nas­cen­tis­ta.

Ou­tra sa­la nos obri­ga a ad­mi­rar a al­ma de po­e­ta  e ar­gu­to ob­ser­va­dor que foi Axel Mun­the:  é o seu  es­cri­tó­rio!. Ali ele co­lo­cou a fa­mo­sa ca­be­ça  de Me­du­sa, se­gu­ra­men­te uma obra do tem­po ro­ma­no, o mo­bi­liá­rio e os es­pe­lhos são do es­ti­lo ro­co­có.

Sa­in­do pa­ra os  jar­dins da Vi­la, atra­vés de uma por­ta ma­ra­vi­lho­sa­men­te de­se­nha­da com ar­cos de már­mo­re afri­ca­nos, de­pa­ra­mos com al­go que di­fi­cil­men­te ire­mos  es­que­cer: a ga­le­ria  das es­cul­tu­ras; for­ma­da de ar­cos bran­cos e pi­las­tras lo­ca­li­za­das em um pá­tio cheio de plan­tas e flo­res, for­man­do guir­lan­das, além de se des­cor­ti­nar o Me­di­ter­râ­neo,  com o céu  azul agres­si­vo  e  be­lo.

Des­ta­ca-se na ga­le­ria o bus­to de Ti­bé­rio, em se­gui­da uma me­sa  re­tan­gu­lar em mo­sai­co da era me­di­e­val de be­le­za sem par, atrai nos­sa aten­ção. Es­ta me­sa, co­mo to­das as pe­ças da Vi­la tem sua  his­tó­ria: Axel Mun­the  en­con­tro-a em uma pe­que­na ca­sa de cam­po­nes­es, sen­do usa­da com  a tá­bua de pas­sar rou­pas e com a sua in­fa­lí­vel  in­tu­i­ção, trou­xe-a pa­ra sua ca­sa; a pas­sa­dei­ra re­ce­beu em tro­ca uma tá­bua mo­der­na e a me­sa de mo­sai­co, com to­das as hon­ras me­re­ci­das foi co­lo­ca­da ali bem no meio da ga­le­ria.

Mui­tas ou­tras pe­ças em már­mo­re e ter­ra­co­ta, que a pri­mei­ra vis­ta  pa­re­ce es­ta­rem es­pa­lha­das de qual­quer ma­nei­ra, es­tão, na ver­da­de,  dis­pos­tas de ma­nei­ra ge­ni­al nes­ta ga­le­ria (ca­pi­tel, es­tá­tua de Mer­cú­rio, ca­be­ças de deu­ses ro­ma­nos etc).

No fi­nal, des­ta ga­le­ria se alar­ga e dá for­ma­ção a um se­mi-cir­cu­lo, on­de es­tão co­lo­ca­dos ban­cos de már­mo­re. Se­gun­do nos "con­ta"  Axel Mun­the, es­te era o lo­cal pre­fe­ri­do da ra­i­nha Vi­tó­ria da Su­é­cia , quan­do vi­nha  vi­si­tá-lo,  co­mo  sua  cli­en­te.

An­tes de aban­do­nar­mos San Mi­che­le, nos es­ta­va re­ser­va­do o mo­men­to mais  emo­cio­nan­te da vi­si­ta: a es­fin­ge  egíp­cia, co­lo­ca­da de ma­nei­ra es­tra­té­gi­ca so­bre a amu­ra­da da sa­ca­da ob­ser­van­do, com ares enig­má­ti­cas, o Me­di­ter­râ­neo; pe­la sua dis­po­si­ção  é im­pos­sí­vel ver o seu ros­to, ape­nas  os pri­mei­ros rai­os do sol nas­cen­te têm a opor­tu­ni­da­de de aca­ri­ciá-la  e  dar  en­can­to  ao  seu  sor­ri­so  mul­ti­mi­le­nar.

Co­mo to­do vi­si­tan­te que há mais de meio sé­cu­lo já es­te­ve nes­te lu­gar so­mos, tam­bém, im­pe­li­dos a co­lo­car nos­sas mãos so­bre o lom­bo des­te  "le­ão es­fin­ge" e tam­bém fa­zer­mos nos­so pe­di­do: o de­se­jo de vol­tar al­gum  dia a es­te lu­gar inol­vi­dá­vel.  É pos­sí­vel que es­te de­se­jo se re­a­li­ze, as­sim co­mo se re­a­li­zam to­dos os de­se­jos que al­me­ja­mos com to­do o co­ra­ção  e sem re­ser­vas.

Já no oca­so da vi­da, com os olhos va­ci­lan­tes pe­la ce­guei­ra que se apro­xi­ma­va,  Mun­the es­cre­veu no seu di­á­rio uma fra­se que re­su­me to­da a his­tó­ria da sua vi­da: "Es­ta é San Mi­che­le, fi-la de jo­e­lhos pa­ra ser o san­tu­á­rio do sol,  de on­de te­nho bus­ca­do a sa­be­do­ria e a luz do glo­ri­o­so Deus  a  quem  te­nho  ado­ra­do du­ran­te  to­da  a  vi­da".

Nos­sa prin­ci­pal me­ta em Ana­ca­pri era vi­si­tar a ca­sa de Axel Mun­the: a vi­la San Mi­che­le. Munth, além de ide­a­li­za­dor da obra foi,  tam­bém o seu ar­qui­te­to; mis­tu­rou es­ti­los ar­qui­te­tô­ni­cos da era me­di­e­val com tra­di­ções re­nas­cen­tis­tas, com uma  so­lu­ção fi­nal de  no­tá­vel  bom gos­to. Du­ran­te trin­ta anos ele tra­ba­lhou na cons­tru­ção da Vi­la, pro­cu­ran­do de­ta­lhes e, mui­tas ve­zes, der­ru­ban­do seg­men­tos que não lhe agra­da­vam, pa­ra re­cons­tru­ir no­va­men­te.

Du­ran­te su­as an­dan­ças pe­la ilha foi acu­mu­lan­do te­sou­ros per­di­dos da ci­vi­li­za­ção ro­ma­na: uma ca­be­ça de me­du­sa que foi re­ti­ra­da do fun­do  do mar, uma ca­be­ça de Afro­di­te de be­le­za sem igual, se­gu­ra­men­te da era  ro­ma­na, pro­va­vel­men­te ins­pi­ra­da em al­gum ori­gi­nal gre­go; um ca­pi­tel Ro­ma­no; uma es­tá­tua de Mer­cú­rio, um bai­xo re­le­vo em már­mo­re, re­pre­sen­tan­do Apo­lo to­can­do a li­ra; uma ca­be­ça de mu­lher Ro­ma­na, que foi re­ti­ra­da de um sar­có­fa­go que im­pres­sio­na pe­la su­a­vi­da­de dos tra­ços.

No en­tan­to a mais no­tá­vel  e im­por­tan­te ca­be­ça de es­tá­tua de to­da a co­le­ção é a que  re­pre­sen­ta o im­pe­ra­dor  Ti­bé­rio, quan­do ain­da jo­vem, frag­men­to es­te que  Mun­the ad­qui­riu de um cam­po­nês plan­ta­dor de uvas, que ao ca­var a ter­ra, de­pa­rou-se com aque­le "mons­tren­go" que in­clu­si­ve o as­sus­tou  bas­tan­te.

Pro­va­vel­men­te a pe­ça mais va­li­o­sa de to­da a Vi­la é uma es­fin­ge  egíp­cia, es­cul­tu­ra em gra­ni­to ro­sa­do, pre­su­mi­vel­men­te do tem­po de Ram­sés II, (cer­ca de 1300 anos A.C.) sem uma ex­pli­ca­ção mui­to ló­gi­ca de co­mo Axel con­se­guiu tra­zê-la até ali e de on­de te­ria ele con­se­gui­do es­te exem­plar.

No fron­tis­pí­cio da por­ta de en­tra­da da Vi­la, es­tá gra­va­do em le­tras bem des­ta­cá­veis o no­me "San Mi­che­le". Ao tran­spor aque­les um­bra­is, re­pe­ti­mos a ce­na vi­vi­da por mais de 1 mi­lhão de ou­tros vi­si­tan­tes, ori­un­dos de to­das as par­tes do mun­do. É ne­ces­sá­rio per­ma­ne­cer­mos  to­do o tem­po com os  olhos bem aber­tos, com to­dos os sen­ti­dos bem agu­di­za­dos, pa­ra não es­ca­par ne­nhum de­ta­lhe da­que­le mo­nu­men­to, que é San Mi­che­le.

Sen­ti­mos a oni­pre­sen­ça de Mun­the em to­dos os  com­par­ti­men­tos  da Vi­la, as­sim co­mo nos seus  jar­dins, sem­pre bem cui­da­dos.

Re­i­na ali a paz e a cal­ma ! Não há co­mo dei­xar de en­ri­que­cer-se  com tan­ta ex­pres­são de cul­tu­ra e be­le­za re­u­ni­das com tan­to amor e sa­be­do­ria.

Na  an­te-sa­la da Vi­la San Mi­chel, pi­sa­mos um mo­sai­co  ro­ma­no, de es­ti­lo das que vi­mos na ru­í­na de Pom­péia, com a gra­va­ção la­ti­na  "Ca­ne Ca­nen" (cui­da­do com o cão). As pe­ças va­li­o­sís­si­mas es­tão dis­pos­tas  de ma­nei­ra agra­dá­vel  e de fá­cil  vi­su­a­li­za­ção, ora en­cra­va­da em pa­re­des, ou­tras ve­zes su­til­men­te co­lo­ca­das em um can­to de um cô­mo­do, ou­tras ain­da so­bre frag­men­tos de co­lu­na ro­ma­nas.

Há um con­jun­to har­mo­ni­o­so de  to­das as coi­sas, há uma or­dem, den­tro da de­sor­dem pro­po­si­tal­men­te pro­gra­ma­da  por Axel Mun­the .

Por in­ter­mé­dio de uma es­ca­da de la­dri­lhos de már­mo­res, che­ga­mos ao quar­to de Axel Mun­the, um dos mais be­los re­can­tos de San Mi­che­le, en­con­tra­mos va­ri­a­do es­ti­lo de mó­veis, uma ca­ma de fer­ro, de es­ti­lo si­ci­li­a­no for­ja­da no sé­cu­lo XV, ja­ne­las ti­po ve­ne­zi­a­nas, al­gu­mas ca­dei­ras e me­sas es­ti­lo re­nas­cen­tis­ta.

Ou­tra sa­la nos obri­ga a ad­mi­rar a al­ma de po­e­ta e ar­gu­to ob­ser­va­dor que foi Axel Mun­the: é o seu es­cri­tó­rio!. Ali ele co­lo­cou a fa­mo­sa ca­be­ça  de Me­du­sa, se­gu­ra­men­te uma obra do tem­po ro­ma­no, o mo­bi­liá­rio e os es­pe­lhos são do es­ti­lo ro­co­có.

Sa­in­do pa­ra os  jar­dins da Vi­la, atra­vés de uma por­ta ma­ra­vi­lho­sa­men­te de­se­nha­da com ar­cos de már­mo­re afri­ca­nos, de­pa­ra­mos com al­go que di­fi­cil­men­te ire­mos  es­que­cer: a ga­le­ria  das es­cul­tu­ras; for­ma­da de ar­cos bran­cos e pi­las­tras lo­ca­li­za­das em um pá­tio cheio de plan­tas e flo­res, for­man­do guir­lan­das, além de se des­cor­ti­nar o Me­di­ter­râ­neo,  com o céu  azul agres­si­vo  e  be­lo.

Des­ta­ca-se na ga­le­ria o bus­to de Ti­bé­rio, em se­gui­da uma me­sa  re­tan­gu­lar em mo­sai­co da era me­di­e­val de be­le­za sem par, atrai nos­sa aten­ção. Es­ta me­sa, co­mo to­das as pe­ças da Vi­la tem sua  his­tó­ria: Axel Mun­the  en­con­trou-a em uma pe­que­na ca­sa de cam­po­nes­es, sen­do usa­da com  a tá­bua de pas­sar rou­pas e com a sua in­fa­lí­vel  in­tu­i­ção, trou­xe-a pa­ra sua ca­sa; a pas­sa­dei­ra re­ce­beu em tro­ca uma tá­bua mo­der­na e a me­sa de mo­sai­co, com to­das as hon­ras me­re­ci­das foi co­lo­ca­da ali bem no meio da ga­le­ria.

Mui­tas ou­tras pe­ças em már­mo­re e ter­ra­co­ta, que a pri­mei­ra vis­ta  pa­re­ce es­tar es­pa­lha­das de qual­quer ma­nei­ra, es­tão, na ver­da­de,  dis­pos­tas de ma­nei­ra ge­ni­al nes­ta ga­le­ria (ca­pi­tel, es­tá­tua de Mer­cú­rio, ca­be­ças de deu­ses ro­ma­nos etc).

No fi­nal, des­ta ga­le­ria se alar­ga e dá for­ma­ção a um se­mi-cir­cu­lo, on­de es­tão co­lo­ca­dos ban­cos de már­mo­re. Se­gun­do nos "con­ta"  Axel Mun­the, es­te era o lo­cal pre­fe­ri­do da ra­i­nha Vi­tó­ria da Su­é­cia , quan­do vi­nha  vi­si­tá-lo,  co­mo  sua  cli­en­te.

An­tes de aban­do­nar­mos San Mi­che­le, nos es­ta­va re­ser­va­do o mo­men­to mais  emo­cio­nan­te da vi­si­ta: a es­fin­ge  egíp­cia, co­lo­ca­da de ma­nei­ra es­tra­té­gi­ca so­bre a amu­ra­da da sa­ca­da ob­ser­van­do, com ares enig­má­ti­cos, o Me­di­ter­râ­neo; pe­la sua dis­po­si­ção  é im­pos­sí­vel ver o seu ros­to, ape­nas  os pri­mei­ros rai­os do sol nas­cen­te têm a opor­tu­ni­da­de de aca­ri­ciá-la  e  dar  en­can­to  ao  seu  sor­ri­so  mul­ti­mi­le­nar.

Co­mo to­do vi­si­tan­te que há mais de meio sé­cu­lo já es­te­ve nes­te lu­gar so­mos, tam­bém, im­pe­li­dos a co­lo­car nos­sas mãos so­bre o lom­bo des­te "le­ão es­fin­ge" e tam­bém fa­zer­mos nos­so pe­di­do: o de­se­jo de vol­tar al­gum  dia a es­te lu­gar inol­vi­dá­vel.  É pos­sí­vel que es­te de­se­jo se re­a­li­ze, as­sim co­mo se re­a­li­zam to­dos os de­se­jos que al­me­ja­mos com to­do o co­ra­ção  e sem re­ser­vas.

Já no oca­so da vi­da, com os olhos va­ci­lan­tes pe­la ce­guei­ra que se Mun­the es­cre­veu no seu di­á­rio uma fra­se que re­su­me to­da a his­tó­ria da sua vi­da: "Es­ta é San Mi­che­le, fi-la de jo­e­lhos pa­ra ser o san­tu­á­rio do sol,  de on­de te­nho bus­ca­do a sa­be­do­ria e a luz do glo­ri­o­so Deus  a  quem  te­nho  ado­ra­do du­ran­te  to­da  a  vi­da".

(Hé­lio Mo­rei­ra, mem­bro da Aca­de­mia Go­i­a­na de Le­tras, Aca­de­mia Go­i­a­na de Me­di­ci­na, Ins­ti­tu­to His­tó­ri­co e Ge­o­grá­fi­co de Go­i­ás)

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