Home / Opinião

OPINIÃO

Americano do Brasil, Regina Lacerda e o folclore

Es­te ano es­tá fa­zen­do 86 do as­sas­si­na­to de An­tô­nio Ame­ri­ca­no do Bra­sil, meu pa­tro­no na Aca­de­mia Go­i­a­na de Le­tras. Sil­vâ­nia é a ci­da­de de seu nas­ci­men­to e Lu­zi­â­nia, on­de cli­ni­cou e mor­reu co­var­de­men­te as­sas­si­na­do, em 1932. Co­mo de­pu­ta­do foi o gran­de vi­to­ri­o­so da mu­dan­ça da Ca­pi­tal Fe­de­ral pa­ra o Pla­nal­to Cen­tral, em­bo­ra se re­a­li­zan­do 28 anos de­pois da sua mor­te. Po­lí­ti­co a ser imi­ta­do, ten­do co­mo pla­ta­for­ma de tra­ba­lho par­la­men­tar, o amor pe­la pá­tria, a res­pon­sa­bi­li­da­de em re­pre­sen­tar o po­vo go­i­a­no, e a ho­nes­ti­da­de, o res­pei­to pe­las coi­sas pú­bli­cas.

O mé­di­co, par­la­men­tar e es­cri­tor não foi o pre­cur­sor do Fol­clo­re em Go­i­ás, ali­ás, na re­gi­ão do Bra­sil Cen­tral, mas o que mais pes­qui­sas re­a­li­zou e es­cre­veu uti­li­zan­do o Fol­clo­re em seus li­vros.

Ame­ri­ca­no do Brasl, es­tu­di­o­so e pro­du­tor li­te­rá­rio pro­fí­cuo, se­guiu as tri­lhas dos tra­ba­lhos dos seus an­te­ces­so­res, con­se­guin­do ri­quís­si­mo ma­te­ri­al fol­cló­ri­co, cons­tan­te do seu li­vro Can­ci­o­nei­ro de Tro­vas do Bra­sil Cen­tral. Es­tu­dou as trans­for­ma­ções que so­fre­ram os há­bi­tos e cos­tu­mes, co­mo a po­e­sia e as dan­ças po­pu­la­res do Bra­sil Cen­tral.

Im­pres­sio­na­do com uma con­fe­rên­cia que as­sis­ti­ra pe­lo emi­nen­te an­tro­pó­lo­go Jo­ão Ri­bei­ro, se pro­pôs a re­gis­trar to­das as ma­ni­fes­ta­ções fol­cló­ri­cas do seu po­vo, além da po­e­sia e dan­ças, a cren­di­ce e su­per­sti­ções e o ar­te­sa­na­to.

Es­tu­dou e ano­tou o que de mais ri­co e in­te­res­san­te en­con­trou en­tre os va­les do Pa­ra­naí­ba, do Co­rum­bá e do Pa­ra­nã, on­de es­ta­va o ha­bi­tat mais fe­cun­do do fol­clo­re go­i­a­no. Des­co­briu, tam­bém, que o ma­nan­cial da po­e­sia po­pu­lar de Go­i­ás é dos mais vas­tos e atra­en­tes. Mos­trou as ori­gens e as trans­for­ma­ções so­fri­das nas adap­ta­ções dos gê­ne­ros de po­e­si­as e dan­ças pa­ra a li­te­ra­tu­ra do po­vo. As­sim, da mon­da e da sa­cha, veio o mu­ti­rão do Bra­sil Cen­tral, com as su­as can­ti­gas; a dé­ci­ma veio da xá­ca­ra, po­rém, com mais na­tu­ra­li­da­de; o fa­do por­tu­guês trans­for­mou-se na ge­nu­í­na mo­da ser­ta­ne­ja, em­bo­ra com gran­de di­fe­ren­ça da mo­di­nha aris­to­crá­ti­ca; o ba­tu­que an­go­la­no foi se trans­for­man­do e deu o re­cor­te ou re­cor­ta­do, tam­bém o lun­du e o co­co; da qua­dri­lha fran­ce­sa sur­giu o sa­ruê (soi­rée); a cur­ra­lei­ra foi vin­da dos lan­cei­ros que can­ta­vam nos sa­lões im­pe­ri­ais; a ca­ti­ra é a trans­for­ma­ção do ca­te­re­tê dos ín­di­os bra­si­lei­ros, sen­do a dan­ça mais exe­cu­ta­da nos pou­sos-de-fo­li­as, no ei­xo nor­te de São Pau­lo, Tri­ân­gu­lo Mi­nei­ro e sul de Go­i­ás.

É in­te­res­san­te no­tar que a mú­si­ca ser­ta­ne­ja atu­al, com as su­as du­plas, que es­tá aí pre­en­chen­do to­dos os es­pa­ços, e fa­tu­ran­do al­to, quer na zo­na ru­ral, quer nas ci­da­des, per­sis­te ain­da em ser ser­ta­ne­ja, não acei­tan­do a trans­for­ma­ção pa­ra mú­si­ca po­pu­lar, pois se ela é ab­sol­vi­da to­tal­men­te pe­lo po­vo, é e de­ve ser po­pu­lar, por­que a sua te­má­ti­ca não é mais ser­ta­ne­ja, as­sim co­mo os rit­mos, as ves­ti­men­tas dos com­po­nen­tes e a ins­tru­men­ta­ção, na­da dis­so é ser­ta­ne­jo. Por­tan­to é mú­si­ca ro­mân­ti­ca po­pu­lar can­ta­da em du­plas.

No Can­ci­o­nei­ro de Tro­vas do Bra­sil Cen­tral o lei­tor in­te­res­sa­do no es­tu­do do Fol­clo­re vai en­con­trar ri­co ma­nan­cial de po­e­sia po­pu­lar, dan­ças e fol­gue­dos, co­mo os de­sa­fi­os, os re­cor­ta­dos, as mo­das, os bai­les, as dé­ci­mas, os in­fin­dá­veis ABCs, que fo­ram co­mo os jor­nais do ser­tão, re­la­tan­do os acon­te­ci­men­tos. As dan­ças po­pu­la­res en­ri­que­ce­ram o nos­so ser­tão e ho­je es­tão em ex­tin­ção.

Re­gi­na La­cer­da - Re­gi­na foi a res­pon­sá­vel pe­lo avan­ço do  Fol­clo­re em Go­i­ás que, com a sua mor­te, ou­tros in­te­lec­tu­ais de­ram con­ti­nui­da­de, in­clu­si­ve eu, que sem­pre tra­ba­lha­mos jun­tos.

Me­re­ci­da­men­te foi con­tem­pla­da co­mo a mai­or fol­clo­ris­ta des­te Pa­ís, e re­co­nhe­ci­da, tam­bém, no ex­te­ri­or. Bas­ta con­sul­tar a Bi­bli­o­gra­fia Fol­cló­ri­ca. Além de fol­clo­ris­ta, tam­bém edu­ca­do­ra, es­cri­to­ra, his­to­ri­a­do­ra, pa­les­tran­te, con­fe­ren­cis­ta... Di­ri­giu por mui­tos anos o Mu­seu Zo­ro­as­tro Ar­ti­ga, per­ten­ceu ao Con­se­lho Es­ta­du­al de Cul­tu­ra, mem­bro da Aca­de­mia Go­i­a­na de Le­tras, da UBE – Uni­ão Bra­si­lei­ra de Es­cri­to­res – Se­ção de Go­i­ás e de vá­ri­as en­ti­da­des cul­tu­ra­is do Pa­ís.

No seu li­vro pa­ra­di­dá­ti­co – His­tó­ri­as Que o Ho­mem de Bron­ze Con­tou, re­con­ta, mui­to ao gos­to dos es­tu­dan­tes, a His­tó­ria de Go­i­ás, pois ela é con­ta­da pe­lo pró­prio ho­mem de bron­ze da Pra­ça do Ban­de­ran­te.

Ci­ta­mos aqui ou­tros li­vros da emi­nen­te fol­clo­ris­ta, to­dos es­go­ta­dos, li­vros que de­ve­ri­am ser re­e­di­ta­dos: Fa­la, Go­iá! – Ce­râ­mi­ca Po­pu­lar – Pa­pa Ceia – Pi­tan­ga – Vi­la Boa – A In­de­pen­dên­cia em Go­i­ás – Hen­ri­que Sil­va, Ge­ne­ral das Le­tras Go­i­a­nas – Vi­la Boa: His­tó­ria e Fol­clo­re – Fol­clo­re Bra­si­lei­ro – Pro­cis­são do Fo­ga­réu – Can­ti­gas e Can­ta­res -  Trin­da­de: Ro­ma­ria.

IN­FOR­MA­ÇÕES - A nos­sa Co­mis­são Go­i­a­na de Fol­clo­re já es­tá com 30 co­mis­sões mu­ni­ci­pa­is, o que não ocor­re com as de­mais es­ta­du­ais. A his­to­ri­a­do­ra e fol­clo­ris­ta, atu­al pre­si­den­te da Co­mis­são Go­i­a­na, Iza­bel Sig­no­re­li, con­se­guiu che­gar a es­ta mar­ca. E vá­ri­as ou­tras ci­da­des do Es­ta­do já es­tão pro­gra­ma­das,  gra­ças a efi­ci­ên­cia da nos­sa pre­si­den­te e do seu vi­ce Ja­dir de Mo­ra­is Pes­soa.

A Co­mis­são Go­i­a­na de Fol­clo­re foi a úni­ca a tra­zer o Con­gres­so Bra­si­lei­ro de Fol­clo­re pa­ra o cen­tro do Bra­sil, pois to­dos fo­ram re­a­li­za­dos no li­to­ral. Até ho­je o nos­so even­to, re­a­li­za­do em 2004, é lem­bra­do pe­los con­gres­sis­tas que par­ti­ci­pa­ram.

É ne­ces­sá­rio que o Fol­clo­re en­tre pa­ra o cur­rí­cu­lo es­co­lar, prin­ci­pal­men­te no En­si­no Fun­da­men­tal, pois o Fol­clo­re é tão im­por­tan­te nes­ta fa­se de es­co­la­ri­da­de, co­mo é o Por­tu­guês e a Ma­te­má­ti­ca.

O 2º En­con­tro de Cul­tu­ra Po­pu­lar Afro-Bra­si­lei­ra e Qui­lom­bo­la no Es­ta­do de Go­i­ás acon­te­ce­rá nos di­as 23 e 24 des­te mês, na As­sem­bleia Le­gis­la­ti­va de Go­i­ás.

Pre­to é cor. Ne­gro é ra­ça - (Ba­ri­a­ni Or­ten­cio)

(Ba­ri­a­ni Or­ten­cio. Pre­si­den­te de Hon­ra da Co­mis­são Go­i­a­na de Fol­clo­re ba­ri­a­nior­ten­[email protected])

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias