Home / Opinião

OPINIÃO

Amigos, que amigos!

Eu te­nho mui­tos ami­gos, di­zem al­guns. Eu te­nho mui­tos ami­gos, di­zem ou­tros. Al­guns di­zem, te­nho ami­gos pa­ra qua­is­quer cir­cun­stân­cias. Ou­tros di­zem, te­nho ami­gos pa­ra de­fen­der-me até de uma agres­são in­jus­ta e imi­nen­te que eu ve­nha a so­frer. Co­mo se vê, o mun­do es­tá cheio de tan­tos ami­gos, ao gos­to de ca­da um, com to­do ti­po de per­fil. É o que di­zem as pes­so­as, no dia a dia, com con­vic­ção de que es­tão fa­lan­do a ver­da­de mais cris­ta­li­na, sem me­do de er­rar. Mas quan­do a si­tu­a­ção es­tá pre­ta, em qual­quer sen­ti­do, co­mo se cos­tu­ma di­zer, o ami­go ver­da­dei­ro se es­con­de, ou fo­ge, co­mo o di­a­bo fo­ge da cruz. Es­se fa­to acon­te­ceu, sem acres­cen­tar, nem di­mi­nu­ir, com Ra­fa­el, meu co­nhe­ci­do, pen­san­do que ti­nha um ami­go ver­da­dei­ro, po­rém o ver­da­dei­ro ami­go era jus­ta­men­te sua pró­pria pes­soa. Co­mo ele foi in­gê­nuo! Co­mo ele foi en­ga­na­do! Co­mo ele o en­ga­nou e foi cru­el com ele! Tris­te ex­pe­ri­ên­cia, que o ma­chu­cou tan­to e fê-lo so­frer! Po­rém, Ra­fa­el deu a vol­ta por ci­ma. Con­ti­nua vi­vo, es­ban­jan­do sa­ú­de, ale­gria e tran­qui­li­da­de, en­quan­to seu ami­go ver­da­dei­ro já dei­xou es­te mun­do, há mui­tos anos, ví­ti­ma de uma do­en­ça, até cer­to pon­to ba­nal, aqui em Go­i­â­nia, on­de a me­di­ci­na já es­ta­va bas­tan­te avan­ça­da, na­que­la épo­ca, com re­cur­sos mé­di­cos re­le­van­tes. Mas é co­mo diz a sen­ten­ça di­vi­na: “quem aqui faz o mal, aqui mes­mo o pa­ga na mes­ma me­di­da”, e, às ve­zes, até em do­bro. Por uma ques­tão de fo­ro ín­ti­mo e es­pí­ri­to de re­li­gi­o­si­da­de, Ra­fa­el dei­xou de re­la­tar-me, em de­ta­lhes, o gol­pe co­var­de que so­freu, de va­lor pa­tri­mo­ni­al con­si­de­rá­vel, lo­go que ele se for­mou em Di­rei­to. “Pre­fi­ro, diz ele, em­bru­lhá-lo no pa­co­te de coi­sas es­que­ci­das, mes­mo por­que o fal­so ami­go não es­tá mais em nos­so meio pa­ra de­fen­der-se, em­bo­ra sem ne­nhum ar­gu­men­to vá­li­do, se o fi­zes­se”. Fi­ca, en­tre­tan­to, cos­tu­ma di­zer-me, a tris­te lem­bran­ça de um dia azí­a­go, aque­le de fa­zer uma so­ci­e­da­de de ad­vo­ga­dos com um co­le­ga, em que ele acre­di­ta­va ser jus­to e le­al, mas, so­bre­tu­do, agra­de­ci­do, o que ele não foi.

Na po­lí­ti­ca, prin­ci­pal­men­te, is­so ocor­re com mais fre­quên­cia. En­quan­to os be­ne­fi­ci­a­dos das be­nes­ses do po­der de­las se va­lem, são ami­gos sem qua­is­quer sus­pei­tas. Po­rém, quan­do pe­lo me­nos uma de­las, por qual­quer mo­ti­vo, es­ca­pa-lhe das mãos, co­me­çam as in­di­fe­ren­ças e as trai­ções. E quan­do não re­ce­bem mais na­da, a trai­ção é to­tal, es­que­cen­do-se de tu­do o que re­ce­beu, às ve­zes, em mo­men­tos de gran­des ne­ces­si­da­des. Ra­fa­el bem co­nhe­ce es­se fil­me, mes­mo por­que seu pai foi lí­der po­lí­ti­co, no in­te­ri­or do Es­ta­do, ten­do con­di­ções de pres­tar os mais di­ver­sos fa­vo­res aos seus elei­to­res, por­que era um ho­mem es­ta­bi­li­za­do, fi­nan­cei­ra e eco­no­mi­ca­men­te e, por­tan­to, sem ne­ces­si­da­de de va­ler-se do di­nhei­ro de seus com­pa­nhei­ros pa­ra ban­car a sua po­lí­ti­ca, que era pra­ti­ca­da por pu­ro ide­a­lis­mo, co­mo um ho­mem hon­ra­do e isen­to de qual­quer des­con­fi­an­ça. Por is­so, sem­pre mi­li­tan­do na opo­si­ção, foi um vi­to­ri­o­so nas su­as cam­pa­nhas elei­to­ra­is, ama­do e ad­mi­ra­do pe­la gran­de mai­o­ria da po­pu­la­ção de seu mu­ni­cí­pio, por mui­tos anos, até quan­do deu o sus­pi­ro der­ra­dei­ro nes­ta ter­ra de tan­tas pro­va­ções. Mes­mo com es­sa con­di­ção e es­se mo­do de ser e vi­ver ele foi tra­í­do al­gu­mas ve­zes por quem ele me­nos es­pe­ra­va, que se ar­re­pen­deu e vol­tou a ser seu com­pa­nhei­ro po­lí­ti­co, em plei­tos se­guin­tes.

Pre­ca­ve­nha-se, Mar­co­ni, con­tra os seus trai­do­res. Ar­qui­ve-os, pa­ra sem­pre, na sua me­mó­ria. O se­nhor ain­da es­tá no­vo e po­de­rá vol­tar ao Pa­lá­cio das Es­me­ral­das num fu­tu­ro mui­to pró­xi­mo, por­que as obras re­a­li­za­das, nos seus man­da­tos co­mo go­ver­na­dor, fo­ram sim­ples­men­te gran­di­o­sas. Aí, se­rá ou­tra his­tó­ria e ou­tra con­ver­sa com seus pseu­dos ami­gos de ho­je, que o es­tão apu­nha­lan­do pe­las cos­tas e de to­das as ma­nei­ras. No con­tex­to des­te ar­ti­go, é opor­tu­no que ain­da se acres­cen­te que os fal­sos ami­gos são co­mo chu­pins. Quan­do se es­go­ta o san­gue pa­ra se ali­men­ta­rem eles pro­cu­ram uma no­va ví­ti­ma pa­ra não mor­re­rem de fo­me.

Fa­to co­mo o aci­ma re­la­ta­do, no iní­cio des­te tex­to, é mais uma li­ção que a vi­da en­si­nou a Ra­fa­el pa­ra que ele não mais caia nas ten­ta­ções de seus fal­sos ami­gos, em­bo­ra ain­da exis­tam ra­rís­si­mas ex­ce­ções, a es­se res­pei­to, se­não se­ria o bu­ra­co ne­gro pa­ra on­de to­dos iri­am, sem pos­si­bi­li­da­de de re­cu­pe­ra­ção.

Po­rém, é sem­pre bom re­pe­tir es­ses dois axio­mas:

“Ga­to es­cal­da­do tem me­do de água fria”. “Ami­gos são co­mo aves de ar­ri­ba­ção. Se faz bom tem­po eles ve­em. Se faz mau tem­po eles vão”.

(Si­se­nan­do Fran­cis­co de Aze­ve­do, ad­vo­ga­do, es­cri­tor, his­to­ri­a­dor, ar­ti­cu­lis­ta do DM e mem­bro da As­so­cia­ção Go­i­a­na de Im­pren­sa – AGI)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias