Home / Opinião

OPINIÃO

Antoine Marie Zukanovich, um parisiense em Vila Boa de Goyaz

Mui­tos fo­ram os es­tran­gei­ros que, em di­as pas­sa­dos, bus­ca­ram o re­can­to bu­có­li­co de Vi­la Boa de Goyaz, ci­da­de per­di­da no fun­do do ser­tão, pa­ra o en­can­ta­men­to de vi­das úte­is à pos­te­ri­da­de. Mui­tos vi­e­ram e nun­ca mais vol­ta­ram, ou­tros aqui es­ti­ve­ram e, en­can­ta­dos por nos­sas be­le­zas, le­va­ram à eter­ni­da­de o le­ga­do de nos­sa gen­te. As­sim foi com o fran­cês Zuka­no­vich, pro­fes­sor do Lyceu de Goyaz.

Era o pri­mei­ro dia de fe­ve­rei­ro de 1901 na ve­lha Pa­ris. Nes­se dia, nas­ceu An­to­i­ne Ma­rie Zuka­no­vich, e que, ca­ri­nho­sa­men­te era cha­ma­do de To­tó, pe­lo Ir­mão (o úni­co den­tre eles a ter ape­li­do). Era uma be­la cri­an­ça, que cres­ceu for­te e ter­ri­vel­men­te tra­qui­na.

Em vir­tu­de de pro­mes­sa da mãe – ca­tó­li­ca fer­vo­ro­sa, que co­me­çou pe­lo no­me da­do ao ga­ro­to, à ida­de de oi­to anos, to­dos os do­min­gos, ti­nha, ele, de ir à mis­sa com há­bi­to se­me­lhan­te ao de San­to An­tô­nio.

Três anos após seu nas­ci­men­to, ga­nhou ou­tro ir­mão, Fer­nand. E cin­co anos mais tar­de, che­gou o úl­ti­mo, Ro­bert. Mui­to pa­re­ci­dos uns com os ou­tros, sa­u­dá­veis, Bem hu­mo­ra­dos e in­te­li­gen­tes, loi­ros, to­dos de olhos azu­is, me­nos An­to­i­ne Ma­rie, que os ti­nha ver­des, cin­co ir­mãos al­can­ça­ram, já no iní­cio da ado­les­cên­cia, es­ta­tu­ra ele­va­da.

A ex­ce­ção de An­to­i­ne Ma­rie, to­dos atin­gi­ram mais de um me­tro e no­ven­ta, che­gan­do dois de­les, co­mo o pai, a um me­tro e no­ven­ta e seis.

An­to­i­ne Ma­rie, que só atin­gi­ra um me­tro e oi­ten­ta e dois, era con­si­de­ra­do “bai­xi­nho” pe­los de­mais. Fa­to es­se que, com fre­quên­cia, da­va azo a pia­das, se bem que o pro­vo­ca­do, in­va­ri­a­vel­men­te as re­ce­bes­se com mai­or es­por­ti­vi­da­de, mes­mo por­que sen­tia-se sem­pre ob­je­to de mui­to amor fra­ter­nal, fun­cio­nan­do até, gra­ças ao ca­ris­ma que lhe era ina­to, co­mo po­lo ca­ta­li­sa­dor en­tre ir­mãos.

Por par­te de pai e mãe, de fa­mí­lia nu­me­ro­sa e mui­to uni­da, go­zan­do de si­tu­a­ção fi­nan­cei­ra es­tá­vel, vi­ve­ram jun­tos, com in­ve­já­vel es­pí­ri­to de fra­ter­ni­da­de, in­fân­cia e ado­les­cên­cia das mais fe­li­zes até me­a­dos da se­gun­da dé­ca­da do sé­cu­lo XX, quan­do eclo­diu a Pri­mei­ra Guer­ra Mun­di­al.

Nes­sa épo­ca, a si­tu­a­ção dos es­tran­gei­ros já não era fá­cil Vi­a­ja­ram mui­to pe­la Eu­ro­pa e, es­pe­ci­al­men­te pe­la Áfri­ca, de­vi­do à pro­fis­são do pai, en­ge­nhei­ro ele­tri­cis­ta da Cia. Te­le­fô­ni­ca fran­ce­sa que, na épo­ca, mo­no­po­li­za­da os ser­vi­ços do se­tor em par­te da Eu­ro­pa e Ori­en­te mé­dio. Por is­so, seu ir­mão mais ve­lho, Emi­le Hec­tor Ed­mond, nas­ceu em Bei­ru­te e, Fer­nad, o quar­to, no Cai­ro, em­bo­ra fran­ces­es, por for­ça do di­rei­to à na­ci­o­na­li­da­de dos as­cen­den­tes.

Em 1914, ex­plo­din­do a pri­mei­ra guer­ra mun­di­al, de ime­di­a­to, Emi­le foi con­vo­ca­do a ser­vir a pá­tria. De­pois, foi a vez de Cha­les e, ao fi­nal da de­plo­rá­vel ca­tás­tro­fe, até An­to­i­ne Ma­rie, com ape­nas de­zes­se­te anos, so­freu seus efei­tos. Pe­la ação no­ci­va dos ga­ses as­fi­xi­an­tes dos ale­mã­es, es­te­ve ce­go por três mes­es.

In­du­bi­ta­vel­men­te, es­sa foi a pi­or fa­se de sua vi­da. Além das pri­va­ções ine­ren­tes á ebu­li­ção do pró­prio ir­ra­ci­o­nal con­fli­to, a sen­sa­ção amar­ga e in­dis­far­çá­vel do evo­lu­ti­vo cons­tran­gi­men­to da pá­tria an­te o des­po­tis­mo do ini­mi­go, vi­brou-se-lhe o es­to­fo, trans­for­man­do-lhe cru­el e inad­ver­ti­da­men­te, o in­con­se­quen­te de­sa­bro­char da ado­les­cên­cia, no ar­ca­bou­ço ir­re­ver­sí­vel de ho­mem, sem al­ter­na­ti­va, pre­co­ce e obri­ga­to­ri­a­men­te res­pon­sá­vel.

Mas, co­mo não há mal que sem­pre du­re, aque­la enor­me tar­ja ne­gra que co­bria a Eu­ro­pa, um dia, de­sa­pa­re­ceu. Li­ber­tou-se a Fran­ça das pres­sões bé­li­cas, e, ape­sar dos pe­sa­res, com inex­pug­ná­vel for­ça da ju­ven­tu­de, An­to­i­ne Ma­rie con­se­guiu so­bre­vi­ver, emer­so aos trau­mas so­fri­dos.

Cur­tin­do e con­sci­en­te da me­ta­mor­fo­se ocor­ri­da na pá­tria, na fa­mí­lia e, con­se­quen­te­men­te, na pró­pria per­so­na­li­da­de, im­bu­í­do de sen­ti­men­to e exa­to da fra­gi­li­da­de do ser hu­ma­no e da ilu­só­ria ga­ran­tia dos bens ma­te­ri­ais, co­me­çou, ele, en­tão, a re­for­mu­lar seus con­cei­tos.

E, ain­da sob o efei­to de ten­são do es­ta­do de aler­ta e da in­con­tro­lá­vel sen­sa­ção de me­do, que só os pro­du­tos emer­gen­tes de uma guer­ra po­dem ex­pli­car, con­se­guiu en­con­trar ener­gi­as pa­ra fa­bri­car su­as de­fe­sas, fe­chan­do, co­mo num co­fre, seu es­pa­ço vi­tal.

Char­les tor­nou-se en­ge­nhei­ro, co­mo o pai. Emi­le e Fer­nand for­ma­ram-se ad­vo­ga­dos. An­to­i­ne Ma­rie fez-se eco­no­mis­ta e Ro­bert en­trou pa­ra o exér­ci­to. Di­fí­ceis fo­ram aque­les tem­pos de pós- guer­ra na Eu­ro­pa. O po­der aqui­si­ti­vo bai­xou sen­si­vel­men­te e em­pre­go era pro­du­to ra­ci­o­na­do.

Nes­sa épo­ca, foi o pai no­va­men­te de­sig­na­do a tra­ba­lhar na Cia. Te­le­fô­ni­ca do Cai­ro e to­da fa­mí­lia mu­dou-se pa­ra o Egi­to, on­de ca­da um dos fi­lhos em­pre­gou-se em di­fe­ren­tes em­pre­sas fran­ce­sas, em ati­vi­da­de no ori­en­te. Só Ro­bert per­ma­ne­ceu na Fran­ça, en­ga­ja­do no exér­ci­to.

Ape­sar das ex­pe­ri­ên­cias an­te­rio­res da fa­mí­lia na Áfri­ca, ha­via di­fi­cul­da­des de adap­ta­ção aos cos­tu­mes ori­en­tais, pe­lo que mo­ra­vam num dis­tri­to ha­bi­ta­do ex­clu­si­va­men­te por fran­ces­es.

A ines­pe­ra­da per­da da mãe, em 1924, foi um gol­pe ter­rí­vel pa­ra to­da fa­mí­lia que, po­der-se-ia di­zer, fi­cou um bar­co à de­ri­va.

Em seu lei­to de mor­te, ro­de­a­da por ma­ri­do e fi­lhos, foi a mão de An­to­i­ne Ma­rie, que ela es­co­lheu pa­ra de­po­si­tar seu anel de ca­sa­men­to e, foi es­se mes­mo anel que, anos mais tar­de, ele co­lo­cou no de­do de sua mu­lher, Ger­tru­des, na an­ti­ga Vi­la Boa de Goyaz, tão lon­ge no co­ra­ção da Amé­ri­ca do Sul, que, por sua vez, ao mor­rer con­fiou-a à sua fi­lha Aba­dia.

An­to­i­ne Ma­rie, mui­to sen­sí­vel á mor­te da mãe, não su­por­tou mais vi­ver no am­bi­en­te on­de tan­tas lem­bran­ças im­pi­e­do­sa­men­te avi­va­vam sua dor, pe­lo que, de­ci­diu dei­xar o Egi­to, de on­de par­tiu sem ru­mo de­ter­mi­na­do.

Na­que­le tem­po, tam­bém no Egi­to, a vi­da não era fá­cil. Além das di­fi­cul­da­des da pri­mei­ra Guer­ra Mun­di­al, ha­via os re­fle­xos mar­can­tes de no­vos e cons­tan­tes atri­tos en­tre as pe­que­nas po­tên­cias, co­mo uma do­en­ça crô­ni­ca ge­ral e a es­ca­ra­mu­ça ja­po­ne­sa, apre­sen­ta­va-se co­mo pre­lú­dio que vi­ria eclo­dir na se­gun­da gran­de guer­ra.

Ape­sar da pre­ca­ri­e­da­de dos mei­os de co­mu­ni­ca­ção e de tran­spor­te da épo­ca, na me­di­da das pos­si­bi­li­da­des, An­to­i­ne Ma­rie man­ti­nha re­gu­lar cor­res­pon­dên­cia com seus fa­mi­lia­res. To­da­via, a par­tir da de­fla­gra­ção da úl­ti­ma guer­ra mun­di­al, por mais que o ten­tas­se, ja­mais con­se­guiu re­en­con­trar a fa­mí­lia.

Ao dei­xar o Egi­to, An­to­i­ne Ma­rie cor­reu a Eu­ro­pa, vi­si­tou o Ca­na­dá e, fi­nal­men­te, apor­tou no Bra­sil, de on­de nu­ca mais saiu.

Aqui­nho­a­do com uma in­te­li­gên­cia pri­vi­le­gi­a­da, do­no de uma cu­ri­o­si­da­de in­te­lec­tu­al su­ma­men­te ati­va­da, não me­din­do es­for­ços nem tem­po pa­ra de­di­car-se ao es­tu­do ou ao tra­ba­lho, tor­nou-se se­nhor de uma ca­pa­ci­da­de de apren­di­za­gem de­ve­ras in­vul­gar.

Des­sa ma­nei­ra, ad­qui­riu uma vas­ta cul­tu­ra ge­ral, apren­den­do in­clu­si­ve, fa­lar cor­re­ta­men­te 8 idio­mas: fran­cês (lín­gua pá­tria), ita­li­a­no, es­pa­nhol, in­glês, gre­go, ára­be, tu­pi-gua­ra­ni e por­tu­guês; ten­do, ain­da, bons co­nhe­ci­men­tos do la­tim.

No Bra­sil, de ini­cio, ins­ta­lou-se no Rio de Ja­nei­ro, on­de, por al­gum tem­po, tra­ba­lhou pa­ra o Cré­dit-Lyon­nais. Mas, a vas­ti­dão e o exo­tis­mo de nos­so Pa­ís, ain­da bru­to, de­sa­fi­a­ram aque­le es­tran­gei­ro, de es­pí­ri­to ávi­do de aven­tu­ras, a co­nhe­cê-lo mais fun­da­men­te.

Na­que­la épo­ca, gran­des eram as di­fi­cul­da­des de tran­spor­te e de co­mu­ni­ca­ção. Mui­tas ve­zes, os ca­mi­nhos eram sim­ples pi­ca­das, que o ma­to co­bria; mal eram elas aber­tas, num pis­car de olhos, já as ca­mu­fla­va a na­tu­re­za bra­via.

Em­bre­nha­do no in­te­ri­or do Pa­ís, ain­da com res­tri­to co­nhe­ci­men­to em por­tu­guês, sem que­rer, em­pur­ra­do por uma co­lu­na re­vo­lu­ci­o­ná­ria, foi le­va­do a Ma­to Gros­so, on­de pas­sou qua­se dois anos em com­pa­nhia de je­suí­tas fran­ces­es.

Aju­dan­do os pa­dres no seu tra­ba­lho de ca­te­que­se, apren­deu o tu­pi-gua­ra­ni e o por­tu­guês. Leu, en­tão, to­dos os li­vros de que os pa­dres dis­pu­nham, na mai­o­ria de te­o­lo­gia.

Fi­nal­men­te, con­se­guiu de lá sa­ir en­ga­jan­do-se num gru­po de tro­pei­ros que le­vou à bu­có­li­ca ve­lha ca­pi­tal go­i­a­na.

Che­gou ele, num dia mui­to dis­tan­te, ao va­le do Rio ver­me­lho, na eter­na Ci­da­de de Goyaz!

O Lyceu lo­cal es­ta­va jus­ta­men­te à pro­cu­ra de um pro­fes­sor de fran­cês, pois, o que ocu­pa­va o car­go, M. Vic­tor, es­ta­va em vi­as de re­tor­nar a Fran­ça.

An­to­i­ne Ma­rie, o sub­sti­tu­to e, sen­do bas­tan­te apre­ci­a­do seu de­sem­pe­nho, pas­sou a ser so­li­ci­ta­do a dar au­las par­ti­cu­la­res em sua re­si­dên­cia.

Es­ta­va a cri­ar raí­zes no chão de Vi­la Boa.

Re­al­men­te, foi com pro­pri­e­da­de que de­sem­pe­nhou seu mis­ter de pro­fes­sor; não só en­si­nan­do a lín­gua e di­vul­gan­do a his­tó­ria e a cul­tu­ra fran­ce­sa, co­mo, tam­bém, trans­mi­tin­do os co­nhe­ci­men­tos ad­qui­ri­dos nas vi­a­gens que em­pre­en­de­ra mun­do afo­ra.

Cul­to, po­li­do, mo­des­to, e fá­cil de con­ví­vio so­ci­al e ex­tre­ma­men­te ge­ne­ro­so, tor­nou-se ami­go e mui­to es­ti­ma­do por seus alu­nos; o que fi­cou re­gis­tra­do no gran­de nú­me­ro de car­tas, car­tões, te­le­gra­mas, re­fe­rên­cias, ho­me­na­gens, te­le­fo­ne­mas e lem­bran­ças e de­les ad­vin­dos e que per­du­ra­ram por to­da a sua lon­ga vi­da, de oi­ten­tas e seis anos.

Já co­nhe­cen­do ra­zo­a­vel­men­te bem o Bra­sil, de­se­ja­va re­tor­nar à Fran­ça, mas apai­xo­nou-se por uma go­i­a­na e is­so mu­dou o ru­mo de sua vi­da.

Cas­ou-se em Go­i­ás a 17 de mar­ço de 1928, com Ger­tru­des Fer­rei­ra da Sil­va, fi­lha de An­tô­nio Ro­ber­to Fer­rei­ra da Sil­va e Gui­lher­mi­na Al­ves da Sil­va.

Ger­tru­des te­ve se­te ir­mãos, mas só três de­les tor­na­ram-se adul­tos: Be­ne­di­to Cu­per­ti­no da Sil­va (fa­le­ci­do), Jo­ão Fer­rei­ra da Sil­va e Abí­lio Fer­rei­ra da Sil­va.

Em 1929, An­to­i­ne Ma­rie per­deu Ida, sua pri­mei­ra fi­lha, aos seis mes­es de ida­de. Em 1933, mu­dou-se pa­ra Ara­gu­a­ri, Mi­nas Ge­ra­is, on­de, em 1934, nas­ceu sua ter­cei­ra fi­lha, Ma­ria Aba­dia. Lá, ele tra­ba­lhou co­mo con­ta­dor pa­ra a fir­ma Fer­rei­ra & Cia., as­sim co­mo, le­cio­na­va fran­cês no Co­lé­gio Re­gi­na Pa­cis.

Na épo­ca da se­gun­da Gran­de Guer­ra, ou­vi­do sem­pre co­la­do ao rá­dio, so­freu pe­la Fran­ça co­mo se es­ti­ves­se em cam­po de ba­ta­lha. A ocu­pa­ção dei­xou-o so­bre­ma­nei­ra aba­ti­do. A ten­são cons­tan­te em que vi­via tor­nou-o ina­pe­ten­te, obri­gan­do-o, por ou­tro la­do, a fu­mar em ex­ces­so, o que re­sul­tou-lhe nu­ma gra­ve úl­ce­ra du­o­de­nal, a qual, ape­sar do tra­ta­men­to re­gu­lar que lhe era mi­nis­tra­do, so­men­te ci­ca­tri­zou-se, por com­ple­to, após o ter­mi­no de­fi­ni­ti­vo do com­ba­te.

Ele nun­ca es­que­ceu a ter­ra que­ri­da que lhe trou­xe a cor mo­re­na da ama­da es­po­sa, vi­la­bo­en­se de al­ma e co­ra­ção.

Em 1946, mu­dou-se par Uber­lân­dia, on­de até 1956, quan­do trans­fe­riu pa­ra São Pau­lo, man­te­ve em ati­vi­da­de um es­cri­tó­rio con­tá­bil e de au­di­to­ria. Ali, com fre­quên­cia, era con­vi­da­do a pro­fe­rir pa­les­tra so­bre a his­tó­ria e cul­tu­ra fran­ce­sa.

Em São Pau­lo, tor­nou-se che­fe de ad­mi­nis­tra­ção do De­par­ta­men­to Con­tá­bil da Cia. Hud­son Dis­tri­bu­i­do­ras do Bra­sil – Óle­os e De­ri­va­dos de Pe­tró­leo, on­de per­ma­ne­ceu até os 72 anos, quan­do apo­sen­tou-se.

Mas, lo­go na pri­mei­ra se­ma­na, des­co­briu que a ina­ti­vi­da­de o ma­ta­ria. Por is­so, quin­ze di­as de­pois já se en­con­tra­va de vol­ta ao tra­ba­lho, exer­cen­do as fun­ções de che­fe de ad­mi­nis­tra­ção da Im­por­ta­do­ra Jor­ge Laskan­si S/A, on­de per­ma­ne­ceu até os oi­ten­ta e qua­tro anos.

E, en­tão, só dei­xou de tra­ba­lhar e de di­ri­gir au­to­mó­vel de­vi­do ao gran­de en­fra­que­ci­men­to de sua vi­são. Foi, tam­bém, com gran­de pe­sar que o em­pre­ga­dor acei­tou sua de­mis­são. Tan­to que pas­sou ao sis­te­ma de fa­zer-lhe con­sul­tas ao te­le­fo­ne, fa­to es­se que per­du­rou até sua mor­te.

Sua fi­lha Ma­ria aba­dia tor­nou-se ad­vo­ga­da pe­la Fa­cul­da­de de Di­rei­to da Uni­ver­si­da­de de São Pau­lo. Cas­ou-se com um pau­lis­ta, Ayrton Mar­ques Fun­chal, tam­bém ad­vo­ga­do.

Des­de 1972 de­di­ca-se á pin­tu­ra, ten­do par­ti­ci­pa­do de inú­me­ras ex­po­si­ções no Bra­sil e no ex­te­ri­or. Con­ta com trin­ta e cin­co prê­mios no seu cur­ri­cu­lum, ten­do obras na Pi­na­co­te­ca do Es­ta­do de São Pau­lo – Fis­ca­li­za­ção Ar­tís­ti­ca, na Câ­ma­ra de Ve­re­a­do­res de São Ber­nar­do do Cam­po, em vá­rios mu­seus e pi­na­co­te­cas do Es­ta­do de São Pau­lo e em di­ver­sas co­le­ções pri­va­das do Bra­sil e do ex­te­ri­or.

Es­tu­dou mu­se­o­lo­gia, fre­quen­tan­do cur­so de ex­ten­são uni­ver­si­tá­ria em Lon­dres, com es­tá­gio de do­ze mes­es no Vic­to­ria and Al­bert Mu­seum.

Par­ti­ci­pou ati­va­men­te, com as­ses­so­ria ju­rí­di­ca, no re­ca­ta­men­to das re­la­ções cul­tu­ra­is en­tre Fran­ça e o Bra­sil, de­pois de vin­te e um anos de si­lên­cio, e que cul­mi­nou na mai­or ex­po­si­ção bra­si­lei­ra de to­da a his­tó­ria pá­tria “Ex­po­si­ção Mo­der­ni­da­de”, no Mu­seu de Ar­te Mo­der­na de Pa­ris – de­zem­bro/87 – fe­ve­rei­ro/880, con­for­me cons­ta do li­vro Mo­der­ni­da­de, es­cri­to em fran­cês e edi­ta­do em Pa­ris.

Uma das fun­da­do­ras do Cen­tro Cul­tu­ral _ Mu­seu da Es­cul­tu­ra e da Eco­lo­gia, que se cons­tru­iu na Av. Eu­ro­pa, em São Pau­lo, pe­la ini­ci­a­ti­va pri­va­da, por meio dos be­ne­fí­ci­os fis­cais de in­cen­ti­vo à cul­tu­ra, pre­vis­to na Lei Sar­ney.

Re­pre­sen­tan­te do Bra­sil em vá­rios en­con­tros e con­fe­rên­cia so­bre ar­tes e mu­se­o­lo­gia, em di­ver­sos paí­ses da Eu­ro­pa, Ma­ria Aba­dia fez cur­sos de ex­ten­são uni­ver­si­tá­ria nos prin­ci­pa­is cen­tros cul­tu­ra­is da Eu­ro­pa, Es­ta­dos Uni­dos, do Mé­xi­co e do Egi­to. Di­re­to­ra da So­ci­e­da­de de Ami­gos dos Jar­dins – de­fen­so­ra da eco­lo­gia.

Ma­ria Aba­dia deu ao pai qua­tro ne­tos que, se­gun­do ele, fo­ram o mai­or prê­mio de sua vi­da.

O ca­sa­men­to de An­to­i­ne Ma­rie com Ger­tru­des cons­ti­tui-se nu­ma uni­ão ex­tre­ma­men­te har­mo­ni­o­sa e fe­liz. Vi­ve­ram, du­ran­te qua­ren­ta e se­te anos, num cli­ma de paz e de amor. Ela fa­le­ceu em 16 de no­vem­bro de 1975.

De­pois da mor­te da fi­el com­pa­nhei­ra de tan­tos anos, An­to­i­ne Ma­rie pas­sou a re­si­dir com sua fi­lha, vi­ven­do, dai por di­an­te, ex­ce­tu­an­do-se o ho­rá­rio de tra­ba­lho, ex­clu­si­va­men­te em fun­ção dos ne­tos, que lhe eram mui­to afei­ço­a­dos e com os qua­is ti­nha gran­de afi­ni­da­de.

Até sua mor­te, em 21 de Mar­ço de 1987. Em con­se­quên­cia de in­su­fi­ci­ên­cia car­dí­a­ca, An­to­i­ne Ma­rie e con­ser­vou in­te­gra sua in­te­li­gên­cia, com uma acui­da­de men­tal e me­mó­ria ex­cep­cio­nais, man­ten­do-se, até o fim, mer­cê de seus do­tes mo­ra­is e in­te­lec­tu­ais e de um di­nâ­mi­co in­vul­gar, no le­me de uma fa­mí­lia que ele mui­to amou e que lhe re­tri­bu­iu com amor na mes­ma in­ten­si­da­de.

Em­bo­ra ar­den­te­men­te o de­se­jas­se, nun­ca mais vol­tou à Fran­ça. Quan­do era jo­vem fi­si­ca­men­te vá­li­do, fal­ta­ram-lhe re­cur­sos fi­nan­cei­ros. Quan­do eles che­ga­ram, es­ta­va ve­lho, aco­me­ti­do de gra­ve ar­tro­se nos jo­e­lhos e com a vi­são bem re­du­zi­da.

An­to­i­ne Ma­rie Zuka­no­vick ja­mais per­deu sua iden­ti­da­de fran­ce­sa. Mor­reu fran­cês de cor­po e al­ma, mas com a al­ma go­i­a­na a se lem­brar da gen­te de Vi­la Boa.

A mai­o­ria de seus alu­nos, es­pe­ci­al­men­te os go­i­a­nos, tor­na­ram-se per­so­na­li­da­des de des­ta­que na so­ci­e­da­de, prin­ci­pal­men­te na área po­lí­ti­ca, co­mo go­ver­na­do­res de Es­ta­do, vi­ce-go­ver­na­do­res, mi­nis­tros, pre­fei­tos (o ex-pre­fei­to de Go­i­â­nia Ve­ne­ran­do de Frei­tas, até deu-lhe pa­ra afi­lha­do de ba­tis­mo, seu fi­lho Car­los), se­na­do­res, de­pu­ta­dos, mui­tos dos qua­is, co­nhe­ce­do­res de sua cul­tu­ra e ca­pa­ci­da­de de tra­ba­lho, fa­cul­ta­ram-lhe vá­ri­as pos­si­bi­li­da­des de in­gres­so a car­gos pú­bli­cos, de atra­ti­va re­mu­ne­ra­ção, o que ele sem­pre re­jei­tou, pre­fe­rin­do vi­ver mais mo­des­ta­men­te, pa­ra não ter de re­nun­ci­ar à sua se­gun­da pá­tria, aqui vi­ven­do a mai­or par­te de sua exis­tên­cia, pres­tan­do re­le­van­tes ser­vi­ços á co­le­ti­vi­da­de; não só en­si­na­do a lín­gua e di­vul­gan­do a his­tó­ria e cul­tu­ra de sua ter­ra na­tal, mas par­ti­cu­lar­men­te, cons­tru­in­do uma fa­mí­lia dig­na, con­sci­en­te e atu­an­te, on­de ca­da mem­bro, em­bo­ra na for­ma de sua mar­can­te per­so­na­li­da­de, po­de, li­vre­men­te e sem es­for­ço, en­con­trar o seu pró­prio ca­mi­nho, pa­ra de­sem­pe­nhar, com se­gu­ran­ça e de­sem­ba­ra­ço, a fun­ção que lhe com­pe­te den­tro do con­tex­to so­ci­al.

Há 90 anos o pa­ri­sien­se An­to­nie Ma­rie Zuka­no­vick uniu seu des­ti­no em Vi­la Boa de Goyaz com as eter­nais raí­zes vi­la­bo­en­ses e dei­xou as mar­cas de sua pas­sa­gem no tem­po, na fe­liz lem­bran­ça dos que hon­ra­ram o nos­so ber­ço na­tal.

(Ben­to Al­ves Araú­jo Jayme Fleury Cu­ra­do, gra­du­a­do em Le­tras e Lin­guís­ti­ca pe­la UFG, es­pe­cia­lis­ta em Li­te­ra­tu­ra pe­la UFG, mes­tre em Li­te­ra­tu­ra pe­la UFG, mes­tre em Ge­o­gra­fia pe­la UFG. Dou­tor em Ge­o­gra­fia pe­la UFG, pós-dou­to­ran­do em Ge­o­gra­fia pe­la USP, pro­fes­sor, po­e­ta ben­to­fleury@hot­mail.com)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias