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OPINIÃO

As prisioneiras do sistema: mães e filhos no sistema prisional

Se­gun­do o In­fo­pen-2016, de 2000 a 2016 (16 anos) mul­ti­pli­cou-se por oi­to o to­tal de mu-lhe­res pre­sas no Bra­sil, pas­san­do de 5.601 pa­ra 42.355 em 2016. Re­pre­sen­ta um au­men­to de 656% em re­la­ção ao to­tal re­gis­tra­do no ano de 2000, quan­do me­nos de 6.000 es­ta­vam apri­si-ona­das. Nes­se pe­rí­o­do, a po­pu­la­ção pri­si­o­nal mas­cu­li­na cres­ceu 293%. Co­mo se vê, a si­tu­a­ção das mu­lhe­res só pi­o­rou. O que não mu­dou foi o al­vo pre­fe­ren­ci­al das pri­sões: jo­vens, ne­gras, po­bres e de bai­xa es­co­la­ri­da­de, pro­ve­ni­en­tes de pe­que­nas ci­da­des do in­te­ri­or e pe­ri­fe­rias das gran­des ci­da­des. As­sim, a pu­ni­ção pa­re­ce ter pri­vi­lé­gio de clas­se (RA­MOS, 2017). Em re­la­ção à des­ti­na­ção dos es­ta­be­le­ci­men­tos por gê­ne­ro ob­ser­va-se a ten­dên­cia, já ex­pres­sa em le­van­ta­men­tos an­te­rio­res, de que a mai­or par­te das 1.428 ca­dei­as for­ma pro­je­ta­das pa­ra o pú­bli­co mas­cu­li­no: 74% das uni­da­des pri­si­o­nais des­ti­nam-se aos ho­mens e ape­nas 107 ou 7% dos es­ta­be­le­ci­men­tos des­ti­nam-se ex­clu­si­va­men­te ao se­xo fe­mi­ni­no, ou­tros 17% são ca­rac­te­ri­za­dos co­mo mis­tos, o que sig­ni­fi­ca que po­dem con­tar com alas/ce­las es­pe­cí­fi­cas pa­ra o apri­si­o­na­men­to de mu­lhe­res den­tro de um es­ta­be­le­ci­men­to ori­gi­nal­men­te mas­cu­li­no, re­ve­lan­do que nes­se que­si­to não se ob­ser­va o que de­ter­mi­na a Lei de Exe­cu­ção Pe­nal.

A mai­o­ria das de­ten­tas, 68%, fo­ram pre­sas por cri­mes re­la­ci­o­na­dos ao trá­fi­co de dro­gas, mui­tas ve­zes por mo­ra­rem com os com­pa­nhei­ros e fi­lhos em ca­sas on­de se guar­da­vam dro­gas ou ain­da por es­ta­rem le­van­do dro­gas pa­ra o com­pa­nhei­ro ou fi­lho na pri­são.

His­to­ri­ca­men­te, vis­lum­bra-se a mu­lher co­mo um ser de­pen­den­te de um “sis­te­ma” cons-tru­í­do por ho­mens, que se re­su­me na trí­pli­ce pri­são: ser es­po­sa (cu­i­dar do ma­ri­do), ser mãe (ge­rar e edu­car os fi­lhos), ser do­na de ca­sa (cu­i­dar do lar). Ser ges­tan­te, dar à luz e ama­men­tar no sis­te­ma car­ce­rá­rio bra­si­lei­ro sig­ni­fi­ca uma pe­na­li­za­ção du­pla ou tri­pla pa­ra es­sas pri­si­o­nei­ras. A ta­be­la 1 mos­tra a dis­tri­bui­ção da mu­lhe­res nas pri­sões bra­si­lei­ras.

Co­mo se vê na ta­be­la o to­tal das 42.355 mu­lhe­res, a gran­de mai­o­ria, 41.087, es­tá pre­sa no Sis­te­ma Pe­ni­ten­ci­á­rio e 1.268, nas Se­cre­ta­rias Es­ta­du­ais de Se­gu­ran­ça.

As 42.355 mu­lhe­res ocu­pam 27.029 das va­gas exis­ten­tes, don­de que se de­duz que o nú-me­ro de de­ten­tas é mui­to mai­or que o nú­me­ro de va­gas, ou se­ja, uma ta­xa de ocu­pa­ção de 156,7%. Além dis­so, as de­man­das das mu­lhe­res pri­si­o­nei­ras sa~o es­pe­ci´fi­cas: o en­vol­vi­men­to com o cri­me e a ma­nei­ra co­mo es­sas es­ta­be­le­cem vín­cu­los fa­mi­lia­res mos­tram-se, em ge­ral, mui­to di­fe­ren­te da re­a­li­da­de dos ho­mens pri­va­dos de li­ber­da­de. Das 42.355 mu­lhe­res de­ti­das, 19.223 ou 45% são pro­vi­só­rias, à es­pe­ra de jul­ga­men­to de­fi­ni­ti­vo, 13.536 ou 32% das mu­lhe­res en­car­ce­ra­das fo­ram sen­ten­ci­a­das pa­ra re­gi­me fe­cha­do, 6.609 ou 16% em re­gi­me se­mi­a­ber­to e 2.755 ou 7% em re­gi­me aber­to. A vul­ne­ra­bi­li­da­de das mu­lhe­res é mui­to mai­or que a dos ho­mens e mui­tas de­las con­vi­vem com a fal­ta de pro­du­tos bá­si­cos de hi­gi­e­ne.

Jo­vens, ne­gras e de bai­xa es­co­la­ri­da­de: das 42.355 mu­lhe­res pri­si­o­nei­ras, 50% são jo­vens en­tre 18 e 29 anos, 62% são ne­gras, 5% são anal­fa­be­tas ou al­fa­be­ti­za­das sem ter ido à es­co­la, 45% têm en­si­no fun­da­men­tal in­com­ple­to e 15%, com­ple­to, 17% en­si­no mé­dio in­com­ple­to e 15% en­si­no mé­dio com­ple­to, 2% têm en­si­no su­pe­ri­or in­com­ple­to e 1% en­si­no su­pe­ri­or com­ple­to.

Ges­tan­tes: Ape­nas 55 uni­da­des pri­si­o­nais de­cla­ra­ram dis­por de ce­la ou dor­mi­tó­rio pa­ra ges­tan­tes. A si­tu­a­ção se agra­va quan­do a pre­sa é ges­tan­te e mãe, pois tem de se pre­o­cu­par com o par­to e cu­i­dar do(a) fi­lho(a) que vai nas­cer. Além dis­so, é re­cor­ren­te a fal­ta de acom­pa­nha­men­to mé­di­co às ges­tan­tes e, co­mo re­sul­ta­do, al­gu­mas mu­lhe­res aca­bam dan­do à luz no pró­prio pre­sí­dio, sem ne­nhu­ma as­sis­tên­cia. Ha­via, em ju­nho de 2106, 536 ges­tan­tes e 350 lac­tan­tes, mas ape­nas 3% das uni­da­des dis­pu­nham de cre­ches e 14% de ber­çá­rios.

Cui­da­dos da pro­le: Das 42.355 mu­lhe­res apri­si­o­na­das 62% eram sol­tei­ras, 23% em uni­ão es­tá­vel, 9% ca­sa­das, 2% se­pa­ra­das ju­di­cial­men­te, 2% di­vor­ci­a­das e 2% vi­ú­vas. 26% das mu­lhe-res en­car­ce­ra­das não ti­nham fi­lhos, as de­mais, 74%, ti­nham de 1 a 5 fi­lhos. Mui­tas mu­lhe­res en­con­tram di­fi­cul­da­des pa­ra re­fe­ren­ci­ar os fi­lhos no mo­men­to da pri­são e is­to faz com que as cri­an­ças se­jam en­tre­gues a ou­tras fa­mí­lias sem qual­quer acom­pa­nha­men­to ou pro­te­ção. A aten­ção à sa­ú­de das cri­an­ças, pri­si­o­nei­ras com as mã­es, cons­ti­tui uma das mai­o­res fon­tes de ten­são e con­fli­tos das mã­es com a ad­mi­nis­tra­ção pe­ni­ten­ci­á­ria. Nes­ses ca­sos, as mu­lhe­res pre­sas sen­tem-se pres­sio­na­das en­tre ame­a­ças ve­la­das ou cla­ras de se­rem pu­ni­das ou de ve­rem os pro­ble­mas de sa­ú­de dos fi­lhos se agra­va­rem por de­mo­ra ou de­sas­sis­tên­cia à sa­ú­de. Nas pri­sões bra­si­lei­ras ha­via, em ju­nho de 2016, ha­via 1.111 cri­an­ças, pri­si­o­nei­ras com as mã­es.

Ama­men­ta­ção: Sa­be-se da im­por­tân­cia da ama­men­ta­ção, pois é o pe­rí­o­do de tro­ca de afe­to en­tre mã­es e fi­lhos e con­tri­bui pa­ra au­men­tar a imu­ni­da­de, a sa­ú­de e o de­sen­vol­vi­men­to da cri­an­ça. De mo­do ge­ral, não há lo­cal pró­prio nem per­mis­são pa­ra que as mã­es co­zi­nhem nem que as fa­mí­lias for­ne­çam ali­men­ta­ção pa­ra as cri­an­ças. A ali­men­ta­ção “de pa­ne­la” for­ne­ci­da, fei­ta no re­fei­tó­rio da uni­da­de é ina­de­qua­da, pre­pa­ra­da sem a de­vi­da hi­gi­e­ne que po­de ser a cau­sa de do­en­ças pa­ra mã­es e fi­lhos. As ro­ti­nas e os ho­rá­rios im­pos­tos pa­ra a ali­men­ta­ção cons­tran­gem a au­to­no­mia das mã­es e a li­ber­da­de das cri­an­ças, pois não con­tem­plam di­fe­ren­ças de ida­de das cri­an­ças e de su­as ne­ces­si­da­des. Se­gun­do a Lei de Exe­cu­ção Pe­nal (LEP), após o par­to, a pre­sa po­de ama­men­tar o be­bê ao me­nos por seis mes­es, mas nem to­dos os pre­sí­di­os cum­prem o pra­zo e par­te de­les apli­ca-o co­mo tem­po má­xi­mo. O mo­men­to da sa­í­da da cri­an­ça do cár­ce­re é con­du­zi­do de ma­nei­ra em ge­ral abrup­ta, des­com­pro­me­ti­da com a ne­ces­si­da­de de adap­ta­ção e com os even­tua­is im­pac­tos so­bre a sa­ú­de psi­co­ló­gi­ca das mu­lhe­res en­car­ce­ra­das. O uso de tec­no­lo­gi­as, co­mo ca­ne­lei­ras ele­trô­ni­cas, que per­mi­tem a ama­men­ta­ção em pri­são do­mi­ci­li­ar, ra­ra­men­te acon­te­ce. A vi­o­la­ção de di­rei­tos hu­ma­nos com re­la­ção às ges­tan­tes é ge­ne­ra­li­za­da e além dis­so, os re­la­tos de tor­tu­ra são co­muns mes­mo en­tre as grá­vi­das. Pre­vis­tas em lei, as pri­sões fe­mi­ni­nas de­vem pos­su­ir tan­to cre­ches quan­to ber­çá­rios, o que não acon­te­ce na mai­o­ria de­las.

Fa­mí­lia: Qua­tro em ca­da cin­co de­ten­tas (80%) são che­fes de fa­mí­lia e res­pon­sá­veis pe­la guar­da das cri­an­ças e ma­nu­ten­ção da ca­sa, mas 25% des­sas mã­es cu­i­dam do fi­lho no cár-ce­re. A fal­ta de as­sis­tên­cia pe­di­á­tri­ca co­ti­dia­na das cri­an­ças en­car­ce­ra­das com su­as mã­es e a de­man­da por sa­í­da da uni­da­de pri­si­o­nal ge­ra ten­são en­tre as de­ten­tas e o pes­so­al de en­fer-ma­gem da uni­da­de pri­si­o­nal. O en­car­ce­ra­men­to fra­gi­li­za os vín­cu­los fa­mi­lia­res e pi­o­ra a si­tua-ção fi­nan­cei­ra (DI­U­A­NA; COR­REIA; VEN­TU­RA, 2017).

Con­si­de­ra­ções fi­nais: A si­tu­a­ção das mu­lhe­res pri­va­das de li­ber­da­de é pre­o­cu­pan­te. Até os da­dos for­ne­ci­dos pe­la In­fo­pen-2016 su­bes­ti­mam o pro­ble­ma, pois lis­tam ape­nas grá­vi­das e mã­es com be­bês den­tro de pri­sões. As pri­sões fe­mi­ni­nas do Bra­sil são es­cu­ras, en­car­di­das, su­per­lo­ta­das. Em mui­tas de­las, as mu­lhe­res dor­mem no chão, re­ve­zan­do-se pa­ra po­der es­ti­car as per­nas. Em al­gu­mas ca­dei­as, se não con­ta­rem com a ca­ri­da­de das de­mais, as mã­es têm de dor­mir no chão com seus be­bês, pois, em ge­ral, as ca­mas são da­das às mais an­ti­gas. Va­sos sa­ni­tá­rios, além de não te­rem por­tas, têm des­car­gas fa­lhas e ca­nos en­tu­pi­dos ou es­tou­ra­dos. Itens co­mo xam­pu, con­di­cio­na­dor, sa­bo­ne­te e pa­pel são mo­e­da de tro­ca das mais va­li­o­sas e ser­vem de sa­lá­rio pa­ra as de­ten­tas mais po­bres, que tra­ba­lham pa­ra ou­tras pre­sas co­mo fa­xi­nei­ras ou ca­be­lei­rei­ras. As mã­es sol­tei­ras per­dem a guar­da de seus fi­lhos en­quan­to es­tão na ca­deia, sem qual­quer au­diên­cia ou co­nhe­ci­men­to do pro­ces­so pa­ra a des­ti­tui­ção do po­der fa­mi­liar. Ju­í­zes dis­põ­em de mei­os pa­ra re­du­zir o to­tal de mã­es atrás das gra­des e po­dem, den­tro do Có­di­go de Pro­ces­so Pe­nal, con­ver­ter a pri­são pre­ven­ti­va em do­mi­ci­li­ar pa­ra ges­tan­tes e mu­lhe­res com fi­lho de até 12 anos in­com­ple­tos, bem co­mo con­ce­der in­dul­to e co­mu­ta­ção de pe­na. O prin­ci­pal nor­ma­ti­vo so­bre o te­ma re­ser­va a pri­são pa­ra ca­sos gra­ves ou em que a mãe re­pre­sen­te ame­a­ça.

Re­fe­rên­cias:

BRA­SIL. Mi­nis­té­rio da Jus­ti­ça e Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca. De­par­ta­men­to Pe­ni­ten­ci­á­rio Na­ci­o­nal. Le-van­ta­men­to Na­ci­o­nal de In­for­ma­ções Pe­ni­ten­ci­á­rias - Mu­lhe­res (In­fo­pen) – Atu­a­li­za­ção ju­nho 2016. Bra­sí­lia: 2017.

DI­U­A­NA, Vi­ma; COR­REIA, Ma­ri­le­na; VEN­TU­RA, Mi­ri­am. Mu­lhe­res nas pri­sões bra­si­lei­ras: ten­sões en­tre a or­dem dis­ci­pli­nar pu­ni­ti­va e as pres­cri­ções da ma­ter­ni­da­de. Rio de Ja­nei­ro: Physis Re­vis­ta de Sa­ú­de Co­le­ti­va. 2015. Aces­so em 30 maio 2018.

RA­MOS, Be­a­triz Dra­gue. Com 42 mil pre­sas, Bra­sil tem a 4ª mai­or po­pu­la­ção car­ce­rá­ria fe­mi­ni­na. Car­ta Ca­pi­tal. 2017.

(Darcy Cor­dei­ro, fi­ló­so­fo, so­ci­ó­lo­go e te­ó­lo­go, mes­tre e dou­tor, pro­fes­sor apo­sen­ta­do da PUC-Go­i­ás e da Uni­ver­si­da­de Es­ta­du­al de Go­i­ás)

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