Home / Opinião

OPINIÃO

Candidatos sem atributos

Per­fei­ta a aná­li­se da jor­na­lis­ta Ve­ra Ma­ga­lhã­es no seu ar­ti­go “Can­di­da­tos sem atri­bu­tos”, no Es­ta­dão.  Di­an­te des­se en­tu­lho de can­di­da­tos que nos se­rá ofe­re­ci­do nas ur­nas fi­ca­rá di­fí­cil fa­zer a es­co­lha cer­ta, até ago­ra nin­guém tem pro­pos­tas cla­ras pa­ra ti­rar o Bra­sil do bu­ra­co, nin­guém se com­pro­me­te com na­da. To­dos, es­tão atre­la­dos a um Con­gres­so imo­ral, que me­re­cia ser re­no­va­do na sua to­ta­li­da­de. Ca­be­rá ao elei­tor a es­co­lha do me­nos pi­or. La­men­tá­vel que nu­ma elei­ção ma­jo­ri­tá­ria on­de o Bra­sil te­ria a chan­ce de ex­pul­sar os mal­fei­to­res da po­lí­ti­ca ain­da cor­re­mos o ris­co de por tu­do a per­der e nos tor­nar­mos mais pró­xi­mos da Ve­ne­zu­e­la.

(Iza­bel Aval­lo­ne, via e-mail)


Para melhorar o Brasil

De ho­je em di­an­te só vo­ta­rei em can­di­da­tos que se ma­ni­fes­tar a fa­vor do Bra­sil e não ser me­lan­cia, da di­mi­nu­i­ção dos seus gas­tos enor­mes na má­qui­na pú­bli­ca, das es­ta­tais inú­te­is, em­pre­guis­mos, re­du­ção do seu exa­ge­ra­do nú­me­ro de po­lí­ti­cos que só dão des­pe­sas e ain­da atra­pa­lham os que que­rem tra­ba­lhar. Qua­is são os can­di­da­tos de ho­je que pre­gam a res­pon­sa­bi­li­da­de no uso das ver­bas pú­bli­cas sem as ne­go­ci­a­tas com os po­lí­ti­cos cor­rup­tos e sem mau uso em be­ne­fí­cio da po­lí­ti­ca su­ja que vi­ve­mos atu­al­men­te? O Bra­sil só se­rá bom pa­ra o po­vo bra­si­lei­ro mais hu­mil­des e tra­ba­lha­do­res quan­do ti­ver­mos um Exe­cu­ti­vo de co­ra­gem, res­pon­sá­vel, pa­tri­o­ta e go­ver­nan­do pa­ra os não cor­rup­tos. Sem is­to, o Bra­sil con­ti­nu­a­rá igual ou pi­or.

(Be­no­ne A. de Pai­va, via e-mail)


Caos da violência urbana

O re­tra­to fi­el da in­ca­pa­ci­da­de ad­mi­nis­tra­ti­va do po­der pú­bli­co, in­clu­in­do o Exe­cu­ti­vo, Le­gis­la­ti­vo e o Ju­di­ci­á­rio, es­tá no ca­os da vi­o­lên­cia ur­ba­na no Pa­ís! In­fe­liz­men­te, mais al­ta do mun­do!  Co­mo des­tes da­dos di­vul­ga­dos pe­lo Fó­rum Bra­si­lei­ro de Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca, que cons­ta­tou que, o nú­me­ro de as­sas­si­na­tos cres­ceu de 61,6 mil em 2016, pa­ra 63,880 em 2017. Ou 7 mor­tes por ho­ra, e 175 por dia! Des­tes 4.539 fo­ram de mu­lhe­res as­sas­si­na­das! E pe­la pri­mei­ra vez se atin­ge um ín­di­ce ver­go­nho­so de 30,8 mor­tes vi­o­len­tas por 100 mil ha­bi­tan­tes!  Um ca­os! Con­tras­tan­do com os nú­me­ros do Es­ta­do de São Pau­lo, que in­ves­te pe­sa­do em se­gu­ran­ça pú­bli­ca, e que tem a me­nor mé­dia, 8,02 as­sas­si­na­tos por 100 mil ha­bi­tan­tes.  E os da­dos so­bre es­tu­pros tam­bém são alar­man­tes, co­mo em 2017, fo­ram 60 mil, e 221 mil cri­mes re­la­ci­o­na­dos à Lei Ma­ria da Pe­nha.  E, se os go­ver­nos dos Es­ta­dos fo­ram re­lap­sos du­ran­te dé­ca­das no com­ba­te a vi­o­lên­cia ur­ba­na, pi­or ago­ra com a cri­se eco­nô­mi­ca e bai­xa ar­re­ca­da­ção de im­pos­tos...  A so­lu­ção é ele­ger em ou­tu­bro pró­xi­mo, um pre­si­den­te re­co­nhe­ci­da­men­te efi­ci­en­te com a ad­mi­nis­tra­ção pú­bli­ca, e en­tre ou­tras pri­o­ri­da­des, tam­bém com­pro­me­ti­do com a se­gu­ran­ça pú­bli­ca...

(Pau­lo Pa­nos­si­an, via e-mail)


É a justiça, estúpido!

Se­rá que o pre­si­den­te da Cor­te su­pre­ma bra­si­lei­ra só ser­ve pa­ra mon­tar pau­tas?. Ao que tu­do in­di­ca, sim. O fa­to de que o in­de­cen­te re­a­jus­te re­cen­te­men­te pro­pos­to pe­la mai­o­ria do ple­ná­rio, vi­si­vel­men­te le­si­vo à eco­no­mia do Pa­ís, por seus efei­tos pro­pa­ga­do­res que one­ram os or­ça­men­tos nas três es­fe­ras de go­ver­no, com o qual o mi­nis­tra Cár­men Lú­cia, atu­al di­ri­gen­te má­xi­ma do Tri­bu­nal, de­cla­ra não con­cor­dar, afir­man­do não es­tar con­ven­ci­da de que a de­ci­são é a me­lhor pa­ra o Bra­sil, se­ja se­quer por ela co­gi­ta­do e mui­to me­nos en­ca­mi­nha­do, in­tri­ga o ci­da­dão co­mum, não acos­tu­ma­do à ló­gi­ca dos bas­ti­do­res do ór­gão mais im­por­tan­te do po­der ju­di­ci­á­rio. Se­ria o ca­so de res­pon­der-lhe: "É a jus­ti­ça bra­si­lei­ra, es­tú­pi­do!"?

(Pau­lo Ro­ber­to Go­taç, via e-mail)


Bancada da bala

Ban­ca­da da ba­la  é o no­me pe­jo­ra­ti­vo que dão aos de­pu­ta­dos que apoi­am o di­rei­to de de­fe­sa do ci­da­dão di­an­te de uma ame­a­ça à sua vi­da. Eu não uso ar­ma, nun­ca usa­rei, mas de­fen­do o di­rei­to da­que­le quer tê-la le­gal­men­te. Por­tan­to, apoio a ban­ca­da da au­to de­fe­sa , pois a ar­ma em si mes­ma não ma­ta nin­guém, mas sim a mão que a em­pu­nha!

(Ma­ra M. As­saf, via e-mail)


O PSDB, Alckmin e as inundações

O PSDB fi­cou 24 anos no go­ver­no do Es­ta­do de São Pau­lo, Ge­ral­do Alckmin qua­se a me­ta­de des­se pe­rí­o­do. Re­ce­be­ram o go­ver­no do es­ta­do com o gra­ve pro­ble­ma das inun­da­ções na Gran­de São Pau­lo que tan­to afe­ta os pau­lis­ta­nos e tan­seun­tes de ou­tros lu­ga­res. As inun­da­ções con­ti­nuam ma­tan­do e des­tru­in­do os bens pú­bli­cos e dos ci­da­dã­os atin­gi­dos, mui­to mais ho­je do que quan­do re­ce­be­ram, ape­sar das for­tu­nas gas­tas anual­men­te com obras fic­tí­cias pa­ra in­glês ver, na­da re­sol­ve­ram, e a pro­va es­tá a vis­ta de quem qui­ser ver, as inun­da­ções con­ti­nuam sen­do mais agres­si­vas e até ho­je não tem nem um pro­je­to so­lu­cio­na­dor apro­va­do pe­los go­ver­nos do PSDB pa­ra ser co­lo­ca­do em exe­cu­ção e con­ti­nu­a­do pe­los fu­tu­ros go­ver­nos do es­ta­do. Ge­ral­do Alckmin, ex­pli­ca es­sa tra­gé­dia a to­dos os bra­si­lei­ros e em par­ti­cu­lar aos pau­lis­ta­nos e aos que pre­ten­dem lhe dar o vo­to pa­ra pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca.

(Be­no­ne Au­gus­to de Pai­va, via e-mail)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias