Home / Opinião

OPINIÃO

Carta Aberta a Marconi Perillo

“Se tu­do o que po­de fa­zer é ras­te­jar, co­me­ce a ras­te­jar.”

Ru­mi

Sir­vo -me des­ta, pa­ra ma­ni­fes­tar mi­nha sa­tis­fa­ção por, mais uma vez, es­tar­mos em uma mes­ma fren­te de tra­ba­lho. E tam­bém, por ter na sua pes­soa, o lí­der. E não à toa.

Que­ro con­fes­sar que, ten­do sa­í­do a con­tra­gos­to da opor­tu­ni­da­de que ti­ve, em tra­ba­lho no Es­ta­do, pas­sei os úl­ti­mos mes­es de­ses­pe­ran­ça­da e en­tris­te­ci­da com tan­tas ras­tei­ras que pas­so e ve­jo,  em nos­so ce­ná­rio po­lí­ti­co.

Es­ti­ve em tra­ba­lho na pre­fei­tu­ra da ca­pi­tal, e em­bo­ra  te­nha res­pei­to  pe­la pes­soa de nos­so pre­fei­to Íris Re­zen­de, vi por bem, pe­dir mi­nha exo­ne­ra­ção al­gum tem­po de­pois de ter pas­sa­do por as­sé­dio la­bo­ral e mo­ral, na se­cre­ta­ria em que es­ti­ve, e que, pas­me, de­ve­ria atu­ar na lu­ta con­tra a vi­o­lên­cia con­tra mu­lhe­res. Pa­re­ce bi­zar­ro, mas acre­di­te, é en­lou­que­ce­dor, is­to.

Mas, já com al­gu­ma ma­tu­ri­da­de, en­ten­do que não há es­pa­ço pa­ra cho­ra­min­guân­cias, pa­ra quem so­nha com uma so­ci­e­da­de me­lhor, jus­ta e fra­ter­na. Sou des­tas pes­so­as.

No au­ge de mi­nha cri­se exis­ten­ci­al, quan­do con­cluí que é na po­lí­ti­ca que me sin­to eu, que sei que de­sen­vol­vo meu po­ten­ci­al, que me re­a­li­zo co­mo pes­soa e co­mo ser co­le­ti­vo, que sei que pos­so fa­vo­re­cer as trans­for­ma­ções so­ci­ais que an­seio, en­con­trei - me só e sem ru­mo.

Pu­de ob­ser­var me­lhor o ce­ná­rio, es­tan­do ali­ja­da de­le. Des­fi­li­ei - me do Pmdb, que, ten­do um pre­si­den­te jo­vem e atu­an­te e ain­da, um nú­cleo de mu­lhe­res on­de mui­tas, in­clu­si­ve, re­i­te­ram o que di­go e des­fi­am um ro­sá­rio de ou­tros ca­sos se­me­lhan­tes por ali, já que hou­ve vis­ta gros­sa e ou­vi­dos mou­cos ao que, com­pro­va­da­men­te, acon­te­cia co­mi­go.

Ob­ser­vei de on­de vim, pen­sei em on­de que­ro es­tar.

Fui con­vi­da­da, por al­gu­mas si­glas, a me fi­li­ar no­va­men­te. Des­cren­te, sen­ti, no Avan­te, a me­lhor aco­lhi­da. Pen­sei no qua­dro ge­ral. Nas co­li­ga­ções. Nos dra­mas que vi­ve­mos, em nos­so Es­ta­do.

Vi, na sua pes­soa, o ges­tor mo­der­no, di­plo­ma­ta, ca­ris­má­ti­co, atu­an­te. O ora­dor re­a­lis­ta, en­vol­ven­te, con­tun­den­te. O ar­ti­cu­la­dor pri­mo­ro­so,sa­gaz, o par­ti­dá­rio fi­el, mi­li­tan­te. O ho­mem ami­go, fa­mí­lia, fi­lho, es­po­so e pai amo­ro­so. Pen­sei os ou­tros ges­to­res que ti­ve­mos, em nos­so Es­ta­do. Os atu­ais can­di­da­tos, su­as his­tó­ri­as e es­tó­ri­as. Nos­so par­la­men­to e nos­sos par­la­men­ta­res. Sim, pre­ci­sa­mos mui­to de re­no­va­ção.

Mas pre­ci­sa­mos de sua ex­pe­ri­ên­cia e ca­pa­ci­da­de re­pu­bli­ca­na. De seu equi­lí­brio emo­cio­nal, sua des­tre­za po­lí­ti­ca. Se lon­ge es­ta­mos do ide­al, pen­so que, ca­da vez mais, po­de­mos fa­zer o me­lhor pos­sí­vel.

Te­nho cá mi­nhas crí­ti­cas e su­ges­tões, mas sin­to - me imen­sa­men­te fe­liz, por, es­tan­do fi­li­a­da no Avan­te, po­der ser can­di­da­ta a De­pu­ta­da Fe­de­ral, nes­te plei­to 2018. De­fen­de­rei nos­sa co­li­ga­ção, mas, mui­to es­pe­ci­al­men­te a sua pre­sen­ça no Se­na­do Fe­de­ral. Bem co­mo, a vi­tó­ria de Zé Eli­ton, no go­ver­no do Es­ta­do de Go­i­ás.

Con­fio que, es­tan­do jun­tos, re­a­li­za­re­mos gran­des obras na cons­tru­ção de um Go­i­ás ain­da me­lhor. Fo­ra dos ín­di­ces de vi­o­lên­cia con­tra mu­lhe­res e de mor­ta­li­da­de in­fan­til. Um Es­ta­do que fa­vo­re­ça a agri­cul­tu­ra fa­mi­liar, o eco­ne­gó­cio, que pro­te­ja o Cer­ra­do e a sa­ú­de de nos­so po­vo, con­su­mi­do­res e pro­du­to­res agrí­co­las. Que fo­men­te o Tu­ris­mo en­quan­to in­dús­tria lim­pa, con­tri­buin­do com o de­sen­vol­vi­men­to so­ci­o­e­co­nô­mi­co das ci­da­des do in­te­ri­or, sa­ben­do que o mai­or ca­pi­tal tu­rís­ti­co de uma re­gi­ão ou ci­da­de, é seu po­vo.

Va­mos fo­men­tar em­pre­en­di­men­tos e con­di­ções lo­gís­ti­cas pa­ra os mu­ni­cí­pios ao lon­go da Fer­ro­via Nor­te Sul, pa­ra que nos­sa pro­du­ção te­nha va­lor agre­ga­do, des­lan­chan­do re­al­men­te um no­vo tem­po no­vo, em Go­i­ás e no Bra­sil.

Que­ro con­tri­bu­ir, sen­do elei­ta, pa­ra a com­pre­en­são da Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca em sua di­men­são mul­ti­fa­to­ri­al e atu­ar nes­se cam­po, par e pas­so com a fis­ca­li­za­ção das po­lí­ti­cas pú­bli­cas so­ci­ais, pa­ra que se­jam for­ta­le­ci­das e efe­ti­vas. SUSP, SUS e SU­AS, jun­ta­men­te à Edu­ca­ção, são po­lí­ti­cas que pre­ci­sam an­dar jun­tas, tra­ba­lhan­do de mo­do ar­ti­cu­la­do, em re­de, con­for­me pre­co­ni­zam. Is­to é con­di­ção si­ne qua non, pa­ra que nos­so Es­ta­do dê exem­plo ao pa­ís, de que, es­sas po­lí­ti­cas não fo­ram cri­a­das em vão ou por qua­is­quer pes­so­as, mas, ao lon­go de anos e após es­tu­dos. Fun­cio­na­rão, se fo­rem efe­ti­vas.

Apro­vei­to pa­ra pa­ra­be­ni­zá - lo pe­lo fu­tu­ro Hos­pi­tal do Cân­cer de Go­i­ás, em In­hu­mas. Dei­xei o go­ver­no de Go­i­ás após ten­ta­ti­va frus­tra­da, em 2013 de re­a­li­zar­mos obra nes­se sen­ti­do, lem­bra? Sin­to - me re­a­li­za­da com es­ta obra, que vai aten­der de­man­da tão ur­gen­te e so­fri­da, de nos­sa po­pu­la­ção.

Por fim, que­ro dei­xar o re­gis­tro, de que, re­tor­no sim, à ba­se ali­a­da, co­mo ci­da­dã de di­rei­tos, que sou. Após mui­ta pe­le­ja, por es­pa­ço de tra­ba­lho dig­no, após mui­ta pu­xa­da de ta­pe­te, mui­ta hi­po­cri­sia que vi e que vi­vi, on­de es­ti­ve.

Mas, pa­ra aque­les que pen­sam que me ar­ras­to co­mo ver­me, que­ro que sai­bam, por fim, que se en­ga­nam. Sou das trin­chei­ras, ar­ras­to - me co­mo sol­da­do, nas lu­tas que con­si­de­ro ne­ces­sá­rias. En­ten­do que se con­fun­dam, pois co­var­des não ocu­pam es­te lo­cal, não o co­nhe­cem ou o re­co­nhe­cem. E pe­ço que não me ti­rem pe­lo que são.

Es­tou na lu­ta por um mun­do me­lhor. E é aqui que pos­so lu­tar. Não de­ser­tei.

Es­ta­mos jun­tos, Mar­co­ni Pe­ril­lo, meu pró­xi­mo Se­na­dor. Avan­te!!!

(Fla­via Ca­lil, ba­cha­rel em Di­rei­to,  Ex Di­re­to­ra de Po­lí­ti­cas Pú­bli­cas pa­ra Mu­lhe­res, na SMPMGyn, can­di­da­ta a De­pu­ta­da Fe­de­ral 7015. Avan­te)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias