Home / Opinião

OPINIÃO

Cartas na mesa

Des­mis­ti­fi­can­do um dos jo­gos atu­al­men­te mais pra­ti­ca­do no mun­do o Poker. Es­se Poker que vou fa­lar é o es­por­te atra­vés de tor­nei­os, não são as me­sas clan­des­ti­nas, em am­bi­en­tes es­fu­ma­ça­dos e on­de não exis­tem re­gras. O Poker é um es­por­te mun­di­al, pra­ti­ca­do por mi­lhões de pes­so­as, in­clu­si­ve di­vul­ga­do por es­tre­las in­ter­na­cio­nais, tais co­mo, Ro­nal­do Fe­nô­me­no, Neymar, Cris­ti­a­no Ro­nal­do, Ra­fel Na­dal en­tre ou­tros. Ana­li­sem. Uma das coi­sas mais im­por­tan­tes que eles têm e in­clu­si­ve re­ce­bem por is­so são su­as ima­gens. Se­rá que eles iri­am ar­ris­car e ma­cu­la­rem su­as ima­gens com is­so?

O Poker é con­si­de­ra­do es­por­te da men­te jun­ta­men­te com o Xa­drez, pois a sor­te en­vol­vi­da é in­di­re­ta e na sua jo­ga­bi­li­da­de te­mos in­flu­ên­cia di­re­ta de ques­tões ma­te­má­ti­cas, pro­ba­bi­lís­ti­cas e de aná­li­ses com­por­ta­men­tais e is­so re­pre­sen­ta 90% do jo­go. Exis­tem cen­te­nas de pu­bli­ca­ções li­te­rá­ri­as, cur­sos pre­sen­ci­ais e on-li­ne. Um lei­go que não es­tu­da e sa­be ape­nas as re­gras bá­si­cas do es­por­te ja­mais con­quis­ta­rá su­ces­so. Por is­so ele não é con­si­de­ra­do jo­go de azar e não es­tá in­cluí­do no rol das con­tra­ven­ções pe­nais.

O Poker no Bra­sil es­tá re­gis­tra­do no Mi­nis­té­rio dos Es­por­tes e pos­sui a Con­fe­de­ra­ção Bra­si­lei­ra de Te­xas Hol­dem  e  Fe­de­ra­ções em di­ver­sos Es­ta­dos. Se­ja em tor­nei­os ao vi­vo co­mo on-li­ne, o Poker não é um jo­go des­me­di­do fi­nan­cei­ra­men­te, os tor­nei­os tem um va­lor fi­xo de ins­cri­ção que o at­le­ta pa­ga e jo­ga até o pon­to em que ele é eli­mi­na­do. Os tor­nei­os têm iní­cio e fim, pos­su­em re­gras, re­gu­la­men­tos, ta­be­las, di­re­to­res téc­ni­cos etc.

Exis­te uma ques­tão cru­ci­al que pou­cos de­vem sa­ber é que tra­mi­ta no Con­gres­so Na­ci­o­nal nu­mas de su­as Co­mis­sões, pro­je­to de Lei pa­ra re­gu­la­men­ta­ção to­tal do Poker, so­bre­tu­do, quan­to ao as­pec­to tri­bu­tá­rio, mes­mo que em sua gran­de mai­o­ria os prê­mios atri­bu­í­dos aos at­le­tas já es­te­jam sen­do tri­bu­ta­dos, is­so de­fi­ni­rá por com­ple­to a me­lhor for­ma de fa­zê-lo.

Re­sol­vi es­cre­ver al­go a res­pei­to por­que de­mo­rei anos até re­sol­ver pra­ti­car o es­por­te. Es­pe­rei que ele es­ti­ves­se re­gis­tra­do no Mi­nis­té­rio do Es­por­te. Em bre­ve, tam­bém ha­ve­rá uma le­gis­la­ção na­ci­o­nal es­pe­cí­fi­ca pa­ra a sua boa prá­ti­ca. E es­cre­vo não na qua­li­da­de de Ges­tor ou Pro­fes­sor, mas sim de pra­ti­can­te que acre­di­ta na li­ci­tu­de e re­gu­la­ri­da­de da mo­da­li­da­de.

Por fa­lar em pra­ti­can­tes, in­clu­si­ve den­tre os jo­ga­do­res re­gu­la­res que dis­pu­tam tor­nei­os lo­ca­is, pe­lo Bra­sil e pe­lo Mun­do, te­mos to­dos os ti­pos de pro­fis­si­o­nais, tais co­mo, mé­di­cos, den­tis­tas, em­pre­sá­rios, co­mer­cian­tes, pro­fes­so­res, ad­vo­ga­dos,ser­vi­do­res pú­bli­cos, po­li­ci­ais ci­vis e mi­li­ta­res e mi­lha­res de ou­tras pro­fis­sões, ou se­ja, uma in­fi­ni­da­de de pes­so­as que en­ca­ram as dis­pu­ta de ma­nei­ra re­cre­a­ti­va.

Co­mo pro­va dis­so aqui em Go­i­â­nia te­mos um Ti­me de Poker de at­le­tas não pro­fis­si­o­nais com­pos­to por es­tá in­fi­ni­da­de de pro­fis­sões elen­ca­das aci­ma. O no­me é Three Bet Light Te­am, cu­ja fo­to es­tá es­tam­pa­da no cha­ma­men­to da ma­té­ria. Es­ta­mos re­u­ni­dos pa­ra es­tu­dar, dis­cu­tir es­tra­té­gias, co­la­bo­rar com o cres­ci­men­to in­di­vi­dual e co­le­ti­vo de ca­da um. So­mos an­tes de qual­quer coi­sa ami­gos e pro­cu­ra­mos nos de­sen­vol­ver den­tro do es­por­te em pa­ra­le­lo às nos­sas ati­vi­da­des pro­fis­si­o­nais.

Dis­tin­ta des­ta tur­ma já men­ci­o­na­da, que é a imen­sa mai­o­ria, te­mos no Bra­sil e fo­ra de­le inú­me­ros jo­ga­do­res de Poker a quem se cha­mam de PRO, pois são pro­fis­si­o­nais 100% de­di­ca­dos ao Poker. As su­as qua­se 24 ho­ras são de­di­ca­das ao es­tu­do, pre­pa­ro e as dis­pu­tas de tor­nei­os on-li­ne e ao vi­vo. Já é pos­sí­vel co­mo em qual­quer ou­tra pro­fis­são vi­ver ape­nas de Poker, mas não pen­sem que é uma vi­da fá­cil. A que ter mui­to es­tu­do, apli­ca­ção, de­ter­mi­na­ção, ho­ras a fio atu­an­do em tor­nei­os dos mais va­ri­a­dos ní­veis. Tem de ha­ver uma ro­ti­na de pre­pa­ra­ção fí­si­ca e uma cor­re­ta ali­men­ta­ção.

Is­so tu­do tam­bém ser­ve pa­ra des­mis­ti­fi­car que ao se jo­gar Poker, pe­lo me­nos não des­ta ma­nei­ra exem­pli­fi­ca­da aci­ma, que são os tor­nei­os, é mui­to im­pro­vá­vel que se per­cam for­tu­nas, car­ros e se de­sa­gre­guem fa­mí­lias.  Bas­ta en­trar nos si­tes dos or­ga­ni­za­do­res de tor­nei­os, tais co­mo o da Word Se­ri­es of Poker – Wsop, Bra­zi­li­an Se­ri­es o Poker – Bsop, Word Poker Tour – WPT, só pa­ra ci­tar al­guns, ou mes­mo vi­si­tar quan­do da re­a­li­za­ção de um even­to em sua ci­da­de, que vão ve­ri­fi­car que a par­ti­ci­pa­ção das fa­mí­lias é in­ten­sa com as mu­lhe­res e fi­lhos dos at­le­tas que os acom­pa­nham nos even­tos fo­ra de seu lo­cal de re­si­dên­cia, tu­do na mais per­fei­ta har­mo­nia. Nor­mal­men­te on­de são dis­pu­ta­dos os tor­nei­os há uma re­de ho­te­lei­ra am­pa­ran­do o even­to, on­de são re­a­li­za­das ati­vi­da­des pa­ra­le­las ao even­to co­mo pas­sei­os tu­rís­ti­cos e cul­tu­ra­is.

Já há a al­gum tem­po in­clu­si­ve ca­nais de te­le­vi­sões que se de­di­cam às trans­mis­sões dos tor­nei­os mais im­por­tan­tes no Bra­sil e no mun­do, co­mo a TV Ban­dei­ran­tes e a ESPN In­ter­na­ci­o­nal, es­tá úl­ti­ma trans­mi­tiu na sua gra­de de pro­gra­ma­ção mais de 36 ho­ras da Wsop – 2018.

Ou­tra coi­sa a se des­mis­ti­fi­car. Os lo­ca­is on­de se pra­ti­cam os jo­gos são com­ple­ta­men­te are­ja­dos e com to­da in­fra­es­tru­tu­ra; eles não são es­con­di­dos, es­cu­ros e en­fu­ma­ça­dos, eles tem as de­vi­das au­to­ri­za­ções dos ór­gã­os pú­bli­cos en­vol­vi­dos, to­dos que vão par­ti­ci­par dos even­tos ne­ces­sa­ria­men­te tem que se iden­ti­fi­car com seus do­cu­men­tos pes­so­ais.

Ou­tra re­a­li­da­de do Poker é o au­men­to sig­ni­fi­ca­ti­vo de par­ti­ci­pa­ção de mu­lhe­res nos even­tos. O Poker é na pra­ti­ca um dos es­por­tes mais de­mo­crá­ti­cos do mun­do, pois ne­les en­con­tra­mos jo­vens de 18 a mas­ters de 70 a 80 anos e ho­mens e mu­lhe­res dis­pu­tan­do ao mes­mo tem­po.

Mes­mo as­sim não te­nho co­mo di­zer que não exis­ta a prá­ti­ca clan­des­ti­na de jo­gos com jo­ga­do­res in­ve­te­ra­dos on­de o li­mi­te é a ban­car­ro­ta. In­fe­liz­men­te ain­da há, mas tu­do o que eu fa­lei é do la­do le­gal da coi­sa e é on­de se con­cen­tram 99,9% dos pra­ti­can­tes e não vi­ci­a­dos.

Te­mos que se­pa­rar o joio do tri­go. In­for­ma­ção é tu­do, mas ela tem de ser com­ple­ta. Se não fi­ca a im­pres­são de que na­da pres­ta e tu­do é er­ra­do. A pro­pó­si­to não sou re­pre­sen­tan­te ou por­ta voz de ne­nhu­ma en­ti­da­de ou ins­ti­tu­i­ção li­ga­da ao Poker, co­mo dis­se ape­nas pus um pou­co de lu­mi­no­si­da­de su­fi­ci­en­te so­bre o as­sun­to.

(Car­los Ro­ber­to Ne­ri Ma­tos, pro­fes­sor es­pe­cia­lis­ta de Ad­mi­nis­tra­ção Pú­bli­ca e Di­rei­to Ad­mi­nis­tra­ti­vo e ges­tor pú­bli­co)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias