Home / Opinião

OPINIÃO

Catopelando

Nos anos 1960, a nos­tal­gia fa­la: não ha­via de­co­ra­ção pú­bli­ca nas Fes­tas de Agos­to de Mon­tes Cla­ros. Nem es­se no­me ha­via. Quan­do me­a­va o mês ven­to­so –“agos­to che­ga co­mo a ven­ta­nia, cá­li­ce ben­to e aben­ço­a­do, a dor do po­vo de São Be­ne­di­to, no mas­tro exis­te pa­ra ser lou­va­do” (Ti­no Go­mes e Ge­or­gi­no Jú­ni­or) – os dan­çan­tes sai­am pa­ra a rua. O Con­ga­do, nos­sa mais ar­do­ro­sa tra­di­ção, tem na de­vo­ção a São Be­ne­di­to, Nos­sa Se­nho­ra do Ro­sá­rio e ao Di­vi­no Es­pí­ri­to San­to o mo­ti­vo da fes­ta.  As vi­o­las dos ma­ru­jos de ver­me­lho e azul (uma dis­si­dên­cia é bran­ca) e dos ca­bo­cli­nhos com ar­cos, fle­chas e tan­gas de pe­nas de ga­li­nha cir­cu­la­vam pe­lo cen­tro da ci­da­de. Ano após ano, po­dia-se ou­vir a ba­ti­da dos pan­dei­ros, cai­xas e tam­bo­res dos ca­to­pês, com sua dan­ça ca­den­ci­a­da, in­do e vol­tan­do em fi­la in­di­a­na, com os es­tan­dar­tes e uma fé can­den­te. Eram gran­des em sua co­ra­gem e ve­ne­ra­ção aos san­tos, mas min­gua­dos em nú­me­ro. Na ver­da­de, o Se­gun­do Ter­no de Ca­to­pês de Nos­sa Se­nho­ra do Ro­sá­rio, ti­nha à fren­te o gran­de Mes­tre Jo­ão Fa­ria, des­de os 17 anos, e uma dú­zia de ho­mens e me­ni­nos, qua­se to­dos des­cal­ços, nem mes­mo san­dá­lias de bor­ra­cha pos­su­í­am, tra­ja­vam rou­pas bran­cas sur­ra­das e em­po­ei­ra­das, com min­gua­das fi­tas co­lo­ri­das nos ca­pa­ce­tes, tra­ços que mar­cam o gru­po, e uma do­lo­ri­da ca­ra de so­fri­men­to. Não dá pa­ra ti­rar is­so nem da His­tó­ria e nem da le­tra da mú­si­ca “Mon­tes­cla­re­ou” cu­jo ver­so diz “meus olhos ce­gos de po­ei­ra e dor”.

A an­ti­ga Igre­ja do Ro­sá­rio, no meio da pra­ça, foi der­ru­ba­da pe­lo pro­gres­so e ou­tra mo­der­na com for­ma­to de bar­co pas­sou a abri­gar os dan­çan­tes em seus ri­tu­ais, de­bai­xo da quen­tu­ra aba­fa­da do lu­gar. Lá se vão dé­ca­das e a fes­ta mu­dou, re­ce­beu o apoio de po­lí­ti­cos, da po­pu­la­ção e es­pe­ci­al­men­te da clas­se mé­dia, que ade­riu e apoi­ou fi­nan­cei­ra­men­te, com jan­ta­res co­le­ti­vos e do­a­ções, mes­mo sem ver­bas ofi­ci­ais. Sem con­tar os prín­ci­pes e prin­ce­sas e qua­se to­da a cor­te, que são pro­ve­ni­en­tes da clas­se abas­ta­da, on­de es­tão os fes­tei­ros que or­ga­ni­zam o al­mo­ço dos par­ti­ci­pan­tes. Sem is­so, a Fes­ta dos Ca­to­pês, Ma­ru­jos e Ca­bo­cli­nhos, ne­gros, bran­cos e ín­di­os, res­pec­ti­va­men­te, es­te ano em sua 179º edi­ção, 18 anos an­te­ri­or à eman­ci­pa­ção de Mon­tes Cla­ros, po­de­ria ter de­sa­pa­re­ci­do. Quem vê sua gran­di­o­si­da­de ho­je, co­li­ga­da ao Fes­ti­val Fol­cló­ri­co – 40ª edi­ção, apoi­a­da e ad­mi­ra­da pe­la plas­ti­ci­da­de da sua dan­ça, be­le­za e lon­ge­vi­da­de, nem so­nha co­mo já foi.

A clas­se mé­dia en­trou nos ter­nos se­guin­do um ri­tu­al com­ple­xo, a co­me­çar pe­la exi­gên­cia de fé, res­pei­to às tra­di­ções e com­pa­re­ci­men­to aos en­sai­os. Che­gou com tra­ba­lho e par­ti­ci­pa­ção no cor­te­jo. Não po­de des­ca­rac­te­ri­zar os ri­tu­ais nem os fi­gu­ri­nos. Os ca­pa­ce­tes dos ca­to­pês mu­da­ram, ad­qui­rin­do pe­dra­ri­as, pe­na­chos de pa­vão, e fi­tas co­lo­ri­das até o chão. As fai­xas tran­spas­sa­das no pei­to mos­tram a gra­du­a­ção den­tro do rei­na­do. Os che­gan­tes es­tão, ob­via­men­te, sob o co­man­do dos mes­tres e mui­tos se apre­sen­tam há dé­ca­das. São im­por­tan­tes na ma­nu­ten­ção da fes­ta, mas há dis­cor­dan­tes ve­e­men­tes, que que­rem ape­nas os dan­çan­tes de ra­iz no des­fi­le. Den­tro dos li­mi­tes es­ti­pu­la­dos, a ma­nu­ten­ção des­sa in­fil­tra­ção res­pei­to­sa é bem-vin­da. A dis­cus­são e pal­pi­tes são an­ti­gos, e al­guns olha­res ex­ter­nos que­rem ex­pur­gar o Fes­ti­val Fol­cló­ri­co e di­zer co­mo os dan­çan­tes de­vem se com­por­tar.

As Fes­tas de Agos­to, quer gos­tem ou não, va­lo­ri­zem ou pen­sem que se­jam ar­ti­fi­ci­ais e acul­tu­ra­das, mo­bi­li­zam a ci­da­de du­ran­te qua­tro di­as e qua­tro noi­tes, tu­mul­tu­an­do o cen­tro e tra­zen­do vi­da e ale­gria ao so­fri­do po­vo da ci­da­de.

Mui­tos que­rem ver, fo­to­gra­far e fil­mar o des­fi­le que co­me­ça na Pra­ça Dr. Jo­ão Al­ves e des­ce até a Pra­ça Por­tu­gal na di­re­ção da Igre­ja do Ro­sá­rio. A ca­ci­co­na Ma­ria do So­cor­ro Pe­rei­ra Do­min­gues, no co­man­do dos ca­bo­cli­nhos, é a úni­ca mu­lher a ocu­par es­se car­go. O Mes­tre Zan­za – Jo­ão Pi­men­ta dos San­tos, ca­to­pê da ve­lha guar­da, tem 85 anos, des­fi­la des­de o nas­ci­men­to, e es­se ape­li­do foi-lhe da­do pe­la mãe, por­que fi­ca­va “zan­zan­do” pe­la ca­sa. Fir­me no cor­te­jo até ho­je, tem re­ce­bi­do ho­me­na­gens e hon­ra­ri­as. O Mes­tre Jo­ão Fa­ria, um car­ro­cei­ro na vi­da re­al e um rei na vi­da de so­nho e sua in­con­fun­dí­vel mar­ca­ção de rit­mo, par­tiu aos 74 anos, em 10 de ja­nei­ro de 2018. Nes­ta fes­ta, a pas­sa­gem do seu Ter­no, co­man­da­do pe­lo ne­to Yu­ri Fa­rias Car­do­so, de 19 anos, ar­ran­cou lá­gri­mas dos mais sen­sí­veis, in­con­for­ma­dos com as per­das de­fi­ni­ti­vas.

(Ma­ra Nar­ci­so, me­di­ca e jor­na­lis­ta)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias