Home / Opinião

OPINIÃO

Crise hídrica e crise hidráulica

Quan­do exis­tir uma cri­se hí­dri­ca no meio am­bi­en­te com cer­te­za ocor­re­rá uma cri­se hi­dráu­li­ca nos sis­te­mas pú­bli­cos de abas­te­ci­men­to de água.  Uma é a cau­sa a ou­tra é a con­se­quên­cia. Na ocor­rên­cia do stress hí­dri­co, com fal­ta d'água nas cap­ta­ções, o stress hi­dráu­li­co se ins­ta­la­rá nos sis­te­mas de água tra­ta­da - au­sên­cia de pres­são ma­no­mé­tri­ca (água) nas re­des e adu­to­ras.

Abor­do o as­sun­to por­que ob­ser­vo ro­ti­nei­ra­men­te for­ma­do­res de opi­ni­ão se ma­ni­fes­tan­do so­bre cri­se hi­dráu­li­ca, quan­do seus ar­gu­men­tos es­tão re­la­ci­o­na­dos à cri­se hí­dri­ca e vi­ce-ver­sa, há mui­ta con­fu­são nos ra­ci­o­cí­nios.

Usu­á­rios de re­cur­sos hí­dri­cos exis­tem di­ver­sos, in­clu­in­do-se aí sis­te­mas de água tra­ta­da, mas a ges­tão des­ses re­cur­sos se­rá sem­pre de res­pon­sa­bi­li­da­de dos vá­rios Ór­gã­os e Se­cre­ta­rias de Go­ver­no e tam­bém dos Co­mi­tês de Ba­cias Hi­dro­grá­fi­cas.

Nos mo­men­tos das cri­ses apa­re­cem "es­pe­cia­lis­tas" com ar­gu­men­tos em­ba­ra­lha­dos e so­lu­ções es­drú­xu­las, que na­da con­tri­bu­em pa­ra equa­cio­nar pro­ble­mas e so­lu­ções des­ses as­sun­tos. En­ten­do que, no mo­men­to das cri­ses, o im­por­tan­te mes­mo é dis­cu­tir ações de pre­ser­va­ção do meio am­bi­en­te e dos re­cur­sos hí­dri­cos, em­ba­sa­das nas cau­sas e nos agen­tes da de­gra­da­ção das ba­cias hi­dro­grá­fi­cas e na di­men­são dos es­tra­gos. Is­so é fun­da­men­tal, pois sem o di­ag­nós­ti­co cor­re­to não ha­ve­rá co­mo iden­ti­fi­car ações pa­ra atu­ar na mi­ti­ga­ção dos pro­ble­mas.

Co­mo exem­plo de so­lu­ções já to­mei co­nhe­ci­men­to de pro­pos­tas que su­ge­rem a ex­tin­ção das com­pa­nhi­as de sa­ne­a­men­to; trans­fe­rên­cias des­sas pa­ra a ini­ci­a­ti­va pri­va­da ou as­sun­ção dos ser­vi­ços por par­te de pre­fei­tu­ras mu­ni­ci­pa­is;  o que é uma vi­são ra­sa do pro­ble­ma. Se is­so fos­se a so­lu­ção se­ria até mui­to fá­cil re­sol­ver os pro­ble­mas hí­dri­cos e hi­dráu­li­cos apre­sen­ta­dos, mas, pa­ra­do­xal­men­te, nes­se ca­so es­tar-se-ia re­sol­ven­do o pro­ble­ma pe­la su­as con­se­qüên­cias, e não pe­las su­as cau­sas, o que é er­ra­do.

As pes­so­as, os ver­da­dei­ros es­pe­cia­lis­tas e os agen­tes pú­bli­cos e pri­va­dos res­pon­sá­veis pe­lo pro­ble­ma ne­ces­si­tam vol­tar o fo­co pa­ra as ações de pre­ser­va­ção do meio am­bi­en­te ur­gen­te, pois sem es­sas a du­ra­ção e a in­ten­si­da­de do stress hí­dri­co e su­as con­se­qüên­cias se­rão ca­da vez mais acen­tu­a­das. As pes­so­as nas gran­des ci­da­des so­fre­rão mui­to. É só uma ques­tão de tem­po pa­ra se ve­ri­fi­car a con­fir­ma­ção do enun­ci­a­do.

As com­pa­nhi­as de sa­ne­a­men­to pe­lo jei­to ain­da vão so­frer mui­to com os ata­ques dos "es­pe­cia­lis­tas".

(Dio­re­mi­des Aja­la Cris­tal­do, 68 anos, ca­sa­do, sa­ni­ta­ris­ta, ges­tor pú­bli­co no se­gui­men­to de sa­ne­a­men­to, obras e ser­vi­ços de hi­dráu­li­ca, ges­tão e trei­na­men­to de pes­so­as e pro­ces­sos, cul­tu­ra uni­ver­sal)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias