Home / Opinião

OPINIÃO

Cultura e jornalismo de luto

O di­re­tor de re­da­ção da Fo­lha de São Pau­lo, Otá­vio Fri­as Fi­lho, com seu fa­le­ci­men­to, cria um vá­cuo no jor­na­lis­mo e na cul­tu­ra bra­si­lei­ra, já que, era tam­bém um res­pei­ta­do dra­ma­tur­go e en­sa­ís­ta. Otá­vio Fri­as dei­xa um gran­de le­ga­do pe­los seus 34 anos à fren­te do jor­nal. Vá em paz!

(Pau­lo Pa­nos­si­an, via e-mail)


O Brasil que queremos

Qual­quer em­pre­sa de­mi­ti­ria um fun­cio­ná­rio que se au­to con­ce­deu mui­tas van­ta­gens: não cum­pre o nú­me­ro men­sal de ho­ras tra­ba­lha­das, tem du­as fé­rias anua­is, re­ces­sos, vi­a­gens pa­gas pa­ra tra­tar de as­sun­tos par­ti­cu­la­res, es­ta­be­le­ce o pró­prio sa­lá­rio e os au­men­tos anua­is e ob­te­ve au­xi­lo pa­le­tó, mo­ra­dia, apo­sen­ta­do­ria as­tro­nô­mi­ca pa­ga pe­la em­pre­sa, etc. Mas os po­de­res pú­bli­cos não de­mi­tem, por­que quem pa­ga é o con­tri­buin­te.

(Má­rio A.Den­te, via e-mail)


Lula

Uma das pro­mes­sas de Lu­la, ca­so con­cor­ra e ven­ça as elei­ções pre­si­den­ci­ais de ou­tu­bro, é “re­fun­dar a de­mo­cra­cia”. Is­so de­ve ser na Ve­ne­zu­e­la, on­de o seu ami­go Ma­du­ro es­tá go­ver­nan­do com mão de fer­ro  e quem se ma­ni­fes­ta con­tra o seu go­ver­no, vai pa­ra o cár­ce­re. Aqui no Bra­sil te­mos de­mo­cra­cia so­bran­do. É tan­ta de­mo­cra­cia que até fa­ci­li­ta à prá­ti­ca da cor­rup­ção. Lu­la e o Par­ti­do dos Tra­ba­lha­do­res não de­sis­tem da idéia de pas­sar pa­ra o mun­do de que es­tão so­fren­do per­se­gui­ção po­lí­ti­ca. É con­ver­sa pra boi dor­mir. O que acon­te­ce é que a nos­sa Jus­ti­ça re­sol­veu man­dar pa­ra a ca­deia po­lí­ti­cos de­so­nes­tos e lá es­tão mui­tos do par­ti­do que se di­zia o mais per­fei­to do uni­ver­so, in­clu­si­ve o se­nhor Lu­iz Iná­cio Lu­la da Sil­va. A nos­sa de­mo­cra­cia é uma das me­lho­res do mun­do. Re­fun­dá-la? Xô, po­pu­lis­ta! Vá pra Ni­ca­rá­gua.  He­re he will not agree.

(Je­o­vah Ba­tis­ta, via e-mail)


FHC reafirmando apoio ao PT

Em en­tre­vis­ta ao jor­na­lis­ta Ber­nar­do Mel­lo Fran­co, o ex-pre­si­den­te Fer­nan­do Hen­ri­que Car­do­so afir­ma que es­tá as­sus­ta­do com a pos­si­bi­li­da­de de Ja­ir Bol­so­na­ro che­gar o se­gun­do tur­no das elei­ções de 2018; o ex-pre­si­den­te acha que o pa­ís en­tra na cam­pa­nha elei­to­ral ain­da mer­gu­lha­do num cli­ma de ódio e de me­do; ca­so a hi­pó­te­se de Bol­so­na­ro che­gar ao se­gun­do tur­no se con­fir­me, FHC ad­mi­te a hi­pó­te­se de um acor­do en­tre PSDB e PT, al­go iné­di­to des­de 1989, quan­do os dois par­ti­dos se uni­ram con­tra Fer­nan­do Col­lor.

FHC, num cli­ma de ódio e me­do, quem mais po­de­ria es­pa­lhar no Bra­sil se­não os apoi­a­do­res dos de­sas­tres na Ve­ne­zu­e­la, Ni­ca­rá­gua e com o Bra­sil nes­se ca­mi­nho, o PT e PSDB? Fi­co ima­gi­nan­do co­mi­go mes­mo: co­mo po­de um po­lí­ti­co ho­nes­to e pa­tri­o­ta as­sus­tar tan­to as­sim os seus ad­ver­sá­rios cor­rup­tos e trai­do­res da pá­tria?

(Be­no­ne Au­gus­to de Pai­va, via e-mail)


“Dar certo”

Mui­to se tem co­men­ta­do so­bre a mí­ni­ma chan­ce de, nas con­di­ções atu­ais da eco­no­mia, da po­lí­ti­ca e da jus­ti­ça, o Bra­sil pas­sar a "dar cer­to", mes­mo a lon­go pra­zo. Rá­pi­da aná­li­se abran­gen­do um ho­ri­zon­te tem­po­ral re­gres­si­vo, mos­tra que o Pa­ís, na ver­da­de, nun­ca en­trou nos tri­lhos des­de a ata­ba­lho­a­da pro­cla­ma­ção da  Re­pú­bli­ca, a 15 de no­vem­bro de 1889, com par­ti­ci­pa­ção nu­la do po­vo, qua­se pe­go de sur­pre­sa. De lá pa­ra cá, ti­ve­mos se­te cons­ti­tu­i­ções, seis  dis­so­lu­ções do Con­gres­so, do­ze es­ta­dos de sí­tio, dois pre­si­den­tes im­pe­di­dos de to­mar pos­se, ou­tros dois que re­nun­ci­a­ram, du­as lon­gas di­ta­du­ras, dois im­pe­achments, vá­ri­as cen­su­ras à im­pren­sa e um gran­de nú­me­ro de cas­sa­ções e exí­li­os, en­tre ou­tros acon­te­ci­men­tos in­só­li­tos. É pro­vá­vel en­tão que o sur­gi­men­to de di­as me­lho­res de­pen­da ain­da de trans­for­ma­ções im­por­tan­tes que, es­pe­ra-se, se­jam ma­te­ri­a­li­za­das len­ta­men­te ao lon­go de vá­ri­as dé­ca­das fu­tu­ras, atra­vés do vo­to. Qual­quer ou­tro ca­mi­nho acres­cen­ta­rá mais um item à la­men­tá­vel lis­ta aci­ma de­li­ne­a­da.

(Pau­lo Ro­ber­to Go­taç, via e-mail)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias