Home / Opinião

OPINIÃO

Dar o peixe ou ensinar a pescar? 

Quem vê a an­gus­ti­an­te re­a­li­da­de do po­der no Bra­sil lo­go per­ce­be que tam­bém es­sa po­lê­mi­ca es­tá mal re­sol­vi­da en­tre nós. Aqui não se dá o pei­xe co­mo se de­ve­ria (por um pe­rí­o­do, aos ne­ces­si­ta­dos) nem se en­si­na a pes­cá-lo (nos­sa edu­ca­ção pú­bli­ca é ri­dí­cu­la e ul­tra­pas­sa­da).

Nos­sa tris­te si­tu­a­ção é ou­tra: aqui o pei­xe (a ri­que­za na­ci­o­nal) é rou­ba­do por uma cas­ta de la­drões vo­ra­zes que ca­na­li­zam a qua­se to­ta­li­da­de da for­tu­na do pa­ís pa­ra seus bol­sos (com o de­ta­lhe de que gran­de par­te de­la é ar­re­ba­nha­da de for­ma ban­di­da, cor­rup­ta e ilí­ci­ta).

O Bra­sil é do­mi­na­do (la­drões in­vi­sí­veis) e go­ver­na­do (la­drões vi­sí­veis) por uma cor­ja de la­rá­pios vo­ra­zes e ego­ís­tas, que só pen­sa na ri­que­za e fe­li­ci­da­de de­les. Foi des­sa for­ma que nos­sa plu­to­cra­cia (go­ver­no de al­guns en­di­nhei­ra­dos) se trans­for­mou nu­ma das mai­o­res clep­to­cra­cias do mun­do (clep­tos = la­drão; cra­cia = go­ver­no).

E quan­tos são os gran­des la­drões (da ri­que­za e da fe­li­ci­da­de) no pa­ís? Umas 20 fa­mí­lias que vi­vem de mo­no­pó­li­os, oli­go­pó­li­os, car­te­is, eva­são de di­vi­sas e pri­vi­lé­gios tri­bu­tá­rios, 450 em­pre­sas que mais fi­ze­ram do­a­ções elei­to­ra­is de 1994 a 2014 (ver Bru­no Ca­raz­za, Di­nhei­ro, Elei­ções e Po­der), re­ce­ben­do em tro­ca uma for­tu­na in­cal­cu­lá­vel por meio de be­nes­ses con­tra­tu­ais ou “le­gais”, uns 300 po­lí­ti­cos pi­ca­re­tas in­flu­en­tes e uns 20 par­ti­dos que mais re­ce­be­ram fi­nan­cia­men­to elei­to­ral em­pre­sa­ri­al no mes­mo pe­rí­o­do.

No to­tal, tra­ta-se de uma cas­ta me­di­e­val (com­pos­ta de se­nho­res feu­dais e vas­sa­los) de me­nos de 800 ra­pi­na­do­res de gran­de por­te, que sem­pre im­pe­di­ram o pro­gres­so sus­ten­tá­vel e equi­li­bra­do da na­ção.

Não é di­fí­cil per­ce­ber que es­sa ló­gi­ca da con­cen­tra­ção das ri­que­zas nas mãos das oli­gar­quias que se apo­de­ram do Es­ta­do é to­tal­men­te in­com­pa­tí­vel com a de­mo­cra­cia li­be­ral, que nun­ca en­con­trou es­pa­ço na re­a­li­da­de bra­si­lei­ra.

Co­mo su­bli­nha Sér­gio Bu­ar­que de Ho­lan­da (Raí­zes do Bra­sil), to­do o pen­sa­men­to li­be­ral-de­mo­crá­ti­co po­de re­su­mir-se na fra­se cé­le­bre de Ben­tham: “A mai­or fe­li­ci­da­de pa­ra o mai­or nú­me­ro”. É mui­to fá­cil no­tar que es­sa ideia (que es­se ide­al de vi­da, de so­ci­e­da­de) con­fli­ta aber­ta­men­te com a na­ta cor­rup­ta da nos­sa es­tru­tu­ra de po­der, pos­to que re­gi­da pe­los “va­lo­res cor­dia­is” (des­cri­tos por S. B. de Ho­lan­da), que bus­ca a mai­or fe­li­ci­da­de pa­ra o me­nor nú­me­ro pos­sí­vel de pes­so­as.

No clu­be dos do­nos cor­rup­tos e vo­ra­zes do po­der (os que man­dam e go­ver­nam efe­ti­va­men­te a ri­que­za na­ci­o­nal) “a pri­ma­zia [ab­so­lu­ta] é das con­ve­niên­cias par­ti­cu­la­res so­bre os in­te­res­ses de or­dem co­le­ti­va; ela re­ve­la ni­ti­da­men­te o pre­do­mí­nio do ele­men­to emo­ti­vo [la­ções de fa­mí­lia, de ami­za­de, de com­pa­drio] so­bre o ra­ci­o­nal”.

“Por mais que se jul­gue achar o con­trá­rio, a ver­da­dei­ra so­li­da­ri­e­da­de só se po­de sus­ten­tar re­al­men­te nos cír­cu­los res­tri­tos [co­mo é o ca­so do clu­be dos gran­des la­drões do pa­ís] e a nos­sa pre­di­le­ção, con­fes­sa­da ou não, pe­las pes­so­as e in­te­res­ses con­cre­tos não en­con­tra ali­men­to mui­to sub­stan­ci­al nos ide­ais te­ó­ri­cos [da de­mo­cra­cia li­be­ral] ou mes­mo nos in­te­res­ses eco­nô­mi­cos [da po­pu­la­ção em ge­ral] em que se há de apo­i­ar um gran­de par­ti­do” (S. B. de Ho­lan­da, Raí­zes do Bra­sil).

Nas de­mo­cra­cias li­be­ra­is de su­ces­so (Es­can­di­ná­via, por exem­plo) sou­be-se com­bi­nar as va­ri­á­veis só apa­ren­te­men­te an­ta­gô­ni­cas do “dar o pei­xe a quem pre­ci­sa, por um pe­rí­o­do” (ali­men­ta­ção bá­si­ca, abri­go mí­ni­mo) e, ao mes­mo tem­po, “en­si­nar a pes­car” (boa edu­ca­ção pa­ra que ca­da um se eman­ci­pe e cu­i­de do seu fu­tu­ro com o pró­prio es­for­ço). Es­sas cul­tu­ras sim­bi­ó­ti­cas se pre­o­cu­pam ver­da­dei­ra­men­te com a con­vi­vên­cia hu­ma­na ci­vi­li­za­da.

Elas, no en­tan­to, não têm na­da a ver com as es­tru­tu­ras de po­der pa­ra­si­tá­rias em que um gru­po se­le­to de ra­pi­na­do­res ca­na­li­za a for­tu­na do pa­ís pa­ra eles de for­ma im­pi­e­do­sa e cru­el, de­sin­te­gran­do os am­bi­en­tes fa­mi­lia­res, além de rom­per os la­ços da con­vi­vên­cia so­ci­al pa­cí­fi­ca.

Ca­tor­ze gran­des em­pre­sas aca­bam de en­trar com ação na Jus­ti­ça pe­din­do in­de­ni­za­ção a vá­rios ban­cos que se car­te­li­za­ram, por mui­tos anos, com­bi­nan­do al­tas ta­xas de ju­ros (Fo­lha). Te­mos que ata­car com fir­me­za as cas­tas cor­rup­tas e vo­ra­zes que es­tão des­tru­in­do a in­dús­tria, o co­mér­cio, os em­pre­gos, os tra­ba­lha­do­res, o pró­prio Es­ta­do, a edu­ca­ção e o fu­tu­ro do pa­ís.

To­dos os que pro­du­zem es­tão sen­do en­go­li­dos pe­los la­drões, cor­rup­tos e apro­vei­ta­do­res da na­ção. Não po­de­mos dar ne­nhu­ma tré­gua pa­ra os qua­se 800 gran­des la­drões do Pa­ís, até que eles ad­mi­tam que es­tão vi­o­lan­do a Lei, a Éti­ca e a Jus­ti­ça, que são os va­lo­res com os qua­is va­mos re­cons­tru­ir o Bra­sil.

(Lu­iz Flá­vio Go­mes, ju­ris­ta e cri­a­dor do mo­vi­men­to Que­ro Um Bra­sil Éti­co. Es­tou no f/lu­iz­fla­vi­o­go­me­so­fi­ci­al)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias