Home / Opinião

OPINIÃO

Dia do Advogado: não há motivo para festa em Goiás

Co­me­mo­ra­do ho­je, o Dia do Ad­vo­ga­do não de­ve ser de fes­ta. Não me en­ten­dam mal, pois nos­sa ca­te­go­ria me­re­ce as mais al­tas ho­me­na­gens e fes­te­jos, es­pe­ci­al­men­te em seu ani­ver­sá­rio.

To­da­via ce­le­brar qual­quer coi­sa no atu­al mo­men­to não se­ria con­di­zen­te com o es­pí­ri­to de nos­sa clas­se, ten­do em vis­ta o es­ta­do atu­al de nos­sa na­ção, que so­fre com a mais re­le­van­te cri­se eco­nô­mi­ca de sua his­tó­ria re­cen­te. Co­mo re­sul­ta­do des­se mo­men­to, há tam­bém uma cri­se de re­pre­sen­ta­ti­vi­da­de, pois as li­de­ran­ças que es­tão no po­der não re­fle­tem mais a es­pe­ran­ça de um fu­tu­ro me­lhor. Es­se qua­dro de de­ses­pe­ran­ça no Pa­ís é per­ce­bi­do tam­bém na Or­dem dos Ad­vo­ga­dos do Bra­sil - Se­ção Go­i­ás (OAB-GO) de­pois da as­cen­são de Lú­cio Flá­vio Si­quei­ra de Pai­va à pre­si­dên­cia.

Ao lon­go des­se qua­se tri­ê­nio de­le no po­der, vi­mos que dis­cur­sos com pa­la­vras bo­ni­tas são a es­pe­cia­li­da­de do pre­si­den­te, mas uma re­a­li­da­de me­lhor pa­ra a ad­vo­ca­cia em Go­i­ás se cons­trói é com mui­ta lu­ta e mui­to tra­ba­lho, jus­ta­men­te o que tem nos fal­ta­do.

Da­rei um exem­plo prá­ti­co dis­so. Pa­ra es­te ano de 2018, o Or­ça­men­to da OAB-GO pre­vê gas­tos com pu­bli­ci­da­de de R$ 1,3 mi­lhão, con­tra ape­nas R$ 552 mil em obras, re­for­mas e aqui­si­ção de bens. Só há uma con­clu­são pos­sí­vel dis­so: im­por­ta mui­to mais di­vul­gar o que tem si­do fei­to, que é pra­ti­ca­men­te na­da, do que re­al­men­te atu­ar em prol da nos­sa ca­te­go­ria, que so­fre de to­das as for­mas pos­sí­veis.

Pa­ra quem du­vi­da da fal­ta de as­sis­tên­cia à ad­vo­ca­cia, ci­to co­mo exem­plos os cons­tan­tes des­res­pei­tos às prer­ro­ga­ti­vas dos ad­vo­ga­dos, a fal­ta de tran­spa­rên­cia nos atos da Or­dem, a crí­ti­ca si­tu­a­ção do mer­ca­do de tra­ba­lho pa­ra a ad­vo­ca­cia jo­vem e a fal­ta de es­tru­tu­ra das sub­se­ções no in­te­ri­or, só pa­ra fi­car em si­tu­a­ções que me ve­em à ca­be­ça por es­ta­rem sem­pre na pon­ta da lín­gua dos co­le­gas com quem di­vi­do cor­re­dor de fó­rum.

É com ex­tre­mo pe­sar que ve­jo a OAB-GO fa­lar em co­me­mo­ra­ções do Dia do Ad­vo­ga­do e, ao mes­mo tem­po, ob­ser­var jo­vens re­cém-saí­dos da fa­cul­da­de com ga­nhos men­sais pou­co aci­ma de um sa­lá­rio mí­ni­mo. Aque­le que ocu­pa ho­je a pre­si­dên­cia foi elei­to jus­ta­men­te pa­ra de­fen­der a jo­vem ad­vo­ca­cia, mas não é mais es­sa a per­cep­ção que exis­te em re­la­ção ao pre­si­den­te Lú­cio Flá­vio. Sal­ta aos olhos, na ver­da­de, a pou­ca sen­si­bi­li­da­de de­le so­bre o te­ma, tan­to que não há ações con­cre­tas de­le pa­ra so­lu­ci­o­nar o pro­ble­ma, prin­ci­pal­men­te em re­la­ção à me­lho­ra da re­mu­ne­ra­ção dos ad­vo­ga­dos.

A pos­tu­ra de­le se li­mi­ta ao ofe­re­ci­men­to de des­con­tos nos cur­sos da Es­co­la Su­pe­ri­or de Ad­vo­ca­cia (ESA), o que é im­por­tan­te, mas não sa­tis­faz os de­se­jos de quem aca­bou de sa­ir da fa­cul­da­de. Fal­ta co­ra­gem e com­pro­me­ti­men­to pa­ra o pre­si­den­te, que, nes­te ca­so, de­ve­ria lu­tar pe­la im­plan­ta­ção de um pi­so sa­la­ri­al pa­ra nos­sa clas­se. Es­sa, ali­ás, foi uma pro­mes­sa de cam­pa­nha de Lú­cio Flá­vio, o que mos­tra bem co­mo pa­la­vras bo­ni­tas não re­sol­vem na­da.

Fi­ca cla­ro, por­tan­to, co­mo a OAB-GO pre­ci­sa mu­dar de no­vo. Três anos de­pois, a dis­tân­cia en­tre tu­do o que Lú­cio Flá­vio pro­me­teu em 2015 pa­ra o que ele efe­ti­va­men­te en­tre­gou até ago­ra é as­tro­nô­mi­ca.

Não adi­an­ta na­da só lem­brar da nos­sa clas­se no mês do ad­vo­ga­do ou em ano de elei­ção na OAB, quan­do é pre­ci­so bus­car os vo­tos pa­ra se re­e­le­ger. Pa­ra mu­dar de ver­da­de, nos­sa clas­se pre­ci­sa de al­guém ver­da­dei­ra­men­te com­pro­me­ti­do a lu­tar por mais dig­ni­da­de e res­pei­to. Es­ta­mos can­sa­dos de pro­mes­sas.

(Ma­theus Sco­po­ni, ad­vo­ga­do, com 4 anos de ins­cri­ção da OAB-­GO)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias