Home / Opinião

OPINIÃO

Dia do Poeta caldas-novense

O po­e­ta, a po­e­ta. Há al­gu­mas dé­ca­das, os pra­ti­can­tes de po­e­sia, mu­lhe­res e ho­mens, aca­ta­ram o con­cei­to de Ce­cí­lia Mei­re­les que rom­peu o ri­gor dos gê­ne­ros em “po­e­ta, po­e­ti­sa”. Ela es­cre­veu es­sa pé­ro­la, que o can­tor e com­po­si­tor ce­a­ren­se Fag­ner ves­tiu de be­lís­si­ma me­lo­dia: “Não sou ale­gre nem sou tris­te, sou po­e­ta”.

De pos­se des­sa se­nha, as po­e­ti­sas bra­si­lei­ras ado­ta­ram, em sua ex­pres­si­va mai­o­ria, o mas­cu­li­no co­mo co­mum de dois gê­ne­ros e te­mos “as po­e­tas” em pro­fu­são, co­ma le­gi­ti­mi­da­de de o ter­mo mas­cu­li­no, com a ter­mi­na­ção em “a”, per­mi­tir a pos­se do ter­mo. Mui­tas são as po­e­tas que pre­fe­rem di­zer-se po­e­ti­sas, ale­gan­do sua for­ça fe­mi­ni­na. E as que ado­tam a for­ma que an­tes era res­tri­ta aos ma­chos, ale­gam o mes­mo di­rei­to. A po­e­ta Lei­la Mic­co­lis jus­ti­fi­ca: “Po­e­ta. / Que em po­e­ti­sa / to­do mun­do pi­sa”.

Es­se pre­âm­bu­lo é só pa­ra di­zer que eu, po­e­ta cal­das-no­ven­se (co­mo o ad­ven­tí­cio Jo­sé Te­ó­fi­lo de Go­doy, o sa­u­do­so Cel­so de Go­doy, a fran­cis­ca­na Yas­hi­ra e o pre­mi­a­dís­si­mo con­fra­de De­ler­nan­do Vi­ei­ra), or­gu­lho-me de con­tar que tam­bém é de Cal­das No­vas – nas­ci­da se­ma­nas an­tes do gol­pe que nos pri­vou do Im­pé­rio – Le­o­de­gá­ria de Je­sus, a pri­mei­ra mu­lher de Go­i­ás a pro­du­zir po­e­sia e pu­bli­car seus li­vros.

Sus­ten­tan­do meus ar­gu­men­tos nos tra­ba­lhos da pro­fes­so­ra e po­e­ti­sa Darcy Fran­ça De­nó­frio e do pro­fes­sor Ba­si­leu To­le­ro Fran­ça, in­co­mo­dei au­to­ri­da­des e aca­dê­mi­cos de Cal­das No­vas pa­ra que nos ma­ni­fes­tás­se­mos com o mes­mo or­gu­lho pa­ra con­tar de nos­sa ilus­tre con­ter­râ­nea. As­sim, a pre­si­den­te da Aca­de­mia de Le­tras e Ar­tes de Cal­das No­vas, a mu­si­cis­ta Stel­la Fleury, e a se­cre­tá­ria de Cul­tu­ra do mu­ni­cí­pio, pro­fes­so­ra Ga­bri­e­la Aze­re­do San­tos, apo­i­a­ram-me e pu­de­mos con­tar com a sim­pa­tia dos ve­re­a­do­res Léo Pe­rei­ra, Ge­ral­do Pi­men­ta e Sa­u­lo Iná­cio.

Re­su­min­do, a Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal apro­vou por una­ni­mi­da­de e o pre­fei­to san­ci­o­nou a Lei, que ins­ti­tui o Dia Mu­ni­ci­pal do Po­e­ta em Cal­das No­vas – po­e­ta pa­ra os dois gê­ne­ros – e a Co­men­da Le­o­de­gá­ria de Je­sus, a ser con­ce­di­da por oca­si­ão da da­ta de 8 de agos­to de ca­da ano, a par­tir des­te 2018. O even­to inau­gu­ral se da­rá, por­tan­to, na pró­xi­ma quar­ta-fei­ra, 8 de agos­to, às 19 ho­ras, em ses­são so­le­ne da Câ­ma­ra.

A “me­mó­ria cur­ta” é al­go que nos trai, sem­pre: não fos­sem os pro­fes­so­res aci­ma ci­ta­dos, Darcy e Ba­si­leu, a po­e­ta Le­o­de­gá­ria te­ria ca­í­do em es­que­ci­men­to. A mí­dia con­tem­po­râ­nea, des­per­ta­da em 1965, quan­do Co­ra Co­ra­li­na es­tre­ou com um li­vro de po­e­mas, era a quar­ta po­e­ti­sa go­i­a­na a fa­zê-lo. Ela foi an­te­ce­di­da, res­pec­ti­va­men­te, por sua ami­ga des­de a ado­les­cên­cia Le­o­de­gá­ria (com dois li­vros, em 1906 e 1928), a vi­la-bo­en­se Re­gi­na La­ce­ra (1954) e a im­pe­cá­vel Ye­da Schmaltz (1964). Por is­so en­fa­ti­zo os au­to­res que a bi­o­gra­fa­ram, por su­as obras de pro­fun­da pes­qui­sa.

Dos ar­qui­vos da pro­fes­so­ra Darcy, des­ta­cam-se as car­tas tro­ca­das com Do­ra­li­ce, fi­lha ado­ti­va da nos­sa pri­mei­ra po­e­ti­sa, es­cla­re­cen­do pon­tos que, por al­gum tem­po, sig­ni­fi­ca­vam dú­vi­das na vi­da de Le­o­de­gá­ria, co­mo um in­ten­so e frus­tra­do amor que mo­ti­vou sua pri­mei­ra obra, pe­ça es­sa que re­ce­beu crí­ti­cas de vá­rios pon­tos do pa­ís. Até mes­mo Osó­rio Du­que Es­tra­da ex­pres­sou-se so­bre Co­roa de Lí­rios.

Nos bas­ti­do­res, evo­co a lem­bran­ça de quem pri­mei­ro me fa­lou so­bre a po­e­ta: o in­te­lec­tu­al (mú­si­co, po­e­ta, con­tis­ta e en­sa­ís­ta) Jo­sé Pin­to Ne­to; a jo­vem po­e­ti­sa e as­ses­so­ra par­la­men­tar Naf­taly Go­mes; a bi­bli­o­te­cá­ria He­le­na Car­va­lho, di­re­to­ra da Bi­bli­o­te­ca Mu­ni­ci­pal Pro­fes­sor Jo­si­no Bre­tas, ao la­do dos mem­bros da Aca­de­mia lo­cal, em es­pe­ci­al o es­cri­tor e jor­na­lis­ta Cris­ti­a­no de Je­sus.

Tan­ta in­for­ma­ção – ou di­va­ga­ção – pa­ra tor­nar pú­bli­co es­se even­to, ao mes­mo tem­po em que pro­vo­co o pú­bli­co de Cal­das No­vas pa­ra com­pa­re­cer e sa­ber um pou­co da nos­sa His­tó­ria e dos vul­tos que con­tri­bu­em na cons­tru­ção da ba­se cul­tu­ral de nos­sa ama­da ter­ri­nha.

(Lu­iz de Aqui­no, jor­na­lis­ta e es­cri­tor, mem­bro da Aca­de­mia Go­i­a­na de Le­tras)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias