Home / Opinião

OPINIÃO

Dilemas da arte

O pin­tor Pa­ul Gau­gu­in é uma óti­ma re­fe­rên­cia quan­do se quer dis­cu­tir o sig­ni­fi­ca­do da ar­te. Em 1891, ele aban­do­na a so­ci­e­da­de eu­ro­peia e par­te pa­ra o Tai­ti em bus­ca da re­cu­pe­ra­ção de va­lo­res que jul­ga per­di­dos co­mo a es­pon­ta­ne­i­da­de do pro­ces­so cri­a­ti­vo e o pró­prio ins­tin­to do ser hu­ma­no.

O fil­me ‘Gau­gu­in: vi­a­gem ao Tai­ti’, de Edou­ard De­luc, en­fo­ca jus­ta­men­te es­sa jor­na­da. O ator Vin­cent Cas­sel, em ex­ce­len­te per­for­man­ce, traz o en­can­ta­men­to e as an­gús­ti­as de um cri­a­dor ma­ra­vi­lha­do com um no­vo mun­do, mas sem di­nhei­ro pa­ra se ali­men­tar e pa­ra com­prar te­la e tin­tas.

O di­le­ma da cri­a­ção se faz cons­tan­te­men­te pre­sen­te nas con­ver­sas e nos olha­res. A sa­ú­de aba­la­da não é em­pe­ci­lho pa­ra um ser ob­ce­ca­do pe­lo de­sa­fio de con­se­guir dar va­zão ao de­se­jo de re­tra­tar um mun­do ple­no de luz e sen­su­a­li­da­de, mas sem aban­do­nar a téc­ni­ca de­sen­vol­vi­da na Eu­ro­pa.

O di­á­lo­go en­tre cul­tu­ras, ou a fal­ta de­le, é o ei­xo cen­tral do fil­me. En­quan­to Gau­gu­in pro­cu­ra me­ca­nis­mos de ex­pres­são que o ro­deia, apro­xi­man­do-se dos cos­tu­mes lo­ca­is, vê a sua ama­da na­ti­va as­su­mir va­lo­res cris­tã­os. Pa­ra pi­o­rar es­se ce­ná­rio com­ple­xo e te­ne­bro­so sob di­ver­sos as­pec­tos, seus qua­dros com te­mas da Po­li­né­sia, ple­nos de cor, não são bem acei­tos na Eu­ro­pa. O re­co­nhe­ci­men­to só veio tar­di­a­men­te...

(Os­car D'Am­bro­sio, mes­tre em Ar­tes Vi­su­ais e dou­tor em Edu­ca­ção, Ar­te e His­tó­ria da Cul­tu­ra, é Ge­ren­te de Co­mu­ni­ca­ção e Marke­ting da Fa­cul­da­de de Ci­ên­cias Mé­di­cas da San­ta Ca­sa de São Pau­lo)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias