Home / Opinião

OPINIÃO

E a família, como vai?

A fa­mí­lia é mui­to im­por­tan­te na vi­da do ser hu­ma­no e fun­da­men­tal na cons­tru­ção do in­di­ví­duo. Se olhar­mos na his­tó­ria da hu­ma­ni­da­de, des­de os pri­mór­di­os, po­de­mos des­ta­car sua im­por­tân­cia. Je­sus po­de­ria ter vin­do ao mun­do de vá­ri­as for­mas, mas veio em uma fa­mí­lia. Ma­ria e Jo­sé pas­sa­ram seus prin­cí­pios e va­lo­res ao me­ni­no des­de pe­que­no.

Vo­cê po­de es­tar pen­san­do: “Mas mi­nha fa­mí­lia é com­pli­ca­da, uma ba­gun­ça”. To­das as fa­mí­lias pas­sam por si­tu­a­ções di­fí­ceis, mo­men­tos de ten­sões, ca­da um tem a sua per­so­na­li­da­de, su­as qua­li­da­des e seus li­mi­tes. Mas é ne­la que vo­cê apren­deu os pri­mei­ros con­cei­tos de con­vi­vên­cia em so­ci­e­da­de. Seu pri­mei­ro cho­ro, seus pri­mei­ros pas­sos, su­as pri­mei­ras ale­gri­as fo­ram em um am­bi­en­te fa­mi­liar.

Quem não se re­cor­da do pri­mei­ro abra­ço que re­ce­beu de seus pa­is na por­ta da es­co­la, a pri­mei­ra apre­sen­ta­ção pa­ra eles em uma da­ta co­me­mo­ra­ti­va? Po­de ser que vo­cê não te­nha si­do cri­a­do pe­los seus pa­is, tal­vez por seus avós, ou em um ou­tro am­bi­en­te fa­mi­liar, até mes­mo um or­fa­na­to ou ca­sa de aco­lhi­men­to, de al­gum mo­do es­sas pes­so­as fo­ram seus, for­ma­do­res, edu­ca­ram e ama­ram vo­cê.

E mes­mo vo­cê que não te­ve uma fa­mí­lia, que tal ter a sua? Cri­ar e pro­mo­ver o que to­do co­ra­ção hu­ma­no an­seia, um lu­gar on­de pos­sa­mos ser aco­lhi­dos e ama­dos co­mo ca­da um me­re­ce.

Nes­ta se­ma­na, co­me­mo­ra­mos a Se­ma­na Na­ci­o­nal da Fa­mí­lia, even­to pro­mo­vi­do pe­la Co­mis­são Epis­co­pal Pas­to­ral pa­ra a Vi­da e a Fa­mí­lia da Con­fe­rên­cia Na­ci­o­nal dos Bis­pos do Bra­sil (CNBB) e a Co­mis­são Na­ci­o­nal da Pas­to­ral Fa­mi­liar (CNPF), com o te­ma: “O Evan­ge­lho da Fa­mí­lia, ale­gria pa­ra o mun­do”, mes­ma te­má­ti­ca do IX En­con­tro Mun­di­al das Fa­mí­lias, que acon­te­ce em Du­blim, Ir­lan­da, de 21 a 26 de agos­to.

O Pa­pa Fran­cis­co des­ta­ca a im­por­tân­cia des­sa ins­ti­tu­i­ção pa­ra a so­ci­e­da­de: “A fa­mí­lia in­tro­duz à ne­ces­si­da­de dos la­ços de fi­de­li­da­de, sin­ce­ri­da­de, con­fi­an­ça, co­o­pe­ra­ção, res­pei­to; en­co­ra­ja a pro­je­tar um mun­do ha­bi­tá­vel e a acre­di­tar nas re­la­ções de con­fi­an­ça, tam­bém em con­di­ções di­fí­ceis; en­si­na a hon­rar a pa­la­vra da­da, o res­pei­to às pes­so­as, a par­ti­lha dos li­mi­tes pes­so­ais e dos ou­tros.”

De­di­que mais tem­po aos seus, es­te­ja com seus fi­lhos, seu côn­ju­ge, seus pa­is! Apro­vei­te ca­da ins­tan­te ao la­do de­les. Cons­trua re­la­ções de con­fi­an­ça! Seu fi­lho che­gou da es­co­la, per­gun­te co­mo foi o dia de au­la. Ti­rou uma no­ta boa, elo­gie! Não foi tão bem em uma pro­va, con­ver­se com ele! Ve­ja a me­lhor for­ma de po­der aju­dá-lo! Es­ses mo­men­tos são pre­ci­o­sos e mar­ca­rão pa­ra sem­pre a sua vi­da e de quem es­tá à sua vol­ta! On­tem seu fi­lho era uma cri­an­ça, ho­je vo­cê já po­de es­tar pre­pa­ran­do-o pa­ra in­gres­sar em uma fa­cul­da­de. Ca­da eta­pa pas­sa mui­to rá­pi­da, e se pu­der dar-lhe um con­se­lho: “Apro­vei­te! Vi­va in­ten­sa­men­te jun­to dos seus!”

(Pau­la Gui­ma­rã­es, mis­si­o­ná­ria da Co­mu­ni­da­de Can­ção No­va, pa­les­tran­te, ad­mi­nis­tra­do­ra, jor­na­lis­ta apre­sen­ta­do­ra da TV Can­ção No­va e mes­tre em Co­mu­ni­ca­ção e Se­mi­ó­ti­ca pe­la PUC-SP. É au­to­ra dos li­vros “Co­mo ser fe­liz em fa­mí­lia – 15 pas­sos pa­ra en­con­trar fe­li­ci­da­de em seu lar”, “Es­pe­ran­ça ca­dê vo­cê? O que fa­zer pa­ra não en­trar em de­ses­pe­ro” e “TV Can­ção No­va – A vi­da por trás das câ­me­ras” pe­la Edi­to­ra Can­ção No­va)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias