Home / Opinião

OPINIÃO

E eu com isso?

O IB­GE, em seu in­fi­ni­to co­nhe­ci­men­to es­ta­tís­ti­co e ori­en­ta­do pe­la au­to­ri­da­de de plan­tão aca­bou de pu­bli­car que te­mos 13 mi­lhões e 700 mil de­sem­pre­ga­dos. Há quem con­tes­te e creia que es­se nú­me­ro se­ja bem mai­or, mas is­so e ou­tra coi­sa.

O que is­so re­pre­sen­ta pa­ra o em­pre­sá­rio? Qual a nos­sa opi­ni­ão a res­pei­to?

Em pri­mei­ro lu­gar se faz ne­ces­sá­rio a de­fi­ni­ção  de mer­ca­do. Mer­ca­do e gen­te com di­nhei­ro  e com in­ten­ção de com­pra. É sim­ples as­sim quan­to mais gen­te com di­nhei­ro mai­o­res se­rão as com­pras e mai­or o lu­cro, in­ves­ti­men­to, lu­cro e mais em­pre­gos.

Per­ce­bem que es­ta é uma es­pi­ral as­cen­den­te que me­lho­ra pa­ra to­dos ?

Até o go­ver­no, que vi­ve as nos­sas cus­tas pas­sa­ria a re­ce­ber mai­o­res  quan­ti­da­des de di­nhei­ro em tri­bu­tos. Qual­quer ca­pi­ta­lis­ta, por mais bur­ro que se­ja quer mer­ca­do pu­jan­te e prós­pe­ro. E não é só ca­pi­ta­lis­ta os so­ci­a­lis­tas e ate os co­mu­nis­tas tam­bém que­rem

O que os di­fe­ren­cia é a dis­tri­bui­ção dos re­sul­ta­dos. Ima­gi­nem vo­cês que es­te nú­me­ro re­al es­te­ja gi­ran­do em tor­no de 20 mi­lhões de pes­so­as e que ca­da uma de­las ga­nhas­se um sa­lá­rio mí­ni­mo por mês. Te­rí­a­mos uma en­tra­da na eco­no­mia de 20 mi­lhões de sa­lá­ri­os mí­ni­mos por mês ou 240 mi­lhões de sa­lá­ri­os mí­ni­mos por ano. O res­to é con­ta.

Não te­rí­a­mos mi­nis­tro da fa­zen­da fa­lan­do em au­men­to de tri­bu­tos, mas tal­vez em re­du­ção, co­mo nos EUA. Não te­rí­a­mos tan­ta ne­ces­si­da­de de as­sis­tên­cia so­ci­al e vai a fo­ra. Tal­vez até nem im­por­tás­se­mos com a gra­na que a Dil­ma gas­ta pa­ra fa­lar do Bra­sil em Cu­ba. Te­rí­a­mos mai­o­res in­ves­ti­men­tos em in­fra-es­tru­tu­ra, em se­gu­ran­ça, sa­ú­de e edu­ca­ção com cer­te­za.

Diz a len­da que pa­trões são opres­so­res, mas to­dos que­rem ven­das, até o Zé Dir­ceu que­ria mai­o­res con­sul­to­ri­as, o ne­gó­cio da eco­no­mia e ven­da e quan­to mais me­lhor pa­ra to­dos e pa­ra is­so tem que ha­ver di­nhei­ro cir­cu­lan­do. Opres­são, bem co­mo de­sem­pre­go, não fa­zem par­te da as­pi­ra­ção ca­pi­ta­lis­ta.  Quan­to mais gen­te com di­nhei­ro me­lhor.

E tal­vez, até por ego­ís­mo pre­ten­de-se que o de­sem­pre­go se­ja o me­nor pos­sí­vel. Mas co­mo fa­zer ?

O Bra­si­lei­ro tem que es­co­lher se quer a ma­nu­ten­ção da cri­se, com rou­ba­lhei­ra, as­sal­to pú­bli­co, des­vi­os, fal­ta de ad­mi­nis­tra­ção, fal­ta de se­gu­ran­ça, de sa­ú­de, edu­ca­ção e etc..

E is­so é ago­ra. Dia 7 de ou­tu­bro  es­ta­re­mos es­co­lhen­do en­tre o de­sem­pre­go ou a so­lu­ção. A so­lu­ção ou não dos nos­sos pro­ble­mas. Sim­ples­men­te que­re­mos mais gen­te tra­ba­lhan­do. Quan­to mais me­lhor.

(Hu­go Gold­feld, em­pre­sá­rio)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias