Home / Opinião

OPINIÃO

Jovens nonagenários

En­tre 27/5 e 1º/8 de 1928, nas­ce­ram três bra­si­lei­ros que mar­ca­ri­am a his­tó­ria do Bra­sil na área do en­si­no su­pe­ri­or e do pen­sa­men­to na­ci­o­nal: Jo­sé Gol­dem­berg, fi­lho de imi­gran­tes ju­deus vin­dos da Rús­sia; Cân­di­do Men­des, fi­lho da aris­to­cra­cia ca­tó­li­ca do Rio de Ja­nei­ro; e Hei­tor Gur­gu­li­no, fi­lho de um co­mer­cian­te ce­a­ren­se e uma jo­vem ale­mã re­cém-che­ga­da. Ape­sar de uma ida­de li­gei­ra­men­te me­nor que a de­les, te­nho o pri­vi­lé­gio de per­ten­cer à mes­ma ge­ra­ção e ter con­vi­vi­do com os três.

Fui rei­tor da UnB em pe­rí­o­do co­in­ci­den­te com Gol­dem­berg, na USP. Fi­ze­mos par­te do pri­mei­ro gru­po de rei­to­res pos­te­rio­res ao re­gi­me mi­li­tar, quan­do a co­mu­ni­da­de aca­dê­mi­ca se des­lum­bra­va com a de­mo­cra­cia e caía na ten­ta­ção de pôr em opo­si­ção Li­ber­da­de e Mé­ri­to. Fi­ze­mos par­te dos que não abri­am mão da bus­ca de mé­ri­to na ins­ti­tu­i­ção aca­dê­mi­ca. De­fen­de­mos a im­por­tân­cia da es­tru­tu­ra mul­ti­dis­ci­pli­nar no en­si­no su­pe­ri­or, ini­cia­mos a re­vo­lu­ção da in­ter­net, pro­mo­ve­mos o de­sen­vol­vi­men­to da pes­qui­sa tec­no­ló­gi­ca, em co­o­pe­ra­ção com o se­tor pro­du­ti­vo. Es­ta con­vi­vên­cia me pas­sou ad­mi­ra­ção pe­lo ho­mem pú­bli­co, es­ta­dis­ta da ci­ên­cia e do en­si­no uni­ver­si­tá­rio, ci­en­tis­ta e pro­fes­sor.

To­mei co­nhe­ci­men­to de Cân­di­do Men­des nos anos 60, quan­do eu ain­da jo­vem e ele já era um aca­dê­mi­co ati­vo na for­mu­la­ção do pen­sa­men­to bra­si­lei­ro que ser­viu de ba­se à for­ma­ção in­te­lec­tu­al de mi­nha ge­ra­ção. Nos úl­ti­mos anos, con­vi­vi pes­so­al­men­te com ele em vi­si­tas à Uni­ver­si­da­de Cân­di­do Men­des e du­ran­te os se­mi­ná­rios que or­ga­ni­za sob o tí­tu­lo de Is­lam et La­ti­ni­té, bus­can­do cons­tru­ir di­á­lo­go en­tre os mun­dos Is­lâ­mi­co e Cris­tão. Es­tes se­mi­ná­rios fa­zem par­te do pa­tri­mô­nio mun­di­al na bus­ca do di­á­lo­go in­ter-re­li­gi­o­so e do en­ten­di­men­to dos pro­ble­mas con­tem­po­râ­ne­os. Fi­lho da aris­to­cra­cia ca­tó­li­ca, Cân­di­do fez uma op­ção pe­los po­bres e op­tou pe­la ra­ci­o­na­li­da­de sem pre­con­cei­to con­tra qual­quer cre­do; hu­ma­nis­ta cos­mo­po­li­ta é um vi­go­ro­so na­ci­o­na­lis­ta. De­le re­co­nhe­ço, so­bre­tu­do, a ge­ne­ro­si­da­de com que se en­tre­ga aos ami­gos que faz e às cau­sas que de­fen­de.

Hei­tor Gur­gu­li­no é um jo­vem no­na­ge­ná­rio que tem uma bi­ci­cle­ta em ca­da um dos seus en­de­re­ços. Quan­do lhe per­gun­tei so­bre as di­fi­cul­da­des no tra­ta­men­to de um cân­cer, re­cla­mou do trân­si­to que lhe to­ma­va mui­to tem­po nos tra­je­tos en­tre a ca­sa e o hos­pi­tal. Hei­tor foi pro­fes­sor as­sis­ten­te de fí­si­ca na cri­a­ção do Ins­ti­tu­to Tec­no­ló­gi­co da Ae­ro­náu­ti­ca (ITA); fun­da­dor e pri­mei­ro rei­tor da Uni­ver­si­da­de Fe­de­ral de São Car­los. Por 10 anos, fi­cou à fren­te da rei­to­ria da Uni­ver­si­da­de das Na­ções Uni­das e cons­tru­iu o Câm­pus da UNU, em um ma­jes­to­so pré­dio, em uma das mais re­fi­na­das áre­as da ca­pi­tal ja­po­ne­sa. Ocu­pou tam­bém o car­go de Sub­se­cre­tá­rio Ge­ral das Na­ções Uni­das e par­ti­ci­pou das mais im­por­tan­tes con­fe­rên­cias da ONU. Aos1990 anos, é pre­si­den­te da Aca­de­mia Mun­di­al de Ar­te e Ci­ên­cia. Por tu­do is­so e por sua in­ten­sa ati­vi­da­de em de­ze­nas de ór­gã­os in­ter­na­cio­nais re­la­ci­o­na­dos com edu­ca­ção, ci­ên­cia, tec­no­lo­gia, cul­tu­ra, ele é o mais bem-su­ce­di­do bra­si­lei­ro no ce­ná­rio mun­di­al da ges­tão aca­dê­mi­ca e da pro­mo­ção de ci­ên­cia.

A me­lhor pa­la­vra pa­ra de­fi­nir ca­da um des­ses três no­na­ge­ná­rios exi­gi­ria re­u­nir os con­cei­tos de in­can­sá­vel-es­ti­mu­lan­te-an­te­ci­pa­dor-pro­fes­sor — ho­mem de ação — es­ta­dis­ta de idei­as. Os três fa­zem par­te do se­le­to gru­po de se­res hu­ma­nos que, ao lon­go do sé­cu­lo 20 e iní­cio do 21, es­ti­ve­ram à fren­te de seu tem­po, re­fle­tin­do so­bre a cri­se e pro­pon­do al­ter­na­ti­vas pa­ra a ci­vi­li­za­ção, na en­cru­zi­lha­da que atra­ves­sa­mos: vés­pe­ra de ca­tás­tro­fes ou de uto­pi­as. De­les te­nho a ima­gem da ju­ven­tu­de per­ma­nen­te: to­dos con­ti­nuam em ple­na ati­vi­da­de in­te­lec­tu­al, ins­ti­gan­do, cri­an­do, con­tes­tan­do.Em um pa­ís que in­sis­te em se man­ter co­mo um dos pi­o­res do mun­do na qua­li­da­de e na dis­tri­bui­ção da edu­ca­ção pa­ra sua po­pu­la­ção, é sur­pre­en­den­te e ani­ma­dor que te­nha­mos três per­so­na­li­da­des, nas­ci­das ao mes­mo tem­po, que de­ram con­tri­bui­ções in­te­lec­tu­ais e po­lí­ti­cas tão ele­va­das ao mun­do. E que não se can­sam, não per­dem a cren­ça no fu­tu­ro da hu­ma­ni­da­de e não pa­ram de lu­tar por ela.

Um dia, anos atrás, eu dis­se: “Quan­do cres­cer que­ro ser Darcy Ri­bei­ro”; da­qui a al­guns pou­cos anos, gos­ta­ria de ser um no­na­ge­ná­rio co­mo al­gum des­ses três. Há du­as se­ma­nas, ti­ve­mos o pri­mei­ro dia de Bra­sí­lia sem Ari Cu­nha. Aos 91 anos, nos dei­xou o jor­na­lis­ta que nos in­for­ma­va e ins­pi­ra­va des­de a inau­gu­ra­ção de nos­sa ci­da­de. Ele tam­bém foi um jo­vem no­na­ge­ná­rio.

(Cris­to­vam Bu­ar­que, se­na­dor pe­lo PPS-DF Ar­ti­go pu­bli­ca­do pe­lo  Jor­nal Cor­reio Bra­zi­li­en­se – 14/08/2018)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias