Home / Opinião

OPINIÃO

Medellín em gotas - 11ª - Situação de antipaz (1ª parte)

No do­cu­men­to “Paz” - que é o se­gun­do - a II Con­fe­rên­cia Ge­ral do Epis­co­pa­do La­ti­no-ame­ri­ca­no e Ca­ri­be­nho de Me­del­lín co­me­ça afir­man­do: “’Se o de­sen­vol­vi­men­to é o no­vo no­me da paz’, o sub­de­sen­vol­vi­men­to la­ti­no-ame­ri­ca­no, com ca­rac­te­rís­ti­cas pró­pri­as nos di­ver­sos paí­ses, é uma in­jus­ta si­tu­a­ção pro­mo­to­ra de ten­sões que cons­pi­ram con­tra a paz”: uma si­tu­a­ção de an­ti­paz.

Es­tas ten­sões são sis­te­ma­ti­za­das em três gran­des gru­pos, “des­ta­can­do em ca­da ca­so aque­las va­ri­á­veis que, por ex­pri­mir uma si­tu­a­ção de in­jus­ti­ça, cons­ti­tu­em uma ame­a­ça po­si­ti­va con­tra a paz em nos­sos paí­ses”.

Mes­mo re­co­nhe­cen­do que, às ve­zes, “a mi­sé­ria em nos­sos paí­ses po­de ter cau­sas na­tu­ra­is di­fí­ceis de su­pe­rar”, os par­ti­ci­pan­tes da Con­fe­rên­cia di­zem: “Ao fa­lar de uma si­tu­a­ção de in­jus­ti­ça fa­ze­mos re­fe­rên­cia àque­las re­a­li­da­des que ex­pri­mem uma si­tu­a­ção de pe­ca­do”. Re­pa­rem: uma “si­tu­a­ção de in­jus­ti­ça” é uma “si­tu­a­ção de pe­ca­do”.

Ho­je, a Igre­ja tem a co­ra­gem pro­fé­ti­ca de de­nun­ci­ar que a si­tu­a­ção de in­jus­ti­ça em que vi­vem os nos­sos po­vos da Amé­ri­ca La­ti­na e do Ca­ri­be é uma si­tu­a­ção de pe­ca­do? A Igre­ja não é, mui­tas ve­zes, omis­sa e co­ni­ven­te com os po­de­ro­sos que fa­zem de tu­do pa­ra man­ter es­sa si­tu­a­ção de in­jus­ti­ça e le­gi­ti­má-la, até em no­me de Deus?

“Ao re­a­li­zar es­ta aná­li­se - di­zem os bis­pos - não ig­no­ra­mos e nem dei­xa­mos de va­lo­ri­zar os es­for­ços po­si­ti­vos que se re­a­li­zam em di­fe­ren­tes ní­veis pa­ra a cons­tru­ção de uma so­ci­e­da­de mais jus­ta. Não os in­clu­í­mos aqui por­que nos­sa in­ten­ção é a de cha­mar a aten­ção, pre­ci­sa­men­te, pa­ra aque­les as­pec­tos que cons­ti­tu­em uma ame­a­ça ou ne­ga­ção da paz”.

Do pon­to de vis­ta fi­lo­só­fi­co-te­o­ló­gi­co, to­dos os se­res hu­ma­nos, ho­mens e mu­lhe­res, são igua­is: ir­mãos e ir­mãs. A so­ci­e­da­de de clas­ses é uma so­ci­e­da­de es­tru­tu­ral­men­te de­si­gual (de­si­gual­da­de es­tru­tu­ral ou ins­ti­tu­ci­o­na­li­za­da), uma so­ci­e­da­de es­tru­tu­ral­men­te vi­o­len­ta (vi­o­lên­cia es­tru­tu­ral ou ins­ti­tu­ci­o­na­li­za­da), e uma so­ci­e­da­de es­tru­tu­ral­men­te in­jus­ta (in­jus­ti­ça es­tru­tu­ral ou ins­ti­tu­ci­o­na­li­za­da).

Por­tan­to, a de­si­gual­da­de es­tru­tu­ral é a mai­or vi­o­lên­cia e a mai­or in­jus­ti­ça, que - sem ne­gar a res­pon­sa­bi­li­da­de in­di­vi­dual, si­tu­a­da e da­ta­da, de ca­da ser hu­ma­no, ho­mem ou mu­lher - ge­ra ou­tras vi­o­lên­cias e ou­tras in­jus­ti­ças: pes­so­ais, fa­mi­lia­res e de gru­pos.

Mes­mo não apro­fun­dan­do o as­sun­to, a Con­fe­rên­cia - fa­lan­do de “si­tu­a­ção de in­jus­ti­ça” co­mo “si­tu­a­ção de pe­ca­do” - ins­pi­rou a Te­o­lo­gia da Li­ber­ta­ção, que fez do “pe­ca­do so­ci­al ou es­tru­tu­ral” um dos te­mas cen­tra­is da Éti­ca Te­o­ló­gi­ca.

No do­cu­men­to “Paz”, os bis­pos des­ta­cam os di­ver­sos “ros­tos” da “si­tu­a­ção de in­jus­ti­ça” co­mo “si­tu­a­ção de pe­ca­do”: as “ten­sões en­tre clas­ses e co­lo­ni­a­lis­mo in­ter­no”, as “ten­sões in­ter­na­cio­nais e ne­o­co­lo­ni­a­lis­mo ex­ter­no” e as “ten­sões en­tre os paí­ses da Amé­ri­ca La­ti­na” (e Ca­ri­be). Na re­a­li­da­de, es­sas ten­sões são o re­fle­xo da “si­tu­a­ção de in­jus­ti­ça” co­mo “si­tu­a­ção de pe­ca­do” (in­jus­ti­ça es­tru­tu­ral co­mo pe­ca­do es­tru­tu­ral) e re­ve­lam seu ca­rá­ter iní­quo e cru­el.

A res­pei­to das “ten­sões en­tre clas­ses e co­lo­ni­a­lis­mo in­ter­no”, a Con­fe­rên­cia enu­me­ra:

  1. “As di­ver­sas for­mas de mar­gi­na­li­za­ção: so­ci­o­e­co­nô­mi­cas, po­lí­ti­cas, cul­tu­ra­is, ra­ci­ais, re­li­gi­o­sas, tan­to nas zo­nas ur­ba­nas co­mo nas ru­ra­is.
  2. As de­si­gual­da­des ex­ces­si­vas en­tre as clas­ses so­ci­ais: es­pe­ci­al­men­te, em­bo­ra não de for­ma ex­clu­si­va, na­que­les paí­ses que se ca­rac­te­ri­zam por um acen­tu­a­do bi­clas­sis­mo: pou­cos têm mui­to (cul­tu­ra, ri­que­za, po­der, pres­tí­gio) en­quan­to mui­tos na­da têm. (...)
  3. Frus­tra­ções cres­cen­tes: o fe­nô­me­no uni­ver­sal das ex­pec­ta­ti­vas cres­cen­tes as­su­me na Amé­ri­ca La­ti­na uma di­men­são par­ti­cu­lar­men­te agres­si­va. A ra­zão é ób­via: as de­si­gual­da­des ex­ces­si­vas im­pe­dem sis­te­ma­ti­ca­men­te a sa­tis­fa­ção das le­gí­ti­mas as­pi­ra­ções dos se­to­res pos­ter­ga­dos. Ge­ram-se as­sim frus­tra­ções cres­cen­tes. Se­me­lhan­te es­ta­do de es­pí­ri­to cons­ta­ta-se tam­bém nas clas­ses mé­di­as que, di­an­te de gra­ves cri­ses, en­tram em um pro­ces­so de de­sin­te­gra­ção e pro­le­ta­ri­za­ção.
  4. For­mas de opres­são de gru­pos e se­to­res do­mi­nan­tes: sem ex­clu­ir even­tual von­ta­de de opres­são, elas se ex­pri­mem mais fre­quen­te­men­te nu­ma for­ma de in­sen­si­bi­li­da­de la­men­tá­vel dos se­to­res mais fa­vo­re­ci­dos pe­ran­te a mi­sé­ria dos se­to­res mar­gi­na­li­za­dos. (...) Não é ra­ro com­pro­var que es­tes gru­pos ou se­to­res, com ex­ce­ção de al­gu­mas mi­no­ri­as lú­ci­das, qua­li­fi­cam de ação sub­ver­si­va to­da ten­ta­ti­va de mo­di­fi­car um sis­te­ma so­ci­al que fa­vo­re­ce a per­ma­nên­cia de seus pri­vi­lé­gios.
  5. Po­der exer­ci­do in­jus­ta­men­te por cer­tos se­to­res do­mi­nan­tes: co­mo con­se­quên­cia nor­mal das ati­tu­des men­ci­o­na­das, al­guns mem­bros dos se­to­res do­mi­nan­tes re­cor­rem, por ve­zes, ao uso da for­ça pa­ra re­pri­mir dras­ti­ca­men­te to­da ten­ta­ti­va de re­a­ção. Se­rá mui­to fá­cil pa­ra eles en­con­trar apa­ren­tes jus­ti­fi­ca­ti­vas ide­o­ló­gi­cas (an­ti­co­mu­nis­mo) ou prá­ti­cas (con­ser­va­ção da ‘or­dem’) pa­ra co­o­nes­tar es­te pro­ce­di­men­to.
  6. Cres­cen­te to­ma­da de con­sci­ên­cia dos se­to­res opri­mi­dos: tu­do o que fi­cou di­to tor­na-se ca­da vez mais in­to­le­rá­vel di­an­te da pro­gres­si­va to­ma­da de con­sci­ên­cia que os se­to­res opri­mi­dos fa­zem de sua si­tu­a­ção. (...) A vi­são es­tá­ti­ca des­cri­ta nos pa­rá­gra­fos pre­ce­den­tes agra­va-se quan­do se pro­je­ta pa­ra o fu­tu­ro: a edu­ca­ção de ba­se e a al­fa­be­ti­za­ção au­men­ta­rão a to­ma­da de con­sci­ên­cia e a ex­plo­são de­mo­grá­fi­ca mul­ti­pli­ca­rá os pro­ble­mas e ten­sões. Não se de­ve es­que­cer, tam­pou­co, a exis­tên­cia de mo­vi­men­tos de to­do ti­po, in­te­res­sa­dos, ca­da vez mais, em apro­vei­tar e exa­cer­bar es­tas ten­sões. Por­tan­to, se ho­je a paz já é vis­ta se­ri­a­men­te ame­a­ça­da, o agra­va­men­to au­to­má­ti­co dos pro­ble­mas pro­vo­ca­rá con­se­quên­cias ex­plo­si­vas”.


Em gran­de par­te - às ve­zes até agra­va­da - é es­sa, ain­da ho­je, a nos­sa re­a­li­da­de, mas - gra­ças a Deus - exis­tem mui­tos si­nais de es­pe­ran­ça que fa­zem cres­cer a or­ga­ni­za­ção po­pu­lar e for­ta­le­cem a lu­ta por ou­tra Amé­ri­ca La­ti­na (e Ca­ri­be) e ou­tro mun­do pos­sí­veis.

(Mar­cos Sas­sa­tel­li, fra­de do­mi­ni­ca­no dou­tor em Fi­lo­so­fia (USP) e em Te­o­lo­gia Mo­ral (As­sun­ção-SP), pro­fes­sor apo­sen­ta­do de Fi­lo­so­fia da UFG. E-mail: mpsas­sa­tel­[email protected] )

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias