Home / Opinião

OPINIÃO

Meu pai deixou-nos incontáveis exemplos dignificantes

Exis­tem mo­men­tos em que, por mais ri­co se­ja o vo­ca­bu­lá­rio Pá­trio, não en­con­tra­mos pa­la­vras que pos­sam ex­pres­sar de fa­to a gran­di­o­si­da­de des­ses mo­men­tos, e, es­te é um mo­men­to bas­tan­te in­te­res­san­te, mes­mo por­que, es­cre­ver a res­pei­to de pes­so­as ilus­tres não é ta­re­fa fá­cil, ta­re­fa fá­cil tam­bém não é, pa­ra um fi­lho es­cre­ver a res­pei­to  de um pai: Tal es­cri­ta é pre­ci­so que se­ja de mui­ta res­pon­sa­bi­li­da­de, bus­can­do sem­pre a ver­da­de cris­ta­li­na dos acon­te­ci­men­tos de sua exis­tên­cia de no­ven­ta e três anos co­ro­a­dos de ple­no êxi­to.

Ve­ja, ca­ro lei­tor, o per­fil de um ho­mem que dei­xou sa­u­da­des a to­dos que o co­nhe­ceu e, prin­ci­pal­men­te aos que ti­ve­ram a opor­tu­ni­da­de de con­vi­ver com Ele du­ran­te al­gum tem­po.

No­me: Al­do­ran­do Al­ves Ma­cha­do

Da­ta de Nas­ci­men­to: 26/08/1921

Na­tu­ra­li­da­de: Pa­raú­na (GO)

Cur­so: Pri­má­rio

Es­po­sa: Al­ta­ir Lou­ren­ço Ma­cha­do

Fi­lhos: Ha­mil­ton Al­ves Ma­cha­do, Al­do­ran­do Jú­ni­or, Al­ci­o­ne e Al­de­nir.

Ne­tos: Oi­to (8)

Bis­ne­tos: Do­ze (12)

Ta­ta­ra­ne­tos: Qua­tro (4)

Al­do­ran­do e Al­ta­ir nas­ce­ram e ca­sa­ram em Pa­raú­na (GO) e de­pois mu­da­ram pa­ra Fir­mi­nó­po­lis (GO).

Em Fir­mi­nó­po­lis e em Ca­cho­ei­ra de Go­i­ás, exer­ceu o car­go de Co­le­tor. Tor­nou-se um Fir­mi­no­po­li­no de al­ma e co­ra­ção.Ele ama­va aque­la ci­da­de e a re­cí­pro­ca foi ver­da­dei­ra, a po­pu­la­ção Fir­mi­no­po­li­na sem­pre pres­ti­giou o Sr. Al­do­ran­do, por vá­ri­as ve­zes as Li­de­ran­ças po­lí­ti­cas e es­tu­dan­tís ofe­re­ce­ram-lhe o car­go de Pre­fei­to,  se­ria can­di­da­tu­ra úni­ca, mas, Ele agra­de­cia  a to­dos e  fa­la­va que  gos­ta­ria de con­ti­nu­ar ami­go de to­dos e, se na  con­di­ção de Pre­fei­to, quan­do al­guém fos­se so­li­ci­tar al­go na Pre­fei­tu­ra e Ele não  pu­des­se ser­vi-lo, cer­ta­men­te sai­ria con­tra­ri­a­do e tal­vez fa­la­ria mal do Pre­fei­to e tor­nar-se-ia seu ini­mi­go. Que­ro con­ti­nu­ar ami­go de to­dos, que­ro mor­rer sem ter um ini­mi­go se­quer.

Meu que­ri­do Pai Al­do­ran­do, des­de os do­ze (12) anos de ida­de foi um exí­mio boi­a­dei­ro e co­nhe­ceu qua­tro (4) Es­ta­dos do Bra­sil no lom­bo do ca­va­lo ou do bur­ro, to­can­do boi­a­das. As es­tra­das de Go­i­ás, Ma­to Gros­so, Mi­nas Ge­ra­is e São Pau­lo, fo­ram per­cor­ri­das pe­las boi­a­das, con­ten­do três, qua­tro ou até cin­co mil bois.

Em se tra­tan­do de li­dar com ga­do o meu Pai foi de uma ca­pa­ci­da­de in­ve­já­vel, di­fi­cil­men­te er­ra­va uma la­ça­da, ti­ra­va lei­te com ma­es­tria, car­re­a­va com per­fei­ção, con­ta­va as boi­a­das com exa­ti­dão. Em um cer­to dia, de um mês qual­quer e de um ano bas­tan­te dis­tan­te, os com­pa­nhei­ros das vi­a­gens re­sol­ve­ram es­con­der  vin­te (20)  bois em uma boi­a­da de cin­co (5) mil; quan­do pas­sou o úl­ti­mo boi, o boi­a­dei­ro Al­do­ran­do dis­se aos seus com­pa­nhei­ros, es­tá fal­tan­do vin­te (20) bois.

To­car ber­ran­te de ma­nei­ra emo­cio­nan­te era com Ele mes­mo, as pes­so­as cha­ma­va-o de o rei do ber­ran­te. Ele en­to­a­va o Hi­no Na­ci­o­nal Bra­si­lei­ro com o seu ber­ran­te de ma­nei­ra bri­lhan­te.

Meu es­ti­ma­do Pai foi pre­si­den­te do di­re­tó­rio do PSD du­ran­te vá­rios anos em Fir­mi­nó­po­lis. Foi pre­si­den­te do sin­di­ca­to ru­ral e, jun­ta­men­te com vá­rios pi­o­nei­ros de Fir­mi­nó­po­lis e da po­pu­la­ção em Ge­ral, atra­vés dos mu­ti­rões con­se­gui­ram cons­tru­ir o pré­dio do co­lé­gio que be­ne­fi­ciou não só Fir­mi­nó­po­lis, mas sim, to­da re­gi­ão do Ma­to Gros­so Go­i­a­no, cons­tru­í­ram a Igre­ja Ca­tó­li­ca e o Par­que da Pe­cu­á­ria, bem co­mo, atra­vés do ma­cha­do da en­xa­da, do en­xa­dão, da foi­ce e do fa­cão, foi cons­tru­í­da a es­tra­da de Fir­mi­nó­po­lis até Na­zá­rio, aque­le per­cur­so era fei­to a ca­va­lo, os ôni­bus cir­cu­la­vam de Na­zá­rio até Go­i­â­nia.

Por Jus­ti­ça, re­co­nhe­ci­men­to e gra­ti­dão, vou ci­tar com sa­tis­fa­ção o no­me do sa­u­do­so: Dr. Amé­ri­co Gon­çal­ves  Fa­lei­ro, do Sr. La­er­te Pon­cia­no dos Pas­sos, do sa­u­do­so Jo­ão Sil­ves­tre de Mo­ra­es, do sa­u­do­so Sr. Jo­sé de Pau­la Pe­dro­sa, do sa­u­do­so Jo­ve­li­no Osó­rio de Sou­za (o po­pu­lar Jo­ve Mi­nei­ro), do sa­u­do­so Dr. Vâ­nio Me­dei­ros de Me­lo, do sa­u­do­so Sr. Ju­a­rês Go­mes Car­do­so, do Sr. Arí­sio Mo­ra­to,do Dr. Dion­gue Ba­tis­ta Cor­dei­ro, do sa­u­do­so Sr. Jo­ão Fir­mi­no, do Sr. Os­car Mo­rei­ra, do sa­u­do­so Sr. An­tô­nio Fer­nan­des de Li­ma e ou­tros, e, en­fim, aos Fir­mi­no­po­li­nos em ge­ral que par­ti­ci­pa­ram da­que­les mu­ti­rões ines­que­cí­veis que en­gran­de­ce­ram a nos­sa hos­pi­ta­lei­ra e que­ri­da Fir­mi­nó­po­lis.

O Sr. Al­do­ran­do, meu pres­ti­mo­so Pai, dis­tri­bu­ía em to­dos os anos, no Na­tal, um ou dois ki­los de car­ne aos po­bres. Ele en­tre­ga­va as se­nhas al­guns di­as an­tes, per­gun­ta­va quan­tas pes­so­as re­si­di­am em ca­da ca­sa e, em se­gui­da, dei­xa­va ano­ta­do um ou dois ki­los nas se­nhas.

Sin­to-me fe­liz em sa­ber que meu Pai He­rói só dei­xou bons exem­plos, Ele di­zia que não fa­la­va mal da vi­da de nin­guém, ra­zão pe­la qual su­as ora­ções eram aten­di­das pe­lo nos­so so­be­ra­no Deus.

Em um dia de mui­ta paz, sen­ti­do a pre­sen­ça do Es­pí­ri­to San­to em nos­sas vi­das, meu Pai me cha­mou e dis­se, meu fi­lho, ou­ça o se­guin­te:

1 – O mai­or e me­lhor ami­go: Deus;

2 – Os me­lho­res com­pa­nhei­ros: Os Pa­is;

3 – A me­lhor ca­sa: O lar

4 – A mai­or fe­li­ci­da­de: A boa con­sci­ên­cia;

5 – O mais be­lo dia: Ho­je;

6 – O me­lhor tem­po: O de ago­ra;

7 – A me­lhor re­gra pa­ra ven­cer: A dis­ci­pli­na;

8 – O me­lhor ne­gó­cio: O tra­ba­lho ho­nes­to;

9 – O me­lhor di­ver­ti­men­to: O es­tu­do;

10 – A co­le­ção mais ri­ca: A das bo­as ações;

11 – A es­tra­da mais fá­cil pa­ra ser fe­liz: O ca­mi­nho re­to;

12 – A mai­or ale­gria: O de­ver cum­pri­do;

13 – A mai­or for­ça: A do bem;

14 – A me­lhor ati­tu­de: A da cor­te­sia;

15 – O mai­or he­ro­ís­mo: A co­ra­gem de ser bom;

16 – A mai­or fal­ta: A men­ti­ra;

17 – A pi­or po­bre­za: A pre­gui­ça;

18 – O pi­or fra­cas­so: O de­sâ­ni­mo;

19 – A mai­or ri­que­za: A sa­be­do­ria;

20 – O mai­or ini­mi­go: O mal;

21 – O me­lhor dos es­por­tes: A prá­ti­ca da ca­ri­da­de;

22 – O me­lhor li­vro: A Bí­blia;

23 – O Man­da­men­to dos Man­da­men­tos: Amar a Deus so­bre to­das as coi­sas e ao pró­xi­mo co­mo a ti mes­mo.

Em 2014, o dia dos pa­is foi co­me­mo­ra­do com mui­ta ale­gria, e o mo­ti­vo mai­or da­que­la co­me­mo­ra­ção não era ou­tro se­não a pre­sen­ça do es­teio mais sig­ni­fi­ca­ti­vo da nos­sa fa­mí­lia, Sr. Al­do­ran­do Al­ves Ma­cha­do. Ho­je a sua ca­dei­ra es­tá va­zia, mas pa­ra nos­so con­so­lo a sua al­ma se en­con­tra nos bra­ços de Je­sus Cris­to de Na­za­ré, Sal­va­dor da Hu­ma­ni­da­de. Sa­be­mos per­fei­ta­men­te que quem crê em Deus não mor­re, pois vi­ve eter­na­men­te. O fa­le­ci­men­to do seu cor­po, ou se­ja, da ma­té­ria, acon­te­ceu em 12/10/2014.

Meu ines­que­cí­vel pai, no dia 12 des­te mês, do­min­go pró­xi­mo, es­ta­re­mos co­me­mo­ran­do o dia dos pa­is. O se­nhor já se en­con­tra no pa­ra­í­so e, lo­go es­ta­rei par­tin­do do mun­do ter­res­tre pa­ra o Ce­les­tial e no Ce­les­tial nós nos en­con­tra­re­mos de no­vo, pa­ra a nos­sa fe­li­ci­da­de que se­rá eter­na.

Apro­vei­tan­do a opor­tu­ni­da­de que o Jor­nal Di­á­rio da Ma­nhã nos con­ce­deu, gos­ta­ria de pa­ra­be­ni­zar a to­dos os pa­is de to­do uni­ver­so, de­se­jan­do-lhes mui­tís­si­ma pre­sen­ça de Deus em seus co­ra­ções, cor­pos e al­mas.

Pe­la aten­ção e pron­to aten­di­men­to que sem­pre nos pro­por­ci­o­nou, não po­de­rí­a­mos dei­xar de agra­de­cer à edi­to­ra da co­lu­na Opi­ni­ão Pú­bli­ca: Meyri­tha­nia Mi­chelly pe­la pu­bli­ca­ção.

De­pois dos fa­tos aci­ma re­la­ta­dos, es­pe­ro que os lei­to­res des­ta ma­té­ria pos­sam ima­gi­nar que o meu Pai Al­do­ran­do foi um ser hu­ma­no ge­ne­ro­so e por de­mais im­por­tan­te na fa­ce da ter­ra e foi re­al­men­te um he­rói, um ami­go le­al e um Rei!...

Que o Rei dos Reis que é Deus, pos­sa con­ti­nu­ar aben­ço­an­do-nos ho­je e sem­pre.

Por­tan­to, lei­tor in­te­li­gen­te, vo­cê ter­mi­nou de ler uma lin­da his­tó­ria, his­tó­ria de um ho­mem sim­ples, ca­ri­do­so e bon­do­so. Um ho­mem que foi re­fe­rên­cia pa­ra to­dos os ho­mens. Um ci­da­dão que con­quis­tou a sim­pa­tia de to­dos que o co­nhe­ceu.

Es­sa é a ver­da­de, a mais cris­ta­li­na de to­das as ver­da­des.

(Ha­mil­ton Al­ves Ma­cha­do, pas­tor, pro­fes­sor, ad­vo­ga­do, te­ó­lo­go, com mes­tra­do em Te­o­lo­gia e ar­ti­cu­lis­ta do Di­á­rio da Ma­nhã.)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias