Home / Opinião

OPINIÃO

Mudanças e transformações se fazem com novas ideias

Os va­ti­cí­nios do Cris­to e a sa­be­do­ria dos dou­tos de­mons­tram com­pro­van­do que o nos­so pla­ne­ta es­tá pas­san­do por um pro­ces­so de gran­de tran­si­ção. A tran­si­ção pla­ne­tá­ria va­ti­ci­na­da há sé­cu­los não se cir­cun­scre­ve ape­nas aos fe­nô­me­nos fí­si­cos e ge­o­ló­gi­cos que gras­san­do por to­da par­te do glo­bo dei­xa es­tar­re­ci­da to­da a hu­ma­ni­da­de. A tran­si­ção ver­da­dei­ra­men­te anun­ci­a­da e es­pe­ra­da por mui­tos e que ine­xo­ra­vel­men­te acon­te­ce­rá no tem­po de Deus é a mu­dan­ça nas es­tru­tu­ras so­ci­ais da hu­ma­ni­da­de vi­san­do a edi­fi­ca­ção de uma no­va ci­vi­li­za­ção e de uma so­ci­e­da­de fra­ter­na, jus­ta e igua­li­tá­ria.

Em ver­da­de não exis­te for­ça hu­ma­na ne­nhu­ma ca­paz de de­ter os pas­sos do  pro­ces­so de mu­dan­ça nas es­tru­tu­ras da so­ci­e­da­de que acon­te­ce­rá com os ho­mens, sem os ho­mens e ape­sar dos ho­mens. E é exa­ta­men­te por is­so que um pro­ces­so des­ta mag­ni­tu­de e que ul­tra­pas­sa os es­trei­tos li­mi­tes do nos­so min­gua­do olhar exis­ten­ci­al não se ope­ra ao sa­bor dos mes­qui­nhos de­se­jos das cri­a­tu­ras hu­ma­nas. Mu­dan­ça ver­da­dei­ra, har­mo­ni­o­sa e pro­gres­si­va que a so­ci­e­da­de bra­si­lei­ra re­quer e exi­ge ha­ve­rá tam­bém de acon­te­cer em nos­sas ins­ti­tu­i­ções li­vres a par­tir da mu­dan­ça de ca­da in­di­ví­duo pa­ra trans­for­mar o ho­mem e fa­zer avan­çar a hu­ma­ni­da­de.

Per­ce­bam, por­tan­to os ilus­tres elei­to­res que di­tas trans­for­ma­ções se fa­rão com idei­as no­vas, com pla­ne­ja­men­to, com de­ter­mi­na­ção, com fir­me­za e com co­ra­gem em to­dos os seg­men­tos da so­ci­e­da­de in­clu­si­ve no uni­ver­so da po­lí­ti­ca par­ti­dá­ria por on­de jor­na­de­a­mos. Mou­re­jan­do em um mun­do de in­co­e­rên­cias, con­tra­di­ções e de ex­tre­ma vi­o­lên­cia é fá­cil per­ce­ber que o pro­ces­so de trans­for­ma­ção e mu­dan­ça da nos­sa so­ci­e­da­de pa­ra me­lhor não se ope­ra com ar­ro­gân­cia, com pre­po­tên­cia, com men­ti­ra, com ma­le­di­cên­cia, com bra­va­ta, com vi­o­lên­cia e com agres­sões ver­bais dis­pa­ra­dos ao sa­bor do ven­to con­tra ad­ver­sá­rios po­lí­ti­cos.

Co­mo o tem­po é pre­ci­o­so e de­ve ser uti­li­za­do pa­ra ur­dir o bem, ou­so des­ta­car aqui a pos­tu­ra éti­ca e co­e­ren­te do De­pu­ta­do Fe­de­ral Da­ni­el Vi­le­la, pre­si­den­te da Co­mis­são de Cons­ti­tu­i­ção e Jus­ti­ça da Câ­ma­ra Fe­de­ral ou lon­go de sua pré-cam­pa­nha vi­san­do con­so­li­dar seu no­me co­mo can­di­da­to a Go­ver­na­dor do Es­ta­do  de Go­i­ás pe­lo MDB. Além de re­ve­lar-se um exí­mio e in­te­li­gen­te ar­ti­cu­la­dor po­lí­ti­co que con­se­guiu agre­gar ex­pres­si­vas e no­tá­veis li­de­ran­ças em tor­no de seu pro­je­to de vi­ven­ciar no­vas idei­as pa­ra cons­tru­ir um no­vo Go­i­ás ele pa­ci­fi­cou o par­ti­do pre­pa­ran­do-o pa­ra os em­ba­tes do plei­to elei­to­ral que se avi­zi­nha.

Cor­da­do e pa­ci­fi­ca­dor as­sis­tiu com se­re­ni­da­de e equi­lí­brio a de­ban­da­da de al­guns ad­ver­sá­rios do bem fi­li­a­dos em nos­sa si­gla par­ti­dá­ria pa­ra bus­car abri­go nas fi­lei­ras dos adep­tos con­tu­ma­zes do en­fren­ta­men­to, da fa­lá­cia e da de­fe­sa in­tran­si­gen­te de su­as mei­as ver­da­des. Da­ni­el os­ten­tan­do uma pos­tu­ra de quem efe­ti­va­men­te de­se­ja aten­der o cla­mor do po­vo pa­ra aju­dar a so­ci­e­da­de a trans­for­mar e mu­dar Go­i­ás re­a­li­zan­do en­con­tros re­gi­o­nais em to­dos os qua­dran­tes do Es­ta­do. En­quan­to is­to al­guns fi­li­a­dos do nos­so par­ti­do pre­fe­ri­ram bus­car abri­go in­cer­to em ou­tra trin­chei­ra pa­ra sus­ten­tar seus pro­je­tos pes­so­ais de po­der.

En­quan­to nos­so pré-can­di­da­to atra­vés de in­con­tá­veis en­con­tros re­gi­o­nais har­mo­ni­za­va e unia to­das cor­ren­tes par­ti­dá­ri­as fi­eis ao MDB e apre­sen­ta­va su­as no­vas e trans­for­ma­do­ras idei­as e de­ba­tia com to­dos os seg­men­tos os as­sun­tos de mai­or in­te­res­se da so­ci­e­da­de vi­san­do à for­ma­ta­ção de seu pro­je­to de go­ver­no, aque­la tur­ba en­fu­re­ci­da bus­ca­va abri­go in­cer­to no ni­nho ho­je for­ma­do por uru­bus, tu­ca­nos e ou­tras aves de ra­pi­nas.

Al­ta­nei­ro e so­be­ra­no Da­ni­el não se in­ti­mi­dou. De­ter­mi­na­do e se­gu­ro avan­çou des­te­mi­do e na con­ven­ção par­ti­dá­ria con­so­li­dou seu pro­je­to e foi un­gi­do can­di­da­to a Go­ver­na­dor pe­la von­ta­de li­vre e so­be­ra­na da gran­de mai­o­ria dos eme­de­bis­tas que su­per­lo­ta­vam aque­le am­bi­en­te re­la­ci­o­nal de fra­ter­na con­vi­vên­cia.

Ao de­pois de agre­gar si­glas im­por­tan­tís­si­mas co­mo PHS, PRB e PP e dar mus­cu­la­tu­ra ao seu pro­je­to de trans­for­mar Go­i­ás com su­as no­vas idei­as o can­di­da­to do MDB se con­so­li­dou co­mo uma das mais ex­pres­si­vas e no­tá­veis li­de­ran­ças po­lí­ti­cas do Es­ta­do. E na li­nha des­te en­ten­di­men­to par­tiu pa­ra  cam­pa­nha ofi­ci­al ab­so­lu­ta­men­te se­gu­ro de que sem fe­rir a éti­ca e a mo­ral for­mou uma cha­pa com­pe­ti­ti­va ca­paz de dis­pu­tar e ven­cer as pró­xi­mas elei­ções com uma cam­pa­nha pro­po­si­ti­va, sem xin­ga­tó­rios, sem en­fren­ta­men­tos, sem má­goa e sem ran­cor.

A apre­sen­ta­ção de sua cha­pa ma­jo­ri­tá­ria ao elei­to­ra­do de Apa­re­ci­da de Go­i­â­nia em cli­ma de en­tu­si­as­mo e de in­di­zí­vel ale­gria foi um au­tên­ti­co su­ces­so. En­tu­si­as­ma­do e fe­liz o elei­to­ra­do apa­re­ci­den­se vi­brou en­tu­si­as­ti­ca­men­te com as pre­sen­ças de Da­ni­el Vi­le­la, Heu­ler Cru­vi­nel, Van­der­lan Car­do­so, Age­nor Ma­ri­a­no e Ma­gui­to Vi­le­la e com nos­sos can­di­da­tos a de­pu­ta­dos es­ta­du­ais e fe­de­ra­is.

Ou­so afir­mar com se­gu­ran­ça e ab­so­lu­ta cer­te­za de que o pro­je­to de mu­dan­ça e trans­for­ma­ção das prá­ti­cas po­lí­ti­cas e dos cos­tu­mes da so­ci­e­da­de atra­vés da ju­ven­tu­de e das no­vas idei­as é uma ex­pe­ri­ên­cia que já deu cer­to em mi­nha ci­da­de. E é na lei­ra des­te en­ten­di­men­to que Da­ni­el Vi­le­la ar­ri­ma seu pro­je­to elei­to­ral e par­te in­ti­mo­ra­to e se­gu­ro pa­ra dis­pu­tar e ven­cer as elei­ções.

(Gus­ta­vo Men­da­nha, pre­fei­to mu­ni­ci­pal de Apa­re­ci­da de Go­i­â­nia)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias