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OPINIÃO

O desafio de liderar

Vo­cê com cer­te­za de­ve co­nhe­cer al­gum pro­fis­si­o­nal bem su­ce­di­do em sua vi­da pes­so­al e em sua car­rei­ra. Pa­re­ce que tu­do dá cer­to pa­ra es­sa pes­soa. A em­pre­sa cres­ce, os fun­cio­ná­rios são pro­du­ti­vos, tem aque­le que re­ce­be con­vi­te pa­ra tra­ba­lhar em uma no­va em­pre­sa me­lhor que a an­te­ri­or ou aque­le que re­ce­be au­men­to de sa­lá­rio. Tu­do cons­pi­ra a fa­vor des­sas pes­so­as, não é mes­mo? Se­ria obra do aca­so ou com­pe­tên­cia?

O tem­po não pa­ra e a ca­da se­gun­do uma pes­soa no mun­do dis­pu­ta uma pro­mo­ção, uma po­si­ção ou um em­pre­go no­vo. De acor­do com da­dos do Cen­tro Bra­si­lei­ro de Pes­qui­sa em Ava­li­a­ção e Se­le­ção e de Pro­mo­ção de Even­tos (Ce­bra­spe), o úl­ti­mo con­cur­so do INSS re­a­li­za­do em 2016, te­ve mais de um mi­lhão de ins­cri­tos pa­ra apro­xi­ma­da­men­te mil va­gas em to­do o pa­ís. Ou se­ja, apro­xi­ma­da­men­te 0,1% dos can­di­da­tos con­se­gui­ram ser apro­va­dos den­tro do nú­me­ro de va­gas.

Mas, o que faz uma pes­soa con­quis­tar es­sas opor­tu­ni­da­des? O que faz um lí­der ser um lí­der de su­ces­so e ex­pan­dir seus ne­gó­ci­os, su­as equi­pes e se tor­nar al­guém dig­no de ad­mi­ra­ção?

Vo­cê se lem­bra da úl­ti­ma vez que foi ao hi­per­mer­ca­do? Pa­re e pen­se por um ins­tan­te na quan­ti­da­de de pro­du­tos que são ofe­re­ci­dos por di­fe­ren­tes mar­cas. São mi­lha­res de op­ções, sa­bo­res, co­res, lo­go­ti­pos e pre­ços. Dá até um nó na ca­be­ça! E, pa­ra que ca­da mar­ca con­si­ga ven­der seu pro­du­to, ela pre­ci­sa ter al­gum di­fe­ren­ci­al, ca­so con­trá­rio, con­ti­nu­a­rá com sua mer­ca­do­ria na pra­te­lei­ra pe­gan­do po­ei­ra.

Quan­do fa­la­mos de li­de­ran­ça não é di­fe­ren­te! Só que nes­te ca­so as pes­so­as não po­dem e não que­rem ser ad­mi­nis­tra­das, ca­ta­lo­ga­das, ro­tu­la­das ou re­gis­tra­das. As pes­so­as pre­ci­sam ser li­de­ra­das com dis­cer­ni­men­to e re­la­ci­o­na­men­to.

Ser um lí­der com ex­ce­lên­cia e fa­zer di­fe­ren­ça não é tão sim­ples as­sim. É pre­ci­so ter ha­bi­li­da­des que são es­sen­ci­ais pa­ra ga­ran­tir o êxi­to. O au­tor Ja­mes C. Hun­ter, apon­ta no seu li­vro O mon­ge e o exe­cu­ti­vo, que li­de­ran­ça “é a ha­bi­li­da­de de in­flu­en­ciar pes­so­as pa­ra tra­ba­lha­rem en­tu­si­as­ti­ca­men­te, vi­san­do atin­gir ob­je­ti­vos co­muns, ins­pi­ran­do con­fi­an­ça por meio da for­ça do ca­rá­ter.” Ele de­fen­de que li­de­ran­ça é o opos­to de ge­rên­cia, di­zen­do que ge­rên­cia é o que fa­ze­mos, e li­de­ran­ça é o que so­mos.

Sua qua­li­fi­ca­ção pro­fis­si­o­nal não é com­bus­tí­vel su­fi­ci­en­te pa­ra fa­zê-lo con­se­guir li­de­rar, mas o que vo­cê ofe­re­ce de in­co­mum dos ou­tros pro­fis­si­o­nais. Os in­gre­di­en­tes es­sen­ci­ais pa­ra uma boa li­de­ran­ça são: co­nhe­ci­men­to, co­ra­gem, re­si­li­ên­cia, au­to­con­tro­le, pai­xão e fo­co. O lí­der efi­caz pos­sui to­do um apa­ra­to de co­nhe­ci­men­tos, mas aci­ma de tu­do, sa­be a di­fe­ren­ça en­tre au­to­ri­da­de e po­der. Tem a ver com in­flu­en­ciar, ser­vir e trans­mi­tir con­fi­an­ça. E o mo­do co­mo se re­la­ci­o­na com as pes­so­as irá di­zer se per­ma­ne­ce­rá no car­go.

A li­de­ran­ça po­de ser de­sen­vol­vi­da ao lon­go da vi­da por meio do es­tu­do, es­tra­té­gia e vi­vên­cia, mas é pre­ci­so es­tar dis­pos­to a pa­gar o pre­ço por ela. O tra­ba­lho do lí­der é di­fe­ren­te, a for­ma que se re­la­ci­o­na com as pes­so­as e que re­sol­ve pro­ble­mas tam­bém. Os igua­is não têm va­lor. Se vo­cê se igua­la, se tor­na uma pes­soa me­di­a­na. Se vo­cê se com­por­ta co­mo os de­mais, ja­mais al­can­ça­rá lu­ga­res al­tos. O che­fe diz: “Vá!” O lí­der diz: “Va­mos!” Se­ja di­fe­ren­te! Fa­ça di­fe­ren­te!

(Ál­va­ro Por­to Jú­ni­or Ad­vo­ga­do em­pre­sa­ri­al e co­ach de ne­gó­ci­os)

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