Home / Opinião

OPINIÃO

O patrimônio da caridade

A Ca­ri­da­de é o con­for­to de Deus pa­ra as Al­mas e o re­la­ci­o­na­men­to cor­dial en­tre cri­a­tu­ras que fir­me­men­te de­se­jam a pre­ser­va­ção des­te mun­do. Ela é uma fun­ção es­pi­ri­tual e so­ci­al, não ape­nas um ato par­ti­cu­lar de so­cor­rer apres­sa­da­men­te o mais pró­xi­mo. É uma po­lí­ti­ca dig­ni­fi­can­te, um pla­ne­ja­men­to hu­ma­ni­tá­rio, uma es­tra­té­gia, uma lo­gís­ti­ca de Deus, en­ten­di­do co­mo Amor, a nós ofe­re­ci­da, de mo­do que ha­ja so­bre­vi­ven­tes à cu­pi­dez hu­ma­na. A Ca­ri­da­de é a For­ça Di­vi­na que nos man­tém de pé. Sa­be­mos, e bas­ta ir ao di­ci­o­ná­rio, que Ca­ri­da­de é si­nô­ni­mo de Amor. Por­tan­to, é res­pei­to, so­li­da­ri­e­da­de, com­pa­nhei­ris­mo, ci­da­da­nia sem fe­ro­ci­da­des. O mun­do pre­ci­sa de ca­ri­nho e Amor. Quem diz que não quer ser ama­do es­tá do­en­te ou men­tin­do, o que, no fun­do, no ca­so em ques­tão, é a mes­ma coi­sa. Po­de ter cer­te­za de que a pes­soa es­tá gri­tan­do lá den­tro: “So­cor­ro! Pre­ci­so ser ama­do! ou, pre­ci­so ser ama­da! Mas não te­nho co­ra­gem de di­zer! Te­nho ver­go­nha de rei­vin­di­car, um pou­co que se­ja, da Fra­ter­ni­da­de dos meus ir­mãos hu­ma­nos! Mas es­cu­tem o meu ape­lo de­ses­pe­ra­do e si­len­cio­so!”

Co­mo es­cre­vi no li­vro Co­mo Ven­cer o So­fri­men­to, o Amor re­ve­la a Luz, e a Luz es­pan­ta a tre­va. Que mais que­re­re­mos nós? O ser hu­ma­no tem ca­rên­cia de Amor ver­da­dei­ro. É o que mui­tos di­ri­gen­tes dos po­vos em de­fi­ni­ti­vo pre­ci­sam en­ten­der. Go­ver­na bem aque­le que go­ver­na o co­ra­ção. Ex­cla­mam al­guns: “Ah, eu não fa­lo em Ca­ri­da­de!” In­fe­liz­men­te cre­em que ela se re­su­me em dar às pres­sas es­mo­la ao men­di­can­te que os in­ter­pe­la. Já es­tão em fal­ta quan­do se ir­ri­tam di­an­te do ne­ces­si­ta­do, que em ge­ral é efei­to e não cau­sa. De­vem re­fle­tir so­bre es­te di­ta­do la­ti­no: “Ho­die mi­hi; cras, ti­bi.” (Ho­je, eu; ama­nhã, vo­cê). Ou se­ja: ago­ra, o pe­din­te é ele; ama­nhã, po­de­re­mos ser nós. O pi­or é que al­guns trans­fe­rem es­sa “amo­fi­na­ção” pa­ra um sen­ti­men­to ele­va­dís­si­mo, que é a Ca­ri­da­de, que eles não en­ten­dem mui­to bem, mas que se per­so­ni­fi­ca na co­la que jun­ta as par­tes se­pa­ra­das da so­ci­e­da­de mun­di­al. En­fim, Ca­ri­da­de é a es­pe­ran­ça que re­pou­sa em Deus.

(Jo­sé de Pai­va Net­to, jor­na­lis­ta, ra­di­a­lis­ta e es­cri­tor. pai­va­net­[email protected]www.bo­a­von­ta­de.com)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias