Home / Opinião

OPINIÃO

O que é Coaching, Coachee e Coach?

O Co­a­ching sur­giu nos EUA na dé­ca­da de 60 co­mo bu­si­ness pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to de com­pe­tên­cias de pes­so­as. Após re­sul­ta­dos sa­tis­fa­tó­rios no meio es­por­ti­vo, o Co­a­ching pas­sou a fa­zer par­te das or­ga­ni­za­ções, che­gan­do ao Bra­sil em me­a­dos dos anos 70 com sig­ni­fi­ca­do de con­du­zir o in­di­ví­duo e se tor­nan­do mais in­de­pen­den­te em 1990.

Atu­al­men­te tem se fa­la­do mui­to des­sa no­va pro­fis­são, mas o que re­al­men­te sig­ni­fi­ca?

Va­mos lá: o Co­a­ching é um pro­ces­so di­re­cio­na­do à evo­lu­ção con­tí­nua hu­ma­na, atra­vés do au­to­co­nhe­ci­men­to, apli­ca­do em ses­sões, por meio de fer­ra­men­tas que de­sen­vol­vem o com­por­ta­men­to, a au­to­no­mia pes­so­al e pro­fis­si­o­nal de seus cli­en­tes, que são cha­ma­dos de co­a­che­es. É pre­ci­so elu­ci­dar que o pro­ces­so de co­a­ching não é acon­se­lha­men­to ou te­ra­pia.

De fa­to o cli­en­te re­cor­re ao pro­fis­si­o­nal de Co­a­ching pa­ra po­ten­ci­a­li­zar su­as ha­bi­li­da­des e ta­len­tos, quan­do sen­te que es­tá es­tag­na­do, ou pre­ci­sa atin­gir me­tas a cur­to pra­zo com re­sul­ta­dos ex­tra­or­di­ná­rios. Na­tu­ral­men­te vem por in­di­ca­ção de quem já pas­sou pe­lo pro­ces­so de co­a­ching, e atin­giu o re­sul­ta­do de­se­ja­do na car­rei­ra ou vi­da pes­so­al.

Por úl­ti­mo o Co­ach é o trei­na­dor, que tem por ob­je­ti­vo apo­i­ar e con­du­zir o pro­ces­so de co­a­ching, pro­mo­ven­do mu­dan­ças efi­ca­zes pa­ra seu cli­en­te.

Com­pli­ca­do na te­o­ria e mui­to des­com­pli­ca­do pa­ra quem tem ob­ti­do re­sul­ta­dos con­sis­ten­tes e de for­ma con­tí­nua, com o pro­ces­so - evi­den­te, quan­do fei­to com pro­fis­si­o­nal pre­pa­ra­do e  re­a­li­za­do com se­ri­e­da­de, aju­da o in­di­ví­duo a con­cre­ti­zar seus so­nhos com al­can­ce de re­sul­ta­dos sur­pre­en­den­tes e in­crí­veis em um cur­to es­pa­ço de tem­po, is­so des­de que ha­ja com­pro­me­ti­men­to em to­das as eta­pas do pro­ces­so por par­te do Co­a­chee.

O pon­to de vis­ta do Co­ach Hel­ner Bor­ges, traz um con­cei­to idei­al pa­ra o  Co­a­ching, “não é mo­dis­mo, co­a­ching é um pro­ces­so de trans­for­ma­ção pes­so­al que acon­te­ce de den­tro pa­ra fo­ra, o flo­res­ci­men­to do ser hu­ma­no”.

Em­bo­ra a Pro­fis­são se­ja pro­mis­so­ra e re­la­ti­va­men­te no­va no mer­ca­do mui­tos in­di­ví­duos têm se in­ti­tu­la­do Co­a­ches sem ter pas­sa­do por pro­ces­so de for­ma­ção es­pe­cí­fi­ca.  É pre­ci­so ter con­sci­ên­cia que o pro­ces­so de co­a­ching apli­ca­do por al­guém que não tem for­ma­ção, se­gu­ra­men­te po­de­rá oca­si­o­nar sé­rios pro­ble­mas na vi­da do cli­en­te.

Um dos gran­des prin­cí­pios do pro­fis­si­o­nal de Co­ach é ter o sen­so de res­pon­sa­bi­li­da­de, que en­vol­vem pre­pa­ro fei­to de es­tu­dos e pes­qui­sas, com me­tas e fer­ra­men­tas es­sen­ci­ais no pro­ces­so de trans­for­ma­ção da vi­da das pes­so­as, tra­zen­do sig­ni­fi­ca­ti­vas mu­dan­ças, res­ga­tan­do pro­je­tos guar­da­dos por fal­ta de fo­co, pla­no de vi­da e pri­o­ri­da­de.

Sem­pre ha­ve­rá o de­se­jo de im­pul­si­o­nar a vi­da, se­ja pes­so­al ou pro­fis­si­o­nal, e o Co­ach po­de aju­dar.

(Mar­cia Pi­res Co­ach é di­re­to­ra do Mu­seu de Ar­te Con­tem­po­râ­nea de Go­i­ás – MAC Go­i­ás)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias