Home / Opinião

OPINIÃO

O Supremo ontem e hoje (II)

Em 13 de ju­nho de 1990 viu-se em­pos­sa­do mi­nis­tro do Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral Mar­co Au­ré­lio Men­des de Fa­rias Mel­lo. Do atu­al qua­dro de ju­ris­tas que com­põ­em aque­la Cor­te pa­re­ce ter si­do ele o pri­mei­ro cu­ja es­co­lha e no­me­a­ção ti­ve­ram ma­tiz a ex­ce­der o de cul­tor do di­rei­to, is­to é, a cor po­lí­ti­ca foi a mais pre­pon­de­ran­te pois Mar­co Au­ré­lio Mel­lo é pri­mo de Fer­nan­do Col­lor de Mel­lo, o pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca que o es­co­lheu e o no­me­ou.

Es­se ma­tiz – o po­lí­ti­co – vol­tou a ser pre­do­mi­nan­te em 20 de ju­nho de 2002 com a no­me­a­ção de Gil­mar Fer­rei­ra Men­des. O pre­si­den­te Fer­nan­do Hen­ri­que Car­do­so pres­ti­giou um cor­re­li­gi­o­ná­rio que, co­mo to­dos sa­bem, tem na sua atu­a­ção de mem­bro do Su­pre­mo a mais no­tó­ria con­du­ta tu­ca­na. Ele e to­da a sua fa­mí­lia são in­con­di­ci­o­nais sol­da­dos do PSDB de Ma­to Gros­so.

O mi­nis­tro Mar­co Au­ré­lio Me­lo foi quem con­ce­deu ha­be­as cor­pus a Sal­va­to­re Cac­ci­o­la, de­ci­são que cho­cou a opi­ni­ão pú­bli­ca, em ra­zão da gra­vi­da­de e da di­men­são dos atos pra­ti­ca­dos pe­lo íta­lo-bra­si­lei­ro. Pa­ra se ter ideia de tal gra­vi­da­de e de tal di­men­são bas­ta re­gis­trar que “o ca­so é um dos mais em­ble­má­ti­cos es­cân­da­los do go­ver­no FHC e cus­tou aos bra­si­lei­ros R$ 1,5 bi­lhão à épo­ca”, con­so­an­te re­gis­tro da im­pren­sa bra­si­lei­ra. Cac­ci­o­la, pro­pri­e­tá­rio do fa­li­do Ban­co Marka; e vá­rios di­re­to­res e fun­cio­ná­rios do Ban­co Cen­tral do Bra­sil fo­ram res­pon­sá­veis por cri­mes con­tra o sis­te­ma fi­nan­cei­ro, após o Ban­co Marka ter si­do so­cor­ri­do em 1999, pe­lo en­tão go­ver­no de FHC.

Gil­mar Men­des no­ta­bi­li­zou-se pe­la con­ces­são de ha­be­as cor­pus ab­so­lu­ta­men­te cho­can­tes. Tor­nou-se in­clu­si­ve per­so­na­gem de mar­chi­nha no car­na­val des­te ano. Um dos ca­sos mais ru­i­do­sos das su­as de­ci­sões foi a con­ces­são de ha­be­as cor­pus em fa­vor de Da­ni­el Dan­tas, o fa­mo­so ban­quei­ro do Op­por­tu­nity e do­no de po­de­ro­sa em­pre­sa de co­mu­ni­ca­ção. Dan­tas ha­via si­do con­de­na­do a 10 anos de pri­são pe­lo ju­iz pau­lis­ta Faus­to Di Sanctis. O mi­nis­tro Gil­mar Men­des não só fez a con­ces­são do ha­be­as cor­pus co­mo tam­bém anu­lou to­do o pro­ces­so, o qual foi jo­ga­do no lim­bo da im­pu­ni­da­de e do qual nun­ca mais se te­ve no­tí­cia.

Em abril des­te ano o ju­ris­ta e pro­fes­sor apo­sen­ta­do da USP Mo­des­to Car­va­lho­sa in­gres­sou com pe­di­do de im­pe­achment con­tra Gil­mar Men­des. Des­te fa­to há re­gis­tro na in­ter­net, nes­tes ter­mos:

O ad­vo­ga­do afir­ma que os mi­nis­tros do Su­pre­mo “não po­dem ser con­fun­di­dos com pon­tas de lan­ça de or­ga­ni­za­ções cri­mi­no­sas co­man­da­das por po­lí­ti­cos pro­fis­si­o­nais”. Pa­ra o ju­ris­ta, Gil­mar tem exer­ci­do es­se pa­pel e, por­tan­to, não po­de­ria mais ser mi­nis­tro do STF. Car­va­lho­sa ci­ta, por exem­plo, uma li­ga­ção te­le­fô­ni­ca, in­ter­cep­ta­da pe­la Po­lí­cia Fe­de­ral, em que Gil­mar Men­des apa­re­ce con­ver­san­do com o en­tão go­ver­na­dor do Ma­to Gros­so, Sil­va Bar­bo­sa (PMDB), no dia em que ele foi pre­so. De­ta­lhe: na épo­ca, Bar­bo­sa (que ho­je tem um acor­do de de­la­ção pre­mi­a­da com a Pro­cu­ra­do­ria-Ge­ral da Re­pú­bli­ca) era in­ves­ti­ga­do no STF. Na con­ver­sa, Gil­mar su­ge­re que irá con­ver­sas com o re­la­tor do ca­so, o mi­nis­tro Di­as Tof­fo­li.

O ju­ris­ta ain­da lem­bra que um pri­mo e a ex-mu­lher do mi­nis­tro for­ma no­me­a­dos, res­pec­ti­va­men­te, pa­ra car­gos de con­fi­an­ça na Agên­cia Na­ci­o­nal de Tran­spor­tes Aqua­vi­á­rios e na Hi­dre­lé­tri­ca de Itai­pu.

“São de­ve­res dos mi­nis­tros do Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral “cum­prir e fa­zer cum­prir, com in­de­pen­dên­cia, se­re­ni­da­de e exa­ti­dão, as dis­po­si­ções le­gais” e “man­ter con­du­ta ir­re­pre­en­sí­vel na vi­da pú­bli­ca e par­ti­cu­lar”. E não é o que es­ta­mos ven­do, em mui­tos ca­sos, diz Car­va­lho­sa”.

(Eu­ri­co Bar­bo­sa, es­cri­tor, mem­bro da AGL e da As­so­cia­ção Na­ci­o­nal de Es­cri­to­res, ad­vo­ga­do, jor­na­lis­ta e es­cre­ve nes­te jor­nal às sex­tas-fei­ras. E-mail: eu­ri­co_bar­bo­sa@hot­mail.com)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias