Home / Opinião

OPINIÃO

Pai – amor, afeto e cuidado

Es­te Se­gun­do Do­min­go do mês de agos­to é des­ti­na­do às co­me­mo­ra­ções da Vo­ca­ção Fa­mi­liar, por is­so co­me­mo­ra-se o Dia dos Pa­is. Ce­le­bra-se a vo­ca­ção da fa­mí­lia na pes­soa do pai. Em tem­pos de vi­o­lên­cia e per­da de va­lo­res, a va­lo­ri­za­ção da fa­mí­lia é es­sen­cial pa­ra a so­ci­e­da­de co­mo um to­do. A fa­mí­lia é cha­ma­da por Deus a ser tes­te­mu­nha do amor e da fra­ter­ni­da­de, co­la­bo­ra­do­ra da obra da Cri­a­ção.

O Pai, na fa­mí­lia, é fun­da­men­tal! Seu pa­pel de edu­ca­dor, em co­la­bo­ra­ção com a mãe, é um dos pi­la­res da uni­da­de e bem-es­tar fa­mi­liar, cu­jos fru­tos são fi­lhos bem for­ma­dos e con­sci­en­tes do que sig­ni­fi­ca ser cris­tão e ci­da­dão. O pai é re­pre­sen­tan­te le­gí­ti­mo de Deus pe­ran­te os fi­lhos e é sua mis­são con­du­zi-los nos ca­mi­nhos de Cris­to, da ver­da­de, da jus­ti­ça e da paz. Ca­be aos pa­is ori­en­tar os fi­lhos de tal for­ma, que o seu lar se­ja per­me­a­do pe­lo amor, se­gu­ran­ça e har­mo­nia.

O pai, co­mo pa­tri­ar­ca da fa­mí­lia ho­je, tem uma co­no­ta­ção di­fe­ren­ci­a­da do que se es­ta­be­le­ceu de pa­tri­ar­ca­do do Bra­sil Co­lô­nia, quan­do a so­ci­e­da­de no pe­rí­o­do do açú­car era mar­ca­da pe­la gran­de di­fe­ren­cia­ção so­ci­al. No to­po da so­ci­e­da­de, com po­de­res po­lí­ti­cos e eco­nô­mi­cos, es­ta­vam os se­nho­res de en­ge­nho; abai­xo, apa­re­cia uma ca­ma­da mé­dia for­ma­da por tra­ba­lha­do­res li­vres e fun­cio­ná­rios pú­bli­cos. E na ba­se da so­ci­e­da­de es­ta­vam os es­cra­vos de ori­gem afri­ca­na. Era uma so­ci­e­da­de pa­tri­ar­cal, pois o se­nhor de en­ge­nho exer­cia um gran­de po­der so­ci­al. As mu­lhe­res ti­nham pou­cos po­de­res e ne­nhu­ma par­ti­ci­pa­ção po­lí­ti­ca, de­vi­am ape­nas cu­i­dar do lar e dos fi­lhos.

Já na Bí­blia, an­tes de Cris­to, a ideia de pa­tri­ar­ca­do ti­nha o pai co­mo o lí­der da fa­mí­lia (Gê­ne­sis 22:10; 28:24), o che­fe mi­li­tar, sa­cer­do­te da fa­mí­lia, o pro­fe­ta da fa­mí­lia. Des­sa for­ma, ho­je nos­sa so­ci­e­da­de, ain­da pre­ser­va o le­ga­do pa­tri­ar­cal no sen­ti­do cris­tão, em­bo­ra, la­men­ta­vel­men­te, al­guns des­va­rios de nos­sa so­ci­e­da­de ain­da es­tão pre­sen­tes na fa­mí­lia, em re­la­ção às mu­lhe­res e aos fi­lhos. A ideia de pa­tri­ar­ca­do com re­fe­rên­cia na Bí­blia Sa­gra­da, não se con­fun­de com o pa­tri­ar­ca­do vi­ven­cia­do no Bra­sil Co­lo­ni­al. No en­tan­to, mo­der­na­men­te, o pai vi­ve to­das as si­tu­a­ções de con­jun­to, em que os mem­bros que for­mam o lar são pro­ta­go­nis­tas de uma mes­ma his­tó­ria. Ali par­ti­lham com igual in­ten­si­da­de to­das as ale­gri­as, to­das as ta­re­fas e to­dos os pro­ble­mas em con­jun­to, for­man­do o gru­po mais im­por­tan­te de uma so­ci­e­da­de – a fa­mí­lia.

Ser pai é as­sim, cu­i­dar co­mo se fos­se mãe e co­mo se fos­se fi­lho. É sen­tir, é ter com­pro­mis­so, é amar, é do­ar-se. É ter a ale­gria de po­der di­zer que tem uma fa­mí­lia e de ser cor­res­pon­di­do, em to­dos os di­as, no acon­che­go do lar. Ser pai é ser dó­cil pa­ra di­zer sim e ser pai pa­ra di­zer não, so­bre­tu­do, quan­do a mãe se sen­te en­fra­que­ci­da. É olhar ca­da dia da vi­da co­mo uma dá­di­va. É cum­prir o sig­ni­fi­ca­do de pa­tri­ar­ca, no sen­ti­do mais de­mo­crá­ti­co pos­sí­vel! Ten­do co­mo ba­se o di­á­lo­go. É es­sen­cial pa­ra os fi­lhos, que eles com­pre­en­dam que os mais ve­lhos têm a so­be­ra­nia da ex­pe­ri­ên­cia, res­pal­dos na cul­tu­ra do bem e da har­mo­nia. Ser pai é cor­rer no par­que com seu fi­lho, ro­lar no chão, es­tar aten­to aos ges­tos mais sin­ge­los da cri­an­ça ou do jo­vem. A fa­mí­lia es­tá ca­ren­te de pai, ten­do em vis­ta que o pai, mais que a mãe, es­tá sem­pre fo­ra, mas os mo­men­tos são eter­nos se bem apro­vei­ta­dos e os fi­lhos ja­mais es­que­ce­rão aque­le ges­to de amor. Ser pai é vi­ven­ciar to­das as ale­gri­as da pa­ter­ni­da­de, sem des­cui­dar da au­to­ri­da­de de pai, que edu­ca com ba­se va­lo­res da fa­mí­lia, pa­ra a boa con­vi­vên­cia na so­ci­e­da­de.

Que nes­te Dia dos Pa­is, to­dos os pa­is, des­de os ini­ci­an­tes des­ta mis­são, aos que já es­tão co­lhen­do os fru­tos de anos de de­di­ca­ção aos seus fi­lhos pe­los anos idos, se­jam no­ta­dos den­tro da fa­mí­lia e se­jam re­fe­ren­ci­a­dos pe­la do­çu­ra de fa­zer per­pe­tu­ar a fa­mí­lia de Deus.

(Cé­lia Va­la­dão Se­cre­tá­ria Mu­ni­ci­pal de Po­lí­ti­cas pa­ra as Mu­lhe­res, Can­to­ra e Ba­cha­rel em Di­rei­to)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias