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OPINIÃO

Para onde caminha a humanidade?

“Aque­le de ho­je não usar os olhos pa­ra ver a ver­da­de, te­rá de usá-los ama­nhã pa­ra cho­rar pe­las su­as cul­pas”.

A vi­da do ho­mem so­bre a ter­ra tran­scor­re no pa­rên­te­se do tem­po. Em al­gum mo­men­to da ca­deia de in­ter­mi­ná­veis even­tos que ex­pli­cam o mun­do exis­ten­te, Deus – ou qual­quer no­me com que se pos­sa cha­má-Lo -, tem de es­tar pre­sen­te, e den­tro da ci­ên­cia ge­ral dos prin­cí­pios e cau­sas (fi­lo­so­fia), Deus não e uma hi­pó­te­se cu­ja exis­tên­cia é pos­sí­vel, mas um Ser im­pos­sí­vel de não exis­tir. Por­tan­to, tu­do o que De­le pro­vir, seus va­lo­res, su­as leis e man­da­men­tos, o seu rei­no, os seus elei­tos, de­vem ser res­pei­ta­dos, cul­tu­a­dos e obe­de­ci­dos. Ele afir­mou que é um pai, e de­se­ja que os ho­mens O co­nhe­çam co­mo tal. Po­rém, na ver­da­de mui­tos pa­is e fi­lhos não co­nhe­cem os ca­pí­tu­los mais im­por­tan­tes da his­tó­ria um do ou­tro, ape­nas o pre­fá­cio. Nun­ca per­gun­ta­ram qua­is as ra­zões de su­as lá­gri­mas e con­fli­tos mais mar­can­tes. Não sa­bem, se­quer,  qua­is os seus pro­je­tos. O re­sul­ta­do? Su­as re­la­ções são dis­tan­tes, fri­as e va­zi­as. A ro­ti­na so­ci­al e o con­su­mis­mo dei­xam-nos atô­ni­tos com a vi­da. O in­co­mum tor­na-se co­mum. Ra­ra­men­te as pes­so­as in­da­gam:  sou um apa­re­lho de con­su­mo, ou um mun­do a ser des­co­ber­to? Não per­ce­be­mos que exis­tir co­mo um ser con­sci­en­te é o enig­ma dos enig­mas. De­ve­mos sem­pre nos lem­bras que os se­res hu­ma­nos são an­da­ri­lhos que va­guei­am no tra­ça­do da exis­tên­cia em bus­ca de gran­des res­pos­tas, no pe­que­no pa­rên­te­se do tem­po que lhes foi da­do aqui na ter­ra. O ca­mi­nho dos ho­mens de­ve ser aque­le in­di­ca­do por Deus, atra­vés de Je­sus Cris­to, Seu fi­lho uni­gê­ni­to, e de­ve­mos  en­con­trá-lo, an­tes que os nos­sos cos­tu­mes  e dog­mas cris­tã­os se­jam cor­rom­pi­dos pe­los ví­ci­os, pe­las men­ti­ras, pe­los cri­mes con­tra a vi­da e a so­ci­e­da­de, pe­los maus exem­plos, e pe­la ba­ru­lhei­ra in­fer­nal que le­va à tran­se de­mo­ní­a­co. Que a fa­mí­lia se­ja des­tru­í­da pe­los maus cos­tu­mes, que nos­sa li­te­ra­tu­ra e nos­sa ar­te, dois fa­to­res bá­si­cos da edu­ca­ção se­jam pros­ti­tu­í­das, e que o es­pí­ri­to da Fé se­ja mi­na­do e des­tru­í­do por con­cei­tos e ima­gens dis­tor­ci­das. Pa­ra que não se­ja pre­pa­ra­da e de­cre­ta­da a ago­nia e a de­pen­dên­cia das fa­mí­lias, por­que a de­pen­dên­cia cau­sa a fo­me, e a fo­me cria es­cra­vos.

Ao ler a edi­ção do dia 13 do mês em cur­so, des­te con­cei­tu­a­do ór­gão de in­for­ma­ção, mais pre­ci­sa­men­te na co­lu­na de Opi­ni­ão, de­ti­ve-me no ar­ti­go do nos­so que­ri­do Ar­ce­bis­po Me­tro­po­li­ta­no de Go­i­â­nia, Dom Was­hing­ton Cruz, um tra­ba­lho mag­ní­fi­co, ver­da­dei­ro e co­ra­jo­so, no qual ele con­vi­da os ca­tó­li­cos e as pes­so­as de boa von­ta­de a de­fen­der  o pon­to de vis­ta das fa­mí­lias, das es­co­las e da igre­ja, co­mo ins­tru­men­tos ca­pa­zes de for­ne­cer aos jo­vens e à so­ci­e­da­de, uma boa e jus­ta con­vi­vên­cia das pes­so­as. O pon­to cen­tral de seu  ar­gu­men­to pren­de-se ao fa­to de que cer­tos mei­os de co­mu­ni­ca­ção (em que pe­se seu la­do po­si­ti­vo) se­me­a­rem – por ve­zes – men­ti­ras, maus exem­plos, fal­si­da­des e con­fu­são, fe­rin­do a sen­si­bi­li­da­de de mui­tos bra­si­lei­ros, es­pe­ci­al­men­te os jo­vens. Fa­mí­lia, es­co­la e igre­ja, são três con­cei­tos cor­re­la­tos, três pó­los so­bre os qua­is gi­ra to­do sen­ti­do de vi­da, sem eles o ho­mem per­de­ria sua fun­ção his­tó­ri­co-so­ci­al e, com is­so, a con­sci­ên­cia e a po­si­ção do seu des­ti­no. A tec­no­lo­gia, ape­sar de ex­pan­dir o mun­do das idéi­as e do co­nhe­ci­men­to, e, por­tan­to ser ex­tre­ma­men­te útil à so­ci­e­da­de, po­de tra­zer al­go dra­má­ti­co e pre­ju­di­cial pa­ra a con­sci­ên­cia das pes­so­as. To­dos os di­as os mei­os de co­mu­ni­ca­ção (ca­da vez mais so­fis­ti­ca­dos), en­tram em nos­sos la­res mos­tran­do pro­gra­mas, “ar­tes” pro­mís­cu­as, no­ti­ci­á­rios, no­ve­las, sa­tu­ra­dos de agres­si­vi­da­de con­tra seus se­me­lhan­tes, inad­mis­sí­veis an­te nos­sa tra­di­ção e nos­sa his­tó­ria só­cio-re­li­gi­o­sa. Nin­guém po­de eli­mi­nar as áre­as da emo­ção e dos exa­ge­ros ar­qui­va­das nos la­bi­rin­tos da con­sci­ên­cia. As fe­ri­das da me­mó­ria nun­ca se­rão de­le­ta­das: ape­nas re­a­ber­tas. Jo­gan­do com as pa­la­vras fac­cio­sas, e ex­pli­can­do tu­do à sua com­pre­en­são, ar­tis­tas, in­te­lec­tu­ais, e uma par­te da so­ci­e­da­de de­fen­dem a per­mis­si­vi­da­de e a mis­ti­fi­ca­ção dos ex­ces­sos, sem qual­quer vín­cu­lo com a or­dem mo­ral, edu­ca­ti­va, le­gal e re­li­gi­o­sa. Com is­so, os con­tra-va­lo­res pas­sa­dos por es­ses pro­gra­mas te­le­vi­si­vos es­tão li­ga­dos a tan­tos ou­tros igual­men­te de­vas­ta­do­res pa­ra a for­ma­ção das ge­ra­ções que sur­gem e se su­ce­dem. Se as in­for­ma­ções fo­rem co­lo­ca­das de for­ma téc­ni­ca e ilus­tra­ti­va, são cons­tru­ti­vas na for­ma­ção mo­ral e re­li­gi­o­sa das pes­so­as. A tec­no­lo­gia po­de em ques­tão de mi­nu­tos cons­tru­ir pro­je­tos e ex­pec­ta­ti­vas, mas, de igual mo­do, po­de des­tru­ir vi­das, pes­so­as, va­lo­res, tra­di­ções, cren­ças, cos­tu­mes, mo­ral, prin­cí­pios de fé.

Num Es­tá­gio mais adi­an­te da nos­sa so­ci­e­da­de, ca­so não ha­ja uma fre­a­da brus­ca nes­ta cor­re­ria lou­ca e ce­ga pe­las coi­sas ilu­só­rias tra­zi­das pe­la ma­gia da mo­der­ni­da­de e da li­ber­da­de to­tal, a ju­ven­tu­de que se ver cri­a­da em aber­tu­ra abran­gen­te pro­cu­ra­rá mai­or li­ber­da­de de ati­tu­des, pen­sa­men­tos, e quer ser li­vre. Len­do ro­man­cis­tas e po­e­tas mais ou­sa­dos, ven­do ima­gens por­no­grá­fi­cas, ce­nas eró­ti­cas, o lar lhe pa­re­ce pe­que­no e pro­cu­ra a fe­li­ci­da­de nos ex­ces­sos dos pra­ze­res mun­da­nos, tor­nan­do-se re­fém e es­cra­va da pre­ten­sa li­ber­da­de, cor­rom­pi­da pe­las ima­gens da per­mis­si­vi­da­de alar­man­te, a que a im­pe­le os agen­tes de pro­pa­gan­da e do en­si­no pe­la ima­gem, sem ne­nhu­ma re­vi­são sé­ria e bre­ve. É o Bra­sil de­te­rio­ran­do-se pa­ra o fu­tu­ro. A li­ber­da­de não con­sis­te na de­vas­si­dão e no di­rei­to à li­cen­ça. Tam­bém o di­rei­to do in­di­ví­duo não con­sis­te no di­rei­to de in­ci­tar a si mes­mo e es­ti­mu­lar aos ou­tros. A li­ber­da­de do ser hu­ma­no con­sis­te na con­sci­ên­cia dos seus di­rei­tos e, ao mes­mo tem­po, no co­nhe­ci­men­to dos di­rei­tos que não pos­sui. É, pois, a con­vi­vên­cia com a ra­zão, que nos li­ber­ta e nos pren­de. A pa­la­vra li­ber­da­de põe as so­ci­e­da­des hu­ma­nas con­tra to­da for­ça, con­tra to­do po­der, mes­mo o de Deus e o da na­tu­re­za. Di­an­te do fal­so sen­ti­do des­ta pa­la­vra os ho­mens pra­ti­cam, con­sen­tem e se su­jei­tam às mais ber­ran­tes in­jus­ti­ças e in­sen­sa­tez. Se na­da for fei­to, pa­ra con­ter es­se es­ta­do de coi­sas, so­men­te pou­co nú­me­ro de anos nos se­pa­ra ain­da da com­ple­ta ru­í­na so­ci­al, mo­ral e fa­mi­liar dos ho­mens que de­vem con­ven­cer-se da re­a­li­da­de do pe­ri­go que nos cer­ca, e que pos­sa­mos exa­mi­nar o an­zol que nos es­tá sen­do pre­pa­ra­do e, tal­vez, ca­in­do na re­a­li­da­de se­ja­mos bas­tan­te in­te­li­gen­tes pa­ra não o en­go­lir. Nós vi­ve­mos nu­ma so­ci­e­da­de on­de re­i­na a li­cen­ça de cos­tu­mes e, mui­tas ve­zes, se tem que to­le­rar co­mo acei­tá­vel uma si­tu­a­ção ina­pe­la­vel­men­te ti­da co­mo imo­ral, em que a mo­ra­li­da­de ain­da res­pi­ra não por prin­cí­pios vo­lun­ta­ria­men­te acei­tos, mas por for­ça de uma re­li­gi­ão em que os sen­ti­men­tos de fé e mo­ral são aba­fa­dos por cren­ças cos­mo­po­li­tas. A pró­pria li­ber­da­de po­de­ria ser ino­fen­si­va e exis­tir en­tre os ho­mens, sem pre­ju­di­car a li­ber­da­de  da co­mu­ni­da­de, se re­pou­sas­se nos prin­cí­pios de jus­ti­ça, igual­da­de e fra­ter­ni­da­de hu­ma­na, fo­ra de tu­do que es­ta­be­le­ça a su­bor­di­na­ção das pes­so­as, e an­ti­cris­tã. Cri­e­mos, pois,  o mais bre­ve pos­sí­vel, em nos­sa so­ci­e­da­de, uma con­sci­ên­cia pro­gres­sis­ta e cris­tã. Con­de­nem a des­tru­i­ção da vi­da e da li­ber­da­de, de­cla­rem boi­co­te a tu­do que for con­tra a nos­sa con­sci­ên­cia, nos­sa cren­ça, nos­sos cos­tu­mes e tra­di­ções. Re­jei­tem as men­ti­ras, as ofen­sas,  as apo­lo­gi­as ao mal. Ini­ci­em, em su­ma, por to­dos os mei­os pos­sí­veis e pa­cí­fi­co um no­vo mo­do de vi­da, apoi­an­do in­con­di­ci­o­nal­men­te as es­co­las, as fa­mí­lias, a igre­ja, pa­ra que vol­tem a ter as mes­mas ori­en­ta­ções, a mes­ma dig­ni­da­de, a mes­ma fun­ção pri­mi­ti­va, re­cu­pe­ran­do o seu va­lor e a sua fi­na­li­da­de. Va­mos di­a­lo­gar, dis­cu­tir, es­cre­ver, evan­ge­li­zar, orar, can­tar hi­nos de lou­vor e gra­ças, pa­ra que a nos­sa so­ci­e­da­de não se dis­pa dos va­lo­res na­tu­ra­is, nem se­ja amor­ta­lha­da por um  man­to si­nis­tro que a vem en­vol­ven­do pe­lo mais pro­fun­do si­lên­cio do mun­do dos mor­tos, on­de em re­su­mo da vi­da, to­das as vo­zes que se le­van­tem em fa­vor do bem, se ca­la­rão. Meus ir­mãos!... Mi­nhas ir­mãs!... não per­ca­mos de vis­ta o ca­mi­nho de nos­sa sal­va­ção. Não va­mos va­gue­ar so­zi­nhos pe­las cur­vas da nos­sa exis­tên­cia. Es­te­ja­mos uni­dos, se­ja­mos co­ra­jo­sos e de­di­ca­dos às nos­sas obri­ga­ções e à Deus. Si­ga­mos, sem me­do de er­rar, Àque­le que dis­se: “Eu sou o ca­mi­nho, a ver­da­de e a vi­da”. Não se­ja­mos in­di­fe­ren­tes, des­cui­da­dos. Não dei­xe­mos de ser re­so­lu­tos. Va­mos res­ta­be­le­cer a nos­sa his­tó­ria, hon­rar os nos­sos an­te­pas­sa­dos, a nos­sa cren­ça, e não es­que­ça­mos de nos­sos fi­lhos, se não lhes qui­ser­mos dei­xar uma he­ran­ça (vi­da) ver­go­nho­sa e um fu­tu­ro in­de­ci­so. Não dei­xe­mos que es­ta per­gun­ta nos per­si­ga por mui­to tem­po: Para Onde Caminha a Humanidade?

(Ed­mil­son Mel­lo, es­cri­tor)

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