Home / Opinião

OPINIÃO

PJMP: rosto jovem da Igreja de Jesus de Nazaré

“Vou se­guin­do fir­me e for­te, sem me­do de anun­ci­ar

Pro­cla­man­do fé e vi­da, sou do meio po­pu­lar”

Hi­no do 5º Con­gres­so Na­ci­o­nal da PJMP

De 9 a 13 de ju­lho pas­sa­do acon­te­ceu em Go­i­â­nia, na Re­gi­ão No­ro­es­te - Pa­ró­quia Nos­sa Se­nho­ra da Ter­ra - o 5º Con­gres­so Na­ci­o­nal da Pas­to­ral da Ju­ven­tu­de do Meio Po­pu­lar - PJMP, ce­le­bran­do 40 anos de ca­mi­nha­da – de fé, de lu­ta, “de ter­nu­ra e re­sis­tên­cia” – no meio po­pu­lar.

“Tan­tos anos de his­tó­ria é pre­ci­so ce­le­brar. Ce­le­brar em Ro­ma­ria nos­sa clas­se po­pu­lar. Bus­can­do li­ber­ta­ção, vem co­nos­co, vem lu­tar. So­mos fi­lhos da Mãe Ter­ra, do Di­vi­no Cri­a­dor. Fui ba­nha­do no Es­pí­ri­to, pa­ra o Rei­no pro­cla­mar. Vi­va nos­sa re­sis­tên­cia, vi­va o meio po­pu­lar” (Hi­no ci­ta­do).

Par­ti­ci­pa­ram do Con­gres­so - nas ter­ras ver­me­lhas do Cer­ra­do bra­si­lei­ro - de­le­ga­ções de jo­vens – com seus co­or­de­na­do­res/as e as­ses­so­res/as, re­gi­o­nais e na­ci­o­nais – de di­ver­sos Es­ta­dos do Bra­sil: Ba­hia, Per­nam­bu­co, Ala­go­as, Pa­raí­ba, Ce­a­rá, Rio Gran­de do Nor­te, Pi­auí, Ma­ra­nhão, Es­pi­ri­to San­to, Rio de Ja­nei­ro, São Pau­lo, San­ta Ca­ta­ri­na, Go­i­ás e Dis­tri­to Fe­de­ral.

Ti­ve­mos a ale­gria da pre­sen­ça de al­guns pa­dres, de di­ver­sas re­li­gi­o­sas de di­fe­ren­tes Con­gre­ga­ções, de um re­li­gi­o­so do­mi­ni­ca­no (Frei Car­li­nhos) e de qua­tro jo­vens fra­des do­mi­ni­ca­nos, es­tu­dan­tes de fi­lo­so­fia, de São Pau­lo.

Pa­ra Go­i­â­nia (de ma­nei­ra es­pe­ci­al, pa­ra a Pa­ró­quia Nos­sa Se­nho­ra da Ter­ra, Co­mu­ni­da­de de 5 Co­mu­ni­da­des: Nos­sa Se­nho­ra da Ter­ra, Je­sus de Na­za­ré, Nos­sa Se­nho­ra da Vi­tó­ria, Ma­ria Mãe San­tís­si­ma e Nos­sa Se­nho­ra da Paz), pa­ra Go­i­ás e pa­ra o Bra­sil, o Con­gres­so foi uma gran­de gra­ça de Deus.

Pa­ra cen­te­nas de jo­vens da PJMP, as­ses­so­res/as e ou­tras pes­so­as que par­ti­ci­pa­ram ati­va­men­te de sua pro­gra­ma­ção (cer­ca de 400 pes­so­as) ou de su­as equi­pes de ser­vi­ço (cer­ca de 100 pes­so­as), o Con­gres­so foi um no­vo Pen­te­cos­tes.

Pa­ra mim pes­so­al­men­te - que sou jo­vem há bas­tan­te tem­po - o Con­gres­so foi uma das ex­pe­ri­ên­cias de fé com­pro­me­ti­da mais bo­ni­tas de to­da mi­nha vi­da.

O te­ma do Con­gres­so foi “Águas e Pro­fe­cias: Lu­zes do Meio Po­pu­lar ge­ran­do Vi­da” e o le­ma “Ju­ven­tu­de e seu Pro­ta­go­nis­mo, Re­sis­tên­cia e Li­ber­da­de”.

Na noi­te do dia 9 ti­ve­mos a Mis­sa de aber­tu­ra, pre­si­di­da por Dom Mo­a­cir Sil­va Aran­tes (bis­po au­xi­li­ar da Ar­qui­di­o­ce­se de Go­i­â­nia) e con­ce­le­bra­da pe­los pa­dres An­tô­nio e Ta­deu (as­ses­so­res na­ci­o­nais da PJMP), Hé­lio (as­ses­sor do Re­gi­o­nal Nor­des­te 2 da PJMP) e pe­los pa­dres Fran­cis­co Car­los, Vi­tor Si­mão, Jo­sé de Oli­vei­ra, An­tô­nio Ro­cha - Pe. Ba­i­a­no (da Ar­qui­di­o­ce­se de Go­i­â­nia) e por mim, Frei Mar­cos, da Pa­ró­quia Nos­sa Se­nho­ra da Ter­ra (Ar­qui­di­o­ce­se de Go­i­â­nia), que – com mui­to ca­ri­nho de ir­mãos e ir­mãs – aco­lheu os con­gres­sis­tas, Foi uma ce­le­bra­ção ale­gre e com­pro­me­ti­da, fa­zen­do me­mó­ria dos 40 anos da PJMP e dos 30 anos da Co­mu­ni­da­de Nos­sa Se­nho­ra da Ter­ra.

No iní­cio da ma­nhã dos di­as 10, 11 e 12 ti­ve­mos as “mís­ti­cas” – pre­si­di­das pe­los pró­prios jo­vens e as­ses­so­res/as – que fo­ram ce­le­bra­ções vi­bran­tes, mui­to cri­a­ti­vas, de uma fé pro­fun­da­men­te en­car­na­da na re­a­li­da­de do Bra­sil e do mun­do e to­tal­men­te co­nec­ta­das com os de­sa­fi­os que es­sa re­a­li­da­de nos apre­sen­ta ho­je. Nes­sas ce­le­bra­ções fi­ze­mos a ex­pe­ri­ên­cia da pre­sen­ça do jo­vem – sem­pre jo­vem – Je­sus de Na­za­ré em nos­so meio.

As Ple­ná­rias Ge­ra­is, na ma­nhã dos di­as 10 e 11 e na ma­nhã e tar­de do dia 12, abor­da­ram os te­mas: Águas e pro­fe­cias: lu­zes do meio po­pu­lar ge­ran­do vi­da – 40 anos de ter­nu­ra e re­sis­tên­cia; Ju­ven­tu­des e su­pe­ra­ção das vi­o­lên­cias – em Cris­to so­mos to­dos e to­das ir­mãos e ir­mãs; Ju­ven­tu­des com afe­tos; Se ca­la­rem a voz dos pro­fe­tas, as pe­dras fa­la­rão – 50 anos de Me­del­lín e a Igre­ja na Amé­ri­ca La­ti­na.

As Ple­ná­rias Es­pe­cí­fi­cas e as Ofi­ci­nas te­má­ti­cas, na tar­de dos di­as 10 e 11, re­fle­ti­ram e apro­fun­da­ram os te­mas: Po­vos e co­mu­ni­da­des tra­di­cio­nais: uma his­tó­ria de lu­ta e re­sis­tên­cia no Bra­sil; A lu­ta pe­la ter­ra e a ur­gên­cia his­tó­ri­ca de fa­zer a re­for­ma agrá­ria po­pu­lar; Igre­ja e sis­te­ma po­lí­ti­co: es­sa lu­ta é nos­sa, es­sa lu­ta é do po­vo; Da edu­ca­ção po­pu­lar à eman­ci­pa­ção dos po­vos – sa­be­res e fa­ze­res com­par­ti­lha­dos; Fé e po­lí­ti­ca; Tra­di­ções de ho­mens só não va­lem mais a pe­na – nós cre­mos sim em Dé­bo­ra, em Sa­ra e Es­ter.

As três Noi­tes Cul­tu­ra­is fo­ram mui­to cri­a­ti­vas, de uma ale­gria con­ta­gi­an­te e pro­fun­da­men­te sig­ni­fi­ca­ti­vas: uma ex­pe­ri­ên­cia úni­ca.

No dia 13, às 8:30 ho­ras, os par­ti­ci­pan­tes do Con­gres­so e das equi­pes de ser­vi­ço fo­mos à Trin­da­de. Com mui­ta fé, ale­gria e can­tos de lu­ta, ca­mi­nha­mos em Ro­ma­ria, do tre­vo da ci­da­de até o San­tu­á­rio Ba­sí­li­ca do Di­vi­no Pai Eter­no: a ca­sa da San­tís­si­ma Trin­da­de, a me­lhor Co­mu­ni­da­de. Ma­ria, na ima­gem da Trin­da­de, re­pre­sen­ta to­da a hu­ma­ni­da­de, mer­gu­lha­da no mis­té­rio do Amor de Deus.

Às 11 ho­ras ti­ve­mos – sem­pre com mui­ta fé e ale­gria – a Mis­sa de En­vio, pre­si­di­da por mim, Frei Mar­cos, e con­ce­le­bra­da pe­los pa­dres An­tô­nio e Ta­deu (as­ses­so­res na­ci­o­nais da PJMP), Hé­lio (as­ses­sor do Nor­des­te 2 da PJMP) e pe­los pa­dres An­tô­nio Ra­mos do Pra­do – Pe. To­ni­nho (as­ses­sor da Co­mis­são Epis­co­pal Pas­to­ral pa­ra Ju­ven­tu­de da CNBB – CEPJ) e Frei Jo­sé Fer­nan­des, pro­vin­ci­al dos Do­mi­ni­ca­nos.

En­cer­ra­mos o Con­gres­so com um gos­to­so al­mo­ço de con­fra­ter­ni­za­ção e com di­rei­to a mui­tas fo­tos e ca­lo­ro­sos abra­ços.

Ago­ra, jo­vens da PJMP, o Con­gres­so con­ti­nua de ou­tra for­ma. Vi­vam e tes­te­mu­nhem seus fru­tos em to­dos os can­tos des­se nos­so imen­so Bra­sil! Se­jam “lu­zes do meio po­pu­lar ge­ran­do vi­da”!

Que­ri­dos e que­ri­das jo­vens da PJMP, co­mo um ir­mão, que – ape­sar da ida­de – não de­sis­te de ser jo­vem, “re­vo­lu­ci­o­ná­rio e re­bel­de”, pe­ço-lhes que nun­ca es­que­çam: é a fé e a tei­mo­sia de vo­cês que fa­zem acon­te­cer, na his­tó­ria do ser hu­ma­no e do mun­do, a So­ci­e­da­de do Bem Vi­ver e do Bem Con­vi­ver, que é o Rei­no de Deus: a Boa No­tí­cia de Je­sus de Na­za­ré.

Pa­ra­béns, jo­vens da PJMP! Je­sus ca­mi­nha com vo­cês! Ex­pe­ri­men­tem sem­pre sua pre­sen­ça e a for­ça do Es­pí­ri­to San­to – o Amor de Deus – que Ele der­ra­mou – e con­ti­nua der­ra­man­do – so­bre vo­cês: ros­to jo­vem de sua Igre­ja, re­no­va­da e li­ber­ta­do­ra. É es­sa a Igre­ja que o Con­cí­lio Va­ti­ca­no II e a Con­fe­rên­cia de Me­del­lín so­nha­ram! É es­sa a Igre­ja que as Co­mu­ni­da­des Ecle­sia­is de Ba­se (CEBs) que­rem ser! É es­sa a Igre­ja da PJMP! É es­sa a “Igre­ja da Ca­mi­nha­da”!

Ter ti­do a pos­si­bli­da­de de con­vi­ver, nos di­as do Con­gres­so, com tan­tos/as jo­vens da PJMP – ver­da­dei­ros se­gui­do­res/as, dis­cí­pu­los/as mis­si­o­ná­rios/as de Je­sus de Na­za­ré, pro­fe­tas e pro­fe­ti­sas da vi­da – foi re­al­men­te um dom es­pe­ci­al de Deus e uma ex­pe­ri­ên­cia ines­que­cí­vel.

Jo­vens, “Eu pe­ço que vo­cês se­jam re­vo­lu­ci­o­ná­rios/as, que vão con­tra a cor­ren­te, pe­ço que se re­be­lem: que se re­be­lem...” (Pa­pa Fran­cis­co), até na Igre­ja, se for ne­ces­sá­rio pa­ra vi­ver a ra­di­ca­li­da­de do Evan­ge­lho.

Ter­mi­no co­mu­ni­can­do: a de­le­ga­ção do Es­ta­do do Ce­a­rá, que foi a mais nu­me­ro­sa (98 jo­vens e as­ses­so­res/as), com mui­ta ani­ma­ção, pe­diu que o 6º Con­gres­so Na­ci­o­nal da PJMP em 2023 fos­se ce­le­bra­do no seu Es­ta­do. O pe­di­do foi acei­to. Até lá, até os “45 anos de ter­nu­ra e re­sis­tên­cia”, se Deus qui­ser! A lu­ta con­ti­nua! Vi­va a PJMP!

(Mar­cos Sas­sa­tel­li, fra­de do­mi­ni­ca­no, dou­tor em Fi­lo­so­fia – USP e em Te­o­lo­gia Mo­ral – As­sun­ção - SP, pro­fes­sor apo­sen­ta­do de Fi­lo­so­fia da UFG E-mail: mpsas­sa­tel­[email protected] – )

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias