Home / Opinião

OPINIÃO

Plano Municipal de Saneamento Básico: avanço para a qualidade de vida

Pa­ra além da ine­fi­ci­ên­cia no aces­so a água po­tá­vel e ao sa­ne­a­men­to bá­si­co ade­qua­do, a pre­o­cu­pa­ção da po­pu­la­ção é no­ta­da pe­lo dé­fi­cit na pres­ta­ção do ser­vi­ço e pe­la di­fi­cul­da­de na im­plan­ta­ção de po­lí­ti­cas pú­bli­cas pa­ra o se­tor. Com o cres­ci­men­to da po­pu­la­ção, re­gi­ões me­nos de­sen­vol­vi­das são as que mais ca­re­cem no aces­so aos ser­vi­ços de água tra­ta­da e es­go­to. Os avan­ços pa­ra o se­tor de sa­ne­a­men­to bá­si­co de­pen­dem do en­ten­di­men­to do go­ver­no e so­ci­e­da­de de que in­ves­ti­men­tos em ges­tão da água e es­go­to ge­ram de­sen­vol­vi­men­to ur­ba­nís­ti­co pa­ra as ci­da­des e me­lhor sa­ú­de pú­bli­ca pa­ra a po­pu­la­ção.

Inau­gu­ra­do nes­ta se­gun­da-fei­ra, 20, no Pa­ço Mu­ni­ci­pal, o Pla­no Mu­ni­ci­pal de Sa­ne­a­men­to Bá­si­co (PMSB) de Go­i­â­nia es­tá em pro­ces­so de ela­bo­ra­ção e pre­ci­sa da con­tri­bui­ção da so­ci­e­da­de pa­ra de­fi­nir as di­re­tri­zes de sa­ne­a­men­to bá­si­co pa­ra o fu­tu­ro. O mais im­por­tan­te é sa­ber que as pes­so­as te­rão a opor­tu­ni­da­de de par­ti­ci­par, dis­cu­tir e opi­nar na cons­tru­ção do pro­je­to.

Com o ob­je­ti­vo de nor­te­ar as ques­tões re­la­ci­o­na­das ao abas­te­ci­men­to de água, ao es­go­to, re­sí­duos só­li­dos e dre­na­gem da água da chu­va, con­for­me pre­vê a Lei Fe­de­ral nº 11.445/07, o Pla­no tem co­mo me­ta for­ne­cer uma ex­pli­ca­ção da si­tu­a­ção do sa­ne­a­men­to bá­si­co atu­al na ca­pi­tal, bem co­mo di­ag­nos­ti­car seu im­pac­to na vi­da da po­pu­la­ção.

O Exe­cu­ti­vo Mu­ni­ci­pal au­to­ri­zar a im­plan­ta­ção do pla­no é um avan­ço de pri­mei­ra mão, já que em ou­tras ci­da­des bra­si­lei­ras es­sa dis­cus­são ain­da não co­me­çou. O pla­no é uma con­quis­ta pa­ra os go­i­a­ni­en­ses, se con­si­de­rar­mos a sua im­por­tân­cia pa­ra o bem-es­tar da po­pu­la­ção e a gran­de de­man­da por es­se ti­po de ser­vi­ço. Sua im­plan­ta­ção, se ocor­rer con­for­me pla­ne­ja­do pe­la Pre­fei­tu­ra, se­rá um mar­co da po­lí­ti­ca de se­gu­ran­ça hí­dri­ca e qua­li­da­de de vi­da pa­ra a po­pu­la­ção do mu­ni­cí­pio.

Con­si­de­ro que o en­vol­vi­men­to da po­pu­la­ção na cons­tru­ção do Pla­no Mu­ni­ci­pal de Sa­ne­a­men­to Bá­si­co se­rá fun­da­men­tal pa­ra con­fe­rir le­gi­ti­mi­da­de ao pro­ces­so de pla­ne­ja­men­to, ga­ran­tin­do a po­pu­la­ção o di­rei­to de pro­por me­tas e de ma­ni­fes­tar opi­ni­ão nos pro­ces­sos de de­ci­são. To­dos sa­bem, que as so­lu­ções pa­ra o aces­so à água de qua­li­da­de e tra­ta­men­to do es­go­to en­vol­vem um es­tu­do de ca­so apro­fun­da­do e da par­ti­ci­pa­ção ati­va do po­der pú­bli­co, en­ti­da­des li­ga­das ao meio am­bi­en­te e so­ci­e­da­de pa­ra vi­a­bi­li­zar a exe­cu­ção do PMSB, evi­tan­do cri­se de es­cas­sez e ga­ran­ti­do o sa­ne­a­men­to bá­si­co que aten­da as de­man­das da po­pu­la­ção.

(Ro­ber­to Hi­da­si, ad­vo­ga­do am­bien­tal. E-mail: ro­ber­to­hi­da­si@ya­hoo.com.br)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias