Home / Opinião

OPINIÃO

Por que o Vaca Brava agora é Sulivan Silvestre

Pa­ra o Jor­nal da Cul­tu­ra Go­i­a­na en­tre­vis­ta­mos o am­bien­ta­lis­ta Os­mar Pi­res Mar­tins Jú­ni­or, ba­cha­rel em Bi­o­lo­gia (UFG) En­ge­nhei­ro Agrô­no­mo (UFG), En­ge­nhei­ro de Ir­ri­ga­ção, Li­cen­cia­do em Bi­o­lo­gia (UCG), Ad­mi­nis­tra­dor de Co­o­pe­ra­ti­vas e, re­cen­te­men­te, con­clu­iu o Mes­tra­do em Eco­lo­gia, na UFG. Aos 45 anos, além do tem­po de­di­ca­do á es­co­la­ri­da­de de 1º e 2º graus, apli­cou 14 anos da vi­da e, sua for­ma­ção su­pe­ri­or.

Sua tra­je­tó­ria de pro­fis­si­o­na­li­za­ção ini­ciou-se  co­mo au­xi­li­ar de Ta­be­li­ão no Car­tó­rio de seu pai em Amo­ri­nó­po­lis. Foi mo­ni­tor de Zo­o­lo­gia, que va­leu-lhe o sus­ten­to du­ran­te bom tem­po de for­ma­ção uni­ver­si­tá­ria. Após for­ma­do,  foi As­ses­sor do De­tran nos as­sun­tos do equi­lí­brio do meio am­bi­en­te, con­tro­le de po­lu­i­ção ur­ba­na e qua­li­da­de de vi­da re­la­ci­o­na­dos aos pro­ble­mas do trân­si­to. Per­ten­ceu aos qua­dros da Se­cre­tá­ria Es­ta­du­al da Agri­cul­tu­ra, co­mo En­ge­nhei­ro Agrô­no­mo e de 1993 a 1996 ocu­pou a pas­ta da Se­cre­ta­ria Mu­ni­ci­pal de Meio Am­bi­en­te de Go­i­â­nia, ges­tão do Pre­fei­to Darcy Ac­cor­si. De­pois in­gres­sou no Mi­nis­té­rio Pú­bli­co on­de exer­ce a fun­ção de Pe­ri­to, na área do Meio Am­bi­en­te.

Eco­lo­gia, o for­te ape­lo mais for­te que atin­giu nos­so en­tre­vis­ta­do nos ra­mos de sua for­ma­ção e pro­fis­si­o­na­li­za­ção. Con­ta ele: “Ain­da cri­an­ça vi­vi uma ex­pe­ri­ên­cia  mar­can­te que fez-me vol­tar pa­ra os pro­ble­mas do meio am­bi­en­te”.

Nu­ma vi­a­gem, acom­pa­nhan­do seu pai na re­gi­ão do Ma­to Gros­so (até o mu­ni­cí­pio de Ara­gar­ças),vi­ven­ciou fa­tos im­por­tan­tes re­la­ci­o­na­dos ao pe­rí­o­do em que ocor­reu a ex­pan­são  da fron­tei­ra agrí­co­la de­vi­do ás tec­no­lo­gi­as per­mi­ti­ram a ex­plo­ra­ção do so­lo do cer­ra­do  na agri­cul­tu­ra. Re­lem­bra ele: “Fui  cri­a­do nes­sa re­gi­ão, com rios de águas cau­da­lo­sas, cris­ta­li­nas, mui­tos po­ços par se ba­nhar, va­ri­e­da­des de pás­sa­ros, mui­tos pei­xes. A gen­te con­vi­via com on­ças pin­ta­das, com as his­tó­ri­as de ca­ça­do­res des­sas on­ças os qua­is exi­biam aque­las pe­les tão bo­ni­tas... mui­tas his­tó­ri­as ! A mi­nha in­fân­cia foi mar­ca­da por um con­ví­vio com uma na­tu­re­za re­la­ti­va­men­te ri­ca e di­ver­si­fi­ca­da.”

Na­tu­re­za em Ago­nia

Na sua vi­a­gem, por vol­ta de 1969 a 1970. De­pa­rou-se com o pro­ces­so mais agres­si­vo da ex­pan­são da fron­tei­ra agrí­co­la “que foi o des­mo­ro­na­men­to, o uso do fo­go”.

Re­lem­bra ele que a vi­a­gem, em es­tra­da de chão, era len­ta. Á noi­te  não pre­ci­sa­va li­gar os fa­róis do ve­í­cu­lo: o fo­go ilu­mi­na­va a es­tra­da. “Era co­mum pas­sa­rem á nos­sa fren­te, cru­zan­do a es­tra­da, ani­mais em cha­mas. Cho­cou-me a vi­são de uma fê­mea de ta­man­duá-ban­dei­ra, com dois ou três fi­lho­tes em seu dor­so... uma mãe car­re­gan­do seus fi­lhos, em cha­mas! Aca­ba­ri­am car­bo­ni­za­dos vi­vos, len­ta e ago­ni­zan­te. Eu cho­rei! Aque­la agres­são gri­tou for­te  den­tro de mim, evo­can­do-me pa­ra fa­zer al­gu­ma coi­sa a res­pei­to. Fi­quei ex­tre­ma­men­te sen­si­bi­li­za­do.”

No se­gun­do grau, já na pre­pa­ra­ção pa­ra o ves­ti­bu­lar, Os­mar Pi­res to­mou con­ta­to com uma dis­ci­pli­na que era mi­nis­tra­da no pré-ves­ti­bu­lar, den­tro da Bi­o­lo­gia: Meio Am­bi­en­te. Dis­se pa­ra si mes­mo: “É aqui o meu ca­mi­nho.”

“Fez uma tra­je­tó­ria de vi­da até en­tão, co­mo pers­pec­ti­va pro­fis­si­o­nal e, até ho­je, de­di­ca-se a es­sa área, co­mo ele mes­mo afir­ma, ‘pro­fis­si­o­nal e emo­cio­nal­men­te’.”

Se­cre­tá­rio de Meio Am­bi­en­te

Pa­ra Os­mar Pi­res Mar­tins Jú­ni­or, ser Se­cre­tá­rio Mu­ni­ci­pal de Meio Am­bi­en­te re­pre­sen­tou a opor­tu­ni­da­de de exe­cu­tar par­te da­qui­lo que, pro­fis­si­o­nal­men­te, ha­via es­tu­da­do e apren­di­do. Foi a opor­tu­ni­da­de de con­cre­ti­zar a vi­são téc­ni­ca de um am­bi­en­te ur­ba­no es­pe­ci­fi­co, que foi Go­i­â­nia.

Na pes­qui­sa de Mes­tra­do

Re­sul­ta­do de tra­ba­lho num pro­je­to de pes­qui­sa do Mes­tra­do em Eco­lo­gia, na Uni­ver­si­da­de Fe­de­ral de Go­i­ás, UFG,  ten­do por Ori­en­ta­dor o Dr. Di­vi­no Bran­dão, Dou­tor em Eco­lo­gia pe­la Uni­ver­si­da­de Es­ta­du­al de Cam­pi­nas e, co-Ori­en­ta­do­ra, a Mes­tre Pa­trí­cia Ro­mão – es­pe­cia­lis­ta na área de ge­o­pro­ces­sa­men­to – com ob­je­ti­vo de ava­li­ar a qua­li­da­de de vi­da do pa­pel da ve­ge­ta­ção ur­ba­na so­bre es­sa qua­li­da­de de vi­da, ten­do por ob­je­to Go­i­â­nia, da­dos im­por­tan­tes sur­gi­ram fru­to de le­van­ta­men­to das áre­as pú­bli­cas ur­ba­nas go­i­a­ni­en­ses, com a uti­li­za­ção de ima­gens de sa­té­li­tes: 562 bair­ros iden­ti­fi­ca­dos e ape­nas pou­co mais da me­ta­de re­gu­lar­men­te apro­va­do.

O res­tan­te são bair­ros em pro­ces­so de apro­va­ção ou clan­des­ti­nos, fru­tos de ocu­pa­ções ir­re­gu­la­res. Go­i­â­nia tem o in­crí­vel ín­di­ce de área ver­de de 102,00 m2 por ha­bi­tan­te- ín­di­ce de área ver­de é in­di­ca­dor de qua­li­da­de de vi­da ur­ba­na, a exem­plo de ou­tros, so­ci­ais, po­lí­ti­cos, eco­nô­mi­cos,  ren­da “per­ ca­pi­ta”, nú­me­ro de lei­tos hos­pi­ta­la­res por pes­soa, anal­fa­be­tis­mo, va­gas es­co­la­res por ha­bi­tan­te, nú­me­ro de cri­an­ças em eva­são das es­co­las. O do­bro de Cur­ti­ri­ba ( 52,00 m2 por pes­soa), ca­pi­tal re­fe­ren­ci­a­da até na Onu com exem­plo de qua­li­da­de de vi­da ur­ba­na, ela que tem mais de 300 anos de exis­tên­cia, con­tra me­nos  de 70, de Go­i­â­nia. Con­for­me Os­mar Pi­res, es­sa pro­por­ção de área ver­de por ha­bi­tan­te de­mons­tra a ca­pa­ci­da­de do am­bi­en­te ur­ba­no de re­a­li­zar seu pró­prio me­ta­bo­lis­mo, re­no­var a qua­li­da­de do ar, re­a­li­zar a ven­ti­la­ção, fil­tra­gem na­tu­ral eli­mi­nar os po­lu­en­tes at­mos­fé­ri­cos, me­lho­ran­do a umi­di­fi­ca­ção do ar, con­tro­lan­do e ame­ni­zar a tem­pe­ra­tu­ra, re­gu­la­ri­za o ci­clo da água, per­mi­tia a rein­fil­tra­ção e con­tro­la as en­chen­tes.

Go­i­â­nia, ci­da­de-Jar­dim

Re­la­ci­o­na Os­mar Pi­res o ex-pres­si­vo ín­di­ce de área ver­de “per ca­pi­ta” de Go­i­â­nia ao seu pla­no ori­gi­nal, ela­bo­ra­do em 1933 por ver­da­dei­ros ex­po­en­tes do ur­ba­nis­mo bra­si­lei­ro- o Ar­qui­te­to e Ur­ba­nis­ta ca­ri­o­ca Atí­lio Cor­reia Li­ma e o En­ge­nhei­ro e Ur­ba­nis­ta Ar­man­do Au­gus­to de Go­doy, am­bos com atu­a­ção cen­tra­da no Rio de Ja­nei­ro, na­que­la épo­ca- ao co­man­do do ini­cia­dor e em­pre­en­de­dor da no­va Ca­pi­tal, o mé­di­co Pe­dro Lu­do­vi­co Tei­xei­ra, que ti­nha uma ca­pa­ci­da­de in­te­lec­tu­al aci­ma da mé­dia, do­no de ex­cep­cio­nais vi­são e pers­pec­ti­va. As­sim, a ci­da­de re­ce­beu to­do es­se im­pac­to po­si­ti­vo na sua cri­a­ção, que ain­da te­ve o con­cur­so de per­so­na­li­da­des ex­pres­si­vas, a exem­plo do Pro­fes­sor Co­le­mar Na­tal e Sil­va, que in­te­grou a Co­mis­são de Es­tu­dos pa­ra Im­plan­ta­ção de Go­i­â­nia.

Os dois fa­mo­sos ur­ba­nis­tas ela­bo­ra­ram o pla­no de nos­sa Ca­pi­tal de acor­do com uma con­cep­ção-mar­co do ur­ba­nis­mo mun­di­al, o con­cei­to “ci­da­de-jar­dim” de Ebe­ne­zer Howard, um in­glês que fez his­tó­ria  com es­sa pro­pos­ta no ini­cio do sé­cu­lo vin­te e, co­mo em­pre­en­de­dor, im­plan­tou sua pro­pos­ta em du­as ci­da­des in­gle­sas nos ar­re­do­res de Lon­dres, Welwin e Letchworth. Es­sas ci­da­des exis­tem até ho­je e in­flu­en­cia­ram, co­mo mo­de­lo vi­vo que deu cer­to, o pla­ne­ja­men­to ur­ba­no de Lon­dres no pós-guer­ra de 1945 e na re­cons­tru­ção de de­ze­nas de ou­tras ci­da­des in­gle­sas. A In­gla­ter­ra, com is­so tor­nou-se re­fe­rên­cia mun­di­al e in­flu­en­ciou a re­mo­de­la­ção de ou­tras me­tró­po­les eu­ro­pei­as co­mo Pa­ris, Ver­sail­les e Co­pe­nha­gen.

Mais con­cei­tos e  in­for­ma­ções

Nas pa­la­vras do nos­so en­tre­vis­ta­do:

– ONGs e meio am­bi­en­te, sua im­por­tân­cia co­mu­ni­tá­ria – “A par­ti­ci­pa­ção das or­ga­ni­za­ções- não go­ver­na­men­tais é fun­da­men­tal no pa­pel de fa­zer a apro­xi­ma­ção do Es­ta­do com a so­ci­e­da­de, na área de meio am­bi­en­te pa­ra o avan­ço des­sas ins­ti­tu­i­ções, no sen­ti­do de in­cor­po­rar a di­men­são eco­ló­gi­ca á eco­nô­mi­ca, na for­ma­ção con­sci­en­te do de­sen­vol­vi­men­to sus­ten­ta­do”.

– O Bra­sil fren­te a ou­tras na­ções quan­to ao fu­tu­ro me­lhor do pla­ne­ta – O Bra­sil pos­sui uma si­tu­a­ção bas­tan­te par­ti­cu­lar: re­pre­sen­ta uma gran­de par­ce­la do glo­bo com uma gran­de bi­o­di­ver­si­da­de, tan­to ani­mal quan­to ve­ge­tal e tam­bém cul­tu­ral, as­pec­to pou­co fa­la­do, exis­te em nos­so pa­is o pa­tri­mô­nio cul­tu­ral de vá­rios po­vos, vá­ri­as cul­tu­ras, mui­to ri­co, in­clu­si­ve na re­gi­ão do cer­ra­do por ser área de mi­gra­ção e ro­tei­ro mi­gra­tó­rio de gran­des ani­mais e do ho­mem, en­tão ca­ça­dor, no pe­rí­o­do de ca­ça  e co­le­ta. Is­so trou­xe a im­plan­ta­ção de um ci­clo de vi­da, de tra­di­ções cul­tu­ra­is, de in­te­ra­ção do ho­mem com a na­tu­re­za – pro­va­do em sí­tios ar­que­o­ló­gi­cos que tem si­do res­ga­ta­dos, pa­ra nos con­tar es­sa pré-his­tó­ria. Es­sa pré-co­lo­ni­za­ção, to­do a mul­ti­com­po­si­ção his­tó­ri­ca, mis­se­ge­na­ção das ra­ças, in­te­ra­ção com bi­o­di­ver­si­da­de, si­tuam o com­ple­xo de es­tru­tu­ra da nos­sa na­ção que ho­je des­per­ta vi­go­ro­sa­men­te co­mo la­bo­ra­tó­rio e fon­te per­ma­nen­te de re­cur­sos, gi­gan­tes­cos re­ser­va­tó­rio que, com cer­te­za, cons­ti­tui ga­ran­tia sig­ni­fi­va­ti­va par­ti­ci­pa­ção do Bra­sil na pre­ser­va­ção da vi­da pla­ne­tá­ria.

– Pro­je­to e Cons­tru­ção do Par­que Va­ca Bra­va – O Par­que Va­ca Bra­va é o sím­bo­lo de uma si­tu­a­ção em­ble­má­ti­ca de Go­i­â­nia. Foi cri­a­do em 1951, par­te do lo­te­a­men­to do Se­tor Bu­e­no. Trou­xe a to­na um pro­ces­so de apro­pria­ção ile­gal de um pa­tri­mô­nio pú­bli­co. Mas em 1974 foi lo­te­a­do em 1985, apro­va­do um pro­je­to pa­ra cons­tru­ção, na área da nas­cen­te do cór­re­go Va­ca Bra­va, de do­ze ar­ra­nha-céus, pro­va­vel­men­te um con­do­mí­nio de lu­xo. Em 1993 a Pre­fei­tu­ra de Go­i­â­nia de­ci­diu im­plan­tar o Par­que cri­a­do em 1951, ten­do por pri­mei­ra al­ter­na­ti­va de­sa­pro­pri­ar a área, por tra­tar-se de lo­cal de uma nas­cen­te, com mui­tas mi­nas, por­tan­to, área de in­te­res­se am­bien­tal. Quan­do a do­cu­men­ta­ção per­ti­nen­te foi le­van­ta­da, cons­ta­tou-se o qua­dro de ile­ga­li­da­de for­mu­la­da com a par­ti­ci­pa­ção             até de um ex- Go­ver­na­dor de Go­i­ás que era só­cio de em­pre­en­de­do­ra imo­bi­liá­ria fa­mi­liar, qual ti­nha tí­tu­los de pro­pri­e­da­de re­gis­tra­dos da área que en­vol­via a té as nas­cen­tes do cór­re­go – fru­to da frau­de de­tec­ta­da. – Mu­ni­do dos ele­men­tos in­dis­pen­sá­veis, pro­cu­ra­mos o Mi­nis­té­rio Pú­bli­co, atra­vés do Pro­cu­ra­dor, Dr. Sul­li­van Sil­ves­tre Oli­vei­ra, en­tão Co­or­de­na­dor do Nú­cleo do Meio Am­bi­en­te. Es­ta­be­le­ci­da uma par­ce­ria com ba­se num con­vê­nio, pe­la Pre­fei­tu­ra e o Mi­nis­té­rio pú­bli­co, ela­bo­ra­dor por mim e pe­lo Dr. Sul­li­van Sil­ves­tre, po­de­mos de­bru­çar so­bre a ques­tão “Va­ca Bra­va”. Lo­go o Dr. Sul­li­van saiu do Mi­nis­té­rio Pú­bli­co e foi pa­ra Bra­sí­lia, ten­do si­do sub­sti­tu­í­do no Nú­cleo do Meio Am­bi­en­te pe­lo Pro­cu­ra­dor, Dr. Newton Ma­tos. Com  a co­la­bo­ra­ção da Dra. Miryan Be­le Mo­ra­es da Sil­va, Pro­cu­ra­do­ra da Jus­ti­ça, to­ma­mos vá­ri­as pro­vi­dên­cias que cul­mi­na­ram na ação ci­vil pú­bli­ca. Com a fe­li­ci­da­de do Ju­iz Ge­ral­do Sal­va­dor de Mou­ra aca­tar o pe­di­do do Mi­nis­té­rio Pú­bli­co pa­ra a im­plan­ta­ção do Par­que Va­ca Bra­va, nu­ma área que ha­via si­do lo­te­a­da e re­gis­tra­da frau­du­la­men­te em no­me de um par­ti­cu­lar, re­ver­te­mos a pro­pri­e­da­de ao pa­tri­mô­nio pú­bli­co sem de­sem­bol­so de um cen­ta­vo se­quer. Lem­bran­do que com ba­se no pro­je­to de con­tru­ção no com­ple­xo de 12 tor­res, aque­la área va­le­ria, no mer­ca­do imo­bi­liá­rio, uma for­tu­na de mi­lhões de dó­la­res que a pre­fei­tu­ra, num pro­ces­so de de­sa­pro­pria­ção, le­va­ria mais de dez anos pa­ra pa­gar. Acre­di­to que es­se foi um ga­nho mui­to gran­de pa­ra a po­pu­la­ção de Go­i­â­nia. Is­so mos­tra o po­ten­ci­al qua­se in­fi­ni­to das ins­ti­tu­i­ções atu­a­rem a be­ne­fí­cio dos in­te­res­ses co­mu­ni­tá­rios. Que­ro di­zer, é uma pers­pec­ti­va que traz um alen­to ao ci­da­dão de que quan­do há in­te­res­se em tra­ba­lhar pe­lo pa­tri­mô­nio co­le­ti­vo a vi­tó­ria se­rá con­quis­ta­da.

En­tre­vis­ta con­ce­di­da ao Jor­nal da Cul­tu­ra Go­i­a­na.

(Wal­ter Me­ne­zes e Ro­ber­val Bor­ges, jor­na­lis­tas)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias